A semana Europeia começou bem para o ranking dos clubes portugueses, com o Benfica a eliminar o 3º classificado do campeonato Francês (Mónaco), agora aguardamos que amanhã o Sporting também consiga representar condignamente os interesses portugueses e na 5ª feira, seja a vez do FCP fazer o mesmo.
Na Liga dos Campeões todos os confrontos são bastante disputados, como se viu nos jogos de hoje, onde a jogar em casa, o Benfica, o Bayern Munique, o Milão e a Atalanta eram todos favoritos para o jogo, mas nenhum deles conseguiu a vitória, já que os resultados do dia acabaram sendo:
- Benfica 3 - Mónaco 3
- Bayern Munique 1 - Celtic Glasgow 1
- Milão 1 - Feyenoord 1
- Atalanta 1 - Clube Brugge 3
A noite foi boa para o Benfica e para o Bayern Munique que acabou conseguindo o apuramento através de 1 golo marcado aos 94 minutos, foram os únicos clubes que conseguiram aproveitar a vantagem de jogar a 2ª mão em casa para passar este Play-off, O dia de hoje foi muito madrasta para as equipas Italianas, com o Milão e a Atalanta a não conseguirem anular a desvantagem de 1 golo que traziam da 1ª mão disputada fora de casa. Veremos com a Juventus se sairá amanhã a tentar defender o golo de vantagem que leva para PSV Eindhoven. Pelos resultados dos jogos de hoje, se vê a dificuldade que é vencer por 1 golo neste nível Champions, nenhuma das 4 equipas que foram o 9º, 12º, 13º e 16º da fase de grupos conseguiram vencer em casa os seus adversários que tinha sido o 17º, 19º, 21º e 24º classificados.
Comprova-se que neste nível as hipóteses das equipas se apurarem são muito similares, ao dia de hoje já foram eliminados o 9º, 13º 17º e o 21º classificado, veremos amanhã se o Sporting (23º) conseguirá uma reviravolta épica eliminando o 10º classificado. Veremos, qual dos inicialmente favoritos a conquista do troféu, Real Madrid (11º) ou Manchester City (22º) será eliminado, o mesmo no confronto PSV-Juventus (14º e 20º classificados), já o confronto entre PSG e Brest, está praticamente resolvido a favor do PSG (15º classificado). Ou será que, Brest ou Sporting conseguiram o extraordinário feito de vencer fora de casa por 4 golos de diferença? Nesta fase da competição é muito difícil obter vitorias por 4 golos de diferença.
Pelos vistos Rui Borges dará prioridade ao campeonato, uma vez que deixou em Lisboa o seu melhor goleador (Gyokeres, já com 34 golos em 36 jogos nesta temporada) e também o jogador mais utilizado nesta temporada (Francisco Trincão que leva 3.290 minutos em campo), sendo que o Huljmand com 2.960 minutos é o 2º mais utilizado no plantel e o 3º mais utilizado é o Gyokeres com 2.847 minutos. Abdicar de 2 dos 3 mais jogadores mais utilizados, atletas que ao mesmo tempo são 2 dos 3 jogadores com mais golos marcados pelo Sporting em 2024/25 (os 2 em conjunto marcaram 45 dos 90 golos marcados pelo clube), não evidencia que o Rui Borges esteja a procura com todas as armas que tem a disposição, o apuramento nesta eliminatória contra o Dortmund. Esta decisão não augura nada de bom para a continuidade do Sporting nas Champions (o apuramento para os 1/8 final, são 11 M€, pelo que não vemos outros treinadores a poupar jogadores nesta fase da competição). É que nesta competição de elite, não dá para arriscar o resultado de qualquer jogo, não utilizando os melhores jogadores que compõem o teu atual plantel. As hipóteses do Sporting diminuem muito, não utilizado nem o Gyokeres, nem o Francisco Trincão, juntamente ao já lesionado há muito tempo (Pedro Gonçalves que é o 4º melhor marcador da equipa). Rui Borges já viu nos anteriores 3 jogos Champions que realizou, o nível elevado desta competição, só ele saberá como tenciona obter a sua 1ª vitória neste nível abdicando de Gyokeres e Francisco Trincão, é que eles não estão lesionados, pois convenhamos, tudo aponta que utilizará ambos no 11 titular contra o AFS Aves no dia 23/02/2024. Será que a presença de Gyokeres e Francisco Trincão em campo serão mais essenciais contra o AFS Aves do que contra o Dortmund?
Sem comentários:
Enviar um comentário