terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Basta ver que o Benfica é a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor, entre os 18 candidatos ao titulo das 6 melhores Ligas Europeia para se comprovar que há viciação arbitral

Só com um clara influência arbitral é possível transformar um candidato ao titulo com um saldo positivo de 32 golos em 21 jogos, numa equipa que tem um saldo desfavorável de -3 penaltis. Como é possível penalizarem o Benfica com 5 penaltis desfavoráveis antes seguer dos adversários chegarem a área do Benfica as vezes suficientes para conseguirem marcarem 15 golos (dos 14 golos sofridos pelo Benfica se lhe descontarmos os 5 penaltis, então a última linha defensiva permitiu aos adversários atirar para golo por 9 vezes nestas 21 jornadas). 

Fontelas Gomes tem de pôr a mão na consciência, reconhecer publicamente que existe uma evidente desigualdade arbitral na Liga Portuguesa, onde encontramos as 2 equipas Europeias que usufruiram de mais penaltis na sua Liga interna nas últimas 5 épocas e no polo oposto temos o Benfica, que é o candidato ao titulo dos campeonatos Europeus com menos penaltis assinalados a seu favor.

Quanto analisamos os dados estatísticos dos 3 primeiros classificados nas 6 principais Ligas da Europa, vemos que das 18 equipas que se tem evidenciado como as mais apetrechadas para lutar pelo titulos nacionais nos seus campeonatos internos, apenas o Benfica e o Monaco apresentam um saldo negativo de penaltis. Aos olhos dos responsáveis pela arbitragem, o Benfica e o Monaco não reunem condições para lutar pelo titulo em 2023/24, apesar de heroicamente estarem neste momento entre os 3 primeiros do seu campeonato. Todos sabem que as equipas para se sagrarem campeãs tem de ter saldos positivos de penaltis e infelizmente para os adeptos do Benfica e do Monaco, estas 2 equipas apresentam um saldo bem negativo de penaltis assinalados pelos árbitros quando já estamos bem dentro da 2ª volta. 

Para se ter uma ideia da influência que os penaltis tem no jogo, os registos históricos da Liga Portuguesa comprovam que entre o FCP e o Benfica, as 2 equipas que constantemente tem lutado até ao fim pelos titulos em Portugal nas últimas 2 décadas, nenhuma delas conseguiu ultrapassar o seu rival caso este tenha usufruído de uma vantagem de 6 penaltis nessa época. Sim, meus amigos, o limite que os dados estatísticos comprovam como sendo uma influência arbitral impossível de ultrapassar é de haver uma diferença de 6 penaltis entre o 1º e o 2º classicado. Infelizmente para o Benfica, nestas 21 jornadas já decorridas, o Sporting já leva uma vantagem de 4 penaltis em relação ao Benfica, o que comprova que nas condições arbitrais actuais só o Sporting tem condições de ter sucesso desportivo em Portugal. Em Inglaterra, Alemanha e Itália não existe uma diferença de 4 penaltis entre os 2 primeiros classificados, logo neste momento não existe nenhum clube que se possa afirmar que já leva uma vantagem significativa para poder ter já quase garantido o titulo de campeão no final desta temporada. Já em Espanha e em França, temos 4 penaltis de diferença entre os 2 primeiros, logo já é por demais evidente que quem será campeão nessas 2 Ligas serão o PSG e o Real Madrid. O Nice e o Girona mesmo que diminuam a desvantagem que tem atualmente de 4 penaltis para o PSG e Real Madrid muito dificilmente conseguirão atingir a liderança. Já o Benfica caso consiga diminuar a desvantagem de 4 penaltis que leva nesta altura para o Sporting seguramente conseguirá lutar pelo titulo 2023/24.

Como todos os que conhecem o efeito que os penaltis têm no rendimento desportivo das equipas, nestes 6 campeonatos, as 2 equipas que praticamente se pode dizer que já conseguiram uma vantagem na classificação que os levará ao titulo no final da temporada, são o Real Madrid que com uma vantagem de ter + 4 penaltis que o Girona (2º classificado) já leva 5 pontos de vantagem e o PSG com uma vantagem de +4 penaltis em relação ao Nice (2º classificado) já leva 11 pontos de vantagem. Além destas 2 ligas em que enconttramos 4 penaltis de diferença entre os 2 primeiros classificados, somente na Liga Portuguesa se verifica tambem 4 penaltis de diferença entre o 1º e o 2º classificado, o Sporting com um saldo positivo de 1 penalti leva uma vantagem de 4 penaltis em relação ao Benfica, que inacreditavelmente vai com um saldo desfavorável de -3 penaltis. 

Nas condições arbitrais que obrigaram o Benfica a competir, ou seja, jogando com um saldo negativo de -3 penaltis, nenhuma equipa do mundo tem condições arbitrais para conquistar o seu campeonato. As equipas que sofrem mais penaltis do que aquelas que usufruem, o melhor que podem ambicionar na tabela classificativa, é lutar para evitarem descer de divisão, nunca lutar pela liderança da sua Liga. É ridiculo, chegado a meio de Fevereiro, um assumidamente candidato (Benfica) vai com 2 penaltis assinalados a seu favor e 5 assinalados contra!




Dos 18 candidatos ao titulo, o Benfica é o único que até ao momento apenas usufruiu de 2 penaltis favoráveis. Não existe nenhum outro candidato ao titulo nas 6 principais Ligas da Europa, a jogar com  condições tão adversas como as que obrigam o Benfica a jogar na Liga Portuguesa (em contraste os seus rivais, já que FCP e Sporting são as 2 equipas Europeias que usufruiram de mais penaltis entre todas que disputaram as últimas 5 edições nos 6 principais campeonatos de futebol na Europa). Nas últimas 5 épocas, os árbitros concederam 57 penaltis ao FCP, 42 penaltis ao Sporting e apenas 22 penaltis ao Benfica, o melhor ataque da Liga neste período com 275 golos marcados, enquanto o FCP apenas conseguiu marcar 268 golos mesmo tendo usufruíndo de mais 35 penaltis do que o Benfica! O Benfica nestas condições arbitrais terá de ter plantéis incomparavelmente superior aos rivais para poder anular tamanha desvantagem de penaltis com que é obrigado a jogar em Portugal comparativamente aos outros 2 grandes clubes Portugueses.

Sem comentários: