quarta-feira, 5 de agosto de 2015

JORGE SOUSA FOI O NOMEADO PARA O JOGO DA SUPERTAÇA

Para o jogo de abertura da época 2015/16, sem surpresas foi designado o arbitro melhor classificado da época 2014/15. De entre todos os árbitros, é concensual que Jorge Sousa foi aquele que teve melhores desempenhos na temporada passada.

Jorge Sousa já havia dirigido o último confronto estre o Sporting e o Benfica, na 20ª jornada da época 2014/15, tendo essa partida terminado com um empate a 1 bola, em que no final é visível a azia do Jorge Sousa pelo resultado final nesta imagem.


No acumulado das 7 últimas temporadas, nos jogos dirigidos pelo Jorge Sousa, estatisticamente o clube com melhor desempenho médio tem sido o Sporting, que conquistou 81% dos pontos disputados (12 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa), no mesmo periodo de tempo nos restantes 202 jogos com todos os outros árbitros, o Sporting conquista em média 61% dos pontos, ou seja, o Sporting tem sido muito mais forte nos jogos dirigidos pelo Jorge Sousa do que é normalmente com os outros árbitros. Podemos afirmar que o Jorge Sousa é um arbitro cujo trabalho tem sido do agrado dos adeptos leoninos, de todos os árbitros do quadro da 1ª Liga é o 3º com o qual o Sporting obtem melhores resultados, aliás o clube obtem com este arbitro um rendimento ainda superior ao do F. C. Porto, mesmo tendo este arbitro a fama de ter sido um antigo membro dos Super-Dragões.

Jorge Sousa nas últimas 7 épocas aumentou o rendimento médio do Sporting e diminui o rendimento médio do Benfica, pois em 197 jogos com todos os outros árbitros, o Benfica conquistou em média 81% dos pontos disputados mas nos 17 jogos dirigidos pelo Jorge Sousa, o Benfica apenas conquistou 51% dos pontos em disputa. Realmente os números demonstram que o Jorge Sousa consegue obrigar o Benfica a diminuir significativamente o seu rendimento, aliás neste momento é o arbitro com o qual o Benfica tem o pior desempenho médio de todos os que fazem parte do quadro de arbitros da 1ª Liga, uma vez que o Olegário Benquerença e o Pedro Proença abandonaram a arbitragem esta época.



Assim, se atendermos ao rendimento médio das duas equipas nas últimas 7 épocas, temos que:

  • Se atendermos aos jogos dirigidos pelo Jorge Sousa, o favorito claramente seria o Sporting (conquistou mais 30% dos pontos em disputa que o Benfica). 
  • Se atendermos aos jogos dirigidos por todos os outros arbitros, o favorito claramente seria o Benfica (conquistou mais 20% dos pontos em disputa que o Sporting).

Em relação aos treinadores Jorge Jesus e Rui Vitória, este será o segundo jogo em que os 2 disputam diretamente um troféu com a arbitragem do Jorge Sousa, sendo que na primeira partida, que foi a final da Taça de 2012/13, o Guimarães venceu o Benfica por 2-1. 
Como será agora? Jorge Jesus conseguirá evitar nova derrota ou será o Benfica a evitar nova derrota?

Qual é o favorito? E Jorge Sousa tem alguma influência no favoritismo que atribuis a essa equipa?

Sem comentários: