Tal como já tinha sido vergonhoso vermos o Luís Godinho a apitar o seu 4º jogo do Sporting, logo na 18ª jornada (garantiu 4 vitórias do Sporting em 4 jogos, 12 pontos), Fontelas Gomes quer garantir 24 pontos para o Sporting ao nomear o Fábio Veríssimo para a deslocação a vila da Aves na 23ª jornada.
Estas foram as intrigantes nomeações do Fontelas Gomes para a 23ª jornada:
- Braga - Nacional, nomeado Cláudio Pereira natural do Porto e arbitro da A. F. Aveiro, que já apitou neste campeonato 2 jogos do Benfica, 1 do FCP e 1 do Sporting. Inacreditavelmente, como o Sporting perdeu no 1º jogo que apitou do clube nesta temporada, não voltou a ser nomeado para jogos do Sporting, ele que na temporada passada até teve direito a um excecional 5º jogo do Sporting (terminaram em 5 vitórias). Na temporada passada, este arbitro acabou sendo sucessivamente nomeado para Alvalade pelo Fontelas Gomes, já que ia garantindo a vitória do Sporting, na 6ª, 12ª, 16ª, 24ª e na 30ª jornada. Acabou assim, controlando excecionalmente 5 jogos de 1 candidato ao titulo numa mesma temporada, quando normalmente no máximo são atribuídos 4 jogos da mesma equipa. Árbitros consagrados, com várias épocas a ostentar as insignias de arbitro internacional, bastante experimentados após muitas temporadas em atividade (João Pinheiro, Artur Soares Dias, Pedro Proença, Jorge Sousa, Olegário Benquerença que tiveram a responsabilidade de apitar 23 dos últimos 33 clássicos entre o Benfica e o FCP, as 2 equipas que tem dominado a Liga nestes últimos 17 campeonatos), não tiveram nunca o privilégio de dirigir mais do que 4 jogos do Benfica, F. C. Porto ou Sporting na mesma temporada. Já tínhamos visto, árbitros que estão na sua última temporada a serem nomeados para o seu 5º jogo nas últimas 2 jornadas, de modo a permitir que se despedissem em beleza perante os adeptos que n,
- Benfica - Boavista, nomeado José Bessa, jovem arbitro da A. F. Porto que se estreou na 1ª Liga na temporada passada em que dirigiu 11 jogos e na atual época 2024/25 ainda só dirigiu 5 jogos da 2ª Liga e apenas 1 jogo da 1ª Liga, na 6ª jornada no empate entre o Rio Ave e o Estoril, jogo discreto em que não assinalou nenhuma grande penalidade ou expulsão e agora foi presenteado para dirigir o seu 2º jogo da 1ª Liga, logo de um candidato em pleno Estádio da Luz. Para VAR deste jogo foi nomeado, Fábio Melo também da A. F. Porto.
- AFS Aves - Sporting, nomeado Fábio Veríssimo para o seu 4º jogo do Sporting, ele que já dirigiu nesta temporada 2 jogos do Benfica, coincidentemente as 2 primeiras derrotas do Benfica no campeonato na 1ª e 16ª jornada. Após esta 2ª derrota em 2 jogos, jogo em Benfica perdeu a liderança, na jornada seguinte o Benfica perdeu novamente, desta vez com o Luis Godinho no apito (17ª jornada) e voltou a perder na 19ª jornada com António Nobre a apitar. Para VAR do AFS Aves-Sporting foi nomeado Manuel Oliveira da A. F. Porto.
- F. C. Porto - V. Guimarães, nomeado António Nobre para o seu 1º jogo do FCP nesta temporada, ele que já apitou 2 jogos do Sporting e 2 jogos do Benfica em 2024/25. Como VAR foi nomeado Rui Costa da A. F. Porto, tal como José Bessa que vai ser o AVAR.
É com grande tristeza pela verdade desportiva que vemos que, sendo Fontelas Gomes conhecedor das tendências de cada árbitro, como qualquer de nós, adeptos atentos ao fenómeno arbitral, tem vindo a utilizar os árbitros consoante o seu interesse desportivo de favorecer o Sporting, tal como já havia feito na temporada passada, em que utilizou os 5 violinos para controlarem 10 das 17 deslocações na caminhada do Sporting campeão 2023/24, no total controlaram 14 dos 34 jogos do Sporting, na atual temporada 2024/25, com esta nomeação feita para a 23ª jornada já é o 11º jogo do Sporting a ser dirigido por 1 dos violinos (Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins, António Nobre, Nuno Almeida). Felizmente para a verdade desportiva do campeonato 2024/25, Nuno Almeida já se retirou após a 8ª jornada, não tendo dirigido nenhum jogo do Sporting ou do Benfica, ele que na época 2023/24 após ter ajudado o Sporting a conseguir 4 vitórias foi presenteado com um 5º jogo na 31ª jornada (FCP 2 - Sporting 2). Nuno Almeida fez por merecer terminar a carreira em beleza na festa do título do Sporting, mas Fontelas Gomes não conseguiu deixar o campeonato decorrer dentro da normalidade, achou que precisava imperativamente do seu contributo no difícil jogo do Sporting no Dragão, quando ainda faltavam disputar 4 jornadas (12 pontos) para se decidir o campeão. Esta necessidade de Fontelas Gomes nomear sistematicamente os 5 violinos nos jogos complicados que o Sporting vai enfrentar, quer na temporada passada quer na atual, é um indício muito significativo do que é a Liga da VARgonha.
Já tínhamos alertado aqui neste bolg no dia 05/01/2025 para o estranho facto de Fontelas Gomes ter sentido necessidade de nomear por 3 vezes na 1ª volta, o Fábio Veríssimo e o Luís Godinho para controlarem os jogos do Sporting, garantindo desse modo 7 vitórias do Sporting, contra o Benfica, FCP, Braga, Boavista, Famalicão, Rio Ave e Nacional. Qualquer um que acompanhe a Liga Portuguesa sabe que os jogos que o Sporting corre mais riscos de perder pontos são quando defronta um rival direto (Benfica e F. C. Porto, também contra o Boavista), ou quando vai jogar fora de casa, é que existe efetivo risco de perder pontos quando vais visitar a pedreira em Braga, Famalicão, Rio Ave, Nacional ou o AFS Aves, ou seja até ao momento, Fábio Veríssimo e o Luís Godinho já foram utilizados para controlar 8 jogos do Sporting neste campeonato 2024/25. Se Fábio Veríssimo fizer o que tem feito pelo Sporting neste próxima visita a vila das Aves, então teremos o previsível mesmo sendo incrível feito estatístico de 10 vitórias em 11 jogos nos quais foram arbitrados por Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins, António Nobre (4 dos 5 violinos com que o Sporting se banqueteia no atual quadro de árbitros da Liga Portuguesa). Cada vez que é nomeado 1 dos 5 violinos, é a garantia de que o Sporting vence, só em Moreira de Cónegos, o António Nobre mesmo concedendo 1 penálti favorável ao Sporting logo aos 10 minutos, ainda assim o clube não conseguiu evitar ser derrotado, não conseguiu evitar que este fosse o último jogo de João Pereira como treinador do Sporting. João Pereira estreiou-se contra o Amarante (este jogo não conta para aferir da sua qualidade), poderemos afirmar que foi muito mau treinador no Sporting, mas mesmo sendo péssimo aproveitou a nomeação de Fábio Veríssimo para conseguir a sua única vitória nos 90 minutos regulamentares (Sporting 3 - Boavista 2), nos restantes jogos averbou 4 derrotas e 2 empates. Apesar de Fontelas Gomes ter utilizado o Fábio Veríssimo no jogo do Sporting na 14ª jornada, mesmo assim, o voltou a nomear para 16ª jornada, aos olhos do Fontelas Gomes era o arbitro que mais garantia lhe dava que o Sporting iria obter um bom resultado contra o Benfica nessa 16ª jornada, pois o Benfica já estava 1 ponto a frente do Sporting, logo caso vencesse o Sporting ficaria a 4 pontos tendo ainda de ir a Luz na 2ª volta. Por aqui se percebe o desespero do Fontelas Gomes em nomear novamente o Fábio Veríssimo para o AFS Aves - Sporting, ora vejamos o histórico de nomeação para os jogos do Sporting em que se denota que sempre que há um sintoma de que o Sporting pode entrar em crise lá aparecem os violinos:
- Sporting 3 -Rio Ave1, apitado por João Gonçalves
- Nacional 1 - Sporting 6, nomeado Luís Godinho que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting.
- Farense 0 - Sporting 5, nomeado Tiago Martins, que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting.
- Sporting 2 - F. C. Porto, nomeado Luís Godinho, que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting.
- Arouca 0 - Sporting 3, nomeado João Pinheiro, que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting.
- Sporting 3 - AFS Aves 0, nomeado Ricardo Baixinho.
- Estoril 0 - Sporting 3, nomeado João Gonçalves.
- Sporting 2 - Casa Pia 0, nomeado Miguel Nogueira, que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting.
- Famalicão 0 - Sporting 3, nomeado Fábio Veríssimo para nova deslocação difícil do Sporting.
- Sporting 5 - Farense 1, nomeado Bruno Vieira, que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting.
- Braga 2 - Sporting 4, nomeado Luís Godinho para nova deslocação difícil do Sporting.
- Sporting 0 - Santa Clara 1, nomeado Cláudio Pereira, acontece a 1ª derrota do Sporting e este arbitro não volta a ser nomeado para jogos do Sporting, ao contrário da temporada passada em que até foi agraciado com um 5º jogo do Sporting (pudera garantiu 5 vitórias).
- Moreirense 2 - Sporting 1, foi nomeado António Nobre, que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting, logo aos 10 minutos. Nova deslocação do Sporting em que foi nomeado 1 dos violinos.
- Sporting 3 - Boavista 2, depois de 2 derrotas seguidas do Sporting no campeonato, Fontelas Gomes decidiu nomear novamente Fábio Veríssimo de modo a garantir que o clube não perdia a liderança na 14ª jornada e Fábio Veríssimo conseguiu que João Pereira tenha obtido a sua única vitória em 7 jogos enquanto treinador da 1ª equipa do Sporting antes de ser despedido.
- Gil Vicente 0 - Sporting 0, nomeado André Narciso. Como o Sporting voltou a perder pontos, ou seja desde a saída de Rubém Amorim que o único jogo dos últimos 7 que tinha vencido tinha sido há 2 jornadas atrás arbitrado pelo Fábio Veríssimo, Fontelas Gomes decidiu nomear novamente Fábio Veríssimo que tinha estado na 14ª jornada para apitar também a 16ª jornada em que estava em jogo a liderança do campeonato, já que na 15ª jornada, o Benfica tinha assumido a liderança.
- Sporting 1 - Benfica 0, nomeado Fábio Veríssimo para novo jogo difícil do Sporting, em que ele conseguiu garantir novamente a vitória do Sporting.
- V. Guimarães 4 - Sporting 4, nomeado João Gonçalves, que depois de já ter estado em 2 vitórias do Sporting, não conseguiu garantir a vitória do Sporting nesse seu 3º jogo do Sporting na 1ª volta, como consequência na 2ª volta não voltou a ser nomeado para nenhum outro jogo do Sporting. Este padrão tem sido recorrente, aconteceu com João Pinheiro na temporada passada em que apesar de ter terminado a temporada como o melhor arbitro de 2023/24 só foi nomeado para 2 jogos do Sporting (pois no 2º jogo o Sporting não venceu), Cláudio Pereira que na temporada teve direito a 5 jogos (5 vitórias do Sporting), nesta temporada só foi nomeado para 1 jogo do Sporting, pois o Sporting não venceu esse 1º jogo e ele não voltou a ser nomeado.
- Rio Ave 0 - Sporting 3, nomeado Luís Godinho para nova deslocação difícil do Sporting, em que concedeu 1 penálti favorável ao Sporting. Como Rio Ave, já não perdia em casa há 22 jogos, havia que nomear outro dos violinos, uma vez, desde a saída do Rubem Amorim, o Sporting só havia vencido jogos apitados pelo Fábio Veríssimo e não era exequível voltar a nomear para a 14ª, 16ª e 18ª jornada o mesmo Fábio Veríssimo.
- Sporting 2 - Nacional 0, nomeado Iancu Vassilica.
- Sporting 3 - Farense 1, nomeado António Nobre para garantir que o Sporting regressaria as vitórias, já que a meio da semana havia empatado com o Bolonha 1-1 em pleno Alvalade.
- F. C. Porto 1 - Sporting 1, nomeado João Pinheiro que na 5ª jornada ao conceder 1 penálti ao Sporting tinha garantido a vitória do Sporting na difícil deslocação a Arouca, agora volta a correr o risco de nesta temporada não ser nomeado para mais do que 2 jogos do Sporting dado que o Sporting não venceu nessa 2ª deslocação do clube que dirigiu nesta temporada. Castigo semelhante ao que teve na temporada passada, mesmo tendo sido eleito como 1º classificado entre todos os árbitros em 2023/24, é que 4 ou mesmo um excepcional 5º jogo do Sporting somente para aqueles que conseguem garantir sistemáticas vitórias do Sporting.
- Sporting 2 - Arouca 2, nomeado Miguel Nogueira, como o Sporting voltou a escorregar neste jogo, que no calendário sucedeu a derrota por 3-0 e antecedeu o 0-0 da eliminação do Sporting contra o Dortmund, em desespero Fontelas Gomes para evitar que o Sporting entre em crise de resultados (é que já são 4 jogos seguidos sem vencer nenhum jogo).
- AFS Aves - Sporting, nomeado Fábio Veríssimo para nova deslocação difícil do Sporting. Como podemos ver nestas 23 jornadas, o Fontelas Gomes já utilizou os violinos para controlar 11 jogos difíceis do Sporting (todos os 4 confrontos diretos ocorridos envolvendo os outros candidatos ao titulo, Benfica, FCP e Braga, sendo que além da sempre difícil deslocação a pedreira de Braga foram as deslocações a Famalicão, Rio Ave, Moreirense, Nacional e AFS Aves. É obra a preocupação do Fontelas Gomes em conceder ao Sporting o amparo de Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins e António Nobre, felizmente este ano já não pode utilizar também Nuno Almeida. Os adversários do Sporting ao menos sabem que em condições normais no que resta do campeonato já não terão de defrontar o Sporting reforçado com Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins, António Nobre em campo, pois Luís Godinho e Fábio Veríssimo já tiveram 4 jogos cada e António Nobre 3 jogos do Sporting, restará Tiago Martins para tentar garantir todos os jogos difíceis do Sporting neste final de campeonato!
Sem comentários:
Enviar um comentário