sábado, 11 de março de 2023

Mais uma Taremidade na Liga da VARgonha

Com o jogo empatado aos 73 minutos, premiou-se a batota, em vez de castigar o jogador que persiste em falsear a essência do jogo. O Taremi mesmo agora chegado a idade madura dos trintões, ainda não se deixou de atirar para a piscina! Tem culpas o próprio, os treinadores que não ensinaram, dirigentes e até mesmo os próprios adeptos que não o conseguiram incentivar a corrigir essa tendência de tentar forçar a queda dentro da área. Os árbitros Portugueses também tem de assumir a sua parte de culpa, ao obrigarem-nos a ver estas tristes vergonhas nos campos Portugueses semana após semana, sem que se veja alguma vontade de defenderem a verdade desportiva. Numa Liga profissional a sério como a Inglesa, seria impossível ao Taremi continuar a enganar os árbitros em campo, depois de 4 épocas nessa Liga (Taremi consegui sacar o seu 19º penalti em Portugal e ainda há quem maliciosamente o queira equiparar ao tetracampeão Jonas, que em 5 épocas no campeonato Português sofreu 8 penaltis em 183 jogos). 
Em Portugal, alguns comentadores continuam a fechar os olhos a batota, desde que beneficie o seu clube, mesmo que saibam que no fundo é bastante prejudicial a industria de futebol no seu todo. 


Cada vez há mais adeptos a não confiar no capitulo da arbitragem desta nossa Liga da VARgonha! 

Os responsáveis pela Arbitragem em Portugal, não podem continuar a assobiar para o ar, pensando que lances como estes não descredibilizam o produto futebom Português cujos direitos televisivos, querem potenciar, vendendo em conjunto no mesmo pacote todos os jogos da Liga Portuguesa.

Sabemos todos que os penaltis não tem todos a mesma importância, que uma falta na área assinalada ainda com o jogo empatado, pode permitir acrescentar +2 pontos a equipa, se for assinalado quando se esta a perder por 1 golo, pode permitir a equipa conquistar +1 ponto diretamente com essa decisão arbitral. Por isso, quando vemos o quadro agregado das últimas 3 épocas, constatamos que somente diretamente com os penaltis assinalados a favor da sua equipa, o Sporting pôde conquistar 37 pontos, o FCP conquistar 32 pontos e o Benfica conquistar 15 pontos (brutal diferença entre equipas que lutam pelo mesmo objetivo de ser campeão nacional)!

QUADRO RESUMO DOS PENALTIS FAVORÁVEIS ASSINALADOS NAS ÚLTIMAS 3 ÉPOCAS:


Os responsáveis pela Arbitragem em Portugal tem de saber que o que este quadro resumo nos mostra, é efetivamente o efeito que os árbitros portugueses tiverem para o desempenho desportivo das equipas, pois imaginemos que as equipas só por si eram todas equivalentes, conseguem marcar o mesmo nº de golos que sofrem, nesse caso, a arbitragem teria sido responsável por o FCP ter conseguido marcar mais 15 golos do que o Benfica (30 penaltis para o FCP e 15 penaltis para o Benfica). O Sporting usufruiu de 29 penaltis, que representariam conquistar diretamente mais 37 pontos, ou seja, mais 22 pontos do que os 15 que o Benfica pôde conquistar diretamente com um penalti assinalado a seu favor. Já o FCP pôde conquistar mais 17 pontos do que o Benfica (32 pontos para o FCP e apenas 15 para o Benfica). 

A Arbitragem arrasa completamente as hipóteses de sucesso desportivo do Benfica nas últimas 3 épocas. Por aqui se compreende a razão pelo qual, o Benfica não conquista nada em Portugal há 3 temporadas, mesmo tendo conseguido manter planteis capazes de ser 2 épocas seguidas, uma das 8 melhores equipas Europeias (Liga dos Campeões). Tal feito na Europa, só foi possível com árbitros estrangeiros, nas mesmas condições arbitrais da Liga Portuguesa, em que o FCP e o Sporting são de longe as 2 equipas que mais beneficiam de penaltis favoráveis, seria de todo impossível ao Benfica conseguir 2 anos seguidos bem sucedidos desportivamente, como está a acontecer nas competições Europeias. Mesmo tendo a Liga Portuguesa menos 4 jornadas por época do que as Ligas Inglesa, Espanhola, Italiana e Francesa, o FCP e o Sporting são as 2 equipas Europeias que usufruiram de mais penaltis na sua Liga Domestica nas últimas 5 épocas, entre todas as que distaram as 6 principais Ligas de futebol da Europa.

Sem comentários: