terça-feira, 24 de setembro de 2013

ANÁLISE DISCRIMINADA DO ÁRBITRO E A % APROVEITAMENTO DE PONTOS DE CADA CLUBE

Esta 6ª jornada temos um F.C. Porto-Guimarães arbitrado pelo Pedro Proença, qual é a probabilidade do Porto ganhar? Certo é que nestas últimas 6 épocas em nenhum dos 13 jogos arbitrados pelo Pedro Proença, o F.C. Porto foi penalizado na disputa do jogo com decisões arbitrais desfavoráveis (Penalti ou expulsão), aliás ao invés beneficiou de 4 penaltis e 8 expulsões a favor em 6 desses jogos.

És adepto de futebol? Queres saber qual é a % de aproveitamento dos pontos em disputa que o teu clube conquistou com um determinado arbitro?
Então, estás no sitio certo. Para ficares a saber tudo, é só consultar a base de dados com o histórico dos últimos 5 anos.
 
 
Para uma análise objetiva da real influência das decisões arbitrais relevantes (Expulsões e Penaltis), agregamos todas as intervenções arbitrais, classificando-as de:
  • Favoráveis - os penaltis e expulsões de que uma equipa beneficia.
  • Desfavoráveis - os penaltis e as expulsões com que o arbitro penaliza uma equipa.

Neste blog pretendemos quantificar todas as decisões arbitrais relevantes (PENALTI OU EXPULSÃO) e determinar objetivamente a sua influência na alteração do marcador e dos pontos acumulados.  Nesta análise utilizamos somente as decisões efetivamente tomadas pelos árbitros. Consideramos ser um bom ponto partida para se aquilatar estatisticamente da existência ou não de alguma tendência no desempenho do árbitro. 
Os resultados oficiais devem ser o efetivo reflexo das capacidades competitivas e de desempenho das equipas. Estatisticamente, quando analisamos um grande numero de jogos devemos poder constatar que a equipa que revela ser mais competente é aquela que conquista mais pontos nas condições regulamentares, 11 para cada lado e sem influência arbitral direta (penalti decisivo).

Qualquer adepto atento ao fenómeno desportivo, mesmo antes de consultar os dados estatísticos,  reconhece que as decisões arbitrais são de grande importância na ordenação final da classificação de qualquer campeonato

Os dados e os números estão nos quadros que se seguem, agora a interpretação dos mesmos cabe-lhe a si. Esperamos que tenha sido útil e esclarecedor para si as informações deste blog e contamos consigo mais vezes neste espaço.
 
                                  Viva o espetáculo desportivo! Viva o golo!        

Dados estatísticos recolhidos no sitio da internet da LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL entre as épocas de 2008 a 2013, são 150 jogos de cada um dos candidatos ao titulo.





fontes: Liga Portuguesa de Futebol Profissional     e       Football-Lineups
http://www.ligaportugal.pt/              
 
 CURIOSIDADES: Os árbitros cujas decisões (penalti ou expulsões) provocaram uma maior alteração nos pontos acrescentados/perdidos diretamente com influência arbitral foram o Pedro Proença (+7 pontos para o F.C. Porto e -3 pontos para o Benfica) e o Carlos Xistra (+4 pontos para o Braga e -4 pontos para o Benfica). O Pedro Proença é o arbitro que mais jogos envolvendo os 4 candidatos apitou nos últimos 5 anos, apesar disso o Artur Soares Dias, com 31 decisões arbitrais favoráveis e 19 desfavoráveis foi o arbitro com mais penaltis e expulsões assinalados nos jogos dos 4 clubes aqui analisados.
 
Após consultar os dados, agradecemos os teus comentários com a indicação dos 2 árbitros que não querias ter nos jogos do teu clube e o motivo principal pelo qual rejeitavas esses? E se só fosse possível rejeitar apenas um, qual seria?
Convêm também informar o motivo pelo qual esses árbitros seriam os excluídos, se é:
1 - Pela baixa taxa de aproveitamento de pontos que o teu clube conseguiu nos jogos que esse árbitro dirigiu;
2 - Pelos pontos perdidos diretamente com as suas decisões (penalti ou expulsão);  
3 - Pelo o baixo numero de decisões favoráveis com esse árbitro; 
4 - Pelo alto numero de decisões desfavoráveis, 
5 - Simplesmente o rejeitas, por ser na tua opinião, o mais incompetente árbitro do quadro profissional. 


SE PRETENDER CONSULTAR O DETALHE DE TODOS OS JOGOS ARBITRADOS DE CADA UM DOS CANDIDATOS AO TITULO, CLIQUE NO LINK DO RESPECTIVO CLUBE:
ARBITRAGENS - F.C. PORTO (150 JOGOS)
ARBITRAGENS - S.L. BENFICA (150 JOGOS)
ARBITRAGENS - S.C. BRAGA (150 JOGOS)
ARBITRAGENS - SPORTING C.P. (150 JOGOS)

RESUMO DAS ARBITRAGENS POR CLUBE (150 JOGO)

10 comentários:

vafm67 disse...

.
Boas;

Quero começar por lhe dar os PARABÉNS pelo excelente trabalho levado a cabo neste blog!

Acho que devia fazer uma tabela só para os "resultados finais" e mais relevantes:

pontos.com.interferência.arbitral/pontos.sem.interferência.arbitral

fcp: 32/(375-32) = 9,33%
SLB: 10/(344-10) = 2,99%
scp: 17/(263-17) = 6,91%
braga: 13/(281-13) = 4,85%
( arredondamento à terceira casa décimal )

Estas minhas contas estão correctas?

Se as minhas contas estiverem correctas, e eu julgo que sim, então ...
Então, RESSALTA pelos olhos adentro que a percentagem de pontos com influencia arbitral ( em relação aos pontos sem influência arbitral ) do futebol CORRUPTO do porto é 3,12 vezes maior do que a do Benfica ( 9,33/2,99 ).

E as percentagens de pontos com influência arbitral ( em relação aos pontos sem influência arbitral ) do scp e do braga também são muito maiores do que a do Benfica.

É PRECISO SER-SE MUITO CEGUINHO/TRAFULHA PARA NÃO SE CONSEGUIR VER AQUI A ACÇÃO DO SISTEMA CORRUPTO DOMINADO PELO fcp ... !!!


Vitor Monteiro.
.

vafm67 disse...

.
Boas;

Não querendo abusar da sua boa vontade!

Parece-me que existem ainda outros dados que são bastante relevantes ...
- Numero total de cartões amarelos de cada uma dessas 4 equipas.
- Numero total de cartões amarelos dos adversários dessas equipas nos jogos disputados com cada uma delas.

Já deu para perceber que domina bem a área da Estatistica ...
CONSEGUE ARRANJAR ESTES DADOS?


Vitor Monteiro
.

Unknown disse...

Que grande palhaçada estas estatisticas!

Um exemplo/pergunta: Quem é que decide de quantas decisões foram favoráveis ou desfavoráveis para um ou outro clube???

Pergunto isto porque, avendo 10 milhões de adeptos e portanto cerca de 10 milhões de opiniões diferentes, quem é que lhe deu a certeza que os dados que o senhor avança aqui são suficientemente exactos???

Sincéramente, há adeptos doentes por causa de tanto fanatismo! Por favor, pare de pensar que todo o planeta terra e talvez a galáxia lactea estão diáriamente fazendo mal ao seu querido Benfica!

Vira o disco e toca o mesmo! Andam á 10 anos de rastos por terem um enorme complexo de superioridade (melão que nunca acába), têm dirigentes que só fazem mal ao vosso próprio clube, e são tão cegos que nem conseguem ver as coisa mais obvias!

Vocês se são tão bonzinhos, jogam tão bem á bola, porque será que desde os anos 60 não fizeram mais nada nas competições europeias??? Será que também é culpa do FCP, SCP etc etc etc????

meu deus do céu, peça tratamento ao seu médico!

Unknown disse...

esclarecimento: esses dados não fazem sentido! Especialmente desde que você não responder à pergunta "Será que a expulsão é claramente justificada"!

Nós todos sabemos que os critérios de apreciação de um árbitro para o outro pode ser diferentes! Eles não são diferentes porque o árbitro é necessariamente um fã de um clube rival, mas simplesmente porque o árbitro é acima de tudo um ser humano ... cada ser humano é diferente e, portanto, mais ou menos sensívél quando confrontado a uma situação similar.

A teoria da conspiração contra o SLB é realmente um tema que vocês amam, mas, honestamente, isso já cheira mas é a ridículo!

Basta olhar quantas injustiças são cometidas contra equipas ditas "pequenas". E basta ver um jogo entre duas equipas "pequenas" para observar que também nesses jogos os arbitros erram e vão continuar a errar...e isso não tem nada a ver com o facto do clube ser o SLB, FCP, SCP!

Influência Arbitral disse...

O nº de cartões amarelos também influenciam o desempenho no jogo certamente, mas aquilo que se pretendeu determinar são os pontos que objetivamente dependem duma decisão arbitral e isso só conseguimos comprovar nos resultados alterados diretamente por um último golo de penalti e após uma expulsão.

Mais relevante que o nº de cartões amarelos no desempenho das equipas é ainda o nº de jogadores impedidos de jogar por castigo disciplinar. Agradecemos a ajuda de alguém que nos possa facultar esses dados, uma vez que até a data ainda não nos foi possível complementar esta análise da influência arbitral com os dados do nº total de jogos de castigos que os atletas de cada um dos clubes cumpriu em cada época, pois as equipas mais penalizadas com castigos são as que menos uso na competição poderão dar de todo o seu potencial.

Influência Arbitral disse...

Ayrton Senna!!!....?
"Adeptos doentes por causa do fanatismo"..."Melão que nunca acaba"..."Andam a 10 anos de rastos"..."peça tratamento médico", apesar de considerarmos excessivos estes comentários para um blog que se pretende plural, de saudável convivência entre adeptos de diversos clubes, o seu comentário será publicado e será objeto do esclarecimento que se impõe:

Como pode verificar na LEGENDA logo quando entra neste Blog as decisões arbitrais neste Blog são consideradas favoráveis ou desfavoráveis consoante sejam penaltis/expulsões a favor ou contra, nem poderia ser de outra forma, pois se esse critério dependesse da uma opinião teríamos diversas interpretações diferentes. É para não termos que entrar por caminhos subjetivos que não centramos a nossa atenção a discutir se cada uma das decisões arbitrais foi correta ou incorreta, penso que concordas que só assim nos afastaremos dos tais "10 milhões de opiniões diferentes" com as quais provavelmente na maioria das vezes não encontraríamos uma interpretação da decisão arbitral que 75% dos adeptos partilhassem.

Neste blog se pretende simplesmente analisar estatisticamente a influência das decisões arbitrais relevantes(PENALTI E EXPULSÃO)no desempenho desportivo. Acreditamos que o critério utilizado é suficientemente objetivo para ser entendido por qualquer adepto de futebol, lamentamos que não tenha sido o seu caso.

Somente quem realmente tem interesse por dados estatísticos poderá tirar algum proveito da consulta deste blog.

Influência Arbitral disse...

Os "dados para si só fariam sentido" se para cada uma das decisões arbitrais, houvesse uma opinião subjetiva a definir que esse lance é penalti ou não. A sério? Quantos penaltis já foram claros para si e inexistentes para o vizinho que está na mesa ao lado no café? Qual desses dois dados escolheria como sendo o dado objetivo a utilizar "na sua analise que faz sentido"?
Objetivamente também conseguiria responder sempre de acordo com um adepto rival a pergunta que fez em cima se "foi uma expulsão justificada?"


Obviamente nem todos os árbitros têm a mesma interpretação dos lances, as injustiças são cometidas contra todos os clubes, e quer contra o SLB, FCP, SCP, ou equipas ditas pequenas vão continuar a errar como seres humanos que são, mas estatisticamente quando agregamos todas as decisões arbitrais o máximo que podemos constatar é que não houve uma alterações relevantes na classificação diretamente dependente duma decisão arbitral ou alguma tendência no caso de haver.

Unknown disse...

só respondo a uma coisa porque o senhor não entendeu a enorme ironia dos meus comentários! É incrivél que sejam sempre os outros os culpados e nunca se procure em casa o que estará "talvez" errado!

Enfim, estou de acordo consigo quando pergunta se estou sempre de acordo com o vizinho do lado quando confrontado com o mesmo lance. De facto, nem sempre.

Mas 99% (deixo 1% para duvidas eventualmente televisivas), se eu ponho o meu orgulho (pelo o meu clube de coração) de lado, poco muito bem admitir quando o arbitro erra, seja contra um lado ou contra o outro.

As estatisticas que o senhor tanto gosta, não mostra absolutamente nada!

Se o SLB beneficiar de 90 penaltis por ano, e que todos eles sejam clarissimos, a mim não me afecta o minimo do mundo. Se acontecer o mesmo com outros clubes igual.

A unica coisa que claramente não gosto é que se diga sempre que o pobre SLB é sempre alvo de mao julgamento por parte dos arbitros e que se queira sempre demostrar com contas tiradas de não sei onde e presentadas com molho á moda de também não sei onde que os adversários só ganham por causa disso.

pois assim, de ano para ano, continuam a "vender" a mesma propaganda desfarçada em estatistica super elaborada. Enfim, cada um o seu prazer.

Pedro disse...

Fabuloso trabalho. Os meus sinceros parabéns.
NOTA: o Link para os jogos do SLB "ARBITRAGENS - S.L. BENFICA (150 JOGOS)" está errado.

Influência Arbitral disse...

Obrigado,
Já corrigido o link.