terça-feira, 25 de agosto de 2015

F.C. PORTO E OS ÁRBITROS NOS ÚLTIMOS 8 CAMPEONATOS

Para o F.C. Porto-Estoril da 3ª jornada da época 2015/16 foi nomeado Duarte Gomes
Este é o 3º arbitro com o qual o F.C. Porto obteve percentualmente melhor desempenho pontual nos últimos 8 campeoanatos. Nesse periodo, dos arbitros que arbitraram mais de 4 jogos, só Hugo Miguel e Olegário Benquerença permitiram ao F.C. Porto conquistar mais do que os 89% dos pontos disputados, que verificamos nos jogos arbitrados pelo Duarte Gomes. Com este arbitro o F. C. Porto tem neste momento um saldo de 5 decisões arbitrais favoráveis, dos arbitos em actividade somente o Jorge Sousa (com 6 decisões arbitrais) e o Paulo Baptista (com 8 decisões arbitrais) apresentam um saldo mais favorável ao F C. Porto.

Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:
  • Favoráveis - os penaltis e expulsões que uma equipa beneficia no campeonato.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões com que o arbitro penaliza uma equipa.

Por pretender utilizar só dados objetivos, nesta análise não são levados em conta os penaltis ou expulsões que ficaram por marcar, nem há a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões arbitrais relevantes efetivamente tomadas, afastando essa subjetividade deste trabalho.

Com base nesse critério, determinamos objetivamente os pontos acumulados antes duma expulsão e sem considerar o efeito pontual de nenhum último golo de penalti, obtemos assim os - PONTOS GANHOS SEM INFUÊNCIA ARBITRAL.

Os pontos acrescentados/perdidos após uma expulsão ou penalti decisivo são considerados PONTOS ACRESCENTADOS/PERDIDOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL, pois estão intimamente dependentes dessa intervenção arbitral relevante (penalti ou expulsão).

Nas últimas 8 épocas o F.C. Porto conquistou em média 81% dos pontos disputados com todos os arbitros. Este é o rendimento médio espectável da equipa independentemente do arbitro em questão. São aceitáveis pequenas variações do rendimento da equipa com cada arbitro, desde que não haja uma variação superior a 20% em relação à percentagem média de pontos que o clube conquistou com todos os árbitros. 
Sempre que determinado arbitro altere o rendimento médio de um clube em mais de 20%, então, é um sinal que esse arbitro influencia o rendimento desportivo dessa equipa, objetivamente esse arbitro não é um elemento neutro nos jogos dessa equipa. Não tem condições para merecer nova nomeação para um jogo desse clube.

No entanto existem arbitros que influenciam o rendimento do F.C. Porto, que são os casos de:
  • Estatisticamente, Hugo Miguel influencia positivamente o rendimento do F.C. Porto, uma vez que nos 12 jogos dirigidos nos últimos 8 anos, permitiu ao clube conquistar 94% dos pontos em disputa. É pouco provável acontecer mas a realidade demonstra que o F.C. Porto conseguiu 11 vitorias consecutivas e um empate com Hugo Miguel.
  • Estatisticamente, de uma forma evidente, apenas o Bruno Paixão influencia negativamente o rendimento do F.C. Porto.  Nos 3 jogos dirigidos por este arbitro nos últimos 7 campeonatos, o F.C. Porto apenas conquistou 44% dos pontos em disputa. Este arbitro já não é nomeado para jogos do Porto desde a 17ª jornada da época 2011/12.
  • Estatisticamente nos últimos 8 campeonatos, todos os restantes arbitros não demonstram influenciar significativamente o rendimento desportivo do F.C. Porto ao ponto de ser evidente que não reunem condições para serem nomeados para jogos do clube. 
No quadro que se segue encontramos os arbitroa ordenados de forma decrescente desde o arbitro com o qual o F.C. Porto conquistou a maior % de pontos nos últimos 8 campeonatos, até ao arbitro com o qual, o F.C. Porto teve pior aproveitamento pontual.


Com todos estes principais arbitros da liga portuguesa, o F.C. Porto teve mais decisões arbitrais (penaltis ou expulsões) do que desfavoráveis nas últimas 8 épocas, apenas com o Bruno Paixão teve um saldo nulo de decisões arbitrais. Logo, em termos de penaltis e expulsões efetivamente assinalados nos últimos 8 campeonatos, o Bruno Paixão foi o único arbitro que não tem um registo favorável ao F.C. Porto e todos os outros apresentam-se favoráveis. Incrível mas é a realidade, meus amigos!

Nesta época foram por 3 vezes, nomeados arbitros com os quais o F.C. Porto tem apresentado um aproveitamento médio nestas últimas 8 épocas melhor do que é o rendimento médio geral do clube com todos os arbitros nos 8 campeonatos. Até a 3ª jornada, nos jogos do F.C. Porto ainda não foi nomeado nenhum arbitro com o qual o rendimento médio do clube nas últimas 8 épocas foi inferior a 81% dos pontos em disputa conquistados, que é o rendimento médio do clube nos últimos 8 campeonatos. Na época 2014/15 foram nomeados jornada à jornada os seguintes arbitros, como se pode verificar neste quadro:


Com a cor azul estão os árbitros com os quais o F.C Porto conquistou em média mais de 81% dos pontos disputados nos últimos 8 campeonatos. (ARBITROS COM OS QUAIS O F.C. PORTO MELHORA DE RENDIMENTO)
A branco estão os árbitros com os quais o F.C Porto conquistou em média menos de 81% dos pontos disputados nos últimos 8 campeonatos. (ARBITROS COM OS QUAIS O O F.C. PORTO DIMINUI DE RENDIMENTO). 

Nota: Na época 2014/15, o F.C. Porto teve por 8 vezes, nomeações para o seu jogo, de um arbitro com o qual tem um rendimento inferior a média do clube com todos os árbitros, enquanto que o Benfica com a nomeação do Artur Soares Dias para a 33ª jornada, disputou o seu 14º jogo dirigido por um arbitro com o qual obteve um rendimento inferior a média do clube com todos os árbitros. 

Sem comentários: