domingo, 11 de dezembro de 2022

Entre as 4 semi-finalistas, já só temos 2 jogadores a representar a Liga Portuguesa no Catar

Acabou o sonho de serem os campeões para os jogadores Portugueses, Roger Schmidt até tinha manifestado o desejo de ver os seus 5 pupilos a disputar a final deste Mundial no Catar. Será que ainda teremos atletas campeões do mundo 2022/23 entre os jogadores do nosso campeonato?

Otamendi e o Enzo, já são os únicos da nossa Liga que podem trazer o titulo de campeão Mundial. 

O selecionador Argentino utilizou em 833 minutos dos 960 minutos que poderia utilizar estes 2 jogadores Benfiquistas a sua disposição (ou seja, utilizou-os 87% dos minutos possíveis). Em boa hora, dizem os argentinos, ainda bem que utilizou estes 2 jogadores que estão a realizar uma grande LC em 2022/23.

Já o selecionador nacional (Fernando Santos) que tinha no seu elenco 3 Benfiquistas (João Mário na sua melhor forma de sempre, além das 2 jovens estrelas ascendentes, Gonçalo Ramos, o melhor marcador Português na atualidade e o António Silva o mais jovem Português de sempre a iniciar um jogo de um Mundial, voltando a demonstrar também no palco Mundial que está muito bem preparado para se afirmar entre a elite do futebol), no total só concedeu 327 minutos aos Benfiquistas em 1.350 minutos possíveis, ou seja, utilizou-os em 24% dos minutos possíveis de utilização. Por contraponto aos 3 jogadores Portistas, no total concedeu 919 minutos dos 1.170 minutos possíveis dado que o Otávio esteve indisponível por lesão durante 2 jogos dos 5 jogos, ou seja, estiveram em campo em 79% dos minutos possíveis de utilização. O FCP é o clube com maior representatividade nesta versão da seleção comandada pelo Fernando Santos. Na seleção Portuguesa, tivemos assim as 2 equipas que estão apuradas para os 1/8 final da Champions a contribuir com 79% e 24% dos minutos possíveis. 


Os treinadores das seleções devem aproveitar os jogadores em melhor forma nos clubes para obter sucesso e nesta temporada temos 2 equipas portuguesas entre as 16 melhores da Champions 2022/23. Ser titular numa das 16 melhores equipas Europeias da atualidade é algo que não deve ser desaproveitado, Scaloni, mesmo sendo o Enzo um jovem de apenas 21 anos (6 jogos da Champions), conseguiu aos poucos ir-lhe integrando no 11 da Argentina e está neste momento a colher os frutos dessa arrojada decisão de premiar o rendimento e não o estatuto (sendo tão jovens, é obvio que nem o Enzo Fernandez, nem o Gonçalo Ramos, nem o António Silva, poderiam ter muita experiência acumulada, o treinador/selecionador é quem tem de avaliar se neste momento merecem ou não dar sequência na seleção aos bons desempenhos que tem vindo a apresentar no clube, quer na Liga quer na Champions.


Sem comentários: