sexta-feira, 9 de maio de 2014

OS ADEPTOS MERECEM VER OS PREDESTINADOS NOS GRANDES PALCOS

Benfica tomou a atitude certa em recorrer do injusto cartão vermelho ao Markovic. A UEFA tem a palavra final na defesa da verdade desportiva e da justiça que Markovic merece.


No jogo da 1/2 final em Turim aconteceu um erro arbitral flagrante e muito injusto para com o atleta e o homem que é Markovic.

A UEFA se defende realmente o "FAIR-PLAY" tem obrigatoriamente, de despenalizar o Lazar Markovic para a final de Turim. O respeito pelo espirito desportivo no futebol assim o exige.
Alguém imagina a UEFA, a impossibilitar o Ronaldo ou o Diego Costa de disputar a final da Liga dos Campeões por um cartão vermelho injustamente exibido? Logo por cúmulo numa decisão arbitral que nenhum dos milhões de adeptos que assistiram ao jogo da 1/2 final consegue compreender ou encontrar justificação plausível. Algum adepto viu algum motivo que justifique o cartão exibido pelo Sr. Mark Clattenburg ao Markovic? Não faz sentido de todo manter este castigo ao Markovic, apenas porque o arbitro quis fazer justiça salomónica, expulsando um de cada equipa aos 89min., sabendo perfeitamente que apenas a equipa finalista ficaria penalizada de facto.
Será que no desporto promovido pela UEFA existe lugar para a verdadeira justiça desportiva?

A UEFA pode e deve reparar essa injustiça. Não há justiça desportiva quando se reduz significativamente a força de um dos finalistas impedindo-a de utilizar 3 dos seus 4 mais talentosos jogadores. Se perguntarem a alguém que goste de futebol quais são os 3 atletas do atual plantel do Benfica mais talentosos e que seriam imprescindíveis num espetáculo desportivo supremo como uma final europeia, seguramente esses nomes sairiam deste lote destes 4 jogadores, Enzo Perez, Lazar Markovic, Eduardo Sálvio e o Nicholás Gaitan.
Incompreensivelmente a UEFA quer privar os apaixonados pelo espetáculo futebolístico de ver atuar 3 desses talentosos futebolistas nesta final em Turim. Como a UEFA sabe se estes 3 jogadores fossem impedidos de disputar a 1/2 final seguramente teriam a Juventus na sua tão desejada final de Turim.
Tantos talentosos jogadores castigados na mesma equipa não é aceitável para quem deve promover o futebol, do mesmo modo que também não faria nenhum sentido, a UEFA obrigar o Sevilha a disputar esta final de Turim sem o Carlos Bacca, Rakitic e o Kevin Gameiro, pois tal facto diminuiria muito a real força do atual Sevilha. Seria por demais evidente que a UEFA estaria a privilegiar um dos finalistas, ao desequilibrar significativamente a final a disputar, ao castigar 3 dos jogadores mais talentosos da equipa de uma assentada.

Num momento de elevada tensão de um estádio inteiro que assistia desesperadamente a uma Juventus que via esfumar em casa a oportunidade de disputar a sua final prometida, Markovic manteve a mesma postura serena que o caracteriza, mesmo ao ser castigado com um vermelho injusto. Com a sua contida reação deu mais uma grande demonstração de ser um desportista de eleição. As imagens da transmissão televisiva demonstram claramente que o Markovic teve o comportamento que todos os adeptos desejamos ver nos atletas, aliás aquilo que Markovic verdadeiramente demonstrou foi simplesmente fair-play desportivo no seu estado mais puro, ao apaziguar os ânimos quando se apercebeu do descontrolo emocional de um amigo, apesar deste ser o seu adversário nessa partida. Não era simplesmente um adversário, era também um amigo. O desporto na sua essência serve para unir e fortalecer laços de amizade.
Adversário sim, mas seguramente inimigo nunca, em claro respeito pelo lema - UEFA RESPECT!

No desporto é possível ser adversário, respeitar e merecer o respeito dos companheiros de profissão. Markovic teve respeito pelo seu adversário/amigo Vucinic e justamente com essa atitude conquistou o respeito do seu colega de profissão e de todos os espetadores presentes no estádio, diria mesmo de todos aqueles que por este mundo fora viram o jogo televisionado. Tudo se passou num momento em que a sua equipa com apenas 9 jogadores resistia estoicamente em campo, com todos elementos do plantel focados no sonho de disputar a final que fizeram por merecer. Encaixou a injusta decisão arbitral sem se perder emocionalmente como seria expectável num jovem de 20 anos a quem cruelmente estavam a retirar o palco com que sonhou uma vida, o de disputar uma final Europeia. Os responsáveis pela disciplina na UEFA têm a obrigação de fomentar e valorizar aqueles que promovem uma saudável convivência entre os intervenientes num jogo de futebol e não castigar indiscriminadamente atletas sem que na realidade tenham ocorridos excessos do jogador visado.

O histórico do comportamento desportivo do Lazar Markovic é também de excelência, este atleta reúne plenas condições para se tornar justamente num ídolo de muitos e muitos jovens apaixonados pelo futebol. Por favor, dirigentes da UEFA não matem a paixão pelo jogo, não privem os adeptos de ver jogar os predestinados nos  principais palcos que justamente conquistaram. Marcovic merece a sua 1ª final europeia.

A forma exemplar como Markovic reagiu a injustiça que o arbitro estava a cometer, só por si deveria ser um indicador suficiente para obrigar o organismo organizador da competição a valorizar o espirito desportivo evidenciado pelo atleta. Apesar da sua tenra idade, Markovic teve o sangue frio que a situação exigia, foi efetivamente exemplar para todos aqueles que sonham chegar a elite do futebol pelo seu desempenho dentro do campo.
E dentro de campo de futebol é mesmo o espaço certo para Markovic.

  • Tal como Eusébio, o Markovic foi contratado para fortalecer uma poderosa equipa do Benfica que já havia sido finalista de uma competição europeia no ano anterior. 
  • Tal como Eusébio, o Markovic no seu 1º ano no Benfica, foi campeão com apenas 20 anos e como tal  estando no começo de uma carreira nunca poderia ser nessa altura já um jogador mundialmente reconhecido. Ambos famintos de ser postos à prova em grandes palcos.
  • Tal como o Eusébio, Markovic com o seu esforço ajudou o Benfica a atingir uma final europeia no seu ano de estreia. Nesse seu 1º ano no Benfica já o Eusébio brilhava numa final europeia. Se o tivessem castigado injustificadamente, o que o futebol teria perdido com essa péssima decisão administrativa? Será que também a boa estrela do Markovic brilhará na sua 1ª final? 
  • Tal como o Eusébio conquistou o mundo do futebol, Markovic só precisa de um palco para exprimir o seu futebol de modo a que todo o mundo possa reconhecer o seu talento. É uma questão de tempo e principalmente de oportunidade. Por favor, dirigentes da UEFA não lhe retirem a crença de que o seu esforço e dedicação poderá ser recompensado com a gloria em campo.
  • Tal como Eusébio, com o Markovic estamos na presença de um desportista que respeita e merece o respeito dos todos os seus companheiros e adversários. UEFA deve saber isso!

UEFA sabe que os adeptos de futebol querem usufruir do prazer de assistir uma final com aqueles que conquistaram com inteiro mérito esse direito à gloria desportiva. Quando daqui por 50 anos se fizer a história futebolística deste século, a UEFA poderá ter nessa altura um capítulo especial do Lazar Markovic, se o amor pelo jogo deste jogador não for destruído por esta injustiça, que urge reparar. Seria um erro histórico ao consultarmos os registos nessa altura constatarmos que Lazar Markovic não pôde disputar a sua 1ª final europeia com a extraordinária equipa do Benfica de 2013/14, por um clamoroso erro arbitral como as imagens de arquivo documentam e que nem mesmo as declarações do Vucinic na altura difundidas por toda a comunicação social foram suficientes para se fizesse justiça ao jogador. A UEFA devia saber que este jogador seguramente trará mais adeptos ao jogo e acreditem após esse jogo mundialmente visionado seremos muitos mais adeptos apaixonados pelo futebol deste predestinado.
Por favor, reconheçam o erro do arbitro a bem da justiça e dos adeptos de futebol.
Queremos assistir a mais momentos mágicos com estes, que só se tornam inesquecível nos grandes palcos.

Todos os adeptos do futebol sabem que é uma injustiça para o jogador, para o Benfica e para o futebol europeu em geral manter esse castigo ao Lazar Markovic.

O atleta não merece castigo, o clube não merece ficar privado de 3 dos seus mais talentosos jogadores atuais e os adeptos não merecem ver uma final com uma das equipas significativamente diminuída pelas decisões do Sr. Mark Clattenburg.
Ninguém aceita ou compreende que um arbitro da 1/2 final possa matar a ilusão de todos os amantes de futebol que realmente sonhavam presenciar uma memorável final entre 2 equipas compostas pelos seus melhores executantes. Os jogadores merecem obter o reconhecimento pelo seu empenho e os adeptos merecem usufruir do talento dos seus melhores jogadores.

Todos os adeptos de futebol sabem a razão pelo qual o Eusébio ainda hoje continua no coração dos amantes do desporto rei, pois teve inesquecíveis desempenhos desportivos só ao alcance dos predestinados. Para que tal acontecesse seguramente a UEFA não lhe negou a oportunidade de brilhar nos grandes palcos internacionais. Como Eusébio brilhou nessa sua 1ª final da Liga dos Campeões, no Benfica 5 - Real Madrid 3. É justamente essa oportunidade que a UEFA não deve negar ao Markovic, nem aos adeptos de futebol.

O Benfica e o Sevilha merecem disputar esta final em condições de poderem proporcionar uma boa propaganda para o futebol europeu. Forrrrrrrrrrrrrrrrrça Markovic, tu mereces!
 
E nós adeptos também merecemos usufruir destes momentos mágicos que estas imagens documentam. Markovic! ...Marcovic! ...Markovic!

Sem comentários: