quarta-feira, 30 de julho de 2025

Basta ver o quadro comparativo de golos marcados e penáltis usufruídos para sabermos o nível de viciação na Liga Portuguesa

Em média é necessário fazer 4 remates dentro da área enquadrados com a baliza para marcar 1 golo.

Sendo o futebol, um jogo de probabilidades, é certo que num único jogo poderá uma equipa fazer 10 remates a baliza e perder contra outra que só fez 4 remates, mas quando agregamos mais de 100 jogos, a equipa que fez 1.000 remates (100*10) vencerá mais vezes do que a que fez apenas 400 remates nesses 100 jogos. É por isso que em 10 campeonatos de 34 jornadas (340 jogos), pelo nº de golos marcados tendemos a conseguir identificar facilmente as equipas mais fortes, pois as melhores equipas tendem a marcar mais golos que as demais. E como para ser candidato ao titulo há que marcar muitos golos, logo é obrigatório chegar muitas mais vezes a área do que os rivais, desse modo é expetável que obriguem os seus adversários a cometer muitos penáltis, é por essa razão que em Portugal como em todo o mundo, esperamos encontrar sempre uma correlação entre a capacidade das equipas em marcar golos e a quantidade de penáltis que conseguem. Se virmos o que aconteceu por essa Europa fora, foi:

  • Nesta última década em França, o PSG é a equipa que marcou mais golos, consequentemente também foi a que usufruiu de mais penáltis. Em condições arbitrais normais é isso que ocorre. É óbvio que também foi a que teve mais sucesso desportivo.
  • Nesta última década em Inglaterra, o Manchester City é a equipa que marcou mais golos, consequentemente também foi a que usufruiu de mais penáltis. Em condições arbitrais normais é isso que ocorre. É óbvio que também foi a que teve mais sucesso desportivo.
  • Nesta última década na Alemanha, o Bayern Munique é a equipa que marcou mais golos, consequentemente também foi a que usufruiu de mais penáltis. Em condições arbitrais normais é isso que ocorre. É assim por todas as Ligas em que não há uma viciação arbitral tão vincada como na Liga da VARgonha. Só em Portugal é que ocorre o insólito caso da Benfica ser a equipa que marca mais golos, mas são o Sporting e o FCP as equipas que usufruíram de mais penáltis. Tu queres ver que os golos do Benfica são todos marcados de fora de área? Quantos Isais jogaram no Benfica na última década, quantos extraordinários rematadores de longe houve?
  • Em Portugal, o Benfica é a equipa que marca mais golos, o Sporting foi a equipa que usufruiu de mais penáltis e como todos sabemos, as equipas que obtém sucesso desportivo são as que dominam a sua Liga, as que beneficiam de penáltis do que todos os outros candidatos. É evidente que as condições arbitrais na Liga Portuguesa não são normais, nunca poderiam ter sido assinalados mais penáltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica nos últimos 10 campeonatos, pois, os plantéis apresentados pelo Benfica nesse período revelaram-se bastante superiores aos apresentados pelo Sporting, qualquer equipa para conseguir marcar só por si mis 102 golos que o rival tem de chegar muitas mais vezes a área adversária que esse rival, tem de ocorrer mais infrações na área do que ocorre nos jogos do rival.
Aqui está o quadro resumo da última década, onde se constata que sem o efeito dos penáltis, o Benfica teve a capacidade de marcar mais 102 golos do que o Sporting e que só o facto de os árbitros terem concedido ao Sporting uma vantagem de 22 penáltis sobre o Benfica, permitiu que o Sporting tenha marcado 724 golos e o Benfica 804, ou seja a diferença de 102 golos marcados foi substancialmente reduzida para 80 golos. Quando agregamos dados de 10 épocas, todos os candidatos deveriam obter em média 1 penálti a cada 8 golos marcados, é inaceitável que seja concedido ao Sporting 1 penálti a cada 7 golos que consegue marcar, enquanto em média o Benfica necessita marcar 10 golos para lhe ser assinalado 1 penálti favorável!


O Benfica só poderá aspirar a títulos quando conseguir condições arbitrais equiparáveis ao Sporting ou FCP! Benfica não pode continuar a usufruir de 1 penálti a cada 10 golos como o Braga, enquanto o Sporting e o FCP estão a usufruir de 1 penálti a cada 7 golos marcados! Os responsáveis pela arbitragem tem de corrigir esta evidente desigualdade competitiva em Portugal!


Portugal é o única Liga, em que a equipa mais dominadora, a que marca claramente mais golos (Benfica marcou 804 golos, enquanto FCP marcou 729 e o Sporting marcou 724 golos), não é nem a que teve mais penáltis, nem sequer é a 2ª equipa com mais penáltis na Liga Portuguesa.
É inadmissível, encontrarmos uma diferença de 22 penáltis entre o Sporting e o Benfica! Com essa enorme diferença de penáltis, o Conselho de Arbitragem está claramente a desvirtuar a luta pelo titulo em Portugal, pois o Benfica tem sido colocado em clara desvantagem arbitral em relação ao Sporting ou FCP. É por isso, que vemos que o Taremi nas 4 épocas de FCP, marcou 91 golos (53 golos só por si mais 38 golos de penaltis) e o Gyokeres em 2 épocas no Sporting marcou 97 golos (58 só por si e 39 golos de penálti). Já o avançado com mais sucesso no Benfica nesse período, o Jonas no Benfica marcou 137 golos (115 golos só por si e 22 de penálti). É uma grande diferença, usufruir de 22 golos de penáltis em 5 épocas para 39 golos de penáltis em 2 épocas. É óbvio que as condições arbitrais com que um avançado Sportinguista ou Portista usufruíram são incomparavelmente superiores as concedidas ao avançado Benfiquista.

Sem comentários: