sábado, 19 de abril de 2014

PROENÇA ERROU NA AMOSTRAGEM DO 1º AMARELO AO SIQUEIRA

Pedro Proença exibiu o 1º cartão amarelo ao Siqueira quando ele já se encontrava de costas a regressar para a sua linha defensiva. Erro básico que um arbitro não deve cometer, o que levou a que o jogador não tomasse precauções no sentido de evitar nova advertência e consequente expulsão como veio a ocorrer 3 minutos depois, aos 27 minutos. Mostrar um cartão amarelo nas costas do jogador é algo inadmissível num arbitro de elite. Todos os portugueses desejam que no mundial do Brasil, o Pedro Proença não volte a cometer um erro desta envergadura, ao ponto de deixar uma das equipas em inferioridade numérica aos 27minutos de jogo, adulterando assim completamente a força coletiva das 2 equipas nos restantes 63 minutos que faltavam disputar.

Jorge Jesus - "Siqueira não sabia que tinha um cartão amarelo". Na CS amestrada não houve a curiosidade de analisar o lance televisionado desse 1º amarelo. Será que repararam na enorme falha do Pedro Proença nessa amostragem do cartão amarelo?
Mesmo tendo visto as imagens em direto, na nossa comunicação social alguns desatentos ou infelizes comentadores ainda tem o desplante de considerar que o Siqueira foi burro em cometer uma segunda falta quando já tinha um amarelo, sabendo perfeitamente que o Siqueira em nenhum momento poderia ter visto que foi castigado com um amarelo.
O vídeo destes 2 amarelos pode ser visto na pagina online do OJOGO.

Erro de apreciação do lance pelo Pedro Proença, erro esse que foi ainda agravado pelo fato de ter exibido o cartão quando o Siqueira se encontrava de costas, o que não permitiu ao atleta tomar conhecimento que estava a ser admoestado com o cartão amarelo, como as imagens televisivas documentam. Atentem na sequencia destas imagens entre 24:13 e 24:23.








Enorme erro de arbitragem, num lance em que a repetição demonstra que foi uma disputa de bola ombro a ombro e não uma entrada faltosa para amostragem de amarelo.




Que jogador acreditaria que na sequência desta disputa de bola conforme a imagem seguinte documenta, o arbitro lhe iria dar um amarelo à traição enquanto regressava para a sua linha defensiva.
Pedro Proença 3 minutos após, aproveita a primeira oportunidade para o expulsar e deixar o Benfica em inferioridade numérica. Pedro Proença no clássico à dois anos, já havia expulsado o também defesa esquerdo Emerson, na sua 2ª falta na partida, o que permitiu ao F.C. Porto aproveitar a vantagem numérica para chegar a vantagem no marcador final, através do famoso golo em fora de jogo do Maicon aos 88 minutos.

O mesmo arbitro, neste mesmo Benfica 3 - F.C. Porto 1, em varias ocasiões avisou o Quaresma para moderar o seu comportamento, avisando-o que já tinha um amarelo, chegou mesmo ao extremo de lhe permitir uma confrontação direta com o Maxi, em que ambos encostam cabeça com cabeça, comportamento anti desportivo de ambos os jogadores que provocou até um descontrolo emocional de vários jogadores. Aos olhos do arbitro ainda era muito sedo para exibir o 2º cartão amarelo e reduzir também o F.C. Porto à 10 jogadores. Critérios de tolerância que justifiquem que com este arbitro o F.C. Porto nos últimas 6 épocas, apenas tenha jogado com 10 jogadores em 3 minutos enquanto que o Benfica, já foi obrigado a jogar com apenas 10 jogadores 102 minutos, 39 minutos no campeonato e 63 minutos neste jogo da taça.

Siqueira pediu desculpas aos seus 10 colegas que foram forçados a um esforço extra. Alguém tem conhecimento de algum pedido de desculpas do Pedro Proença a esses 10 bravos que obrigou a disputar esta eliminatória em condições arbitrais muito desvantajosas?
Histórico resultado num clássico 11 contra 10 jogadores. Agradecemos que alguém nos informe caso conheça algum outro exemplo de um clássico em que a equipa que jogou em inferioridade numérica mais de 63 minutos, tenha mesmo assim conseguido ganhar por 2 golos de diferença, num jogo em que era obrigatório vencer por 2 golos para passar a eliminatória (houve 2 minutos de compensação na 1ª parte e 6 minutos na 2ª parte). Está vitoria, alcançada ultrapassando mais um erro grave em beneficio dos mesmos do Pedro Proença, foi realmente um resultado histórico e inesquecível, dadas as condições arbitrais em que foi alcançado a 1ª vitoria do Benfica com o Pedro Proença a arbitrar um clássico.
Existe uma diferença entre vencer e conquistar a glória.
Gloriosos foram estes atletas, que conseguiram vencer nas condições em que disputaram este jogo!

1 comentário:

71460_5/8 disse...

o grande erro foi mostrar amarelo numa jogada normalíssima de meio campo que não foi anti-jogo, não foi jogo perigoso e muito menos cortou uma jogada de perigo como foi dito na tv... curioso como qualquer ataque de certas equipas são sempre perigosos...