sábado, 8 de agosto de 2015

BENFICA 2015/16 (VALIA DO NOVO PLANTEL)

O Bemfica parte esta temporada com o ambicioso objectivo de atingir o tricampeonato, algo que já não consegue a muito tempo. 

Aparentemente a direcção do Benfica adoptou neste defeso uma politica de maior contenção nos custos e menores investimentos em jogadores, apostando mais nos jovens oriundos do Seixal. Veremos se Lindelof, Nelson Semedo, João Teixeira, Nuno Santos e Gonçalo Guedes conseguirão singrar na equipa principal já nesta época.

As 3 principais alterações no Benfica para a época 2015/16 foram:
  • Jorge Jesus, o treinador bicampeão inesperadamente escolheu ingressar no rival Sporting, que foi o vencedor da Taça de Portugal e 3º classificado da última temporada. Para o lugar de treinador, o Benfica contratatou, o Rui Vitória ao Guimarães. Existe aqui uma contração orçamental anual do clube superior a 3 milhões de euros, nos custos com o treinador principal.
  • Maxi Pereira, que no auge da carreira de um futebolista (entre os 23 anos e os 31 anos) demonstrou uma grande capacidade de trabalho em defesa da causa benfiquista. No final da época 2014/15 terminou o seu contrato, recusou a proposta de renovação e rumou ao rival F. C. Porto. Afirma a Comunicação Social, que rubricou um contrato de 4 anos em que vai ganhar um montante superior ao que auferiu nos 8 anos em que esteve ao serviço do Benfica. Contata-se que também neste caso se denota uma grande contenção de custos salariais com o eleito para o substituir no plantel encarnado. Uma vez que, para o lugar de defesa direito foi concedida a oportunidade ao jovem, Nelson Semedo, que demonstrou na equipa B ser fisicamente também um extraórdinario atleta, tendo sido o elemento do Benfica B que mais minutos disputou (3.711 minutos), participando em 43 jogos dos 46 jogos que a equipa realizou durante toda a época. Espirito competitivo, resistência fisica e capacidade ofensiva, são caracteristicas que comprovadamente este jovem jogador aportará ao plantel principal. É um lateral direito que, aos 21 anos já tem disputados 110 jogos como sénior e 7 golos marcados, neste momento falta-lhe dar o passo seguinte, afirmando-se na 1ª equipa do Benfica. Se tudo correr como é expectável dentro de 2 anos já será evidente para todos os adeptos de futebol que o rendimento desportivo do Nelson Semedo não fica nada a dever ao do seu antecessor, mesmo que em termos de custos seja 3 ou 4 vezes inferior.
  • Lima, com um histórico profisional de 128 golos em 339 jogos (0,38 golos por jogo), aos 32 anos foi transacionado por 7 milhões de euros, deixando livre a vaga de ponta de lança. Duas semanas depois o seu sucessor foi anunciado, Kostas Mitroglou é na realdidade um excelente jogador e goleador de creditos firmados na Europa, habituado a disputar/conquistar titulos, logo não irá acusar a pressão de liderar o ataque de um clube que luta por troféus como é a realidade do Benfica. Foi assim, rejuvenecido com vantagem o ataque Benfiquista, com a substituição de um atleta de 32 anos por outro de 27 anos. Mitroglou com 120 golos em 267 jogos (0,45 golos por jogo), possibilitará ao Benfica apresentar uma dupla atacante temível em 2015/16, uma vez que, o Jonas também tem uma média de 0,45 golos por jogo na sua carreira até ao momento (fez 186 golos em 410 jogos). Qualquer leigo constata que nesta posição há um incremento de qualidade no plantel, sendo que este goleador ainda poderá melhorar os seus números jogando agora numa equipa com a qualidade dos executantes que o Benfica tem, assistentes do nível do Gaitan, Pizzi, Anderson Talisca, Carcela Gonzalez, Taarabt, Djuricic, Gonçalo Guedes e Salvio.

Além destas alterações principais, houve outras não muito significativas, uma vez que se tratavam de elementos de 2º plano no clube, mas que importa aqui referir, para se ter uma ideia geral do plantel. 
Houve um desinvestimento na massa salarial com a substituição do guarda-redes suplente, saindo o experiente Artur (35 anos) sendo substituido pelo jovem de 21 anos, Ederson ainda com somente 94 jogos como atleta senior. Em caso de alguma lesão prolongada do Julio Cesar poderá haver aqui problemas no rendimento desportivo do 11 a apresentar pelo Benfica nos próximos tempos.
Para os lugares de médios ofensivos/extremos, o Sulejmani e o Bébé foram substituídos pelo Adel Taarabt e Carcela Gonzalez, aparentemente sem grande variação em termos de investimentos financeiros ou massa salarial a suportar pelo clube. Ainda é uma incognita o que poderão acrescentar.
Djuricic é neste momento um jogador com outro nível de experiência competiva comparativamente ao Mukhtar, atleta que substituiu no plantel com que o Benfica pretende atacar esta época. Resta agora saber, se nos esquemas tácticos a utilizar pelo Rui Vitória haverá espaço para um nº10 clássico como é o caso do Djuricic e se este conseguirá atingir a intensidade competitiva necessária para assim, poder explanar a qualidade tecnica que possuir perante os adversários de elite que encontrará no Benfica.

Partindo do princípio que o clube continuará a apostar maioritáriamente numa dupla de avançados no corredor central do ataque, no quadro que se segue temos o presumível esquema do plantel final.
Legenda:
***** - Identifica os 8 jogadores do nucleo base do Benfica, aqueles que garantem sucesso desportivo neste plantel, se o Salvio não estivesse lesionado e o Fabio Coentrão fosse contratado então estes dois elementos passariam a pertencer ao restrito lote dos 8 melhores jogadores do plantel profissional do Benfica.



Ao contrário do que se vê no F. C. Porto e no Sporting, em que os reforços desta época vieram aumentar a idade média do plantel, no caso do Benfica os reforços da época 2015/16 vieram rejuvenescer o plantel para a nova época, como se pode verificar no quadro que se segue.

Neste momento existe a duvida em saber se o Benfica conseguirá contratar principalmente um novo defesa esquerdo (Fabio Coentrão ou Ansaldi), tal como também um elemento para desempenhar as funções de Medio ofensivo/Extremo, isto porque existe a possibilidade do Gaitan ou o Ola John serem transacionados neste defeso. Para o lugar de avançado, neste momento ocupado pelo Nelson Oliveira, ainda não é liquido que não haja alterações, podendo este ser substituido por um outro elemento, como o Raúl Jimenez ou o Marcelo Cirino, aumentado a concorrência interna para a dupla de atacantes titulares.

Concorda com a opinião aqui expressa de que contratando o Fabio Coentrão, o Benfica reunirá então em boas condições para conquistar os troféus em disputa ou será obrigatório que contrate mais 2 jogadores de grande valia para poder almejar ao sucesso desportivo nesta época, principalmente para garantir uma boa participação europeia?

Na minha opinião o Benfica ficaria com uma grande equipa se além do Fabio Coentrão para o lugar do Marçal, contratasse o Marcelo Cirino e o Lazar Markovic para os lugares do Nelson Oliveira e do Ola John no plantel final. Gostaria que partilhasses aqui na caixa de comentários a tua sugestão para melhorar o atual plantel do Benfica.

Sem comentários: