Após as nomeações desta 18ª jornada ficou evidente aos olhos de todos o lado obscuro da Arbitragem Portuguesa. No início desta temporada a Liga anunciou que João Gonçalves (5º classificado de 2023/24 e 14º de 2022/23), jovem arbitro da Associação de Futebol do Porto (no currículo tinha ainda só 2 jogos do FCP, 2 do Benfica e 1 do Sporting apitados), ficaria a ocupar o lugar de internacional do retirado Artur Soares Dias. Durante 2023/24 André Narciso foi nomeado para apitar 4 jogos do líder do campeonato Sporting, enquanto ao João Gonçalves apenas concederam a responsabilidade de dirigir 1 único jogo do campeão Sporting. Apesar disso, o escolhido para internacional foi o João Gonçalves e não, André Narciso da A. F. Setubal, 3º classificado de 2023/24 e 6º da temporada anterior (2022/23). Ou seja, em ambas as temporadas que coincidiram na 1ª Liga, André Narciso ficou melhor classificado, mas aparentemente a vaga de internacional tinha obrigatoriamente de ser atribuída ao elemento da A. F. Porto e não aquele que tem obtido melhor classificação final! Ficou obvio que não foi a meritocracia, que esteve na origem da eleição deste novo arbitro internacional Português, bastava consultar a classificação dos árbitros.
Depois de assistir a tendenciosa atuação de João Gonçalves na Luz nesta 18ª jornada ficaram dissipadas as dúvidas que poderiam existir sobre os interesses que este jovem arbitro defende, são exatamente os mesmos que Artur Soares Dias sempre defendeu. A enxurrada de 3 cartões que exibiu aos Benfiquistas na 1ª parte, em que assinalou 9 infrações aos Benfiquistas, quando para o lado contrário durante o jogo todo não exibiu nenhum cartão aos Famalicenses e apenas assinalou 8 faltas cometidas pelo Famalicão. Só tinha assinalado 2 infrações cometidas pelo Famalicão durante toda a 1ª parte, em que o Famalicão não conseguiu fazer nenhum remate a baliza e o Benfica já tinha conseguido marcar 2 golos, num jogo em que viria a terminar com 21 remates a baliza feitos pelo Benfica, só veio confirmar a ideia que João Gonçalves tinha deixado transparecer no Aves 1 - Benfica 1, em que perdoou a expulsão ao Devenish aos 45+1, jogador que viria a ter grande influência no resultado final, ao marcar o golo do empate no último lance do jogo aos 94 minutos. João Gonçalves, nesta temporada apenas foi nomeado para 2 jogos do Benfica e 3 jogos do Sporting, mas já conseguiu que o Benfica e o Sporting perdessem 2 pontos cada, enquanto o seu FCP venceu por 4-0, o Boavista, no único jogo do FCP para o qual foi nomeado.
Depois de Luís Godinho ter estado como VAR na final da Taça da Liga, em que não quiz mostrar ao João Pinheiro as imagens, em que os jogadores do Sporting jogaram a bola com a mão dentro de área, é inadmissível que uma semana depois, o mesmo Luís Godinho seja nomeado para apitar o jogo do Sporting na 18ª jornada, sendo já o 4º jogo do Sporting apitado pelo mesmo nestas 18 jornadas! Sozinho, Luis Godinho, em 4 jogos, garantiu 4 vitórias do Sporting, concedeu 3 penaltis favoráveis ao Sporting e nesta edição do campeonato já esteve presente numa derrota do Benfica em 2 jogos apitados, numa derrota do FCP e 1 empate do F. C. Porto, tendo já assinalado 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto e nenhum favorável em 2 jogos. Luís Godinho sentadinho em frente a uma TV na semana passada não vislumbrou nenhuma infração na área nestes landes, mas nesta semana bastou o lance ocorrer na área ofensiva do Sporting em vez da defensiva, para ele desta vez conseguir explicar em voz alta aos adeptos que, após visualizar as imagens concluiu que o braço do jogador do Rio Ave não está na posição natural. Então o do St. Juste e do João Simões estavam na posição natural? É por esta tendência evidente do arbitro Luís Godinho, que estatisticamente comprovamos que, o único candidato ao titulo que ainda não sofreu nenhum penalti desfavorável nos jogos apitados pelo Luís Godinho é o Sporting (já castigou o Benfica com 4 penaltis desfavoráveis, também o Braga por 4 vezes e o FCP com 3 desfavoráveis) e que metade dos penaltis favoráveis aos 4 candidatos ao titulo que assinalou na carreira, foram em beneficio do seu Sporting (concedeu 8 penaltis favoráveis ao Sporting, 1 favorável ao FCP, 3 ao Braga e 4 ao Benfica).
A diferença na interpretação de mão dentro de área do mesmo Luís Godinho, entre uma semana e outra, ou devemos dizer antes, a diferença entre a mão ocorrer na área defensiva ou ofensiva do Sporting!O Fontelas Gomes tal como quem acompanha este Blog, conhece a tendência arbitral de cada arbitro, sabe que Luis Godinho e Fábio Veríssimo favorecem o rendimento desportivo do Sporting, só assim, se compreende que tenha nomeado nomeado Luís Godinho para a 1ª deslocação do Sporting em 2024/25 na 2ª jornada e após este garantir a vitória do Sporting passado uma jornada voltou a nomea-lo para novo jogo do Sporting, agora contra o FCP na 4ª jornada, que o Sporting voltaria a vencer usufruindo novamente de 1 penalti assinalado a seu favor. Depois, voltou a nomear Luis Godinho para a deslocação mais difícil do Sporting na 1ª volta, conseguiu-se assim a vitória do Sporting em Braga, mesmo num jogo em que o Braga saiu ao intervalo a vencer por 2-0. Depois de Luis Godinho ter garantido a vitória do Sporting na 1ª deslocação da época 2024/25 contra o Nacional, a vitória contra o FCP e a vitória contra o Braga na Pedreira, Fontelas Gomes decidiu lhe conceder também a 1ª deslocação do Sporting na 2ª volta, onde iria defrontar um Rio Ave que não perdia em casa há 20 jogos. Com Luis Godinho a apitar mais 1 penalti favorável ao Sporting, o Rio Ave lá perdeu e o Sporting conseguiu a 4ª vitória nos 4 jogos controlados pelo Luís Godinho nas 18 jornadas de 2024/25.
Fontelas Gomes sabe perfeitamente que foi o Fábio Veríssimo que anulou o golo do Di Maria na 1/2 final da Taça de Portugal de 2023/24 (momento que Roger Schmidt definiu como o que teria sido o "changing moment" de 2023/24, caso o golo tivesse sido validado como deveria ter sido) e que o Sporting conseguiu 6 vitórias nos 6 jogos arbitrados pelo Fábio Veríssimo nos últimos 2 campeonatos. Basta vermos as classificações dos árbitros nas últimas 2 épocas e as vezes que foram nomeados para o Sporting, os árbitros que garantem as vitórias do Sporting comparativamente a aqueles que não as conseguem garantir, para percebermos que o Fontelas Gomes tem vindo a proteger claramente os interesses desportivos do Sporting nas nomeações que tem vindo a fazer, pois:
- João Pinheiro, foi o 1º classificado de 2023/24 e tinha sido o 2º classificado de 2022/23, mas apesar de toda a qualidade que lhe é reconhecida dentro da classe arbitral, no acumulado desta temporada e da anterior, apenas esteve em 2 jogos do Sporting, isto porque na época 2023/24 foi nomeado para apitar o Sporting na 13ª jornada, mas como o Sporting perdeu esse jogo, não mais voltou a ser nomeado para 1 jogo do Sporting até ao final desse campeonato e na atual época, apenas ainda foi nomeado para 1 jogo do Sporting nestas 18 jornadas, em que o Luís Godinho (13º classificado de 2023/24) já foi nomeado para 4 jogos do Sporting! Depois de na semana passada, no Benfica-Sporting da final da Taça da Liga, o João Pinheiro ter concedido 1 penalti favorável ao Sporting e perdoado diversos penaltis cometidos dentro da área do Sporting, erros arbitrais que o olhar sportinguista do VAR Luís Godinho não foi capaz de corrigir, quase que apostaria, que finalmente Fontelas Gomes passou a estar mais inclinado a nomear João Pinheiro para mais jogos do Sporting, até porque o Sporting venceu o único jogo para o campeonato apitado pelo João Pinheiro.
- Artur Soares Dias foi o 1º classificado de 2022/23 e 8º classificado de 2023/24, mas nestas 2 últimas épocas apenas foi nomeado para 2 jogos do Sporting, ambos os confrontos diretos com o Benfica na época passada. Sendo Artur Soares Dias o maior defensor dos interesses portistas e anti-benfiquista primário, Fontelas Gomes considera que a melhor forma de defender os interesses do Sporting é apenas o nomear para jogos do Sporting contra o Benfica. Se há jogo em que os sportinguistas aceitariam/quereriam ser arbitrados pelo Artur Soares Dias, são os confrontos diretos contra o Benfica, pois nos 8 derbies que apitou na sua carreira concedeu 3 penaltis favoráveis ao Sporting (2 deles assinalados ainda com o jogo empatado), tendo apenas assinalado 1 favorável ao Benfica, aos 73 minutos com o qual o Benfica marcou o 4-1, ou seja, quando já não estava em jogo os pontos a distribuir nesta partida. Perdoou tantas infrações cometidas pelos defensores sportinguistas, mas tantas que... não há como negar a sua ajuda.
- Fábio Veríssimo, tinha sido o 9º classificado de 2022/23 e foi o 2º de 2023/24, foi nomeado para controlar 3 dos 18 jornadas de 2024/25 e tinha sido nomeado para 3 deslocações do Sporting na 2ª volta de 2023/24. Ou seja, nas 2 últimas épocas controlou 6 jogos do Sporting, garantindo 6 vitórias do Sporting, sendo que além de ter estado no Derby da 16 jornada, anteriormente nas 1/2 finais da taça de Portugal de 2023/24 ao inexplicavelmente anular o golo do Di Maria também tinha garantido outra vitória e a passagem do Sporting para a final.
- Luís Godinho, tinha sido o 8º classificado de 2022/23 e foi o 13º de 2023/24, mas apesar destas medíocres classificações, é atualmente aquele que foi nomeado para controlar mais jogos do Sporting em 2024/25 (4 jogos) e no acumulado dois últimos 2 campeonatos, apitou 7 jogos, garantindo 6 vitórias do Sporting e 1 empate (concedeu 5 penaltis favoráveis ao Sporting nesses 7 jogos)! Nos 7 jogos do Sporting para os quais foi nomeado, encontramos 6 deslocações do Sporting em jogos fora do Estádio de Alvalade, 2 delas na Pedreira (Braga) e 1 jogo em Alvalade, o clássico contra o FCP da 4ª jornada, em que permitiu ao Gyokeres abrir o marcador de grande penalidade aos 72 minutos!
- Cláudio Pereira, tinha sido o 7º classificado de 2022/23 e foi o 15º de 2023/24, mas apesar destas medíocres classificações, foi nomeado para controlar 5 jogos dos 17 jogos em Alvalade em 2023/24, mais 1 dos 8 jogos disputados em Alvalade nesta temporada 2024/25. Ou seja, no ano passado como o Sporting ganhou sempre com este arbitro, até teve direito a um extraordinário 5º jogo do Sporting, mas na atual época como perdeu logo no 1º jogo apitado pelo Cláudio Pereira, não mais este arbitro voltou a ser nomeado para apitar jogos do Sporting!
Vejamos a cronologia dos factos para se compreender que o que acontece na arbitragem em Portugal não são apenas simples coincidências, existe por parte de quem nomeia uma clara tentativa de atingir um resultado desportivo. Fontelas Gomes sequer tenta disfarçar um pouco, a tentativa de favorecer o Sporting, tal como fez na anterior, em que ao contrário de um máximo de 4 jogos por temporada de um candidato para cada arbitro, extraordinariamente também acabou em desespero por utilizar Nuno Almeida e Cláudio Pereira em 5 jogos do Sporting para cada um destes 2 árbitros! Meus amigos, não é normal encontrarmos o mesmo arbitro a controlar 5 jogos do 1 candidato ao titulo (Sporting, FCP ou Benfica) no mesmo campeonato! Durante as últimas 17 épocas em condições normais, o mesmo árbitro não tem sido nomeado para 5 jogos do mesmo candidato ao titulo, somente encontramos poucas excepções de alguns árbitros que estando em final de carreira lhes é concedido um 5º jogo extra para se despedirem em beleza apitando o jogo da festa de campeão (como aconteceu com Carlos Xistra e Rui Costa). Neste blog temos os dados estatísticos sobre a arbitragem nas últimas 17 épocas e podemos confirmar que por norma nenhum arbitro, tem sido nomeado para apitar 5 jogos do Benfica numa mesma temporada, a única excepção que encontramos aconteceu na temporada 2022/23, em que excepcionalmente na 32ª jornada foi nomeado pela 5ª vez o Artur Soares Dias numa tentativa desesperada de evitar que o Benfica vencesse esse campeonato, naquela que era a última oportunidade num jogo fora do Estádio da Luz, mas o Benfica acabaria por vencer por 5-1 em Portimão, pelo que para a 34ª jornada foi nomeado pela 5ª vez o também portuense, Rui Costa para o jogo da festa do título no Estádio da Luz (ocorrendo no ano da sua despedida como arbitro, até se compreende esta 5ª nomeação sendo o jogo da festa do campeão).
- Fontelas Gomes nomeou Cláudio Pereira para Alvalade na 6ª jornada de 2023/24 e como o Sporting venceu e foi vencendo sempre, voltou a nomea-lo para Alvalade na 12ª, 16ª, 24ª e 30ª jornada de 2023/24, já em 2024/25 também o nomeou para Alvalade na 12ª jornada mas como o Sporting desta última vez lá acabou por perder, esta temporada não mais voltou a ser nomeado para nenhum jogo do Sporting. Aposto que Fontelas Gomes já não pensa premiar Cláudio Pereira com um 5º jogo do Sporting, como aconteceu na temporada passada em que eram só vitórias!
- Fontelas Gomes em 2023/24 nomeou Fábio Veríssimo para as deslocações do Sporting na 20ª, 22ª e 27ª jornada e também para a 9ª jornada de 2024/25 antes de o nomear para a Alvalade na 14ª jornada e novamente para a 16ª jornada agora para o Derby contra o Benfica, foram ao todo 6 vitórias do Sporting.
- Fontelas Gomes nomeou Luís Godinho também para controlar 3 deslocações do Sporting em época 2023/24 como fez com Fábio Veríssimo e na atual temporada 2024/25, nomeou Luís Godinho para 3 deslocações e para o classico em Alvalade contra o FCP, foram no total de 2024/25, 4 jogos do Sporting na 2ª, 4ª, 11ª e 18ª jornada em que garantiu 4 vitórias do Sporting contra o Nacional, FCP, Braga e agora Rio Ave, que não perdia em casa há 20 jogos. Nunca tinha visto, um arbitro nomeado pela 4ª vez a um candidato ao titulo, ainda com o campeonato apenas na sua 18ª jornada, mas Fontelas Gomes parece que, está desesperadamente a tentar conceder ao Sporting as melhores condições arbitrais possíveis, que o possam levar a se sagrar campeão.
É muito estranho esta insistência em Luís Godinho e Fábio Veríssimo para os jogos mais difíceis que o Sporting tem de enfrentar, mesmo que seja para os voltar a nomear 2 jornadas depois para novo jogo do Sporting, foi isso que aconteceu na 2ª e 4ª jornada em que para o Sporting foi nomeado o mesmo Luís Godinho e na 14ª e 16ª jornada em que foi nomeado o mesmo Fábio Veríssimo. A sensação que dá é que Fontelas Gomes, nomeou Luis Godinho para o jogo do Sporting na 2ª jornada e tendo vencer, o arbitro foi premiado com novo jogo do Sporting na 4ª jornada, agora num importante clássico contra o FCP e que após a saída do Ruben Amorim na 11ª jornada e tendo o Sporting perdido na 12ª e 13ª jornada, o Fontelas Gomes decidiu que era altura de recorrer aos serviços de Fábio Veríssimo na 14ª jornada, garantindo assim a vitória por 3-2 contra o Boavista. Como na jornada seguinte, o Sporting voltou a perder pontos empatando 0-0 com o Gil Vicente, o Fontelas Gomes achou que na jornada seguinte (16ª jornada) para o Derby contra o Benfica, era o momento exato para o Fábio Veríssimo voltar a controlar novo jogo do Sporting. Fábio Veríssimo esteve assim presente nas 2 únicas vitórias do Sporting depois da saída do Ruben Amorim entre a 11ª jornada e a 16ª jornada, no período mais conturbado do clube, fruto da mudança no comando técnico no Sporting. O Fontelas Gomes parece que sabe que mesmo neste momento conturbado com muitas lesões no plantel, o Sporting com Fábio Veríssimo e Luís Godinho a apitar tem as condições necessárias para obter vitórias.
Pedro Proença, Jorge Sousa, Hugo Miguel, Olegário Benquerença, Lucílio Baptista, acabaram a sua longa carreira sem nunca terem sido nomeados para apitar 5 jogos do FCP, Benfica ou Sporting numa mesma temporada. Se historicamente o Benfica nunca tem tido o mesmo arbitro nomeado 5 vezes numa mesma temporada, porque razão aconteceu em duplicado com o Sporting na temporada 2023/24? Ou seja, porque o Fontelas Gomes decidiu se socorrer de apenas 2 árbitros (Nuno Almeida e Cláudio Pereira) para controlar 10 dos 34 jogos do Sporting para o Campeonato? Cláudio Pereira apitou 5 dos primeiros 15 jogos do Sporting em Alvalade na época 2023/24 e os únicos árbitros que apitaram as deslocações do Sporting na 2ª volta de 2023/24 até o titulo estar matematicamente atribuído, foram o Fábio Veríssimo (20ª, 22ª e 27ª jornada), André Narciso (18ª e 23ª jornada), Nuno Almeida (25ª e 31ª jornada), Manuel Oliveira (29ª jornada). Em 2023/24, Fábio Veríssimo controlou 3 vitórias do Sporting e Luis Godinho apitou 3 jogos do Sporting campeão, em 2024/25 estes mesmos 2 árbitros foram nomeados para controlar 7 dos 18 jogos realizados pelo Sporting no campeonato até ao momento.
1 comentário:
O Luís Godinho é um dos 5 violinos do Sporting. Os outros quatro são Fábio Veríssimo, António Nobre, Tiago Martins e Hugo Miguel. Como o Hugo Miguel se retirou o Luís Godinho tem tido jogos do Sporting a dobrar. Serão estes árbitros privados do Sporting?
Enviar um comentário