domingo, 11 de maio de 2014

MUDANÇA DE CICLO?


A ARBITRAGEM NACIONAL AINDA NÃO ESTA EM CONDIÇÕES DE PERMITIR QUALQUER MUDANÇA DE CICLO.

Ontem quando aos 26 minutos o arbitro Rui Costa assinalou um penalti a favor do Benfica em pleno Estádio do Dragão, no café onde vi o jogo, ouvi Benfiquistas a exultarem com esse extraordinário acontecimento, "um penalti assinalado a favor do Benfica no Dragão, cá está mais um sinal de que se aproxima um novo ciclo no futebol português" - Foi a expressão utilizada pelo desatento adepto da realidade arbitral em que decorre o campeonato português.

Perante tão gritante desconhecimento dos números estatísticos da influência arbitral no nosso campeonato não pude deixar de fazer um reparo a este adepto. Disse-lhe simplesmente e de forma clara, "Oh amigo, não te deixes enganar, analisa bem os sinais desta época, apenas vais confirmar que o F.C. Porto continua sendo o clube com as melhores condições arbitrais para ter sucesso em Portugal. Já o era descaradamente antes do APITO DOURADO e continua beneficiando disso até hoje, nada mudou. Nos últimos 6 anos não existe nenhum clube europeu que tenha no seu campeonato nacional beneficiado de um maior saldo favorável de penaltis que o F.C. Porto. O FCP é o campeão europeu de penaltis nos últimos 180 jogos dos campeonatos nacionais a larga distância."
Logo a seguir aos 37 minutos o arbitro Rui Costa veio me ajudar a elucidar definitivamente este adepto sobre a arbitragem nacional, ao inventar um penalti a favor do F.C. Porto para possibilitar o 2-1 final. "Vês agora alguma mudança de ciclo?"- Perguntei-lhe eu.
Ele bastante exaltado e de uma forma alterada lamentava esta decisão arbitral -"Mesmo num jogo em que o Benfica estreia diversos elementos da equipa B é na mesma o arbitro quem constrói o resultado positivo para o F.C. Porto! É inacreditável este penalti e o cumulo é que não havia necessidade deste jogo ser falseado."
Na sequência de imagem dos minutos 37:27, 37:28 e 37:29 são deverás esclarecedoras.
http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/interior.aspx?content_id=3855906
Clique nesta imagem para ver o resumo da partida publicado no jornal OJOGO.


No intervalo mais calmamente pude esclarecer devidamente esse adepto que tendia a acreditar que já ocorreu uma mudança no SISTEMA DO PODER NO FUTEBOL PORTUGUÊS. Só pode ser muito ingénuo, pois somente um desses adeptos pode acreditar que o poder do "SISTEMA" acabou de facto e que já existem condições para um NOVO CICLO NO FUTEBOL PORTUGUÊS.
No intervalo informei-lhe que quem conhece as estatísticas como nós, devia saber que:
  • Nas últimas 5 épocas, o F.C. Porto tinha beneficiado de competir nesses 149 jogos já concluídos com um saldo de 37 penaltis favoráveis e tinha conquistado 363 pontos, no mesmo período o Benfica com um saldo favorável de 27 penaltis tinha conquistado 359 pontos e o Sporting com um saldo favorável de 19 penaltis conquistou 264 pontos. Ou seja, em 149 jogos o Benfica com menos 10 penaltis que o F.C. Porto tinha feito apenas menos 4 pontos que o F.C. Porto e com apenas mais 8 penaltis que o Sporting tinha feito mais 95 pontos que o Sporting! Será que com mais 10 penaltis o Benfica conseguiria anular os 4 pontos de  diferença do Porto? Para que conste quer o Benfica, o Barcelona, o Manchester United, o Arsenal, o Bayern Munique, o Dortmund, o Paris Saint Germain, o Lyon, a Juventus, o Inter Milão, etc, fizeram garantidamente mais 50 pontos que qualquer equipa que tenha beneficiado de menos 10 penaltis que eles nesses 5 anos . 10 penaltis deveria ser a diferença a encontrar entre duas equipas que revelassem uma diferença de mais de 50 pontos nos pontos conquistados e não de 4 pontos. 
  • Sem surpresa em 2013/14, o campeão dos penaltis, foi mais uma vez o F.C. Porto que beneficiou de 13 penaltis a seu favor, sendo que o Benfica beneficiou de 9 penaltis no atual campeonato, ou seja apenas 69% do que o F.C. Porto beneficiou, e o Sporting teve 11 penaltis a favor, este números aconteceram  mesmo numa época em que o desempenho desportivo do F.C. Porto foi muito inferior ao do Benfica.
  • Historicamente os números demonstram que as equipas que beneficiam de mais penaltis e expulsões a favor, normalmente terminam o campeonato com sendo as equipas campeãs desse ano. 2013/14 foi uma exceção, pois este F.C. Porto foi extremamente incompetente para não aproveitar o facto de usufruir das melhores condições arbitrais da liga nacional. O Benfica só foi campeão este ano porque os seus jogadores revelaram uma extraordinária capacidade futebolística, só uma enorme equipa de futebol seria capaz de manter viva as hipóteses de conquistar os 4 trofeus em disputa nesta época, vencendo estoicamente as duas 1/2 finais das taças portuguesas apesar de ter sido obrigado a disputar quer na taca de Portugal quer na taça da Liga com mais de 1 hora em inferioridade numérica contra o F.C. Porto. Também venceu a 1/2 final da Liga Europa com mais de 30 minutos em inferioridade contra a Juventus.
  • Desde a época de 1982/3 até a este campeonato de 2013/14, este penalti a favor do Benfica no clássico Porto-Benfica de 2013/14 em que já não havia nenhum objetivo classificativo em jogo foi apenas o 2º penalti que o Benfica teve a seu favor em 32 jogos que disputou em casa do F.C. Porto. Parece incrível, pois estamos a falar do Benfica ter beneficiado de 2 penaltis a favor em 32 épocas, sendo que nesses mesmos 32 jogos o F.C. Porto beneficiou de 11 penaltis e 14 expulsões a seu favor. Mais uma vez o penalti assinalado a favor do F.C. Porto é completamente falso e permitiu falsear os pontos atribuídos pelo 2-1 final. Este ultimo penalti a favor do F.C. Porto falseou o resultado final, tal como o antepenúltimo penalti a favor do F.C. Porto também já havia reconhecidamente falseado um resultado final, na época 2008/09 em que Pedro Proença deixou-se enganar pelo teatro do Lisandro Lopez (posteriormente penalizado pelo sumaríssimo) e permitiu ao F.C. Porto fazer o golo do empate 1-1 e não ser ultrapassado na classificação já na 2ª volta do campeonato.  

Alguém acredita que tendo um plantel e um treinador minimamente competente alguma equipa grande que em 30 jogos beneficie de 13 penaltis permitiria ser ultrapassada nos pontos conquistados por outra equipa que tenha beneficiado de apenas 9 penaltis. Ou seja, estamos a falar de uma competição entre uma equipa que beneficia de um penalti jogo sim, jogo não e outra que beneficie de um penalti de 3 em 3 jogos.
Agora digam-me qual das equipas usufrui de melhores condições arbitrais para ganhar o campeonato nessas circunstâncias e vencerá se as 2 equipas tiverem uma valia futebolística muito semelhante? A exceção é essa equipa não aproveitar a vantagem competitiva.

Neste jogo foi mais um vez perdoada uma expulsão ao F.C. PORTO, na entrada violenta do Alexandro sobre o Sálvio que a imagem documenta.
Tal já havia sucedido na outra vitoria portista, neste caso para a 1ª mão da 1/2 da taça de Portugal.

 




E no campeonato havia sido perdoada a expulsão ao Jackson e ao Josué nestes lances. Clicar para ver.





https://www.youtube.com/watch?v=Pg_s0dWQbw0

Sem comentários: