segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DUARTE GOMES (ARBITRAGEM)

DUARTE GOMES - DADOS ESTATISTÍCOS DOS ÚLTIMOS 8 CAMPEONATOS
Arbitro A.F. Lisboa, ostenta as insígnias de arbitro Internacional (Pertence ao quadro de árbitros profissionais)

Atualizado após o F. C. Porto 2 - Estoril 0, da 3ª jornada da época 2015/16.

QUERES CONHECER SE O TEU CLUBE TEM UMA % DE APROVEITAMENTO MELHOR OU PIOR COM O ARBITRO NOMEADO PARA ESTA JORNADA DO QUE O RENDIMENTO MÉDIO DO CLUBE COM TODOS OS RESTANTES ARBITROS? Neste blog terás essas respostas, com a indicação de todos os penaltis e expulsões assinalados.

PONTO ESSENCIAL: O ARBITRO NUNCA DEVERIA SER UM ELEMENTO DETERMINANTE NO PROCESSO DE REPARTIÇAO DOS PONTOS EM DISPUTA NUMA PARTIDA DE FUTEBOL.  Comparando a % pontos conquistados com um determinado arbitro com a % média do clube com todos os restantes árbitros, conheceremos o posicionamento do arbitro perante esse clube. Diferenças superiores a 20% ou inferiores em -20% em relação ao rendimento médio do clube indiciam que o arbitro beneficia(+) ou prejudica(-) o rendimento da equipa, ou seja este arbitro interfere tendencialmente no rendimento médio do clube e por isso não deve ser nomeado para arbitrar jogos desse clube.
Nos links que se seguem estão todos os jogos dos 4 grandes clubes com cada um dos seguintes árbitros nos últimos 8 campeonatos.
                                                                                      Link com os dados do Pedro Proença
                                                                                      Link com os dados do Jorge Sousa
                                                                                      Link com os dados do Artur Soares Dias
                                                                                      Link com os dados do João Capela
                                                                                      Link com os dados do Paulo Batista
                                                                                      Link com os dados do Hugo Miguel
                                                                                      Link com os dados do Olegário Benquerença
                                                                                      Link com os dados do Bruno Paixão
                                                                                      Link com os dados do Rui Costa
                                                                                      Link com os dados do Bruno Esteves
                                                                                      Link com os dados do Carlos Xistra
                                                                                      Link com os dados do Cosme Machado
                                                                                      Link com os dados do Marco Ferreira
                                                                                      Link com os dados do Vasco Santos

Analisando as % de aproveitamento dos clubes nos jogos arbitrados pelo Duarte Gomes conclui-se que com a arbitragem deste arbitro a classificação destes últimos 8 anos seria:
F.C. Porto (conquista 89%dos pontos disputados com este arbitro)
2º Benfica (conquista 81% dos pontos disputados com este arbitro)
3º Sporting(conquista 67% dos pontos disputados com este arbitro)
4º Braga (conquista 42% dos pontos disputados com este arbitro)



F.C. PORTO! Os 89% dos pontos em disputa conquistados nos 12 jogos arbitrados pelo Duarte Gomes são ligeiramente superiores aos 80% de aproveitamento dos pontos em disputa com todos os restantes árbitros nos últimos 8 anos. O F.C Porto conseguiu acrescentar 2 pontos diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão assinalado por este arbitro nos 12 jogos dirigidos por este arbitro. Em termos de decisões arbitrais, o F.C. Porto com este arbitro beneficiou de um saldo favorável de 5 decisões arbitrais (2 penaltis e 3 expulsões).

BENFICA! 81% dos pontos conquistados nos 9 jogos arbitrados pelo Duarte Gomes são superiores em 3% aos 78% de aproveitamento dos pontos em disputa com os todos os restantes árbitros nos últimos 8 anos.  O Benfica conseguiu acrescentar 1 pontos diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão assinalado por este arbitro nos 9 jogos dirigidos por este arbitro. Em termos de decisões arbitrais, o Benfica com este arbitro beneficiou de um saldo favorável de 2 decisões arbitrais, (2 penaltis favoráveis).

Sporting! 67% dos pontos conquistados nos 12 jogos arbitrados pelo Duarte Gomes são ligeiramente superiores aos 62% de aproveitamento dos pontos em disputa com os todos os restantes árbitros nos últimos 8 anos.  O Sporting  não acrescentou nenhum ponto diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão assinalado por este arbitro nos 12 jogos dirigidos por este arbitro. Em termos de decisões arbitrais, o Sporting com este arbitro têm um saldo desfavorável de (-3) decisões arbitrais (beneficiou de 3 penaltis a favor e sofreu 1 penalti contra e 4 expulsões contra).

BRAGA! 42% dos pontos conquistados nos 15 jogos arbitrados pelo Duarte Gomes são  inferiores aos 60% de aproveitamento dos pontos em disputa do Braga com os todos os restantes árbitros nos últimos 8 anos.  O Braga acrescentou 1 ponto diretamente com um último golo de penalti ou após uma expulsão assinalado por este arbitro nos 13 jogos dirigidos por este arbitro. Em termos de decisões arbitrais, o Braga com este arbitro têm um saldo favorável de 2 decisões arbitrais (beneficiou de 2 penaltis e  3 expulsões e também sofreu 1 penalti e 2 expulsões contra).











Aqui estão os dados estatísticos discriminados do F.C. Porto nos jogos arbitrados pelo Duarte Gomes:



Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Benfica nos jogos arbitrados pelo Duarte Gomes:




Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Braga nos jogos arbitrados pelo Duarte Gomes:





Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Sporting nos jogos arbitrados pelo Duarte Gomes:



 Este arbitro (DUARTE GOMES) não altera em mais de 20% no rendimento médio de nenhum destes 4 clubes analisados, é pois, um arbitro que nestes 8 campeonatos não revela nenhuma tendência em especial que o possa inibir de ser nomeado para jogos das equipas candidatas ao titulo.
As decisões deste arbitro nos últimos 8 anos permitiram ao F.C. Porto ACRESCENTAR 2 PONTOS COM INFUÊNCIAARBITRAL DIRETA, o Braga ACRESCENTOU 1 PONTO COM INFUÊNCIA ARBITRAL DIRETA, o Sporting TEVE UM SALDO NULO DE PONTOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA DO DUARTE GOMES e o Benfica PERDEU 1 PONTO DIRETAMENTE COM INFLUÊNCIA ARBITRAL. O rendimento % de pontos conquistados nos jogos arbitrados pelo Duarte Gomes para o F.C Porto, Benfica e o Sporting são ligeiramente superiores as % medias destes clubes com os restantes árbitros, sendo que apenas o Braga desce de rendimento com este arbitro (-18% dos pontos conquistados).



Este arbitro não revela condições de imparcialidade para apitar algum dos 4 clubes analisados? Qual ou quais são os clubes em que os números revelam uma tendência?
Aguardamos o teu comentário/análise aos números estatísticos desde arbitro nos jogos que dirigiu o teu clube, ou algum dos 3 rivais ao teu.

2 comentários:

Filipe Rodrigues disse...

Boa tarde,

consegue me dizer quando foi a ultima vez que foi assinalado um penalti contra o FC Porto no seu Estádio, não estando o Porto em vantagem por mais de 1 golo!?

Cumprimentos e continuação de bom trabalho

Influência Arbitral disse...

Antes deste penalti cometido pelo Mangala na 20ª Jornada desta época 2013/14, o último penalti sofrido em casa pelo F.C. Porto foi na 2ª Jornada da época 2011/12, aos 2min. o penalti permitiu ao Gil Vicente fazer o primeiro golo do jogo, mas 10mi. depois o arbitro Rui Silva assinalou também um penalti favorável ao F.C. Porto, que assim anulou a desvantagem e mais tarde faz mais 2 golos vencendo o jogo por 3-1.

Podes ver todos os penalti a favor ou contra assinalados nos jogos do F.C. Porto, Benfica, Braga ou Sporting nas últimas 6 épocas em:
http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Penaltis%20-%20Compara%C3%A7%C3%A3o%20%286%20anos%29