quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Ranking de penaltis concedidos as equipas nos últimos 5 campeonatos deixa a nu que há viciação arbitral na Liga Portuguesa

Uma vez, que em condições normais arbitrais ocorre uma correlação positiva entre o nº de golos marcados e o nº de penaltis favoráveis assinalados, todos em principio acreditaríamos, os 3 grandes Portugueses entre os 3 melhores ataques no agregado das últimas 5 épocas, tal como encontraríamos também o F. C. Porto, Sporting e Benfica nas 3 primeiras posições do Ranking das equipas que usufruiram de mais penaltis nesse período (últimos 159 jornadas da Liga Portuguesa). Mas, o que a realidade dos nºs agregados da Liga nos apresenta não é nada condizente com o que é ecpetável ocorrer.

Aqui está o TOP 8 da equipas que usufruíram de mais penaltis assinalados a seu favor nas últimas 5 épocas.

Salta a vista de todos, que no agregado dos últimos 159 jogos para o campeonato, foram concedidos ao FCP (58 penaltis) e ao Sporting (42 penaltis), condicões arbitrais incomparavelmente melhores do que a de todas as outras equipas da Liga (por exemplo, o Benfica só usufruiu de 31 penaltis). Por incrível que pareça, a equipa mais ofensiva da Liga, a que mais ataca e mais golos marcou (Benfica), não é nem a 1ª, nem a 2ª, nem sequer a 3ª equipa Portuguesa com mais penaltis assinalados a seu favor!  Como o Benfica é apenas a 5ª equipa no ranking de penaltis assinalados a seu favor.

Como numa mesma Liga, temos candidatos a assufruir em média de 1 penalti a cada 6 golos que conseguem marcar e outro muito menos afortunado com a arbitragem, a só conseguir obter 1 penalti após cada 11 golos marcados em média no agragado de 159 jogos! Com as condições arbitrais da Liga Portuguesa nas últimas 5 épocas, as hipóteses do Benfica se sagrar campeão são equiparáveis aos dos 4 clubes do Minho (Gil Vicente, V. Guimarães, Famalicão e Braga), bastante inferiores ao nº de penaltis que foram concedidos ao Sporting ou ao F. C. Porto. Fontelas Gomes, devia saber que as ambições dos Benfiquistas não é obter nºs equiparáveis aos dos 4 clubes do Minho! O Benfica merece ter condições equiparáveis as equipas que tem o objetivo de se sagrarem campeãs.


A amostra em 5 épocas é já bastante alargada, mas infelizmente, o que acontece no sector da arbitragem da Liga Portuguesa não tem nada de normal, não é equiparável com o que é expetável encontrarmos numa Liga Profissional, com o que ocorre na Liga Inglesa, Espanhola, Alemã, Italiana e Francesa. 

Entre as 6 principais Ligas de futebol da Europa, o Conselho de Arbitragem liderado pelo Fontelas Gomes é destacadanebte a que é mais visível a existência de viciação arbitral na competição, pois: 

  • Se olharmos para os dados estatísticos da Liga Inglesa das últimas 10 épocas, constatamos que o Manchester City é o melhor ataque com 872 golos marcados e como é expetável é também a equipa que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor (79 penaltis), em 2º lugar aparece o Liverpool que marcou 753 golos e usufruiu de 60 penaltis (apenas arrecadou 1 dos últimos 5 campeonatos, os restantes ficaram na posse do Manchester City que marcou mais 119 golos que o Liverpool neste período).
  • Se olharmos para os dados estatísticos da Liga Alemã das últimas 10 épocas, constatamos que o Bayern é o melhor ataque com 880 golos marcados e como é expetável é também a equipa que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor (61 penaltis), em 2º lugar aparece o Dortmund que marcou 719 golos e usufruiu de 57 penaltis (o Bayern com mais 161 golos marcados acabou arrecadando todos os titulos deste período).
  • Se olharmos para os dados estatísticos da Liga Francesa das últimas 10 épocas, constatamos que o PSG é o melhor ataque com 875 golos marcados e como é expetável é também a equipa que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor (101 penaltis), em 2º lugar aparece o Lyon que marcou 655 golos e usufruiu de 82 penaltis (o PSG com mais 220 golos marcados neste período arrecadou 9 dos últimos 10 campeonatos em França).
  • Se olharmos para os dados estatísticos da Liga Italiana das últimas 10 épocas, constatamos que o Nápoles é o melhor ataque com 727 golos marcados e como é expetável é também a equipa que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor (79 penaltis), em 2º lugar aparece o Inter Milão que marcou 692 golos e usufruiu de 77 penaltis, em 3º lugar vemos a Juventus que marcou 687 golos e usufruiu de 77 penaltis. Ou seja, entre os 3 melhores temos apenas 2 penaltis de diferença e 40 golos marcados de diferença. Neste período, Nápoles venceu 1 campeonato, Inter outro, AC Milão outro, nesta temporada 2023/24 o campeão será o Inter ou a Juventus, que venceu 6, estas são as 2 equipas que em média usfruíram mais rapidamente de penaltis por cada 100 golos que marcados e vão ser as mais tituladas nesta década em Itália.
  • Se olharmos para os dados estatísticos da Liga Espanhola das últimas 10 épocas, constatamos que o Barcelona é o melhor ataque com 892 golos marcados (ter tido Messi ajudou muito) sendo a 2ª equipa que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor (77 penaltis), o Real Madrid é a equipa Espanhola que usufruiu de mais penalties (91 penaltis), sendo o 2º melhor ataque, com 837 golos marcados. Tudo se perfila para que o Real Madrid vença o campeonato 2023/24 totalizando assim na década 4 campeonatos, tendo o Barcelona 5 e o Atético de Madrid 1.
  • Já na Liga Portuguesa, o melhor ataque (Benfica) com 785 golos marcados e apenas 71 penaltis, não é nem a 1ª nem sequer a 2ª equipa com mais penaltis da Liga Poruguesa. Pois, nestes últimos campeonatos, FCP usufruiu de 93 penaltis mesmo sendo apenas o 2º melhor com 713 golos marcados e o Sporting usufruiu de 95 penaltis mesmo tendo um ataque com apenas 679 golos marcados, ou seja, menos 106 golos do que o Benfica e mesmo assim os árbitros viram mais infrações na área ofensiva do Sporting do que do Benfica. 
É por demais evidente que a Liga Portuguesa tem sido viciado, ao não serem assinalados penaltis favoráveis ao Benfica. Por exemplo, nesta temporada 2023/24 os 3 grandes após 23 jornadas continuam numa luta acesa pela liderança, tendo o FCP usufruído de um saldo favorável de 1 penalti (7 a favor -6 contra), o Sporting jogou com um saldo nulo (3 a favor -3 contra) e os desfavorecidos Benfiquistas, foram os únicos que foram obrigados a suportar um saldo desfavorável de -4 penaltis (2 a favor -6 contra)! Como uma equipa com 56 golos marcados e 15 sofridos pode, já ter sido casigado com 6 penaltis contra e apenas ter usufruído de 2 penaltis favoráveis? Fontelas Gomes que responda.

Sem comentários: