terça-feira, 1 de novembro de 2022

Qual é a equipa que usufruiu de menos penaltis em Portugal entre as 12 que disputaram ás últimas 3 edicões da Liga Portuguesa?

Esta é uma pergunta que deveria ser colocada a todos os comentadores e também aos treinadores da nossa Liga. 

Uma das verdades indesmentíveis que os dados históricos sempre demonstraram, é que tende a existir uma correlação positiva entre o nº de golos marcados e nº de penaltis que são assinalados a favor das equipas. Em média na Liga Portuguesa, tende a ocorrer 1 penalti favorável por cada 7 golos marcados, dai que após 100 golos marcados, normalemte constatamos que essa equipa usufruiu de 13 penaltis em média, eventualmente podem ter sido 11, 12, 13, 14 ou 15, mas com 100 golos marcados, é muito raro se detetar que a equipa usufruiu de mais de 15 penaltis ou menos de 11 penaltis. 

Só mesmo em caso de evidente influência arbitral é que, ocorrem casos semelhantes ao que o Benfica, está a viver nas últimas 3 épocas, em que em 79 jogos, a equipa teve um ataque capaz de conseguir marcar 177 golos, mesmo só tendo sido assinalados 10 penaltis a favor do Benfica, ou seja, nestas últimas 3 épocas, só foi assinalado 1 penalti favrorável ao Benfica por cada 18 golos que a equipa consiga marcar.  É uma barbaridade, que merece um analise detalhada dos motivos pelos quais chegamos a estes dados estatísticos absurdos na Liga da VARgonha. Fontelas Gomes, tem de explicar aos adeptos, porque durante 3 épocas inteiras, quase não foram assinalados penaltis a favor do Benfica. 

Em média, as 12 equipas que participaram nas últimas 3 edições da Liga Portuguesa, usufruiram de 15 penaltis cada, em média. ocorreu 1 penalti a cada 7 golos marcados. F. C. Porto usufrui de penaltis mais facilmente do que a média geral, pois usufrui de 1 penalti a cada 6 golos que consegue marcar, já o Benfica é de longe a equipa em Portugal que demora mais para que lhe seja concedida 1 penalti, em média tem de marcar 18 golos para que lhe seja concedido 1 penalti a seu favor. 

Nas últimas 3 épocas, em conjunto as 12 equipas marcaram 1.339 golos e foram assinaladas 179 penaltis a favor destas 12 equipas que disputaram as últimas 3 édições da Liga Portuguesa, distribuidos do seguinte modo:




Constata-se que 5 clubes usufruiram de 55% desses 179 penaltis (98 penaltis foram favoráveis ao FCP, Sporting, Guimarães, Gil Vicente e Braga). Foram equipas que obviamente ocuparam as posições cimeiras da tabela nestas últimas 3 épocas.


Inacreditavelmente, o Benfica é entre todas as 12 equipas aquela que usufruiu de menos penaltis.


Pergunta que se coloca, é porque o Benfica é a equipa que usufruiu de menos penaltis entre todas as 12 que participaram nas últimas 3 edições da Liga Portuguguesa? Fontelas Gomes é quem pode responder.

Sem comentários: