domingo, 7 de junho de 2015

Benfica: o melhor treinador é?

No dia 04/06/2015, o Presidente Luis filipe Vieria teve o seguinte discurso anunciando a saída do Jorge Jesus do Benfica:
«Os que me conhecem sabem que uma das maiores virtudes que aprecio é a gratidão, é a gratidão que define muito do caráter das pessoas. 
Vou procurar, com tempo e sem pressa, um treinador com caráter, ambicioso e comprometido com o Benfica. 
Ao contrario do que dizem, dou-vos a minha palavra de honra, não tenho nenhum pré-acordo com ninguém, mas tenho uma ideia muito clara do que quero para o Benfica. 
Um treinador ganhador, que não tenha medo de apostar nos nossos miúdos.
O Benfica somos nós. Aqui não há insubstituíveis mesmo que alguns o pensem. 
Sim, estou desiludido mas não surpreendido. 
O tempo é o melhor juiz das nossas ações. 
Não se preocupem com os que partem mas alegrem-se com os que chegam, pois é com esses que vamos continuar a ganhar», acrescentou Luís Filipe Vieira, perante os deputados benfiquistas na Assembleia da República.

Partimos do princípio que o Presidente foi verdadeiro nesta sua última aparição publica.
  • E que o Luis Filipe Viera estava realmente desiludido por ter perdido para um clube ríval, Jorge Jesus. Pudera, só podia estar, uma vez que, Jorge Jesus é reconhecidamente para quem acompanha o campeonato nacional, com dados objetivos como nós utilizamos aqui no blog, o treinador melhor preparado para conduzir o clube ao titulo. Somente reconhecendo esse facto o presidente estará em condições de selecionar um sucessor para Jorge Jesus que possa permitir o Benfica continuar a trilhar o caminho de sucesso. Só um grande treinador conseguirá fazer essa transição e ao mesmo tempo garantido que o Presidente não venha a ser penalizado pelos adeptos no próximo acto eleitoral, por está decisão de não renovar o contrato com treinador mais titulado da história do Benfica. Sim, acreditamos que sentindo Jorge Jesus que o Presidente do Benfica lhe continuava a considerar como um elemento que é essencial preservar no Benfica, nunca Jorge Jesus teria tomado a decisão de abandonar o 1º classificado para arriscar procurar com os atletas do 3º classificado ter a felicidade de ser campeão no próximo ano. Todos conhecemos o ego do JJ e sabemos que ele considera-se o nº1, quer continuar a ser o nº1 e oferencendo-lhe o Benfica condições, para o continuar a ser nunca iria abdicar disso. O objetivo primeiro do Benfica nunca foi ter no plantel mais jogadores "made in Benfica" ou "um plantel mais económico dos grandes", sempre foi o de ser o de tentar ser o MAIOR CLUBE DO MUNDO, tendo nos seus quadros os melhores atletas que puder pagar independentmente da raça, religião, nacionalidade ou anos que passaram nas escolinhas do clube no Seixal.
  • Nessa data, Luis Filipe Vieria afirma convictamanente que não tinha ainda nenhum compromisso assumido com nenhum treinador e que não são verdadeiras as noticias que davam conta da existência um pré-acordo com o Rui Vitória. Em quem deve acreditar o adepto benfiquista, na palavra de honra do seu Presidente ou na Comunicação Social? Queremos acreditar na palavra de honra! Aguardemos pela sua decisão, esperando que ela seja assumida por convicção de que é o melhor para o Benfica e que não tenha sido condicionada por relações compadrio ou simpatia pessoal ou pior de tudo por interesses económicos alheios ao Benfica e nefastos ao seu sucesso desportivo continuado.
Chegados a este ponto, dando como verdadeiro que Rui Vitória e Marco Silva são os princípais candidatos ao cargo, vamos fornecer dados para que todos possamos avaliar qual deles reune neste momento as melhores condições para manter o Benfica no topo da nossa liga.
Para nos situarmos em Junho de 2009 quando o Luis Filipe Vieira contratou o Jorge Jesus entregou-lhe o comando tecnico de um Benfica que tinha sido 3º classificado com 59 pontos com Quique Flores. Esta foi seguramente a melhor decisão do Luis Filipe Vieria como Presidente do Benfica. Na 1ªépoca ao serviço do Benfica melhorou o rendimento do clube em mais 27 pontos, terminando a época em 1º lugar com 76 pontos. No Benfica o rendimento desportivo do Jorge Jesus foi extraórdinario mesmo tendo competido contra um F.C Porto que beneficiou de muito melhores condições arbitrais nessas 6 épocas.
Se olharmos ao rendimento das equipas que Jorge Jesus orientou antes de chegar ao Benfica, encontraremos as razões que sustentavam a escolha em Jorge Jesus e os números estatísticos que atestavam que o Luis Filipe Vieira tinha tomada uma decisão acertada.
Eis o histórico de Jorge Jesus nas últimas 4 épocas antes de chegar ao Benfica:
  • Em 2005/06 à 7ª jornada entra no Leiria, a data o último classificado com 2 pontos e terminou a época em 8º lugar com 40 pontos, sendo que na época anterior o Leiria de Pedro Caixinha tinha sido 10º classificado com 35 pontos(2004/05). Foi substituido em 2006/07 no Leiria pelo Domingos Paciência que aguentou esse ano mas o Leiria no 2º ano após a saida do Jorge Jesus desceu de divisão (2007/08) com 16 pontos - Atenção a quem pensa que a seguir a Jorge Jesus não é necessário um grande treinador para se continuar a ter sucesso! 
  • Em 2006/07 Jorge Jesus muda-se para o Belenenses e foi 5º classificado com 49 pontos. Mais uma vez melhorou o desempenho do clube logo no 1º ano em que entrou, pois o Belenenses em 2005/06 tinha sido o 12º classificado com 34 pontos. Na época 2007/08 manteve-se no Belenenses, participando nas competicões europeias e terminou a época como 8º classificado com 40 pontos. No Belenenses também conseguiu chegar a uma final da taça de Portugal no Jamor que perdeu para o Sporting por 1-0. Em 2008/09 foi substituido no Belenenses pelo Rui Jorge e o clube ficou nessa época em 15º lugar com 24 pontos, tendo descido de devisão - Atenção Luis Filipe Vieira, a importância da substituição do Jorge Jesus!
  • Em 2008/09 Jorge Jesus entra no Braga e foi 4º classificado com 50 pontos. Mais uma vez, comprova-se a qualidade do Jorge Jesus, pois na época anterior o Braga do Manuel Machado tinha sido 7º classificado com 41 pontos. Em 2009/10 foi substituido no Braga pelo Domingos Paciência que aproveitou a defesa trabalhada na época anterior pelo Jorge Jesus e o facto de excepcionalmente nessa época o Braga ter tido a sorte de acrescentar 15 pontos diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão de um adversário para fazer um grande campeonato nessa época, terminando em 2º lugar, logo atrás do Jorge Jesus com 71 pontos. Grande parte dos adeptos nessa altura seguindo os comentadores espalhadados pela "estrutura" na CS, acreditavam que Domingos Paciência era um técnico de nível aproximado ao do "Mestre da Tática". O que é certo que após a saida do Braga dos defesas trabalhados pelo Jorge Jesus (João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo), ficou a vista de todos que, jamais Domingos Paciência conseguiria recolocar o Braga a defender com a mesma qualidade e manter o mesmo rendimento desportivo no Braga. Vários treinadores já passaram pelo Braga, o que tem sido dificil de encontrar é outro treinador excepcional que possa trabalhar tão bem os jogadores como Jorge Jesus trabalhou. Luis Filipe Vieira, com certeza já ouviu a confirmação do que acima afirmamos diretamente do seu grande amigo bracarense, António Salvador.

Como já vimos os jogadores comandadas pelo Jorge Jesus normalmente aprendem a defender com eficiência com poucos elementos atrás e constituindo essencialmente equipas eminentemente ofensivas, o que transmite a quem assiste a ideia de que esses atletas são de uma valia superior do que é o seu real valor nas mãos de um outro treinador normal, não extraordinário como Jorge Jesus.  No quadro que se segue podemos observar os números de Marco Silva (essencialmente no Estoril) e os números do Rui Vitória (Guimarãees) nas últimas 4 épocas.
Por isso, vamos ver com atenção os dados estatísticos das últimas 4 épocas do Marco Silva e do Rui Vitória, comparando esses números com o que foi o rendimento médio do Jorge Jesus nos últimos 4 anos antes da sua chegada ao Benfica, ou seja nas épocas de 2005 a 2009 (essencialmente a maioria dos 148 jogos foram no Belenenses), para assim determinarmos qual deles está melhor preparado para suceder com sucesso o Jorge Jesus.

Conclusões analisando o rendimento médio em 4 anos de cada um dos treinadores temos que:
  • Marco Silva está hoje melhor preparado para o Benfica do que o Jorge Jesus estava quando iniciou as funções no clube, pois no Leiria, Belenenses e Braga, em 4 épocas o Jorge Jesus em 148 jogos tinha conquistado 46% de vitórias e tinha averbado 30% de derrotas enquanto que o Marco Silva em 169 jogos conquistou 50% de vitórias e apenas averbou 22% de derrotas. Já o Rui Vitória, apesar de nessas 4 épocas ter orientado o Guimarães que historicamente é um clube muito superior ao Estoril, sendo de um nível semelhante ao Braga ou Belenenses apenas conseguiu em 158 jogos, 39% de vitorias sofrendo 39% de derrotas, rendimento claramente inferior ao do Jorge Jesus antes do Benfica. 
  • Na época anterior a entrada do Marco Silva no Estoril, este clube tinha sido o 9º classificado da 2ª Liga com com 38 pontos, logo na sua 1º época conseguiu aumentar significativamente o rendimento da equipa ao ponto desta ter terminado como campeão dessa 2ª liga com 57 pontos. No seu primeiro ano na 1º divisão, levou o Estoril a um a partida inimaginável 5º lugar com 45 pontos e no ano seguinte terminou em 4º lugar com 55 pontos em 30 jogos. Nesta última época Marco Silva no Sporting em 34 jogos conquistou 76 pontos, quando na época anterior com o Leonardo Jardim o Sporting tinha conquistado 67 pontos em 30 jogos do campeonato e além destes 4 jogos a mais realizados no campeonato, o Sporting de Marco Silva teve competência necessária para realizar mais 18 jogos nas outras competições do que o Sporting do Leonardo Jardim (em 2013/14). Atenção que o Leonardo jardim competiu numa época em que o Sporting beneficiou de um saldo favorável de 7 penaltis e 6 expulsões a seu favor enquanto que o Marco Silva competiu esta época com o Sporting a beneficiar de um saldo favorável de 4 penaltis mas foi penalizado com um saldo desfavorável de 3 expulsões! Vejam que as condições arbitrais que o Marco Silva teve de enfrentar foram claramente piores do que as do Leonardo Jardim.
  • Para que conste, Rui Vitória em 30 jogos a melhor pontuação que conseguiu foram os 45 pontos, precisamente os mesmos 45 pontos que foram o pior desempenho pontual do Marco Silva nesses ultimos 4 anos, no seu ano de estreia na 1º divisão. 
  • Na época anterior a entrada do Rui Vitória no Guimarães, na época 2010/11 com Manuel Machado, o clube tinha conseguido terminar o campeonato no 5º lugar com 43 pontos. Na sua 1ª época no Guimarães (2011/12), Rui Vitória terminou em 6º lugar com 45 pontos. Na época seguinte em 2012/13 ficou no 9º lugar com 40 pontos e em 2013/14 ficou em 7º lugar com 39 pontos. Em 2014/15 foi o melhor ano do Rui Vitória conquistando o 5º lugar com 55 pontos em 34 jogos, mas atenção aqui no blog já deixamos por demais evidente que o penaltis favoráveis tem uma grande influência no rendimento desportivo duma equipa e o Guimarães excepcionalmente esta época beneficiou de 14 GRANDES PENALIDADES!!! Para que conste nas últimas 7 épocas temos registado neste blog todos os penaltis que os 4 clubes candidatos ao titulo tem beneficiado, nunca houve uma época em que o Benfica tenha beneficiado desse nº de penaltis, nem sequer o F.C. Porto que semdo claramente o campeão dos penaltis da Liga nacional, conseguiu beneficiar numa só época desse tão elevado nº penaltis. Por isso, afirmamos com conhecimento de causa que com esse elevado nº de penaltis que o Guimarães beneficiou esta época, os 55 pontos obtidos são manifestamente poucos, pois aproximamente conquistou apenas 4 pontos por cada penalti que beneficiou esta época, sendo que o Benfica nestas últimas 7 épocas conquistou 16 pontos por cada penalti que beneficou e o F.C. Porto conquistou 10 pontos por cada penalti que beneficiou.  
  • Realce que nos 3 anos em que competiram na mesma divisão, Marco Silva conseguiu sempre fazer mais pontos que Rui Vitória. Esclarecedor! 
  • Quando analisamos os 4 anos antes da entrada no Benfica constamos que, Marco Silva sendo o mais novo dos candidatos,  foi aquele treinador que conseguiu que as suas equipas fizessem mais jogos, 169 no total, quando o Rui Vitória fez 158 jogos, ou seja mesmo que conseguisse ganhar os 11 jogos que tem a menos que o Marco Silva, não conseguiria atingir as 85 vitórias conseguidas pelo Marco Silva, pois Rui Vitoria só conseguiu conquistar 62 vitórias. 
  • Em relação ao nº de derrotas, existe de facto uma grande diferença entre as 38 derrotas averbados pelo Marco Silva e as 62 derrotas acumuladas pelo Rui Vitória. Atenção, que isto acontece mesmo tendo o Marco Silva disputado mais 12 jogos que o Rui Vitória nesses últimos 4 anos! Com uma diferença de 24 derrotas entre os dois não poderá haver comparação entre a competência atual destes dois treinadores.
  • No confronto direto com os rivais (Jorge Jesus e Lopetegui) temos que o Marco Silva tem 0 vitórias, 3 empates e 3 derrotas no campeonato nos jogos contra Jorge Jesus e tem 1 empate e 1 derrota nos jogos do campeonato contra Lopetegui, sendo que obteve 1 vitória contra Lopetegui na Taça de Portugal, eliminando-o da prova em pleno estadio do Dragão. Nos jogos contra o F.C. Porto (sem Lopetegui), Marco Silva conseguiu 1 vitoria, 1 empate e 2 derrotas no campeonato.  
  • No confronto direto com os rivais (Jorge Jesus e Lopetegui) temos que o Rui Vitória nesses últimos 4 anos tem 1 vitória, 1 empate e 6 derrotas no campeonato contra Jorge Jesus, perdeu mais 1 vez para a taça da Liga, sendo que conseguiu vencer-lhe 1 final da taça de Portugal, tal como também perdeu 1 final da taça da Liga para Jorge Jesus à 5 épocas. Nos confrontos contra Lopetegui tem 1 empate e 1 derrota no campeonato. Nos outros jogos contra o F.C. Porto (sem Lopetegui), o Rui Vitória tem 0 vitórias, 1 empate e 5 derrotas no campeonato, sendo que ainda teve mais uma derrota na taça de Portugal e 2 na supertaça contra o F.C. Porto.
  • No confronto direto entre Marco Silva e Rui Vitória nestas últimas 4 épocas, no campeonato temos 3 vitorias para Marco Silva 2 para Rui Vitoria e um empate. Na taça da Liga temos novamente vitória para o Marco Silva no único jogo em que se defrontaram nesta competição. No confronto direto entre os dois os números favorecem Marco Silva. Não restam dúvidas, isto se o Benfica procura realmente quem lhe possa dar melhores resultados.
  • Após todos esses dados, sabendo que o presidente procura um treinador ganhador, ambicioso e que aposte nos jogadores da casa. Seguindo estes critérios nada aponta para a preferência do Benfica possa não ser em Marco Silva. Com base na competencia Benfica parece evidente que a escolha será o Marco Silva e não o Rui Vitória como tem sido anunciado pela comunicação social ainda muito antes da surpreendente decisão do Jorge Jesus em se comprometer com o Sporting.
Por fim, após vermos os números mais detalhadamente, constata-se que ao contrário do Rui Vitória, Marco Silva já teve uma época de experiência da Liga dos Campeões, conseguindo até os mesmos pontos que o Jorge Jesus conseguiu conquistar nessa mesma competição na atual época. Porquê é que, com mais um ano de experiência como treinador, Marco Silva não seria capaz de fazer melhor que aquilo que o Jorge Jesus fez no Benfica, com a ironia dos Deuses ganhar mesmo o duelo direto com o Sporting do Jorge Jesus, até porque o Benfica tem sido sustentadamente melhor que o Sporting nos últimos anos? Não seria a troca dos treinadores entre estas duas equipas que não permitiriam a "estrutura" não ficar com os méritos que lhe são devidos se efetivamente os louros dos últimos anos de sucesso se devem também desse trabalho e não quase exclusivamente de Jorge Jesus. 
Seria, uma bofetada de luva branca ao Jorge Jesus e ao Bruno de Carvalho. 
Que alegria seria para a maioria dos Benfiquistas, obter está prova definitiva que a competência continua bem entranhado no Benfica. 
Mudar para melhor é possível, somente com a ajuda incondicional dos adeptos do Benfica, tal é imperativo para recuperar a autoestima dos adeptos após a saida de um técnico bicampeão perdido para o eterno ríval!

Se os dirigentes do Benfica acreditam mesmo que estão em condições de apetrechar o Benfica na proxima época com melhores jogadores do que Marco Silva dispôs esta época no Sporting, então estes já tem a garantia que este treinador estará em condições de fazer os adeptos do Benfica não se lamentem da saida do Jorge Jesus no futuro. 
Marco Silva já tem experiência de dirigir um dos grandes do nosso campeonato e que curso intensivo de pressão teve que enfrentar nas mãos do Bruno de Carvalho, terminou esta época em 3º lugar tendo comandado a equipa com o 3º melhor orçamento da Liga - Portanto dentro daquilo que é expectável e ainda conseguiu conquistar a taça de Portugal, tendo para tal eliminado o F.C. Porto no Dragão e vencido o Braga na Final jogando em inferioridade numérica aproximadamente 105 minutos. 

Com Jorge Jesus a luta pelo titulo será indiscutivelmente a 3, acabaram-se os tempos em que somente se tinha de apetrechar a equipa melhor que o F. C. Porto para garantir o campeonato. 
É bom que na direcção do Benfica tenham consciência que o Sporting com a competência do trabalho técnico do Jorge Jesus na próxima época conquistará garantidamente mais de 80 pontos e ficará num dos 2 primeiros lugares da tabela classificativa. 
Só falta saber quem ficará em 3º lugar o Benfica ou o F.C. Porto. O 3º lugar em 2015/16 é um lugar que pode levar o Benfica a obrigatoriamente interromper este ciclo de sucessos desportivo recentemente iniciado, reduzindo o orçamento já não por opção dos dirigentes, mas sim por imperativa necessidade de reajustar as despesas, as receitas do clube não tendo os valores da LC garantidos, ou sendo esse 3º lugar indesejado destinado ao F.C. Porto, também aqui fruto da possível ausência da LC acrescidos aos 3 anos longe dos titulos, obrigatoriamente levará o F.C. Porto a reduzir significativamente o seu orçamento no(s) ano(s) seguinte(s).
Estará a direcção do Benfica na disposição de construir uma equipa que honre o passado recente do clube ou o Luis Filipe Vieira considera que chegou o momento de terminar com o mandato que ele próprio apelidou como sendo o "MANDATO DO SUCESSO DESPORTIVO"? 
Brevemente saberemos o que o futuro nos reserva.

Por fim, deixo-os a listagem dos atletas a disposição do Marco Silva que lhe possíbilitaram obter 50% de vitorias em 169 jogos, ordenados pelo nº de jogo que cada atleta particiou.




























Como se pode constatar grande parte do sucesso do Marco Silva se fez sem ter tido as suas ordens grandes jogaodres. Nesses 169 jogos o primeiro jogador do Sporting a aparecer é o 18º da listagem (CARRILHO), que esteve em 46 jogos, isso sem contar com o Jefferson que é o 8º da listagem com 61 jogos, mas com um grande número desses jogos pelo Estoril.

A listagem dos jogadores mais utilizados pelo Rui Vitoria nesses 158 jogos ordenados pelo nº de partidas disputads em que no geral o treinador obteve 39% de vitórias são os seguintes:




























Só decide de ânimo leve e não em consciência quem não quer ter o trabalho de recolher todos os dados antes de tomar uma decisão importante. Nós por aqui no Blog ajudamos a facultar os dados estatisticos arbitrais que ajudam a explicar alguns anos em que um treinador pode excepcionalmente apresentar melhor desempenho, como foi o caso do Domingos Paciência em 2009/10. Mas o rendimento médio de um treinador ao longo de várias épocas continua a ser o melhor elemento aferidor das competências de um treinador de futebol. 
Esperamos que este texto tenha sido exclarecedor e ajude quem tem a obrigação de defender os interesses do Benfica, mesmo contra a opinião generalizada instalada na Comunicação Social, uma vez que o Presidende deu a sua palavra de honra que ainda não existia nenhum pré-acordo com nenhum treinador e a decisão iria ser tomada "com tempo e sem pressa". 

6 comentários:

PP disse...

Bom artigo!

Curiosidade: porque é que fizeram a análise do Marco Silva incluindo este último ano?

JP disse...

Li diagonalmente e pergunto duas coisas.
Não seria mais correcta uma análise sem resultados obtidos na segunda liga, ou então apenas com resultados do campeonato?
Porquê apenas estes dois candidatos e não outros (já ouvimos falar de Paulo Bento, de Vitor Pereira)?
Obrigado e Parabéns pelo bom trabalho!

TiagoFCR disse...

Antes de mais congratulo-o pelo excelente trabalho que aqui fez, não demora seguramente 10 minutos (nem “à Benfica”). Não sei se concluímos o mesmo, mas retirei dos seus números e do seu texto que o melhor destes treinadores seria Marco Silva. Ora, mesmo sem ver os números, eu tinha essa ideia, pelo que tal apenas confirma o que eu já desconfiava. Mais, se por um motivo estranho eu estivesse na cadeira de presidente, seguramente que tentaria que o Marco se sentasse na cadeira de treinador do Benfica durante os próximos anos. No entanto, reparo que apresenta alguma desconfiança acerca de Rui Vitória. Os números dão-lhe força. Eu concordo que se calhar dos três, o Rui será o “pior”. Mas desconfio disso também, pois apenas se saberão as suas capacidades reais quando ele puder mostrar o que sabe fazer. Permita-me referir duas coisas. Uma, é que para a comparação ser (na minha opinião) verdadeiramente justa, seria necessário haver aqui um factor que contabilizasse o investimento feito nas equipas. Considero que a matéria-prima é essencial para se fazer um bom cozinhado. (exemplo: Penso que tem tanto valor a pontuação realizada por Marco Silva com o plantel do sporting, como a pontuação realizada por Jesus no Benfica). Depois, se analisarmos a única prova de regularidade, o campeonato (que não está sujeito a variáveis como sorteios, momentos de forma da equipa ou apostas particulares na competição), os números mostram que Marco Silva de destaca claramente em relação aos outros. Por outro lado, Rui Vitória e Jorge Jesus apresentam números bem mais próximos: M Silva (53%V 26.6%E 20.2%D); Jesus (43.7%V; 26%E;30.3%D); Rui Vitoria (40.8% 20.8%E 38.4%D)

Futebol disse...

Viva!

Artigo bem interessante e muito trabalhoso de comparação entre estes treinadores.

Entre Marco Silva e Rui Vitória os números dizem claramente que Marco Silva é melhor.

Marco Silva fez excelentes trabalhos no Estoril, mas não podemos esconder que teve "matéria prima" para isso, pois a Traffic tinha capital para colocar jogadores razoáveis, que foram valorizados pelo Marco Silva e vendidos por bom dinheiro (Carlos Eduardo, Evandro, Jeferson, Steven Vitória, Luis Leal e se calhar mais alguns). Esse bom dinheiro ganho serviu para pagar ordenados razoáveis e certinhos e contratar outros jogadores com potencial. A equipa do Estoril era dizimada e na época seguinte o Estoril continuava a jogar bem. Em relação à aposta nos jovens penso que Marco Silva é mais retraído, pois no sporting teve muita dificuldade em apostar nos jogadores da equipa B.

Rui Vitória teve um Guimarães sem investimento, mergulhado numa crise financeira que o obrigou a apostar nos jovens da equipa B ou dos júniores e com resultados interessantes no campeonato e até ganhou uma taça de Portugal. Rui Vitória tem a vantagem de não ter qualquer problema em apostar nos jovens, o que pode ser bom para o Benfica nesta mudança de paradigma.

Outro ponto também de importancia é a capacidade para lidar com jogadores e com os seus egos numa equipa grande. Marco Silva já mostrou que consegue, pois mesmo com os problemas com o presidente, conseguiu manter o plantel coeso e unido à sua volta, sendo que o mais normal numa situação destas seria os jogadores ao presenciarem esta animosidade entre presidente e treinador desrrespeitarem o treinador, o que não aconteceu. Um problema de Marco Silva pode ser a hierarquia. Será que é só o burro de carvalho o culpado? Será que Marco Silva não tem culpa nenhuma no cartório? Será que o Marco Silva não poderia ter ficado calado em algumas situações para não incendiar ainda mais a casa?

Quanto a Rui Vitória não sabemos se terá capacidade para lidar com os fortes egos de jogadores de equipas grandes, mas tem a vantagem de estar sempre com a direção e a direção sempre o apoiar e quando os jogadores sentem que a direção apoia totalmente o treinador têm tendência a respeitar mais.

Depois ainda temos a escolha emocional. O sporting veio buscar o JJ então agora nós queremos o Marco Silva... A esmagadora maioria dos benfiquistas prefere o Marco Silva. Será o Marco Silva benfiquista? Será o Rui Vitória benfiquista? Pode-se dizer que isso de ser benfiquista não interessa, o que interessa é ser profissional... JJ é sportinguita e foi campeão 3 vezes em 6 anos. Mas será que se ele fosse benfiquista teria sido só 3 vezes campeão?

Depois ainda temos outro problema. A situação de Marco Silva quando se resolve? Normalmente estas situações demoram muito a ser resolvidas ou então o Marco Silva tinha de aceitar a rescisão com o sporting por justa causa e isso era admitir que errou, e não acredito que o Marco Silva queira ficar com isso no curriculo. Quanto ao Rui Vitória é simples, pois é só assinar.

Penso que a decisão do Benfica para a saída do JJ seria Rui Vitória, mas quando JJ foi para o sporting as coisas mudaram e estão a ser ponderados outros elementos.

Algo que estou a estranhar é o tempo para se oficializar o Rui Vitória, pois faz hoje uma semana que o JJ se comprometeu com o sporting e até agora nada... Penso que virá aí uma surpresa e a surpresa pode ser o Marco Silva ou outro...

PS: penso que deverias arranjar um layout melhor para o blog e mudar o tamanho/cor da letra, pois torna a leitura dificil.

A escolha não é fácil

Influência Arbitral disse...

PP
Na analise consideram-se os últimos 4 anos que para termos uma amostra maior de jogos, pois um ano bom todos os treinadores podem ter. Para estatisticamente determinarmos a real valia de um treinador é mais fiável analisarmos o rendimento médio desse treinador durante 4 épocas.

JP
Uma vez que a 4 anos atrás Marco Silva iniciou a sua carreira de treinador na 2ª divisão, tivemos que considerar esses dados também, mas atenção que obter vitórias na 2ª liga é também muito dificil,
para um clube como o Estoril que tinha sido o 9º classificado antes do Marco Silva começar a treinar o clube.

TiagoFCR
A comparação seria mais justa se incluirmos também o investimento, sim é verdade. Neste caso como a maioria dos jogos de cada um dos treinadores foram no Guimarães ou Estoril, não haverá uma diferença de 3 milhôes entre os orcamentos anuais destes dois emblemas.
Mas pergunto, com o Estoril ou com o Guimarães, em qual destes clubes é mais provável conseguir ser o 4º classificado no final do cmpeonato ou no seu pior ano desportivo um treinador conseguir ser 5º classificado? Convenhamos que 5º lugar na estreia de um clube que acaba de subir não é de todo um mau desempenho.

Influência Arbitral disse...

Futebol,
Obrigado por partilhar a sua opinião.

O apoio da Traffic permitiu ao Estoril ter alguns jogadores para potenciar e que trabalhados pelo Marco Silva foram vendidos com um importante valorização. Mesmo nessas circunstançias foi capaz de melhorar o rendimento do clube, não é isso que se pretende do próximo treinador do Benfica?
Veja bem que a Traffic continua a apoiar o Estoril mas esta época sem o Marco Silva o rendimento do clube foi bem inferior, alías o Jose Couceiro, que já passou pelo Porto e Sporting não resistiu a pressão dos adeptos que compreensivelmente suspiravam pelo anterior treinador.

Se virmos a listagem dos atletas mais utilizados vemos que Marco Silva foi feliz no rendimento desportivo que conseguiu tirar de Carlitos, Stenven Vitória, João Coimbra, ou mesmo Balboa, atletas que os adeptos benfiquistas sabem por experiência própria que não garanteriam mais do que o 4º lugar.

O Rui Vitória tem contrato com outro clube, não é simplesmente assinar e já está, tem de se pagar um indemnização ao Guimarães.