sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Para quem não sabia da importância dos penaltis para o sucesso desportivo!

Existe uma enorme diferença, entre serem assinalados infrações na área ou não serem assinalados. O Benfica acabou vencendo o Toulouse por 2-1 com o último golo a ser apontado de penalti, aos 97 minutos! O último jogo do Benfica na Liga não chegou ao minuto 97, mesmo tendo tido menos tempo útil de jogo e não foi sancionado o derrube ao Cabral dentro da área aos 47 minutos, com 1-1 no marcador.

Se fosse na Liga Portuguesa, com o Benfica empatado, este jogo terminaria aos 96 minutos no máximo, como denunciou esta semana o Di Maria e teria terminado empatado, não com uma vitória do Benfica, até porque os árbitros Portugueses quase nunca assinalam penaltis a favor do Benfica, então 2 penaltis favoráveis ao Benfica, isso nas últimas temporadas não aconteceu ao Benfica nem numa série de 10 jogos, quanto mais num jogo só. Com os árbitros internacionais, o Benfica usufruiu nesta temporada de 2 penaltis em 7 jogos, nos quais marcou 9 golos, ou seja, em média a cada 5 golos usufruiu de 1 penalti, já na Liga Portuguesa, os mesmos jogadores do Benfica em média só conseguiram obter 1 penalti a cada 23 golos marcados, já que vão com 46 golos marcados na Liga Portuguesa em 21 jogos, mas apenas usufruiram de 2 penaltis favoráveis. Aliás tal como aconteceu a 3 temporadas atrás, o Benfica perfila-se para voltar a ser a equipa da Liga ao qual os árbitros concederam menos penaltis favoráveis. Entre todos os 18 clubes que participam na Liga Portuguesa, só existem 3 equipas com menos penaltis do que o Benfica (que são o Estrela da Amadora, Moreirense e o Estoril, cujos ataques marcaram 22, 26 e 35 golos respetivamemte). Aos olhos dos ártbitros são equipas que sequer ambicionam atingir a LE.

Benfica não merce continuar sistematicamente na parte inferior da tabela de penaltis em Portugal.

Aqui no Blog, sempre soubemos que os penaltis são essenciais para o sucesso desportivo, é por isso que nos intrigamos, ao constatarmos que, nas últimas 5 épocas, foram assinalados apenas 31 penaltis a favor do Benfica, que é a equipa que mais ataca na Liga, tendo conseguido marcar 346 golos, foram assinalados 34 penaltis favoráveis ao V. Guimarães e Gil Vicente, 42 a favor do Sporting (316 golos marcados) e incrivelmente, 57 a favor do F. C. Porto (342 golos marcados). As probabilidades do Benfica obter sucesso desportivo na Liga Portuguesa, são equiparáveis aos do V. Guimarães ou Gil Vicente, mas são condições arbitrais muito inferiores aos que são concedidas ao Sporting e ao F. C. Porto. Nesta temporada, em 21 jornadas, o Sporting já leva uma vantagem de 4 penaltis em relação ao Benfica, que tem um saldo desfavorável de -3 penaltis, pois os árbitros assinalaram 2 a favor do Benfica e 5 contra o Benfica! Estamos a falar da melhor defesa da Liga e essa defesa que somente concedeu 14 golos, aquela que foi penalizada com 5 penaltis. Seria dificil o Benfica sofrer menos golos, ao ter sido penalizado com 5 penaltis contra. Coitado do Trubin, que entrou para titular do Benfica na 5ª jornada quando o Benfica já tinha 5 golos sofridos, logo nos 17 jogos realizados para a Liga sofreu 9 golos. Se não tem sido obrigado a enfrentar tantos penaltis poderia ter sofrido apenas metade dos 9 golos que sofreu. A norma na Liga Portuguesa é ocorrer 1 penalti a cada 8 golos marcados/sofridos, só o Trubin é que leva com 1 penalti a cada 2 golos que consente. 

Que na Liga Portuguesa existe viciação arbitral, é algo que bastante evidente, o Benfica não pode ser a equipa da Liga que mais demora a obter 1 penalti a seu favor, não pode em média ocorrer 1 penalti a favor do Benfica a cada 23 golos que consegue marcar e o seu rival F. C. Porto, usifruir de 1 penalti a cada 6 golos que marca. O Benfica venceu este jogo contra o Toulouse, mas se fosse na Liga Portuguesa não teria conseguido vencer, mesmo num jogo em que foi bastante superior ao seu adversários, como evidenciam os 27-6 em remates e os 58% de posse de bola do Benfica nesta partida.  

Alguém vê alguma diferença entre este pisão sofrido pelo Marcos Leonardo e o pisão sofrido pelo Musa no Derby? Porquê na Liga Europa, o mesmo pisão é assinalado e na Liga Portuguesa não?

Descubram as diferenças! As semelhanças, são 2 jogadores equipados de vermelho a ser pisados na área.
Artur Soares Dias deveria ter assinalado penalti favorável ao Benfica, se a sua sensibilidade não fosse de um anti-Benfiquista primário. O VAR Tiago Martins tomado pela cegueira so seu Sportinguismo ninguém estava a espera que alertasse o arbitro por esta pisadela na área. É por essa dificuldade em conceder penaltis ao Benfica e muita facilidade em os conceder ao FCP, que Artur Soares Dias é entre todos os árbitros que apitaram nas últimas 16 épocas, aquele que garante a maior diferença de penaltis entre o FCP e o Benfica, sozinho Artur Soares Dias é responsável por 12 penaltis de diferença entre estes 2 rivais que mais titulos de campeão tem conquistado em Portugal. Artur Soares Dias nestas últimas 16 épocas apitou 38 jogos do FCP (19 deles contra o Benfica, Sporting e Braga) e mesmo assim, o rendimento médio do FCP manteve-se nos 79% dos pontos possíveis nesses 38 jogos. Já imaginaram como seria possível ao FCP jogar mais de metade do campeonato contra os outros 3 rivais pelo titulo e o rendimento manter exatamente igual ao que obtem jogando apenas 6 vezes contra os outros 3 rivais em cada campeonato de 34 jornadas. O saldo de penaltis favoráveis ao FCP tomadas pelo Artur Soares Dias é de 10, enquanto ao Benfica concedeu um saldo -2 penaltis desfavoráveis nos 46 jogos do clube que apitou nas últimas 16 temporadas. Principalmente este arbitro, mas a arbitragem da Liga Portuguesa em geral está em falta com o Benfica, veja-se o que fez o Luís Godinho esta semana, O clube não pode continuar tão desfavorecido comparativamente aos rivais FCP e Sporting.




Sem comentários: