sábado, 11 de janeiro de 2014

ARTUR SOARES DIAS FOI NOMEADO PARA O BENFICA-PORTO!!! PORQUÊ?

SERÁ QUE O CONSELHO DE ARBITRAGEM NÃO ENCONTROU NENHUM ARBITRO MAIS EQUIDISTANTE PARA ESTE CLÁSSICO? Existiam 4 internacionais que garantiriam melhor essa equidistância que o Artur Soares Dias, sendo que dois deles apresentavam mesmo números muito semelhantes com os 2 clubes em competição nos últimos 6 campeonatos e a escolha garantidamente equilibrada deveria ser entre esses dois árbitros internacionais melhor colocados.

Já alguém disse que, a primeira vez é um acidente que acontece e por isso desculpável, a segunda é uma coincidência em que acredita quem quer mas a terceira ocorrência passa a ser um facto consumado inaceitável! Existe de facto um padrão nas nomeações do C.A. que transforma jogos potencialmente difíceis do F.C. Porto em jogos entre clubes com uma grande diferença no rendimento médio de pontos conquistados com o arbitro nomeado, ora vejamos as nomeações dos anteriores grandes jogos:
  • 8ª jornada, no F.C. Porto-Sporting com a nomeação do Artur Soares Dias,  em vez de um jogo entre 2 equipas com uma diferença de 23% na média geral com todos os árbitros nos últimos 6 campeonatos, passou então a ser um jogo entre 2 equipas com 41% de diferença, pois como já sabemos com o Artur Soares Dias o F.C. Porto teve 100% aproveitamento e o Sporting apenas conquistou 59% dos pontos em disputa nos jogos dirigidos por este arbitro.
  • 12ª jornada, no F.C. Porto-Braga com a nomeação do Paulo Baptista, transformaram um jogo que seria entre duas equipas que nos últimos 6 anos tem 22% de diferença no rendimento pontual médio para um jogo entre duas equipas com 36% de diferença na % de aproveitamento dos pontos em disputa com o arbitro Paulo Baptista.
  • 15º jornada, nomearam novamente o Artur Soares Dias para um jogo entre o F.C. Porto (100%!!! de vitorias) e outro grande. Incompreensível decisão do Conselho de Arbitragem!!!  Então a neutralidade, a imparcialidade e a integridade da competição não são objetivos a atingir meus senhores! Que falta de sensibilidade! Será que não analisam o histórico que os números revelam, as estatísticas do arbitro com cada um dos clubes? Nenhum grande devia competir contra outro candidato ao titulo com um arbitro com o qual um dos opositores obteve 100% ou 0% de aproveitamento em 6 anos, isto é BÁSICO para qualquer simples adepto de futebol quanto mais para quem tem por obrigação defender a não viciação da competição, garantindo a imprevisibilidade e incerteza no jogo. Ridículo esta nomeação, depois do Artur Soares Dias não ter assinalado nenhum penalti a favor do Benfica no último derby que arbitrou, no Sporting 1-Benfica 0, golo de penalti de Wolkswinkel!!!


Será que agora no estádio do rival o Artur Soares Dias vai entregar também a camisola a um adepto amigo depois de ter assinalado 2 penaltis a favor desse clube? O Rio Ave estava a ganhar por 1 a zero e obviamente acabou perdendo o jogo.
Está enraizado na cultura futebolista que os principais artistas quando são decisivos nos resultados dos seus clubes têm o direito de partilhar essa memorável camisola de jogo com os seus queridos adeptos, mas convenhamos que esse direito é somente para os artistas que representam um clube, não para os árbitros que como é obvio tem de ser imparciais e manter as mesmas distancias em relação aos 2 opositores!


Pelo histórico das últimas 6 épocas, o Artur Soares Dias arbitrou 7 jogos do F.C. Porto permitindo-lhe ter uns incríveis 100% de aproveitamento dos pontos em disputa nesses jogos  enquanto que nos 11 jogos do Benfica que arbitrou, o clube somente conquistou  73% dos pontos em disputa .
Assim, se comprova que este arbitro obriga o Benfica a ter um rendimento inferior em 4% ao seu rendimento médio com todos os árbitros e no mesmo período permitiu ao F.C. Porto um rendimento superior em 17% que a média do clube com todos os árbitros.

Entre F.C. Porto e Benfica os 27% de diferença no aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias representam em termos absolutos uma diferença de 8 pontos em cada 10 jogos, ou seja 24 pontos num campeonato de 30 jogos. Alguém acredita que a diferença entre este dois clubes no final desta época poderia ser de 24 pontos com um arbitragem equilibrada e equidistante?

Nas 14 jornadas já disputada desta época os dois clubes apresentam um rendimento exatamente igual, obviamente que respeitando esse rendimento médio, os árbitros mais indicados seriam os internacionais Marco Ferreira ou Duarte Gomes, pois foram os que nas últimas 6 épocas menos influenciaram na produtividade destes 2 clubes conforme se pode ver aqui. Um deles devia ser o  escolhido para este BENFICA-PORTO, pois são os únicos internacionais cujo rendimento dos 2 clubes não varia mais de 2%, ou seja garantem uma competição entre grandes com rendimentos semelhantes.


A média geral destas 2 equipas nos 164 jogos com todos os árbitros é de:
F.C. Porto______ 83%  (408 pontos oficiais conquistados)
Benfica_________77% (377 pontos oficiais conquistados)
Estes 6% de diferença é a média geral com todos os árbitros, obviamente no quadro de árbitros da competição profissional com a maioria dos árbitros, os clubes tem de apresentar obrigatoriamente uma % de aproveitamento de pontos muito semelhantes, aliás são mesmos os dois candidatos ao titulo com o rendimento médio mais aproximadas da liga Zon Sagres.
Haverá sempre alguns árbitros que apresentem resultados muito diferentes a está média e que interferem mesmo diretamente no rendimento espectável destas equipas ao ponto da diferença entre elas poder ser até superior a 20%. Na nossa opinião esses árbitros cujos números revelam um tendência clara nunca deveriam ser nomeados para estes jogos entre grandes, pois 20% de diferença representam 6 pontos em cada 10 jogos e 18 pontos num campeonato de 30 pontos, é uma diferença não aceitável para um campeonato que se quer equilibrado e não condicionado a partida.


Um jogo entre uma equipa que conquista mais 27% dos pontos em disputa do que a sua opositora, NÃO É GARANTIDAMENTE UM JOGO ENTRE OPOSITORES COM DESEMPENHO MUITO SEMELHANTE COMO DEVIA SER UM BENFICA-PORTO, não é de todo o reflexo da realidade efetiva destas duas equipas no nosso campeonato. Com estas características evidenciadas historicamente pelos números do arbitro da partida, claramente se consta-ta que o que a Comissão de Arbitragem fez com esta nomeação foi exponenciar a probabilidade do F.C. Porto aumentar o seu rendimento médio em desfavor do Benfica.
Cenários possíveis no final do Jogo:
  1. Benfica vence o jogo e as estatísticas do arbitro passariam a ser F.C. Porto (88% dos pontos conquistados nos jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias, ou seja mais 5 que a média geral do clube com todos os árbitros) e Benfica (75% dos pontos disputados com este arbitro ganhos, menos 2% que a média geral do clube).
  2. Empate neste jogo e as estatísticas do arbitro passariam a ser F.C. Porto (92%) e Benfica (69% dos pontos disputados ganhos nos jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias).
  3. F.C. Porto vence a partida mantendo os 100% de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias, então o rendimento médio do Benfica desceria para 67%, menos 10% que a sua média geral com todos os árbitros.   
Estes são os cenários possíveis,... então depois de conhecer os números estatísticos deste arbitro, caro adepto, consegue nos dizer o resultado espetável aos olhos dos responsáveis por esta nomeação? 
Este arbitro conseguirá mesmo aumentar o rendimento médio de um dos opositores e diminuir o outro, ou não?

Sem comentários: