terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Durante a era Fontelas Gomes, o Sporting arrebatou já o estatuto do líder dos pênaltis da Liga Portuguesa ao FCP

Na era Fontelas Gomes (últimas 9 épocas), já foram assinaladas 87 pênaltis a favor do Sporting, 86 para o FCP e apenas 66 favoráveis ao Benfica. Inacreditável acontecer isso, sendo o Benfica o melhor ataque das últimas 9 épocas, com 674 golos marcados! No mesmo período, o FCP marcou 638 golos e o Sporting 609 golos.

Ninguém pode negar que, historicamente pelo menos nas últimas 4 décadas, o F. C. Porto dominou as estruturas que regem o futebol português, por isso, é incontestavelmente o clube campeão dos pênaltis. Nós aqui no Blog, temos registados todos as grandes penalidades assinaladas na Liga Portuguesa nas últimas 17 épocas (desde 2008/09 até 2024/25), por isso podemos confirmar que:

  1. F. C. Porto usufruiu de um saldo positivo de 111 pênaltis (160 pênaltis favoráveis - 49 desfavoráveis)
  2. Sporting usufruiu de um saldo positivo de 85 pênaltis (145 pênaltis favoráveis - 60 desfavoráveis).
  3. Benfica usufruiu de um saldo positivo de 80 pênaltis (131 pênaltis favoráveis - 51 desfavoráveis).

 Além de vermos o acumulado das últimas 17 épocas, no quadro que se segue, podemos constatar que nas últimas 9 épocas (era Fontelas Gomes), após a 18ª jornada de 2024/25, em que foi assinalado 1 grande penalidade favorável ao Sporting e também outro desfavorável ao F. C. Porto, pelo que neste momento temos, o Sporting e o F. C. Porto como as equipas que usufruíram de maior saldo de pênaltis (57 favoráveis), enquanto o Benfica tem apenas um saldo de 40 pênaltis favoráveis, foi relegado completamente para fora da luta pelo titulo de campeão dos pênaltis na Liga Portuguesa. 

Desde que Fontelas Gomes assumiu a presidência do Conselho de Arbitragem, somente o Sporting tem tido condições arbitrais para lutar com o FCP pelo domínio da nossa Liga. O Benfica tem sido de longe o candidato ao titulo com piores condições arbitrais época após época.

Em condições arbitrais normais no acumulado de 9 épocas (272 jogos), tinha de ser notada uma correlação entre a quantidade de golos marcados e os pênaltis assinalados a seu favor, pois normalmente quanto mais ataca uma equipa, mais infrações na área obriga o adversário a cometer. 

Não fazia sentido, o Sporting com um saldo positivo de 308 golos, ter mesmo assim um saldo de pênaltis inferior ao do Braga, que apresenta um saldo positivo de 221 pênaltis, tal como todos compreendemos que não faz sentido, o Sporting apresentar um saldo de pênaltis superior ao do Benfica, que conseguiu um saldo positivo de 421 golos. Pois, o Benfica para conseguir um saldo de golos superior em 113 golos ao do Sporting (421-308), seguramente que teve que ter muitos mais jogadas na área adversária do que o Sporting conseguiu, logo é óbvio que, só poderia ter ocorrido mais infrações na área sobre os atacantes Benfiquistas do que sobre os Sportinguistas e que somente havendo viciação arbitral na Liga Portuguesa, poderíamos chegar aos dados estatísticos atuais, em que se constate que foram concedidos mais pênaltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica. 

Aqui está o quadro resumo com as grandes penalidades assinaladas na Liga Portuguesa:

Nesta última década, Manchester City é quem tem mais pênaltis e marca mais golos na Liga Inglesa, o mesmo acontece em França com o PSG, na Alemanha com o Bayern Munique. A Liga Portuguesa é a única em que o melhor ataque da última década não é nem a 1ª, nem a 2ª equipa que usufruiu de mais grandes penalidades assinalados a seu favor na sua Liga! Mais de 80% dos títulos atribuídos numa década, são conquistados pelas 2 equipas que usufruem de mais grandes penalidades na sua LigaÉ que as equipas que não usufruem de pênaltis normalmente não reúnem as condições necessárias obrigatórias para se obter sucesso desportivo. O que se tem verificado quando comparamos o Benfica e o FCP, as 2 equipas que tem tido repartido entre si os títulos nas últimas 17 épocas, é que sempre que existe mais de 5 pênaltis de diferença no saldo de pênaltis das equipas, a equipa beneficiada com mais pênaltis nunca se deixa se ultrapassar na luta pelo titulo pela rival que usufruiu de menos 6 pênaltis. Na atua época 2024/25, o Sporting já leva uma vantagem de 7 pênaltis sobre o FCP e 4 sobre o Benfica, pois tem um saldo positivo de 8 pênaltis enquanto o do Benfica é de 4 pênaltis! Vemos assim em 2024/25, uma grande vantagem arbitral concedida ao Sporting, grande parte dessa vantagem foi protagonizadas por Fábio Veríssimo e Luís Godinho, que em conjunto já concederam 3 pênaltis favoráveis ao Sporting e não assinalaram nenhum desfavorável nos 7 jogos do clube que controlarem nesta temporada (7 vitórias do Sporting) e já assinalaram 3 grandes penalidades desfavoráveis ao FCP nos 6 jogos do clube que apitaram (nos quais o FCP perdeu 8 pontos dos 18 em disputa) e o Benfica nos 4 jogos por eles apitados, perdeu 9 dos 12 pontos em disputa.

Fontelas Gomes sabe perfeitamente a tendência destes 2 árbitros que tem utilizado para controlarem os jogos importantes do Sporting e que os pênaltis fazem uma equipa campeã!

Sem comentários: