quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Goleadores do Mundial

Desde que existe futebol, o Mundial sempre foi o palco preferencial para os grandes jogadores mostrarem a sua verdadeira grandeza futebolistica. É nesta competição que cada um demonstra o que é comparativamente aos seus pares, obviamente cada jogador só deveria ser diretamente comparável aos da sua geração, não se devia comparar diretamente o rendimento nos mundiais do Pelé ao do Ronaldo, Messi, Maradona, etc, pois, quando muito podemos comparar os que competiram nos mesmos Mundiais. Por exemplo, Pelé que competiu no mesmo mundial 1966 com o Eusébio, ou rendimento do Messi com o do Ronaldo nos Mundiais 2010, 2014, 2018 e 2022 em que ambos competiram. 

Pelé no acumulado dos 4 Mundiais que disputou marcou 12 golos nos 12 jogos que disputou (o seu máximo de golos num Mundial foi em 1958, com 6 golos marcados em 4 jogos), já Eusébio só participou num Mundial em 1966, marcando 9 golos em 6 jogos, tendo Portugal eliminado o Brasil (único dos 4 Mundiais que Pelé participou mas não venceu), o que prova a grandeza do Pelé e também do quão extraordinário foi o Eusébio. 

Messi no acumulado dos 4 Mundiais disputados leva 11 golos marcados em 20 jogos (faltando disputar a final deste Mundial do Catar, com os 5 golos já marcados esta é a edição no qual mais golos marcou), já o Ronaldo, no total marcou 8 golos nos 22 jogos dos 5 Mundiais que participou (o seu máximo de golos num Mundial foi na Russia 2018, em que marcou 4 golos em 4 jogos). No atual Mundial 2022, Ronaldo esteve em campo 291 minutos, foi claramente o PL com mais minutos na seleção portuguesa, tendo o seu substituto, o ainda jovem Gonçalo Ramos tido os seus primeiros minutos numa grande competição Mundial (foi utilizado em 153 minutos e conseguiu marcar 3 golos). Extraordinário desempenho do Gonçalo Ramos com apenas 21 anos, no seu 1º Mundial! Com tão poucos minutos e a ter que levar com toda a pressão de ser quem entrou no 11 para o lugar que supostamente pertencia ao Cristiano Ronaldo, uma lenda goleadora dos últimos anos.

Aqui está o ranking dos melhores goleadores do atual Mundial 2022 no Catar até hoje:


Algumas curiosidades em relação aos goleadores da atualidade: 

  • Messi e Mbapé, cada um deles com 5 golos marcados, são neste momento os melhores goleadores e os maiores favoritos a terminar este Mundial eleitos como, o melhor jogador do Mundo em 2022. Messi é claramente a estrela da Argentina e o Mbapé a estrela da França. Além disso, nas competições de clubes, os 2 jogando juntos no PSG também ainda sonham em conquistar a atual edição da Liga dos Campeões, no total da temporada Messi vai com 17 golos marcados em 2.226 minutos disputados e o Mbapé vai com 26 golos marcados em 2.404 minutos disputados. O Benfica conseguiu evitar ser eliminado pelo PSG destes 2 grandes avançados, são neste momento as 2 únicas grandes equipas Europeias sem nehuma derrota na atual temporada,
  • Depois, aparecem neste Mundial com 4 golos marcados, o jovem PL da Argentina de 22 anos (J. Alvarez, que também é um sério candidato a vencer a Champions nesta temporada ao serviço do Manchester City, no total da temporada 2022/23 vai com 11 golos marcados em 1.253 minutos) e o já veterando de 36 anos, Olivier Giroud, que jogando no AC Milan, no total da temporada 2022/23 vai com 14 golos marcados em 1.658 minutos disputados, o que atesta a qualidade destes avançados e o alto nível em que estão a competir, pois ambos estão apurados para os 1/8 final da LC. 
  • Depois empatados com 3 golos marcados, encontramos 7 jogadores (Bukaya Saka, Morata, Gonçalo Ramos, Richarlison, Rasfhord, Gakpo e Enner Valencia). Destes 7, apenas o Gonçalo Ramos no Benfica e o Richarlison no Tottenham, ainda estão entre as 16 melhores equipas Europeias de 2022/23, ou seja, ainda podem sonhar em conquistar a atual Champions. O Gonçalo Ramos no total da temporada vai com 17 golos marcados em 1.599 minutos disputados e o Richarlison no total da temporada vai com 5 golos marcados em 1.120 minutos disputados. O Richarlison ou o Olivier Giroud vai ficar eliminado nos 1/8 final uma vez que o AC Milan defrontará o Tottenham. 
  • Depois com 2 golos marcados, temos o Harry Kane, Bruno Fernandes, Taremi, Fullkgrug, Vincent Aboubacar, Neymar, Lewandowsky, Kudus, Guo-sung Cho, Kay Havertz, Weghorst, Arascaeta, Kramaric e Ferran Torres. Destes todos apenas o Harry Kane do Tottenham, o Taremi do FCP, o Neymar do PSG e o Kay Havertz do Chelsea ainda podem sonhar com a Champions 2022/23. No total da temporada, o Harry Kane vai com 17 golos marcados em 2.816 minutos disputados, o Taremi vai com 15 golos marcados em 1.902 minutos disputados, o Neymar vai com 17 golos marcados em 1.903 minutos disputados e o Kay Havertz vai com 8 golos marcados em 1.649 minutos disputados.
Sabemos que, apesar de ser ainda muito jovem, Gonçalo Ramos já é o maior goleador Português da atualidade (é raríssimo um jovem de 21 anos ser o PL titular de uma equipa apurada para os 1/8 final da LC e candidata ao titulo em Portugal, quanto mais ser o Máximo Goleador Português), acresce que nenhum dos 17 golos que conseguiu marcar, foi através de uma grande penalidade. Entre os máximos goleadores da atualidade, somente o Mbapé já conseguiu marcar mais golos do que o Gonçalo Ramos nesta temporada, ao marcar 26 golos em 2.404 minutos, beneficiando da vantagem de ser quem converte os penaltis no PSG e na sua seleção. Messi e Neymar até ao momento, tem os mesmos 17 golos que o Gonçalo Ramos conseguiu marcar, mas já disputaram muitos mais minutos, pois por exemplo o Messi já vai com 2.226 minutos enquanto o Gonçalo Ramos só tem 1.599 minutos. Ou seja, Gonçalo Ramos tem todas as condições de fazer uma grande 2ª parte da temporada, neste momento tem menos 627 minutos de utilização do que Messi, menos 1.217 minutos de utilização do que Harry Kane, menos 805 minutos de utilização do que Mbapé, menos 304 minutos de utilização do que Neymar, menos 303 minutos de utilização do que Taremi, menos 59 minutos de utilização do que Olivier Giroud, menos 50 minutos de utilização do que Kay Havertz. Dos 10 goleadores que ainda estão a disputar os 1/8 final da Champions, apenas o J. Alvarez e o Richarlison levam menos minutos de utilização do que o Gonçalo Ramos, apenas estes 2 estão mais frescos, para a 2ª metade da temporada. 

Poderá Gonçalo Ramos vir a ser o Máximo Goleador desta temporada 2022/23? Será este o desafio do Roger Schmidt para o PL, que elegeu como titular do seu Benfica no ataque aos titulos?

1 comentário:

dezazucr disse...

Muito interessante a análise.
Falas em baixo, mas sería interessante também em cima quando falas dos golos de cada, mencionar quantos são de penalti. Acho que é algo muito relevante quando se mede a valia de um ponta de lança, quantos golos marca sem penaltis.
Já nas últimas épocas tivemos Seferovic que foi melhor marcador sem qualquer penalti e não repetiu a gracinha exactamente porque Pote pode beneficiar de ser o marcador da sua equipa.

Uma crítica recorrente por vezes aos nossos pontas é que "ah e tal, mas falha muitas...".
Deveríam sim perceber que são jogadores que pela qualidade das suas movimentações conseguem garantir inúmeras oportunidades para a equipa marcar. Quando a vertígem é muito é normal por vezes faltar a frieza. Mas o número elevado de oportunidades garante na mesma um número elevado de golos.

Uma análise interessante sería também medir a média de oportunidades claras falhadas por jogo, acho que por exemplo a GoalPoint mede os Expected Goals...