terça-feira, 20 de setembro de 2022

Comendador Rafa Silva retira-se da seleção depois das canalhices que lhe fizeram!

Um homem de caracter nunca deve insistir em estar, onde lhe demonstram que não é querido! 

 Apoio incondicional ao homem, jogador, Rafa Silva, ninguém merece o que fizeram com ele! 

Não caiu na tentação de recorrer as redes sociais ou aos meios de C.S. para denunciar a injustiça!

Rafa Silva subiu muito na consideração dos adeptos de futebol Português, ao não ter vindo a público responder a canalhice que a Federação Portuguesa lhe fez em Novembro de 2021 (denegriram o seu nome/profissionalismo, utilizando-o como bode expediatório pela derrota sofrida por Portugal contra a Sérvia, num jogo em que sequer tinha sido convocado). Mesmo não tendo sido convocado, quiseram fazer dele, o culpado maior dessa derrota sofrida pelos bem quistos eleitos pelo Fernando Santos (nos convocados deste jogo não havia nenhum jogador do Benfica, para culparem um Benfiquista tiveram que recorrer ao Rafa Silva, o último que jogou para a seleção, 5 jogos antes deste. Atenção, Rafa entrou aos 81 minutos com 2-1 no marcador e ainda ajudou Portugal a marcar o 3-1 final e mesmo assim é o jogador que escolheram atacar). Ao ponto a que se chegou, o Anti-Benfiquismo em Portugal! Depois de terem escorraçado todos os atletas do Benfica da seleção Nacional, já só lhes faltava conseguir retirar Rafa do lote dos convocados, o que finalmente conseguiram. Os Benfiquistas, apoiam incondicionalmente Rafa, aliás a esmagadora maioria até defende que nenhum Benfiquista devia estar no mesmo espaço daqueles que de uma forma gratuita ofenderam muitas mulheres/mães em Portugal, sem que a Federação tivesse obrigado a uma retração publica desses jogadores escolhidos pelo treinador para representar todos os portugueses (mesmo as mães daqueles Portugueses que quiseram insultar sem terem feito a retratação pública que se impunha). 

Rafa Silva que se estreiou na Seleção de Paulo Bento com 20 anos (3 das suas 25 internacionalizações foram com este selecionador), pôs término a sua carreira internacional 9 anos depois. Nestas 9 épocas, apesar das muitas concentrações/convocações para a seleção só foi ulilizado em 25 partidas (784 minutos no total, que correspondem a menos de 9 jogos de futebol de 90 minutos cada)! Rafa obviamente que sente que apesar de o convocar, Fernando Santos verdadeiramente não conta com as suas caracteristicas em campo.  É que nestas 9 épocas, além dos 12 jogos amigáveis que obviamente desportivamente são pouco relevantes, Rafa Silva apenas foi utilizado em 13 jogos oficiais, mesmo tendo apresentado sucesso desportivo em campo, pois nesses 13 jogos só perdeu por 1 vez, empatou 4 vezes e venceu 8 vezes). Como um jogador utilizado em 13 jogos oficiais, em que apenas perdeu por 1 única vez, pode ser acusado de falta de compromisso ou baixo rendimento em campo? É evidente que não foi por fraco desempenho desportivo, que o Rafa Silva não foi mais vezes utilizado. Aqui é mais responsabilidade do treinador do que do atleta, ninguém pode render sem verdadeiramente ter oportunidade para jogar (apenas por 5 vezes jogou mais de 45 minutos e nunca completou os 90 minutos de uma partida nestas 9 temporadas na seleção).  Fernando Santos nunca olhou para Rafa como uma solucção, mesmo tendo o atleta um registo pontual interessante nos 13 jogos que participou. 

Rafa Silva ainda não entrou na fase descendente da carreira, nas últimas 17 vezes que foi utilizado na seleção regista 11 vitorias, 5 empates e apenas 1 derrota, logo é evidente que não é pelo seu rendimento em campo que não foi mais vezes utilizado pelo Fernando Santos. Este treinador ao longo dos 8 anos que leva a frente da Seleção Nacional, sempre demonstrou não ser particular apreciador das caracteristicas futebolisticas do Rafa Silva, pois apesar de o poder utilizar em 3 posições distintas com a mesma eficácia (como extremo esquerdo, extremo direito ou 2º avançado), mesmo assim, nos 97 jogos (8.730 minutos possíveis) que o Fernando Santos dirigiu a seleção, o Rafa Silva foi utilizado em apenas 718 minutos, ou seja, 8% dos 8.730 minutos possíveis (por incrível que pareça, é o atleta do Benfica mais utilizado ainda assim)! Se calhar o problema não é do Rafa Silva, mas sim do Anti-Benfiquismo existente na MDCSQT em Portugal 

Ao Rafa, o povo Português só tem de agradecer todo o esforço, empenho e disponíbilidade durante as 9 temporadas em que representou a seleção nacional o melhor que sabe e pode, participando nas maiores conquistas de sempre da seleção nacional (Campeão Europeu e da Liga das Nações). Aqui estão os registos estatísticos dos 20 últimos jogos em representaçao da seleção por parte do Rafa Silva.


Futebolisticamente, Rafa Silva, tem o génio, o repentismo e capacidade de em conjunto ou sozinho mudar um jogo de futebol, por isso, é de todo incompreensível ouvir alguns comentadores a dizer que as suas extraordinárias caracteristicas não fazem falta a nossa seleção, que assim, o selecionador pode tranquilamente levar, o Bernardo Silva, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, João Félix, Ricardo Horta, Rafael Leão ou Otávio no lote dos 6 jogadores que podem jogar nas 3 posições ofensivas atrás do Ponta de Lança Cristiano Ronaldo! Rafa Silva não merecia só ser convocado para substituir o lesionado, Otávio.

Aqui estão os dados estatisticos da carreira do Rafa Silva pelos clubes que tem representado:

/

Rafa Siva, tem 101 golos em 415 jogos realizados, em média tem feito mais de 40 jogos por época, manteve-se em silêncio sem ser opção do selecionador todos estes últimos 9 anos, até o descartarem definitivamente em 04/09/2021 quando passou a ser imperioso utilizar o recem naturalizado Otávio.  A partir dessa data, jamais entrou em campo pela seleção, deixou de ser útil para o Selecionador. É incompreensível esse pensamento, quando na realidade os 7 potenciais candidatos aos 3 lugares/posições em campo que o Rafa poderia ocupar apresentam os seguintes números:

  • Bernardo Silva, que aos 28 anos vai com 85 golos em 449 jogos realizados pelos clubes. 
  • Diogo Jota, que aos 25 anos vai com 105 golos em 304 jogos realizados pelos clubes. 
  • Ricardo Horta, que aos 28 anos vai com 108 golos em 388 jogos realizados pelos clubes. 
  • João Félix, que aos 22 anos vai com 58 golos em 193 jogos realizados pelos clubes.
  • Gonçalo Guedes, que aos 25 anos vai com 58 golos em 307 jogos realizados pelos clubes
  • Rafael Leão, que aos 23 anos vai com 47 golos em 166 jogos realizados pelos clubes.
  • Otávio, que aos 27 anos vai com 40 golos em 351 jogos realizados pelos clubes.

É inacreditável, como o Rafa que é internacional A desde 05/03/2014, só foi titular 8 vezes, utilizado 784 minutos em 25 jogos (o último dos quais em 04/09/2021 quando jogou 9 minutos, curiosamente coincidiu com a estreia do Otávio), a partir dessa data o Rafa deixou de somar minutos, o Otávio o ultrapassou nas preferencias do selecionador e já vai com 7 internacionalizaçoes, 6 delas como titular e 452 minutos de utilização. Só o Fernando Santos pode explicar se quiser, o porquê de Otávio num ano ter praticamente o mesmo nº de jogos a titular do Rafa em 9 épocas. Inexplicável este brutal diferença de tratamento dado a estes 2 atletas, pelos números que ambos os jogadores apresentam nos respetivos clubes, nestes últimos 8 anos em que Fernando Santos é selecionador. 

Que ser humano integro, intelectualmente honesto não percebe o porquê, do Rafa Silva de forma honesta e acertada se decidir pela sua retirada da seleção, depois de o Selecionador confirmar que só voltou aos convocados para suprir a ausência temporária do Otávio? Não se menospresa assim, tantos anos de esforço e dedicação de um atleta, que jogando pouco ou muito, nunca levantou ou criou qualquer problema! É que 9 anos não são 9 minutos ou 9 segundos! São muitas horas de estágios, treinos, longe da familia e amigos, para depois aparecerem outros afortunados atletas para usufruir da visibilidade de um mundial de futebol! Paciencia Rafa, claramente não tens a lingua da cor que os responsáveis da Federação gostam!

Fernando Santos e os responsáveis da Federação: Foi vergonhoso o que fizeram ao Rafa Silva! 




3 comentários:

dezazucr disse...

Rafa bem, muito bem. A aguardar o momento certo para mostrar o seu carácter.

Faltou apenas referir nesses dados estatísticos as assistências para golo, situação em que Rafa é exímio, sendo que o ano passado mesmo a "meio-gás" foi o melhor assistente da Liga. Rafa é o maior criador de situações de golo do nosso campeonato e tem sido o maior desiquilibrador da equipa, mesmo na Europa, tendo em conta o caudal de jogadas ofensivas que cria.
Dos jogadores mais subestimados de sempre (até pelos adeptos, diga-se).

(nesse aspecto faz lembrar Di Maria que é sempre esquecido na lista dos melhores da Fifa e Uefa)

PNunes disse...

Que grade texto. Parabéns

Hugo Santos disse...

O que fez o Rafa haviam de todos os jogares que passaram pelo Benfica de o fazer. Jogares como o Rúben Dias, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, João Félix e até o João Mário estão esquecidos que quando jogavam no Benfica foram totalmente esquecidos por esta porcaria de seleção nacional que muitas vezes preferiram convocar Licás em vez deles? Este desrespeito pelo Benfica não vem só do Fernando Santos, vem desde que LVF teve o desplante de dizer que o Benfica iria ser a espinha dorsal da seleção.

Alguém já se esqueceu do tratamento que o Renato Sanches teve quando jogava pelo Benfica sem uma palavra de apoio por parte da Federação nem da Liga? Já se esqueceram dos insultos racistas que o Nelson Semedo teve em Guimarães sem uma palavra qualquer de apoio nem de crítica por parte da Federação nem da Liga? Mas quando foi o Marega foi logo elevado a herói nacional por ter sido insultado, nem que se tenha escondido a total provocação que o mesmo Marega teve minutos antes quando marcou um golo para a claque do Vitória! Piretes e provocações queria o quê?

O Benfica devia ter uma posição idêntica para com a Seleção, querem vir estragar o relvado da Luz? Tenham respeito pelo Benfica!!!