segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ARBITRAGEM À JORGE SOUSA NOS JOGOS DO BENFICA! ALGUMA SURPRESA?

Jorge Sousa, eleito o melhor arbitro da época passada, teve como prémio a nomeação para o 1º jogo da nova época, que foi a final da Supertaça entre o Benfica e o Sporting.
Nesse jogo a arbitragem foi péssima! Se isto é o melhor que se consegue arranjar na liga Portuguesa, estamos mesmo muito mal em Portugal!
O Jorge Sousa teve uma atuação com diversos erros graves, influenciando diretamente a forma como evoluiu o jogo e o resultado final. A equipa de arbitragem foi claramente a pior das 3 equipas na partida, mesmo não tendo sido brilhante a atuação de nenhuma das outras 2 equipas.

O Sporting 1 - Benfica 0, teve dois golos invalidados por fora de jogo, um para cada lado, sendo que no caso do golo anulado ao Benfica, ainda é discutível se Lisandro estava em fora de jogo posicional ou participou activamente no golo obtido, enquanto que no golo invalidado ao Sporting, pela repetição, é incontestável que o Nelson Semedo estava a colocar em jogo o Teo Gutierrez. Nestes dois casos arbitrais, o Jorge Sousa poderá alegar que se limitou a seguir as indicações do seu auxiliar, que é o maior responsável por essas 2 decisões relevantes no jogo, de invalidar essses golos, mas já no que toca ao derrube claro do Carrilo ao Gaitan na área do Sporting, a responsabilidade por esse erro arbitral é exclusivamente do Jorge Sousa. Erro grave, Jorge Sousa! Além deste penalti evidente para qualquer arbitro ou mesmo um simples adepto conhecedor do fenómeno futebolistico, ocorreu um outro lance de duvida na área na 1ª parte, em que os jogadores do Benfica reclamaram um corte com a mão na sequência de um cabeceamento na área do Sporting. Infelizmente a RTP não permitiu aos adeptos esclarecer as dúvidas, não houve uma única repetição do lance!!! Incompreensivel esta opção do realizador desta transmissão em não esclarecer o lance, mesmo tendo o comentador da estação de serviço público muitas duvidas em relação a esse lance.

O não assinalar de nenhuma grande favorável ao Benfica neste jogo pelo arbitro Jorge Sousa já era algo espectável, como sabem os seguidores deste blog. Os dados estatísticos, são como o algodão, não enganam! Aliás há duas épocas também no 1º jogo da época, Marítimo 2 - Benfica 1, Jorge Sousa já havia feito vista grossa a um penalti, provocando a única derrota do Benfica antes deste clube garantir matematicamente o titulo nessa época, mas verdade seja dita, por sorte esse foi o único jogo do Benfica que ele dirigiu em 2013/14.

Mais uma vez, reafirmamos neste blog que Jorge Sousa não deve ser nomeado para jogos importantes do Benfica, os dados estatísticos demonstram claramente que ele interfere no rendimento médio do clube. O critério é o mesmo que nos permite afirmar que Bruno Paixão não deve ser nomeado para jogos importantes do F. C. Porto ou o João Capela não deve ser nomeado para jogos importantes do Sporting.

imagem da A MINHA CHAMA

Como sabem mesmo sendo o Benfica, um dos clubes grandes em Portugal e que por esse facto joga habitualmente mais próximo da área adversária do que da sua, o Jorge Sousa nas últimas 7 épocas encontrou/assinalou mais penaltis desfavoráveis que favaoráveis ao Benfica.

Neste jogo confirmou-se a tendência que os números estatisticos já demonstravam como pubicamos no dia 5/08/2015, informando todos os adeptos desatentos aos dados arbitrais que, nas últimas 7 épocas, o Sporting foi muito mais forte que o Benfica nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa. Em média conquistando 81% dos pontos disputados com Jorge Sousa enquando o Benfica só conseguiu conquistar 51% dos pontos disputados nos 17 jogos dirigidos pelo Jorge Sousa.

Por isso, estavamos a falar de um jogo entre 2 equipas com 30% de diferença em termos de rendimento médio quando são dirigidos pelo Jorge Sousa, que de todos os arbitros em atividade é aquele com o qual o Benfica obteve o pior rendimento médio nas últimas 7 épocas, como se pode ver aqui e de todo o quadro de arbitros é o 3º arbitro com o qual o Sporting obteve melhor rendimento médio nas últimas 7 épocas.  



PS: Neste jogo a equipa do Sporting apareceu melhor preparada para arrecadar a supertaça, os jogadores do Benfica e o Rui Vitória ainda tem muito trabalho a fazer. O anterior Benfica de Jorge Jesus também já havia feito um mau jogo contra o Sporting no último derby arbitrado pelo Jorge Sousa (Sporting 1 - Benfica 1) tal como também tinha feito no último jogo contra o F.C. Porto (Benfica 0 - F. C. PORTO 0), tendo sido este o único jogo realizado no Estádio da Luz na era JJ em que o Benfica não conseguiu fazer nenhum golo nas últimas 6 épocas. O Jorge Jesus com toda a experiência acumulada sabe perfeitamente que o Benfica rende muito menos nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, pois também sempre foi assim, mesmo na sua era e contra equipas pequenas, a % de pontos conquistados com Jorge Sousa foi sempre muito baixa.

Sem comentários: