quinta-feira, 2 de março de 2023

FCP foi o último a ser castigado, finalmente todos os 18 clubes da Liga já sofreram penaltis desfavoráveis

Em média nas últimas 15 épocas, ocorreu 1 penalti a cada 8 golos (os 4 candidatos em conjunto marcaram 3.788 golos e usufruíram de 466 penaltis), dai que após 22 jornadas desta época 2022/23, já não seria expetável encontrarmos alguma equipa que não tivesse sofrido sequer 1 penalti após 22 jogos, pois não há nenhuma equipa que não tenha sofrido pelo menos 8 golos em 2022/23, o mínimo foram 13 golos sofridos. O Benfica que é a melhor defesa, sofreu 13 golos (2 penaltis sofridos), o F. C. Porto já sofreu 14 golos (1º penalti sofrido na Liga 2022/23 nesta 22ª jornada), V. Guimarães já sofreu 21 golos (2 penaltis sofridos), Braga já sofreu 22 golos (3 penaltis sofridos), Casa Pia já sofreu 22 golos (7 penaltis sofridos) e o Sporting já sofreu 23 golos (4 penaltis sofridos). 

Nas últimas 3 épocas, cada equipa disputou 90 jogos, o que é uma amostra já significativa para se poder retirar conclusões com base na análise estatística. Concentrando a atenção no TOP10 da Liga nas últimas 3 épocas (2020/21, 2021/22 e 2022/23), ficamos a saber que em média foi assinalado 1 penalti a cada 7 golos marcados. Nesta era do VAR, passaram a ser mais frequentes os penaltis assinalados, o FCP e o Sporting passaram a usufruir em média de 1 penalti a cada 7 golos marcados, tal como é a média geral na Liga Portuguesa, somente o Benfica passou a demorar em média 14 golos para poder usufruir de 1 penalti. como se pode ver no quadro que se segue:

Basta olhar para este quadro destas últimas 3 épocas, facilmente se perceberá a razão pelo qual, o Benfica está a viver um período de completo desastre desportivo em que não conquistou nenhum troféu.  

Explicações, somente Fontelas Gomes, as pode dar, só ele saberá porque se atingiu esta diferença de 14 penaltis em 90 jogos, entre as 2 equipas que marcaram mais golos nas últimas 3 épocas (209-203=6)! Duas equipas que em 90 jogos numa Liga em que em média é assinalado 1 penalti a cada 7 golos, em condições arbitrais normais só podem evidenciar uma diferença de 14 penaltis caso entre elas exista uma diferença de aproximadamente 98 golos, nunca de apenas 6 golos. Como evitar 6 golos de diferença entre 2 equipas que só em penaltis tem uma diferença de 14!

1 comentário:

Anónimo disse...

«O Ministério Público (MP), está a investigar as contas bancárias de vários agentes de arbitragem, entre outros, na sequência da investigação a alegados subornos do Benfica. Hugo Miguel, antigo árbitro de campo e atual videoárbitro, é um dos suspeitos de ter recebido contrapartidas por favores prestados ao Benfica. O MP já levantou o sigilo bancário, estando as contas de Hugo Miguel a ser alvo de uma perícia financeira de forma a verificar fluxos de dinheiro, transferências e depósitos, entre outros.

Na lista constam ainda outros nomes que estiveram ligados à arbitragem, como Ferreira Nunes, Adão Mendes, Bruno Paixão, Bruno Esteves, Jorge Ferreira e Nuno Cabral (este último conhecido como "menino querido", de acordo com a revelação de emails do emblema encarnado feita pelo Porto Canal).

A decisão do MP de avançar para a investigação às contas bancárias de elementos ligados à arbitragem, terá começado, ainda segundo o CM, com escutas a César Boaventura, empresário que está em prisão domiciliária e que foi recentemente acusado de 10 crimes, na sequência da "Operação Malapata".»

Mas alguém duvida da qualidade e honestidade do Paixão, do Hugo Miguel, do Ferreira da Esquiça de Fafe, do Esteves do C. Santos, ou do ex árbitro de andebol de Coimbra o Ferreira Nunes? E onde poderemos encaixar o Nuno Cabral, próspero empresário de árbitros de futebol? Tudo gente séria, e todos eles patrocinaram um treta.