sábado, 11 de janeiro de 2025

Será que o Benfica conseguirá vencer a Taça da Liga, mesmo na era Pedro Proença?


A azia do Pedro Proença no momento do 3º golo do Benfica nas 1/2 finais diz muito sobre as condições arbitrais que temos visto na nossa Liga na última década, de 2015/16 até 2024/25!

Aqui no Blog Influência Arbitral temos concentrado a nossa atenção em registar os penaltis e expulsões assinalados na Liga Portuguesa e não propriamente os efeitos das influências arbitrais nas outras competições, que obviamente também as terão. Sabemos que na Liga Portuguesa liderada pelo Pedro Proença, nesta última década foram assinalados ao: 

  1. Sporting, 97 grandes penalidades favoráveis ao Sporting, que marcou 685 golos.
  2. F. C. Porto, 91 grandes penalidades favoráveis ao F. C. Porto, que marcou 704 golos.
  3. Benfica, 73 grandes penalidades favoráveis ao Benfica, cujo ataque marcou 758 golos.
Mesmo sendo o Benfica a equipa que mais ataca/marca golos na Liga, não são concedidos infrações na área ao Benfica comparáveis ao que são concedidos ao Sporting ou ao F. C. Porto. Parece que o Pedro Proença sabe o que fazer para manter o Benfica longe dos títulos! Os penaltis são muito importantes para o sucesso desportivo das equipas. 

Que o Pedro Proença não queira o sucesso desportivo do Benfica, já todos nós atentos ao fenómeno futebolístico em Portugal sabemos! Não é necessário, ver as imagens da indisfarçável azia captada pelas camaras da SportTV, no momento das comemorações do 3º golo aos 36 minutos do Benfica-Braga das ½ finais para o sabermos. É que Pedro Proença já não disfarçava em campo, tal como agora também não o faz, na principal cadeira do poder!


A azia demonstrada neste momento não é aceitável, nem para o mais fervoroso adepto Bracarense num 1º golo, quanto mais tratando-se de um 3º golo sofridoEsta é a imagem de quem liderou a Liga portuguesa nesta última década. Ridículo Presidente Pedro Proença! Nesse momento em concreto, havia em Portugal muitos adeptos a festejar golo. Sempre ouvimos que o golo é que era a alegria do jogo, que são os golos que trazem adeptos para futebol, mas aparentemente para o presidente da Liga, não é bem assim! Os Benfiquistas já nem se pode dizer, que fiquem intrigados ao ver este tipo de reação ao presidente da Liga a um golo do Benfica. 

Desde que Pedro Proença é presidente da Liga, o Benfica tem tido bem piores condições, que os rivais FCP e Sporting para obter sucesso desportivo em Portugal! Agora que Pedro Proença terminará o seu último mandato a frente da Liga, será que chegou a hora de finalmente ocorrer a mudança arbitral que se exige em Portugal?

Aos mais inocentes, tentam passar a imagem que Pedro Proença, é um elemento que vem da arbitragem (alegadamente neutro como deve ser um arbitro), uma vez que, foi um antigo arbitro internacional português, que se retirou no final da época 2014/15. A verdade é que o seu histórico como arbitro deixou por demais evidente que nunca foi um elemento neutral! Nos anos em que apitou somente o FCP e o Benfica tinham plantéis para verdadeiramente lutarem pelos títulos de campeão e analisando os dados estatísticos que temos registados no Blog entre 2008/09 e 2014/15 concedeu ao FCP um saldo favorável de 6 penaltis (6 favoráveis e nenhum desfavorável) e 5 expulsões em 16 jogos (saldo de 89 minutos em superioridade numérica), enquanto ao Benfica em 13 jogos vemos um saldo nulo de penaltis (3 favoráveis - 3 desfavoráveis) e um saldo de -1 expulsão desfavorável (3 favoráveis - 4 desfavoráveis), jogou com um saldo de 7 minutos minutos em inferioridade numérica em partidas dirigidas pelo Pedro Proença. Não foi só a validação do golo em fora-de-jogo ao Maicon ou o golo obtido de penalti numa clara simulação do Lisandro Lopez, ou na expulsão do Sequeira que Pedro Proença prejudicou os interesses desportivos do Benfica. Em campo aconteceu muitas vezes, mas fora dele continua a acontecer ainda muito mais.

Nós aqui no Blog sabemos que se retirou dos relvados, mas não de influenciar o futebol português, pois em 30/07/2015 passou a ser o presidente da Liga Portuguesa de futebol e os problemas do Benfica em conquistar a Taça da Liga começaram. Desde que foi eleito Presidente da Liga, conseguiu o extraordinário feito de alterar por completo a realidade competitiva em Portugal (bem evidente nas conquistas da Taça da Liga). O Benfica, era já o clube que mais vezes havia vencido a Taça da Liga (tem 7 ), enquanto o F. C. Porto e Sporting ainda não tinham conseguido conquistar nenhuma Taça da Liga, quando Pedro Proença iniciou o seu reinado como Presidente da Liga portuguesa. Depois Pedro Proença como Presidente da Liga, finalmente conseguiu entregar o 1º troféu de Taça da Liga ao FCP e conseguiu condições para o Sporting arrecadar 4 Taças da Ligas nas últimas 7 edições disputadas. Será que hoje voltaremos a ver o mesmo semblante do Pedro Proença, caso o Benfica consiga contrariar o que tem acontecido na era Pedro Proença e finalmente conquistar o seu 8º troféu da Taça da Liga ou o Sporting vencerá a final de hoje conquistando o seu 5º troféu nas últimas 8 edições? 

Aqui está o quadro resumo com os vencedores da Taça da Liga desde sempre:

Quando procuramos o nome do Benfica, vemos uma grande diferença entre o que era e agora!

Salta a vista que no reinado de Pedro Proença, consegui-se manter o Benfica longe deste quadro! 

O Pedro Proença como arbitro/presidente conseguiu empobrecer muito o museu Cosme Damião, ninguém tem dúvidas disso, nem que seja só empiricamente, qualquer Benfiquista é conhecedor disso, mas vendo o quadro resumo dos registos históricos do vencedor da Taça da Liga, fica por demais evidente aos olhos de todos, o efeito desportivo do Pedro Proença em Portugal. Não dá para não se detectar uma enorme diferença nos troféus conquistados pelo Benfica antes e após FCP/Sporting terem conseguido eleger Pedro Proença como presidente da Liga Portuguesa. Nos troféus efetivamente conquistados ocorreu uma enorme alteração entre os títulos arrecadados pelo Benfica antes de Pedro Proença assumir a liderança da Liga portuguesa, comparativamente aos troféus que foram atribuídos durante a vigência Pedro Proença.

Até foi uma boa jogada de futebol com uma finalização de classe do Di Maria, mas  a cegueira em manter o Benfica longe do sucesso desportivo não permitiu ao Pedro Proença apreciar esse momento de espetáculo futebolístico convenientemente, de uma forma mais despreocupada.  Um 3º golo, nunca deveria trazer consigo tantas angustias como Pedro Proença revelou em público. Chegarmos a este ponto de Anti-Benfiquismo primário em Portugal, onde até o Presidente da Liga o demonstra impunemente nas suas aparições institucionais! E espante-se, falamos de alguém, que mesmo que não possa continuar na liderança da Liga, ainda quer vir a ser presidente da FPF. Os Benfiquistas continuam ansiosos pela mudança no futebol português. 

Basta de Pedro Proença! Basta de Fontelas Gomes! Exigem-se mudanças!

Será desta que o Benfica conseguirá vencer a Taça da Liga, mesmo na era Pedro Proença?

Sem comentários: