quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Quais são as 15 melhores equipas das 6 principais Ligas de futebol na Europa?

Quando agregamos os dados das últimas 6 épocas (178 jogos em Portugal), constatamos que os 3 grandes Portugueses estão entre as 15 equipas Europeias, que mais golos marcaram no seu campeonato interno nos últimos 6 campeonatos. Os golos demonstram a força das equipas, os penaltis ajudam algumas a marcar muitos mais golos do que em condições arbitrais marcariam.

Aqui está a lista das 15 equipas Europeias mais goleadoras no agregado dos últimos 6 campeonatos:


Sem surpresa no topo desta lista encontramos o crónico campeão Alemão (1º, Bayern Munique), o recorrente campeão Ingês (2º, Manchester City), o crónico campeão Françês (3º, PSG), todos eles além de marcarem mais golos também usufruiram de mais penaltis do que os seus principais rivais internos, só em Portugal é que vemos que a equipa que marca mais golos, o Benfica não é a equipa que também usufrui de mais penaltis, pois estranhamente na Liga Portuguesa, encontramos as 2 equipas Europeias com mais penaltis assinalados a seu favor, o FCP e o Sporting, que no que toca a capacidade ofensiva são apenas o 10º e 15º melhores ataques.  

A longo prazo, as equipas que são realmente superiores as demais conseguirão marcar muito mais golos que os seus rivais internos, por isso, com naturalidade constatamos que:

  • Bayern Munique com 499 golos marcados é o melhor ataque entre todas as equipas que participaram nas 6 melhores Ligas Europeias, marcou mais 75 golos que o seu principal rival interno (Dortmund que marcou 424 golos), sem surpresa conquistou todos os títulos de campeão Alemão nesse período. Bayern Munique usufruiu de 33 penaltis, mais 2 penaltis do que o Dortmund que usufruiu de 31 penaltis no agregado destas 6 épocas.
  • Manchester City com 490 golos marcados é o 2º melhor ataque, neste período das últimas 6 épocas analisado conquistou a maioria dos títulos de campeão Inglês, o seu principal rival tem sido o Liverpool, que marcou menos 61 golos do que o Manchester City e usufruiu de menos 14 penaltis. Ao contrário de Portugal, aqui o candidato com mais penaltis é o que marca mais golos.
  • PSG com 462 golos é o 3º melhor ataque e tem sido recorrentemente campeão Francês nas últimas temporadas, com 53 penaltis assinalados a seu favor é também a 3ª equipa Europeia que usufruiu de mais penaltis, logo a seguir aos dominadores da Europa em penaltis (FCP e Sporting).
  • Benfica é a 1ª equipa Portuguesa nesta listagem, sendo o 7º melhor ataque entre os clubes Europeus, mas somente usufruiu de 39 penaltis (é apenas o 25º com mais penaltis), quando o FCP usufruiu de 61 (1º com mais penaltis) e o Sporting usufruiu de 56 penaltis (2º com mais penaltis). Em Portugal, aos olhos do Conselho de Arbitragem só existem 2 clubes com condições para ter sucesso desportivo, o FCP e o Sporting, enquanto que para o Benfica são concedidas as mesmas hipóteses que o V. Guimarães tem de ser campeão Português.

Só o Fontelas Gomes, consegue explicar do porquê de, na sua Liga encontrarmos as 2 equipas Europeias mais bafejadas com penaltis e mais penaltis! No TOP15 de equipas com mais golos marcados, além do FCP e Sporting não encontramos mais nenhuma outra equipa, que em média usufrua de 1 penalti a cada 6 golos marcados, todos os outros grandes clubes Eurpeus marcam em média muitos mais golos do que o FCP e Sporting antes de poderem usufruir de 1 penalti. Entre os clubes candidatos ao titulo nas 6 principais Ligas da Europa, só FCP e Sporting usufruem em média de 1 penalti a cada 6 golos que conseguem marcar. 

Agora, em vez de vermos os golos efetivamente marcados, ordenarmos os clubes pelas condições arbitrais que tiveram na sua Liga Nacional, chegamos a conclusão que este será o TOP25 de penaltis.
Aqui está o, TOP25 de clubes que usufruíram de mais penaltis nas 6 principas Ligas da Europa

Incompreensível, como o FCP e o Sporting apesar de não serem nenhuma dos 9 melhores ataques da Europa, são as 2 equipas que beneficiam de mais penaltis! Infelizmente, o Benfica tem de lutar nestas condições pelo titulo de campeão na Liga Portuguesa, obrigado a competir semanalmente contra o lider e vice-lider Europeu de penaltis pelo sucesso desportivo. Haja decoro, Fontelas Gomes!

 

Sem comentários: