segunda-feira, 10 de março de 2014

PENALTY - RANKING DOS PRINCIPAIS CLUBES EUROPEUS

RANKING DE PENALTIES - CLUBES PERTENCENTES AOS 6 PRINCIPAIS CAMPEONATOS EUROPEUS.
Dados atualizados do campeonato português até a 22ª jornada da época de 2013/14.

Como sabem neste blog compilamos a informação referente a todos os penalties assinalados nos jogos em que intervêm um dos clubes grandes nos últimos campeonatos da Liga ZonSagres. Analisados os últimos 202 jogos, entre a época de 2007/08 e a 22ª jornada desta época 2013/14, ou seja, 30 jogos das últimas 6 épocas já concluídas mais as 22 jornadas desta época 2013/14 temos que o F.C. Porto é o clube que beneficiou de mais decisões arbitrais favoráveis de entre todos os clubes que competem nos 6 melhores campeonatos na Europa.

O numero de penalties favoráveis e desfavoráveis que cada um dos candidatos ao titulo beneficiou nos últimos 202 jogos de campeonato português já nos permite uma boa base estatística para se tirar conclusões quanto as reais condições arbitrais com as quais as equipas competiram na Liga Portuguesa. Analisamos também os últimos campeonatos das 5 melhores ligas nacionais na europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), considerando apenas as últimas 6 épocas dessas ligas sempre que nessas épocas possamos encontrar mais de 202 jogos disputados, de modo a termos dados comparativos de outras ligas/árbitros para se aferir se os números do nosso campeonato denotam uma tendência arbitral prenunciada ou não.

As grandes conclusões a retirar são que:
  • Entre os grandes clubes europeus, o F.C. Porto é o clube que beneficiou do maior saldo favorável de penalti no seu campeonato, tendo competido nos últimos 202 jogos beneficiando de mais 43 penalties do que aqueles com que foi penalizado. O 2º clube europeu que beneficiou de melhores condições arbitrais foi o Milan AC, que beneficiou de 33 penalties em 215 jogos (menos 10 penalties do que o F.C. Porto beneficiou em apenas 202 jogos).  Não existe nenhum clube que se equipare ao F.C. Porto no que toca a decisões arbitrais favoráveis nos 6 principais campeonatos na Europa.
  • O F.C. Porto competiu na Liga Zon Sagres beneficiado de mais 14 penalties que o Benfica, o 2º clube que mais beneficiou de penalties em Portugal e consequentemente também é o 2º clube com melhor desempenho pontual médio nessa liga. Existe realmente uma grande correlação entre os penalties e o desempenho pontual, pois também o Sporting foi o 3º clube da liga portuguesa quer no que toca a penalties beneficiados, quer a que toca a % de pontos conquistados tal como o Braga foi o 4º clube nos 2 rankings também. 
  • Prova da correlação entre o beneficio de decisões arbitrais favoráveis (Penalty) e o desempenho desportivo é que do Top 10 destes dois ranking analisados no quadro, 8 desses clubes coincidem no Top 10 quer do ranking de clubes que mais beneficiam de penalties quer no ranking de clubes que conquistam maior % de pontos. Do top 10 das equipas que beneficiaram de mais penalties favoráveis apenas o Sporting e o Manchester City não se encontram também no top 10 das equipas com melhor % pontual de pontos ganhos nos últimos campeonatos. O Manchester City sendo a 10ª equipa que beneficiou de mais penalties converteu-se na 11ª equipa europeia com melhor rendimento % de pontos conquistados entre as equipas dos 6 principais campeonatos europeus, enquanto que o Sporting sendo a 8ª equipa que beneficiou de mais penalties favoráveis e a 15ª equipa europeia com melhor % de pontos ganhos nos melhores 6 campeonatos europeus. 
  • O Arsenal, entre os clubes europeus com melhor desempenho pontual nesses últimos anos das 6 melhores ligas europeias é o clube que competiu com piores condições arbitrais no que toca aos penalties assinalados, pois tem um saldo negativo de (-7) penalties sofridos a mais do que aqueles que beneficiou, o que justifica e muito as dificuldades que este clube revela em conquistar títulos, isto apesar de ter conquistado em média 64% dos pontos em disputa nas últimas 6 épocas, sendo mesmo o 9º clube europeu com melhor desempenho pontual médio nesse período analisado.

O penalti é de facto a decisão arbitral com o qual um arbitro mais consegue influenciar diretamente o desempenho desportivo de um clube. Os clubes que não beneficiam de penalties favoráveis têm poucas probabilidades de obter sucesso desportivo, mesmo que consigam um desempenho pontual médio bastante aceitável (o Arsenal é o maior exemplo da dificuldade em obter sucesso desportivo sofrendo mais penalties contra do que os que se beneficia).

O quadro que se segue demostramos as condições arbitrais (penalty) com as quais as grandes equipas europeias tiveram de competir nos respetivos campeonatos e quais foram os seus rendimentos médios da equipa.




Fontes: Dados recolhidos das fichas de jogo do site da liga Portuguesa, do site da Record e em relação as outras 5 ligas europeias os dados foram recolhidos recorrendo ao zerozero ou ao Transfermarket.

Comparativo entre as 2 equipas que mais beneficiam de penalties em cada uma das ligas e a correspondência dessas decisões arbitrais no seu rendimento em termos de títulos conquistados.

  • Na liga Zon Sagres (PORTUGAL), o Benfica beneficiou de menos 14 penalties que o F.C. Porto nas últimas 7 épocas (202 jogos). O Benfica conquistou apenas 1 campeonato nestas épocas analisados e na atual época encontra-se em 1º com 7 pontos de avanço sobre o 2º classificado, enquanto que o F.C. Porto conquistou 5 campeonatos neste período aqui analisado.

  • Na liga Espanhola, o Barcelona beneficiou de menos 10 penalties que o Real Madrid nos últimos 215 jogos. Nestas 6 épocas em análise, o Barcelona conquistou 4 campeonatos e o Real Madrid 1 campeonato, que podem passar a ser 2, pois esta época encontra-se em 1º com 3 pontos de vantagem sobre o 2º classificado.

  • Na liga Alemã, o Dortmund beneficiou de menos 10 penalties que o Bayern Munique nos últimos 227 jogos. Consequentemente nestes últimas 7 épocas em análise, o Dortmund conquistou 2 campeonatos e o Bayern Munique conquistou 4 campeonato, que podem passar a ser 5, pois esta época encontra-se em 1º com 20 pontos de vantagem sobre o 2º classificado.

  • Na liga Inglesa, o Manchester United beneficiou de menos 2 penalties que o Chelsea nos últimos 217 jogos. Em virtude de não haver nenhuma equipa com uma enorme vantagem arbitral nesta liga nas ultimas 6 épocas analisados, o Manchester United conquistou 3 campeonatos e o Chelsea 1 campeonato, está época poderá conquistar o 2º titulo, uma vez que se encontra neste momento no 1º lugar com 1 ponto de vantagem do 2º classificado. Outra prova do equilíbrio arbitral existente nesta liga é que o 3º clube que mais beneficiou de penalties foi o M. City com apenas menos 7 penaltis favoráveis que o Chelsea e menos 5 que o M. United, tendo o M. City também conquistado 1 titulo nos 5 campeonatos já concluídos, mantendo reais possibilidades de conseguir o 2º titulo se vencer esta época, pois com 1 jogo a menos encontra-se a 3 pontos do 1º classificado. 

  • Na liga Francesa, o Lille beneficiou de menos 3 penalties que o PSG nos últimos 216 jogos. O Lille sendo o 2º clube francês que mais beneficiou de penalties conquistou 1 campeonato tal como o PSG. Sendo esta liga muito equilibrada, nos últimos anos foram também campeões quer o Bordéus, quer o Marselha ou o Lyon. Fazendo jus a qualidade de equipa que mais beneficiou de grandes penalidades nos últimos 6 campeonatos o PSG encontra-se bem encaminhado para revalidar o titulo de campeão, uma vez que se encontra em 1º com 5 pontos de avanço sobre o 2º classificado.

  • Na liga Italiana, a Roma beneficiou de menos 17 penalties que o Milão AC nos últimos 215 jogos. O Milão AC apesar de claramente ser a equipa com as melhores condições arbitrais dessa liga, apenas conquistou 1 campeonato nas últimas 6 épocas e a Roma a 2ª equipa que mais beneficiou de penalties não conquistou nenhum campeonato nestes anos analisados, encontrando-se nesta época no 2º lugar a 8 pontos do 1º classificado a Juventus que já havia conquistado os 2 últimos campeonatos sendo apenas a 3ª equipa italiana que mais beneficiou de penalties nos últimos 215 jogos.
Aguardamos o seu comentário a estes dados estatísticos das grandes penalidades sancionadas.

Se conhecer algum clube que nos últimos 200 jogos tenha beneficiado de melhores condições arbitrais (penalty) que o F.C. Porto, agradecemos que nos faculte o nome desse clube para que possamos avaliar também o rendimento pontual médio desse clube e determinar o efeito que as decisões arbitrais favoráveis provocaram no nº de títulos conquistados por esse clube.

2 comentários:

Fura-Redes disse...

fantástico

Anónimo disse...

E a juntar a isso, se fôssemos ver quais os penaltys que tiveram influência no resultado final, então é que não havia dúvidas dos jogos comprados no supermercado. Lembro-me que muitos marcados a favor do Benfica o resultado já ia em 2-0 ou 3-0. E se viesse o nome do árbitro junto, talvez nesta altura alguns tivessem vergonha na cara. O Benfica já há muito devia ter um gabinete só para isso.