quinta-feira, 14 de agosto de 2014

F.C. PORTO 2014/15




Amanhã começa oficialmente a época para um dos crónicos candidatos ao titulo. Neste espaço vamos analisar o plantel do F.C. Porto para a época 2014/15.

Ao contrario daquilo que tem sido norma no reinado de Pinto da Costa esta época arranca ainda com dois lugares no plantel por preencher, o do Médio defensivo titular e o do Avançado centro, que neste caso o plantel atual possui o Jackson Martinez como titular indiscutível para esta época. Assim o investimento prioritário e diria mesmo obrigatório é o de um futuro nº6 com qualidade suficiente para ocupar o lugar deixado vago pelo Fernando. Casemiro nunca foi um Pivot defensivo puro, ao longo da sua carreira destacou-se mais numa estrutura de dois médios que repartem as funções defensivas dessas equipas e o Ruben Neves sendo um jovem de 17 anos, é obvio que ainda se encontra longe de poder ter de momento os atributos físicos, táticos e competitivos necessários para uma equipa que luta por todos os títulos nas provas em que participa.

Na sequência de um péssimo desempenho desportivo na época 2013/14 o F.C. Porto resolveu alterar significativamente o plantel para esta nova época. Como para aferir da qualidade que uma equipa do F.C. Porto deve ter no seu plantel vamos comparar os melhores 18 convocados para cada jogo com o último plantel campeão do F.C. Porto.
                       ÉPOCA 2012/13
                                     HELTON
     DANILO, OTAMENDI, MANGALA, ALEXSANDRO
                                  FERNANDO
       LUCHO GONZALEZ                MOUTINHO
      JAMES RODRIGUEZ                      VARELA 
                               JAKSON MARTINEZ

SUPLENTES 2012/13:
12- FABIANO
13- MAICON
14- MIGUEL LOPES
15- DEFOUR
16- IZMAYLOV
17- CHRISTIAN ATSU
18- KLEBER (HULK fez 3 jogos)


Como se pode constatar dessa comparação, todos os elementos da defesa e o meio campo do porto 2012/13 são de qualidade superior aos elementos que compõem o plantel de 2014/15, pois ninguém duvida que Helton, Otamendi, Mangala, Fernando, Lucho ou Moutinho seriam titulares neste atual plantel. Quanto ao ataque, Tello (Adrian López), Brahimi (Quaresma) possivelmente permitirão apresentar atacantes nos corredores de qualidade superior ao apresentado pelos elementos utilizados em 2012/13, James Rodriguez (Izmaylov), Varela (Atsu). A equipa de 2012/13 fez 78 pontos em 90 possíveis, ou seja 87% dos pontos possíveis, estará a equipa de 2014/15 a altura de ter o mesmo rendimento e se sagrar campeã?


Aqui está o plantel final do F.C. Porto para a época 2014/15. os 5 jogadores principais que garantem a espinha dorsal da equipa estão identificados com as 5 estrelas (*****).




Concentrando a analise no atual plantel vemos que o principal jogador continua sendo o Jackson Martinez, mas não existe no plantel nenhum outro jogador com características semelhantes capaz de permitir a equipa ter um desempenho aproximado nos jogos em que ele estiver indisponível por lesão ou castigo.

Como é normal em todos os planteis existem jogadores mais preponderantes do que outros, salvaguardando qualquer imponderável que possa influenciar no rendimento médio a apresentar por estes atletas, uma vez que estamos a falar de diversos atletas que se estreiam na nossa Liga, tal como o próprio treinador, classificamos os seguintes 10 elementos essências, dos quais estando 8 em condições de serem utilizados a equipa estará em condições de garantir um bom desempenho perante a esmagadora maioria dos adversários na competição nacional. Estes são os 10 atletas essenciais neste plantel: DANILO, ALEXSANDRO, CASEMIRO, HERRERA, OLIVIER, BRAHIMI, QUARESMA, TELLO, JACKSON MARTINEZ, ADRIAN LÓPEZ. A qualidade deste plantel depende do efetivo rendimento destes atletas de maior potencial.

Eis então, os previsíveis 18 convocáveis deste plantel que melhor podem representar o F.C. Porto.

                          ÉPOCA 2014/15
                   ANDRÉS FERNANDEZ
DANILO, MAICON, MARTINS INDI, ALEXSANDRO
                           CASEMIRO
            HERRERA                    ÓLIVIER     
      BRAHIMI                                     TELLO                   
                     JAKSON MARTINEZ   

SUPLENTES 2014/15:                                                                
12- FABIANO                                                                             
13- MARCANO                                                                          
14- JOSÉ ANGEL                                                                       
15- RUBEN NEVES (6-A CONTRATAR)                                  
16- EVANDRO                                                                            
17- QUARESMA                                                                         
18- ADRIAN LÓPEZ                                                                  


Na sua opinião quais são os 10 jogadores principais do FC Porto para garantir um desempenho de qualidade na época 2014/15?                                                          
Aguardo pelo seu comentário em relação ao 1º onze deste campeonato e também pelos nomes sugeridos para o reforço das 2 posições carenciadas no plantel neste momento.
 


Sem comentários: