terça-feira, 13 de maio de 2014

DADOS ACUMULADOS DAS 30 JORNADAS DA ÉPOCA 2013/14 


DADO ESTATÍSTICO A TER SEMPRE PRESENTE: Nas últimas 5 épocas anteriores aqui analisadas A EQUIPA COM MAIOR SALDO DE DECISÕES ARBITRAIS FAVORÁVEIS (PENALTI OU EXPULSÃO) ACABOU SENDO SEMPRE O 1º CLASSIFICADO NO FINAL DESSA ÉPOCA.

Será que a Liga Portuguesa decorrerá num Fotografia ?


EM 2013/2014 EXCECIONALMENTE A EQUIPA QUE MAIS DECISÕES ARBITRAIS FAVORÁVEIS BENEFICIOU NÃO FOI AQUELA QUE CONSEGUIU SER CAMPEÃ. 
Nestas 30 jornadas a equipa que competiu em melhores condições arbitrais foi o Sporting que Beneficiou de ter competido com um saldo favorável de 13 decisões arbitrais a seu favor (7 penaltis e 6 expulsões favoráveis). O F.C. Poro competiu beneficiando de um saldo de 10 decisões arbitrais favoráveis (9 penaltis e 1 expulsão) e o Benfica no saldo dos 30 jogos beneficiou de 9 decisões arbitrais favoráveis (5 penaltis e 4 expulsões).
Como já não é novidade na Liga portuguesa, este ano o F.C. Porto foi o campeão dos penaltis, tendo no total beneficiado de 13 penaltis favoráveis, o Sporting beneficiou de 11 grandes penalidades favoráveis, o Benfica já beneficiou de 9 penaltis e o Braga já beneficiou de 6 penaltis favoráveis nestas 30 jornadas disputadas.



                                                                                                                                              
 








 
 
 
Nos quadros seguintes de cada um dos clubes estão identificados todos os jogos em que um último golo de penalti alterou a distribuição de pontos ou em que ocorreu alteração pontual após uma expulsão. Identificamos assim todos os jogos com influência arbitral direta de uma decisão de um arbitro em concreto.
 
 



 
  
  









 



 
 
ESTÁ ÉPOCA ALÉM DE CONTINUARMOS A AGREGAR TODOS OS DADOS OBJETIVOS RELEVANTES (PENALTI OU EXPULSÃO)  QUE DIRETAMENTE PODEM INFLUENCIAR O RENDIMENTO PONTUAL DAS EQUIPAS COMO CONSTA NOS QUADROS EM CIMA, publicaremos também imagens de lances na área em que ocorreram ERROS ARBITRAIS COM INFLUÊNCIA DIRETA NUM GOLO. 

Pretendemos assim, tentar perceber quantas decisões relevantes no jogo poderiam ser corrigidas por um 4ª arbitro/observador independente com acesso as imagens televisivas (Caso fosse possível aos clubes contestar/solicitar o recurso às imagens em lances de golo ou penalti) no sentido de melhor preservar a verdade desportiva e expurgar a influência dos erros grosseiros no resultado final. Como acreditamos que não seria expectável ocorrer no mesmo jogo mais do que 4 golos duvidosos, limitava-se à 2 as decisões arbitrais passiveis de serem contestadas por equipa em cada jogo de modo a salvaguardar o jogo de demasiadas interrupções. Acreditamos que estes lances selecionados servirão de complemento à análise estatística dos pontos conquistados diretamente com  influência arbitral , uma vez que, vão PERMITIR IDENTIFICAR O PENALTI NÃO ASSINALADO POR ERRO DO ARBITRO, DETERMINA-SE ASSIM, AS DECISÕES ARBITRAIS  COM POTENCIAL PARA INTERFERIREM DIRETAMENTE NOS PONTOS CONQUISTADOS e TAMBÉM SE IDENTIFICA TODOS OS ERROS ARBITRAIS NA AVALIAÇÃO DE LANCES DE GOLO, ERROS ARBITRAIS QUE PROVAVELMENTE TIVERAM INFLUÊNCIA NO RENDIMENTO PONTUAL DOS 4 CANDIDATOS AO TITULO DURANTE ESTÁ ÉPOCA.


LANCES NA AREA, ERROS ARBITRAIS COM POTENCIAL INFLUÊNCIA NOS PONTOS CONQUISTADOS EM 2013/14 PELOS 4 CANDIDATOS AO TÍTULO

 

Na 1ª jornada
Lima é carregado pelas costas na área aos 93min. no Marítimo 2 - Benfica 1Jorge Sousa além de anteriormente já ter marcado um penalti a favor do Marítimo toma neste lance mais uma decisão arbitral desfavorável ao Benfica que lhe retira a possibilidade de acrescentar 1 ponto na classificação.




Na 2ª Jornada
Penalti mal assinalado pelo árbitro Hugo Miguel que permitiu a F.C. Porto fazer o 3-0 contra o Marítimo. http://www.youtube.com/watch?v=SSiMCfWbCHo&feature=player_embedded

 
Também na 2ª jornada, este remate é amortecido pelo Montero e o Rojo fez o 2-0 em fora de jogo, Artur Soares Dias fica mal na fotografia ao não descortinar este golo irregular, jogo em que o Sporting beneficiou ainda de 2 penaltis e o resultado final foi ACADEMICA-SPORTING: 0-4


 
Na 3ª jornada
Sporting 1 - Benfica 1, aos 83min. Cardozo é agarrado na área do Sporting, mas o árbitro Hugo Miguel não assinala penalti. Adeptos ferrenhos ou simplesmente simpatizantes, jornalistas, todos viram como se falseou mais um resultado, no final do campeonato seguramente os dois pontos retirados ao Benfica serão muito mais relevantes para se determinar o campeão que o ponto acrescentado ao Sporting. Estatisticamente, não é o Sporting quem mais beneficia das decisões arbitrais (penalti ou expulsão), conforme se pode constatar em DADOS ACUMULADOS ENTRE 2008-2013 (150JOGOS).


Antes o lance do golo do Sporting deveria ter sido invalidado por fora-de-jogo.
São dois erros do Árbitro Hugo Miguel com influência direta na repartição dos pontos.
O Sporting acrescentou 1 ponto e o Benfica acabou por perder dois pontos com essas decisões arbitrais desfavoráveis. Este árbitro ainda não está entre os principais árbitros cujo numero de penaltis e expulsões efetivamente assinaladas a favor e contra estão evidenciadas na base de dados dos últimos 5 anos desses árbitros.
 




Também nesta 3ª Jornada o F.C. Porto acrescenta 2 pontos com o golo irregular do Jackson, que fixa o 0-1 final em Paços Ferreira. (Erro do árbitro Rui Costa ao não sancionar o empurrão ao Gregory).
Ver as imagens em http://www.youtube.com/watch?v=KI0cORlkvAE&feature=player_embedded


      
          Ao blog a minha chama, o nosso obrigado.

Na 4ª Jornada
O Sporting abre o marcador aos 51min. frente ao Olhanense, o Olegário Benquerença não viu o fora de jogo do Montero. No final ficou 0-2 no Olhanense-Sporting. A imagem do lance do golo do Montero é a que se segue:

 
Anda nesta 4 jornada, no BRAGA-ESTORIL: 3-2, o João Capela apitou dois penalti, um para cada lado por faltas cometidas fora da área.  Também expulsou 2 jogadores do Estoril e um do Braga.
http://www.youtube.com/watch?v=2PWF4l_oDMw&feature=player_embedded

Na 5ª Jornada
No Sporting:1 - Rio Ave: 1, aos 74 minutos Carlos Xistra não viu o corte com a mão do defesa do Rio Ave. Penalti a favor do Sporting que ficou por marcar.
xistra

No Estoril 2 - F.C. Porto 2, aos 33 minutos, o Rui Silva transforma mão na bola fora da área em Penalti a favor do Estoril. O Estoril beneficia de uma decisão incorreta do árbitro.



No Guimarães 0 - Benfica 1, aos 69min., ainda com o nulo no marcador Lima é rasteirado na área mas Bruno Esteves nada assinala, ficou por marcar penalti a favor do Benfica. http://blogaleste.blogspot.com/2013/09/arbitragens-condicionadas.html#.UkqK6-zdKbg.email 

 
Na 6ª Jornada
 
No Benfica 1 - Belenenses 1, o Arbitro Jorge Tavares não invalida o golo do Belenenses em claro fora de jogo do Fredy que ao tentar cabecear a bola engana o Artur.
 
Neste jogo ficou também por assinalar um penalti a favor ao Benfica por agarrão ao Cardozo.

 

 
Também nesta 6ª jornada, o Pedro Proença inventou um penalti a favor do Porto, permitindo-lhe acrescentar mais 2 pontos com influência arbitral direta, no F.C. Porto 1 - Guimarães 0. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=B7qD_zA0wFU
 

 

Perante esta sucessão de erros até está jornada o Presidente do Benfica disse basta, veja em baixo o vídeo com essa entrevista após o jogo com o Belenenses.
 
Na 7ª Jornada
Nenhum erro arbitral relevante registado.
 
Na 8ª Jornada
Nenhum erro arbitral relevante registado. 2 semanas seguidas sem erros relevantes! Viva!!!
 
Na 9ª Jornada
No Belenenses 1 - F.C. Porto 1, aos 92min. fora de jogo mal assinalado pelo Manuel Mota, pois o jogador do Belenenses parte do seu meio campo, erro arbitral que permite ao F.C. Porto manter um ponto conquistado nesta jornada. 
 
 
 
 Na 10ª Jornada
No F.C. Porto 1 - Nacional 1, arbitrado pelo Carlos Xistra em que mais uma vez num lance de golo a Sport TV se esquece de pôr a linha amarela para esclarecer os adeptos quanto ao fora do jogo, aqui fica a imagem do golo do F.C. Porto.
 
 
 
Na 11ª Jornada
Académica 1 - F.C. Porto 0, aos 84 min, João Capela assinala penalti duvidoso a favor do Porto neste lance.
 
 
Na 12ª Jornada
No Benfica 2 - Arouca 2, Rui Costa apitou grande penalidade e depois voltou atrás com a decisão, deixando sem punição a mão do Bruno Amaro aos 15min. com o resultado em 0-0.
 
 
 
Na 13ª Jornada
Aos 29min. o arbitro Hugo Pacheco assinala incorretamente grande penalidade neste lance, que permitiu ao Adrien inaugurar o marcador no Sporting 3 - Belenenses 0. Aos 45 min. Montero é agarrado na área e desta vez o arbitro não assinala a grande penalidade (terá sido a lei da compensação?).
 
Neste mesma jornada o Lima fez o 1-1 contra o Olhanense em fora de Jogo, no Olhanense 2 - Benfica 3 arbitrado pelo Vasco Santos. 
Também nesta jornada o Jackson fez o 1-2 também em fora de jogo no Rio Ave 1 - F.C. Porto 3 arbitrado pelo Bruno Esteves.
 
 
 
Na 14ª Jornada
O lance que suscitou maior celeuma nesta jornada foi o golo invalidado pelo arbitro Manuel Mota ao Slimani mantendo-se até ao fim o 0-0 no marcador do Sporting-Nacional. Na nossa opinião o cabeceamento final foi mesmo precedido de dois empurrões como a imagem documenta. Somente se compreende a indignação do presidente do Sporting quando se compara este lance ao do golo do Jackson na 3ª jornada, contra o P. Ferreira, mas falta existiu em ambos os lances. 
 Agradecemos esta imagem de Colunas d'águias gloriosas
 
 
Na 15ª Jornada
Ainda com o resultado em 1-0, Artur Soares Dias, não assinala penalti num lance em que nitidamente Mangala intercepta a bola com a mão no Benfica 2 - F.C. Porto 0.

Na 16ª Jornada
O segundo golo do Rodrigo, quando ele e o Marcovic pressionam e roubam a bola ao defesa do Marítimo, o desarme parece ter sido do Marcovic ficando o Rodrigo em posição de fora de jogo.
Mais um penalti a favor do Benfica que o Hugo Miguel não assinala, por derrube ao Marcovic dentro da área no Benfica 2 - Marítimo 0.  Imagens do blog A MINHA CHAMA.



 
 
 
Na 16ª Jornada
Nesta jornada não houve erros arbitrais de especial relevo.
 
Na 17ª Jornada
No Sporting 0 - Académica 0, aos 72min., Halliche corta com o antebraço a bola para canto, como a imagem documenta. Sem o recurso as imagens televisivas não se consegue ter a certeza se a bola bate no ombro ou não, mas com recurso as imagens da tv ficou um penalti e 2º amarelo por assinalar pelo Paulo Baptista.
 
No Gil Vicente 1 - Benfica 1, existem duvidas em 2 lances na área do Gil Vicente, aos 52min. ainda com 0-0 no marcador e 11 contra 11 em campo, Rodrigo foi agarrado quando se preparava para finalizar na pequena área, (penalti por assinalar e expulsão perdoada), mais tarde aos 94min. Bruno Paixão assinala falta na área sobre Djuricic, lance que deixa dúvidas.
 
 
Na 18ª Jornada
Nesta jornada não houve erros arbitrais de especial relevo. Marco Ferreira teve um bom desempenho no Benfica 2 - Sporting 0 e o Cosme Machado teve apenas um lance passível de discussão, que foi o penalti assinalado a favor do F.C. Porto por mão na área aos 42min., permitindo ao F.C. Porto abrir o marcador na vitoria por 3-0 sobre o P. Ferreira. 
 
Na 19ª Jornada
No Sporting 1 - Olhanense 0, Hugo Miguel invalidou mal este golo ao Montero, após esse lance manteve-se o resultado até ao final sem alterações.
 
 
Na 20ª Jornada
Nesta jornada não houve erros arbitrais de especial relevo.
 
Na 21ª Jornada
No Belenenses 0 - Benfica 1, golo anulado pelo arbitro Jorge Ferreira ao Belenenses por fora de jogo. As leis do jogo dizem que deve ser assinalado o fora de jogo quando o jogador tiver interferência na jogada, o que não é inquestionável pelas imagens do lance.
  
 
 
 
 Na 22ª Jornada
Arbitragem desastrosa do portuense Vasco Santos no Setúbal 2 - Sporting 2, em que possivelmente terá errado em 5 lances de golo, ou seja começa logo com um primeiro golo mal invalidado ao Sporting por fora de jogo inexistente, depois valida um golo ao Slimani em que as imagens não esclarecem se a bola ultrapassou completamente a linha de golo e ainda assinala um penalti inexistente para cada uma das equipas.
 
No Benfica 2 - Estoril 0, o arbitro Paulo Baptista invalida incorretamente um golo ao Benfica por pretenso fora de jogo do Lima.
 
 Na 23ª Jornada
No Sporting 1 - F.C. Porto 0, erro do Pedro Proença ao não assinalar fora-de-jogo no lance do único golo do jogo.
 
 
  Na 24ª Jornada
  No F.C. Porto 1 - Belenenses 0, dirigido pelo Carlos Xistra. Expulsão forçada do defesa João Afonso aos 44 minutos por falta sobre o Jackson, uma vez que este ainda não tinha a bola dominada em clara condição favorável de avançar sem oposição para o golo como está previsto nas regras do jogo. Logo no inicio o arbitro não sancionou esta agressão do Mangala.
 
Na 25ª Jornada
João Capela não assinala o fora de jogo existente no lance do 1º golo do Nacional e assinala incorretamente um penalti favorável ao F.C. Porto por suposta falta sobre o Quaresma. Dois erros no Nacional 2 - F.C. Porto 1.
No Sporting 1 - Guimarães 0, Nuno Almeida invalida mal um golo ao Sporting por suposto fora de jogo do Montero. Também perdoa o 2º amarelo ao Slimani por simulação e ao Adrian por falta grosseira.
 
Na 26ª Jornada
Nesta jornada não houve erros arbitrais de especial relevo.
 
Na 27ª Jornada
Nesta jornada não houve erros arbitrais de especial relevo.
 
Na 28ª Jornada
Nesta jornada mesmo acontecendo erros arbitrais, como a falta sobre o Rodrigo na área que o Carlos Xistra não assinala, não tiveram qualquer relevância na classificação final, tendo as 3 primeiras posições ficado entregues nesta jornada.
 
Na 29ª Jornada
Nesta jornada não houve erros arbitrais de especial relevo.
 
Na 30ª Jornada
O arbitro Rui Costa assinalou mal o penalti que permitiu o 2-1 no clássico F.C. Porto-Benfica
http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/interior.aspx?content_id=3855906

34 comentários:

roberto disse...

e a entrada para vermelho directo do maxi ? tambem influenciou o resultado ou só ve o que lhe convem ?

Anónimo disse...

Claro que a expulsão do Maxi Pereira não importa...

Jorge Pina

Fura-Redes disse...

Excelente trabalho que fazem aqui. Já fiz o link no meu blog
abraço

Anónimo disse...

Hugo Miguel, salvo erro à duas épocas atrás foi o interveniente no Académica - Benfica com vários lances duvidosos, recordo-me do penalti escandaloso sobre o Aimar onde assinalou falta contra o Benfica.

Este Hugo Miguel, foi o senhor que na última jornada do último campeonato apareceu no Paços Ferreira - Porto transformando uma falta fora da área de baliza em Penalti.

E agora surge como protagonista neste Sporting - Benfica.


Sugeria uma análise comparativa num contexto de ascensão na carreira de alguns árbitros, relativamente aos jogos dos três grandes, penaltis, expulsões etc beneficiados ou prejudicados.

Continuação de um lindo Trabalho
WikiEagle

Joaquim Rato disse...

Parabéns pelo trabalho!!!
Um trabalho sobre como vivem ex-árbitros. Dava um livro muito interessante.

Anónimo disse...

Atencao que nao ha falta sobre o lima nos barreiros.
Um pouco de isencao por favor! So' assim este blog teria alguma piada...se e' mais um a fazer choradinhos (seja de que clube for), nao tem interesse!

Influência Arbitral disse...

Caro Anónimo,
Neste blog o interesse principal realmente não é "fazer o choradinho", emitir juízos de valor ou qualificar todas decisões arbitrais relevantes, mas sim objetivamente quantificar e determinar estatisticamente o seu efeito direto na alteração da pontuação das equipas, pois sempre tivemos consciência que doutra forma entraríamos num campo mais subjetivo, em que dificilmente haveria um consenso generalizado nos lances ou nas imagens selecionadas.
Mesmo reconhecendo esta limitação decidimos esta época acrescentar as referidas imagens de potenciais erros de avaliação em lances de golo,numa tentativa de complementar os dados objetivos que sustentam a existência deste blog. Acreditamos que esses lances vão permitir mais comentários e uma maior interação entre os seguidores/participantes deste blog.

Em todo caso, é com agrado que vemos que apenas discorda da nossa avaliação num dos 9 lances de área selecionados como erros arbitrais.

JÁ OCORRERAM DE FACTO DEMASIADOS ERROS ARBITRAIS NESTE INICIO DO CAMPEONATO, poderíamos ter oficialmente uma classificação bastante diferente, pois estamos a falar potencialmente de 9 golos indevidamente influenciados por decisões arbitrais (ou 8 golos pela sua opinião) nestas 4 primeiras jornadas.

Anónimo disse...

Se quiser acrescentar estaticas, experimente jogadores castigados para os jogos com essas 4 equipas. Vamos ver como na proxima semana o benfica vai ser beneficiado com um vermelho e uma serie de amarelos a favor... como foi com o maritimo á 2 anos..

TF

Superaguia1904 disse...

O contacto do jogador do Marítimo na perna de Lima foi claro, tal como foi a falta sobre o Gaitán na 1ª parte do jogo (e que nem sancionada foi!).

Os 9 lances aqui identificados revelam erros evidentes em situações simples de jogo, que demonstram uma grave impreparação dos árbitros!
Ainda nesta 4ª jornada aconteceram mais «falsos penalties» escandalosos assinalados no Braga-Estoril.

Ora, a recorrência destas situações ao longo das épocas demonstra que, contrariamente ao que Vitor Pereira diz, os erros não têm servido para os árbitros aprenderem ou melhorarem as suas exibições! Ao longo das épocas os mesmos erros e a mesma dualidade de critérios se repetem!

E, depois, era interessante estudar a correlaçao entre as classificações dos árbitros e as suas exibições. Serão os árbitros que cometem menos erros com influência no resultado, os melhores classificados? Nem que se limitasse a análise aos árbitros internacionais, os dados resultantes seriam interessantes. Porventura o erro compensa, não?

Antes de se profissionalizarem os árbitros, é preciso varrer com os que não são sérios ou são comprovadamente incompetentes. Há histórico suficiente para essa triagem. Ou o Presidente da Comissão de Arbitragem Vitor Pereira põe ordem na mesa, ou é igual à mediocridade. É tempo de se obter a resposta.




vafm67 disse...

.
http://aguia-real.blogspot.pt/2013/09/blog-post_18.html

Se quiserem utilizar as imagens para denunciar a criminosa dualidade de critérios anti-SLB por parte do trafulhas do apito ...

ESTEJAM À VONTADE!
.

vafm67 disse...

.
http://aguia-real.blogspot.pt/2013/09/blog-post_1...

Se quiserem utilizar as RECENTES/NOVAS imagens para denunciar a criminosa dualidade de critérios anti-SLB por parte do trafulhas do apito ...

ESTEJAM À VONTADE!

MAIS PROVAS: MAIS CORRUPÇÃO!
MAIS IMAGENS ESCLARECEDORAS/ESCANDALOSAS: MAIS CORRUPÇÃO!
.


Anónimo disse...

é tão óbvio que isto é escrito por adeptos do Benfica, quando perdem pontos vêm sempre TUDO, quando ganham, como por exemplo no jogo contra o Vitória SC já fazem vista grossa à dualidade de critérios do arbitro, que expulsa com facilidade um gajo do Vitória, mas para dar amarelos ao Benfica é complicado...
O que vale é que nem nos sonhos mais molhados dos adeptos do Benfica, eles ganham o título este ano, por isso posso dormir descansado e comer muitas pipocas enquanto vejo o plantel dos 130 milhões a empatar com o último classificado do campeonato(na altura). Ou o plantel dos 130 milhões a suspirar pelo apito final contra um equipa que há 2 anos atrás estava na 2ª liga.

Influência Arbitral disse...

Neste blog o relevante não é o que está escrito mas sim os números e dados objetivos recolhidos, seguindo o mesmo critério para todas as equipas em determinar os pontos COM INFLUÊNCIA ARBITRAL. É um critério objetivo que qualquer adepto consegue entender, o que se pretende é:

DETERMINAR TODOS AS ALTERAÇÕES PONTUAIS QUE ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL (PENALTI OU EXPULSÃO). NINGUÉM CONSEGUE NEGAR QUE SENDO O ÚLTIMO GOLO DE UMA EQUIPA MARCADO ATRAVÉS DE UM PENALTI OU SEMPRE QUE OCORRE UMA ALTERAÇÃO NO MARCADOR APÓS UMA EXPULSÃO, OBJETIVAMENTE ESSES PONTOS ACRECENTADOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DE UMA DECISÃO ARBITRAL FAVORÁVEL.

Quanto a questão de qual será a equipa que vai ser campeã no final do ano, é com tristeza que se constata que com base nesta amostra de somente 7 jornadas, já consegues saber como vai decorrer o resto da época. Será que, afinal os adeptos de todos clubes, conseguem claramente ver uma tendência arbitral nesta pequena amostra de 7 jogos, já interiorizaram que nos restantes jogos que faltam disputar jamais será possível inverter a tendência arbitral atual com o quadro de árbitros atual na Liga ZonSagres.

Como consegues detetar antes mesmo de se jogar que o "plantel dos 130 milhões" não será campeão este ano? Pois até este momento nenhuma das equipas grandes ainda chegou a 80% do seu potencial, ou perto do rendimento necessário para destacadamente ser melhor que as restantes equipas.

Anónimo disse...

Trabalho fantástico.

Obrigado.

cincoAzero disse...

Esse lance do Fredy na Luz tem sido vendido pela propaganda como um erro mas a meu ver não o é.
Não é por acaso que ninguém o prostestou no momento, nem na transmissão televisiva feita pelo canal da casa.
Atendendo ao que diz a lei "impedir que um adversário possa jogar a bola, obstruindo claramente o seu campo de visão, ou fazendo gestos que no entender do árbitro possam ser fator de engano ou diversão", o lance é legal.
Fredy não influi o campo de visão. Artur tem possibilidade de acompanhar toda a trajectoria da bola.
esta imagem é esclarecedora disso mesmo http://3.bp.blogspot.com/-hfmL5yQeqUw/Ukg5vYBgf6I/AAAAAAAAAwk/PMmvyv6YQP4/s1600/Benfica+1+-+Belenenses+1,+golo+em+fora+de+jogo+do+belenenses.png

cincoAzero disse...

e é a soma destes lances que depois enviesam o resultado final da análise e o beneficiado é sempre o mesmo ...

http://i1.ytimg.com/vi/PlFYq6Y_arE/hqdefault.jpg

cincoAzero disse...

uma pergunta
se num jogo entre a equipa A e B, para a equipa A foi considerado uma decisão do arbitro desfavoravel não obriga necessariamente que para a equipa B tenha havido, nesse jogo, uma decisão favorável ?

Anónimo disse...

Qual é a duvida, obviamente que sempre que acontece um penalti ou expulsão, essa intervenção arbitral relevante no jogo será sempre uma decisão arbitral favorável para uma das equipas e uma decisão arbitral desfavorável para a outra equipa que participa nesse jogo.

Influência Arbitral disse...

Como podes afirmar que o Fredy não interfere a jogada, basta ver a imagem para se perceber que o Artur só se pode lançar para um dos lados depois da bola passar pelo Fredy, o que pela distancia em que o Fredy se encontra da linha de golo não lhe dará tempo nescessário de chegar a bola.
Vendo a imagem publicada neste blog se estivesses no lugar do Artur nesse mometo em que a bola vem em direção ao Fredy queComo se pode afirmar que o Fredy não interfere a jogada, basta ver a imagem para se perceber que o Artur só se pode lançar para um dos lados depois da bola passar pelo Fredy, o que pela distancia em que o Fredy se encontra da linha de golo não lhe dará tempo nescessário de chegar a bola.
Vendo a imagem publicada neste blog se estivesse no lugar do Artur nesse mometo em que a bola vem em direção ao Fredy, movimentando ele também ao encontro da bola acreditarias mesmo que esse jogador jamais desviaria aquela bola, ...a sério?
É precisamente para evitar opiniões e interpretações pessoais que são sempre subjetivas, é que neste blog só nos concentramos em analisar estatisticamete as decisões arbitrais (PENALTI OU EXPULSÃO) efetivamente tomadas pelo arbitro e quato a esses dados utilizados objetivamente todos s adeptos compreendem e aceitam sem discução que quado são a nosso favor nos permite melhorar o rendimento ou quando são contra claramente prejudicam o desempenho da nossa equipa.

cincoAzero disse...

Qual a dúvida? A dúvida surge quando nos quadros anexos há jogos entre as equipas e é considerado que para uma a arbitragem teve decisões favoráveis e para outra teve decisões neutras

cincoAzero disse...

A imagem publicada exemplifica claramente que Fredy não se encontra entre a origem do remate e o Artur.
Artur tem possibilidade de acompanhar toda a trajectória da bola.
'unindo' os pontos A autor do remate B fredy C Artur, resultaria num 'escaleno' algo que não seria possível se fredy obstruí-se o campo de visão do Artur.

Influência Arbitral disse...

Mas enquanto o Artur não confirma que o Fredy não desvia a bola não se pode atirar para nenhum dos lados, esse tempo que ele tem de retardar a decisão de se atirar é que lhe faz não ter tempo de chegar a bola pois o Fredy já esta perto da linha de golo. Nesse lance o Artur teve de esperar que a bola passe pelo Fredy que se está a movimentar ao encontro da bola para ter a certeza para que lado se deve atirar.

Para que conste, não pretendemos desviar as atenções com as diversas interpretações possíveis para cada lance, consoante as nossas preferências clubísticas, reafirma-se que neste blog não se pretende analisar exaustivamente se as decisões arbitrais foram boas ou más, pois tal implicaria muita subjetividade e diversas interpretações diferentes.

Anónimo disse...

Amigo isso com renie passa tanta desculpa para o desastre de epoca do benfica fogo vao ao medico tanta depressao para esses lados,tu e todos os benfiquistas choram e nos FCP ganhamos 2 jogos contra o sporting levados ao colo ainda tens o descalabrio de vir chorar para aqui??

vafm67 disse...

.
Boas;

Além deste duplo-penálti CLARÍSSIMO ...

Ainda existe outro lance, na sequência ( salvo erro ) de um lançamento do Máxi na direita, em que também me pareceu claramente que um defesa do arouca saltou à bola com os braços levantados e desviou irregularmente a bola com o braço direito.
A jogada aconteceu na primeira parte!

CONSEGUEM ALGUMA IMAGEM DESSE LANCE ... ???
.

vafm67 disse...

.
http://aguia-real.blogspot.pt/2013/12/blog-post_9.html
.

O Anti Lampião disse...

no jogo da 15º jornada o único lance ilustrado é o do Mangala !!!
que não seja por falta de imagens http://www.oantilampiao.blogspot.pt/2014/01/soares-dias-tambem-qui-homenagear.html

cincoAzero disse...

mais um lance à Capela
http://www.oantilampiao.blogspot.pt/2014/02/mais-uma-capelada.html

André Gomes disse...

Se isto quer ser um blog estatístico de forma a retirar conclusões quase fidedignas sobre arbitragem e quem é mais beneficiado, vai num caminho completamente errado. Comecei por gostar muito da roupagem, com análise estatística de 200 jogos... Muito bom e muito trabalho ai. Mas num jogo como o da 15ª jornada, quando uma possível grande penalidade contra o Benfica (aceito também que não se marque, pois parece-me um contacto natural em futebol) se transforma numa expulsão erradíssima de Danilo, quando Quaresma sofre um penalti claríssimo e quando Jackson é impedido de continuar isoladíssimo para a baliza e quando só se fala na grande penalidade de Mangala, estragas esse trabalho todo... É de uma desonestidade intelectual gritante. Mostra ao que vens. Pensava que finalmente tinha encontrado um site (independentemente do seu clube) em que poderia aferir realmente, a influência dos erros no campeonato, mas afinal encontrei alguém que faz grande trabalho, em quantidade, mas que é feito com graves omissões e só num sentido. Tenho pena, foram mais umas horitas que perdi... e penso que aquilo que estás a criar (e que poderia ser quase uma tese académica), é tb uma perda de tempo...

Cumprimentos

Influência Arbitral disse...

Caro André Gomes,
Neste blog agregamos os dados estatísticos de todas as grandes penalidades e expulsões assinaladas, que é realmente a única forma de obter objetivamente alguma tendência arbitral, se ela de facto existir.
O dado de maior relevo neste blog, é a contabilização de todas essas decisões arbitrais (penaltis e expulsões) que influenciam o rendimento desportivo dos clubes. - Análise objetiva.

Mas para complementar o objetivo primeiro deste blog (DADOS ARITRAIS OBJETIVOS), cujos dados consideraste "quase tese académica", o que muito nos honra, decidiu-se criar um "post" com os lances dos possíveis erros arbitrais. Esta análise foi uma forma de detetarmos outros dados de decisões arbitrais que influenciaram o rendimento desportivo das equipas e que com base nos dados estatísticos objetivos recolhidos no blog nunca seriam detetados - Análise subjetiva, que como não podia deixar de ser implicaria sempre uma visão, opinião, interpretação com o qual nem todos concordarão. Mesmo não concordando com os lances selecionados como possíveis erros arbitrais, os participantes podem utilizar este espaço para colocar as suas opiniões através de comentários. Acredito amigo, que qualquer que fossem os lances selecionados nunca se obteria uma unanimidade nos adeptos dos diversos clubes, haveria sempre adeptos com visões diferentes da minha ou da tua.

Anónimo disse...

Puro e autentico carregamento do benfica ao colo... O porto é roubado, o sporting para a taça é roubado mas isso não interessa...Pensei que era diferente mas é mais da mesma mer...

Anónimo disse...

no mínimo incrível a análise dos lances da 9ª jornada, onde retiram pontos ao Porto num lance que não chegou a dar golo a favor da equipa adversária; na 10ª jornada, onde quem marca não é o jogador do FC Porto mais adiantado mas sim o jogador por trás dele que está em linha de jogo; e na 13ª jornada no Rio Ave - FC Porto em que mesmo com linha de fora-de-jogo a mostrar a posição regular conseguem ajuízar erro de arbitragem!! continua a perder tempo lol

Anónimo disse...

Xiiiii... lol Por esta altura já trocou as pipocas por Rennie. Para não falar das insónias que deve ter neste momento.
Quanto ao Site, muitos parabéns, excelente trabalho.

Anónimo disse...

Excelente blog para benfiquistas ler , nao sao nada imparciais. .....

cincoAzero disse...

só para acrescentar mais uma imagem do Beto adiantado no momento do penalti
http://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B00062c96/7945966_ZTc5z.jpeg