domingo, 26 de dezembro de 2021

VARgonha: A forma vergonhosa com tem sido usado o VAR em Portugal, consoante o resultado que quer no jogo

Foram anulados estes 2 golos no clássico da Taça como já foram anulados 10 em 56 marcados na Liga!


Não há golo do Benfica, que não seja esmiuçado de todos os ângulos/frames possíveis, na procura de encontrar algo, que possa ser utilizado pelo VAR como justificação para anular 1 golo ao Benfica. Seguramente, que todos os portugueses sabem, qual é a equipa com mais golos anulados pelo VAR, nesta temporada 2021/22, na anterior (2020/21), em 2019/20, ou seja, desde que existe VAR, ninguém tem duvidas de qual é a equipa com mais golos anulados na Liga Portuguesa! Assim sendo, é impossível que ninguém repare na anormalidade que é, encontrarmos esse tipo de padrão de decisões arbitrais (VAR), ano após ano, sempre em desfavor do mesmo clube (Benfica).

No campeonato, em quase todos os jogos é anulado 1 golo ao Benfica, ainda só estão decorridas 15 jornadas, o Benfica já marcou 56 golos, 10 deles o VAR conseguiu um frame que desse jeito para se anular o golo e o clube ficou oficialmente com 46 golos marcados até ao momento. Ou seja, com estes 2 golos anulados neste clássico da taça, o Benfica já vai com 12 anulados nesta temporada, mesmo com esta enormidade de golos anulados pelo VAR, é destacadamente o melhor ataque da Liga! Invertendo-se a situação, se o Benfica tivesse 12 golos sofridos anulados pelo VAR (não teria nenhum golo sofrido oficialmente), estaria a viver uma temporada de sonho, seria a equipa com o melhor saldo de golos entre todas 116 as que disputam as 6 principais Ligas da Europa (atualmente o melhor da Europa é o Bayern que vai com um saldo positivo de 40 golos, pois o Benfica ficaria então com um saldo positivo de 46 golos). Por qui se vê, o efeito que o VAR pode ter no jogo, com os golos que anula ou não a cada equipa e aos seus rivais.

O Benfica consegue a proeza de ser a equipa com mais golos anulados da Liga e também a equipa que tem menos penaltis assinalados a seu favor nas 2 últimas épocas, entre todas as que disputam as 6 principais Ligas da Europa! Alguém imagina, o Bayern Munique, PSG, Liverpool, F. C. Porto, Real Madrid, Barcelona ou Juventus a serem no acumulado de 2 épocas, a equipa com menos penaltis nas 6 principais Ligas da Europa?

Confirmou-se hoje que o Darwin está impossibilitado de alinhar no próximo jogo, depois de ter sofrido uma entrada violenta que lhe obrigou a abandonar na Taça de Portugal, por ter uma ferida aberta, tendo sido suturado com 5 pontos. É incompreensível que o VAR/arbitro veja as imagens em que estado ficou o seu pé, completamente ensanguentado e não se aperceba logo nesse momento que é inadmissível, que quem lhe provocou tamanho dano, possa continuar em campo, é que nem sequer o arbitro lhe exibiu um cartão amarelo, de aviso para não voltar a usar força excessiva sobre um colega de profissão (a defesa da integridade física é a 1ª e principal função dos árbitros).



  • Esteve muito mal o Fábio Veríssimo, ao permitir que a entrada sobre o Darwin saia impune, tal como as diversas sobre o Taarabt durante toda a 1ª parte que o obrigaram a fosse substituído ao intervalo (sem contar com as não assinaladas, no total o arbitro assinalou 8 entradas faltosas que sofreu, aos 2 minutos, aos 4 minutos, aos 7 minutos, em que o Taarabt inconsolável no chão relembrava ao arbitro que é a 3 vez que conseguiu se virar para iniciar uma saída rápida e que tinha sido derrubado, mas como mesmo assim não foi exibido nenhum cartão aos prevaricadores, 2 minutos depois aos 9 minutos voltou a sofrer nova falta. Aos 15 minutos sofreu nova falta, aos 19 minutos outra falta, aos 20 minutos ao tentar iniciar mais um contra-ataque  foi novamente derrubado (no chão voltou a demonstrar o seu desagrado por ter sido derrubado pela 7ª vez em 20 minutos jogados sem que o arbitro tenha conseguido disciplinar os que insistem em prevaricar).  Aos 32 minutos sofreu a 8ª falta (aos olhos do arbitro um atleta com a camisola do Benfica é um saco de pancada, só pode), aos 38 minutos quando vai bater um canto os adeptos tentam lhe atingir com objetos, garrafas de água, mesmo revelando uma enorme valentia, nunca se escondendo do jogo apesar de estar a ser massacrado fisicamente, ao intervalo não restou alternativa ao treinador do Benfica que não seja, preservar a integridade física do seu atleta substituindo-o Everton Cebolinha (a continuar em campo seguramente não teria condições para jogar o jogo do campeonato, tal como acabou por acontecer infelizmente ao Darwin). 
  • Esteve muito mal o VAR Luís Godinho, ao não avisar o arbitro sobre a gravidade da entrada de Fábio Cardoso sobre o Darwin. Nem sequer depois de ver o estado em que ficou o pé do Darwin reviu o lance, ou mandou o arbitro ver as imagens televisivas para rever a sua decisão de não exibir nenhum cartão ao Fábio Cardoso.
  • Esteve muito mal a direção do Benfica, em não vir a publico criticar a arbitragem por não ter defendido a integridade física dos jogadores do Benfica no Dragão. Estiveram mal representantes com obrigação estatutária de defender os interesses do Benfica, tal como os que se intitulam de adeptos Benfiquistas mas que não se insurgiram contra mais um arbitragem, em que não defendeu a integridade física dos atletas que os representam dentro do campo, tal como já tinha acontecido no último Derbi, em que nos primeiros minutos, o João Mário foi literalmente perseguido/derrubado a cada bola que recebia, sem que o Artur Soares Dias tenha exibido os correspondentes cartões (aos 2 minutos já tinha sofrido 3 entradas duras). Como é que o jogador não ficaria com limitações físicas impeditivas de poder ajudar a sua equipa durante 90 minutos. É obvio que um jogador depois de sofrer 8 entradas faltosas como aconteceu ao Taarabt em 45 minutos não está em condições de reentrar na 2ª parte. Qual foi o jogador do Liverpool, do Atletico de Madrid, do Milão, do Ajax ou do Dortmund que sofreu 3 entradas duras em 2 minutos ou 8 em só na 1ª parte? Os árbitros da UEFA não permitiriam  a total impunidade que a "Liga Fontelas Gomes" permite aos rivais do Benfica, logo o FCP e o Sporting quando competem com as outras grandes equipas, nem se lhes ocorre que seria vantajoso abusar do jogo faltoso, porque sabem que na UEFA os seus atletas seriam penalizados se tivessem esse comportamento excessivamente agressivo para os seus adversários. 


Só os Benfiquistas denunciando/reagindo a violência a que são alvos, permitirá ao clube sair deste autentico Vietnam a que está sujeito na Liga Portuguesa. Transcrevo aqui a opinião que vi no E Pluribus Unum, "o Benfica não pode ser um bando de escoteiros no meio da 2ª guerra mundial"

7 comentários:

Carlos disse...

looooooooooooooooooooooool

Fernandes Lima disse...

Influência Arbitral,

Que belo trabalho! Falei em outros blogs da influência que a arbitragem teve no resultado de 3-0. Benfica jogou bem? Não. Foi um jogo para esquecer ou para lembrar! Mas, mesmo assim, a arbitragem impediu o Benfica de lutar. Se o golo de Darwwin tivesse sido validado, Benfica reentrava na disputa do jogo. Podia ser até goleado. Mas já estaríamos a falar de outro jogo e não do 3-0.O que eu quis destacar é que os árbitros entraram na história do 3-0. As faltas a que o autor do blog faz alusão acrescentam mais dados no historial das estratégias de neutralização do jogo do Benfica. Esta estratégia de usar a força excessiva foi vista no jogo contra o Sporting. Os árbitros já trazem o guião de casa: não marcar faltas ou mostrar cartões até que os jogadores do SLB se sinta amedrontados.
Gostaria de lhe sugerir o acréscimo de outras situações na análise da arbitragem. Se puder identificar os responsáveis pelo VAR sempre que nos anulam golos, alegadamente, por 4 com (!!!) de fora de jogo, isto é, golos roubados, ficaríamos a saber mais coisas. Por exemplo, se soubermos que é Nobre no VAR e este nos tiver roubado uns golos (2 ou 3, por exemplo), ficaríamos a saber de que missão está revestida sempre que for VAR nos nossos jogo. Podemos começar suspeitar as nomeações do mesmo VAR nos nossos jogos e jogos dos nossos rivais(podíamos facilmente comparar, como compararmos os penaltes que não se marcam a favor do SLB e fazem-no facilmente para os nossos rivais.
Quando nomearam o Verdíssimo no jogo da taça, devido ao seu histórico de roubo ao SLB, já suspeitávamos tudo. Seria nessa perspectiva.

Aliado ao roubo de golos, é interessante olhar o tempo que se leva para avaliar um golo do Benfica. Inacreditável.

Viva BENFICA!

Fernando Lima

Anónimo disse...

Enquanto toda a javardice se mantém os benfiquistas acusam, apontam o dedo criticam, pedem a cabeça de jogadores equipa técnica, presidente, etc. os outros riem usam e abusam de todos os meios. É continuar assim que vamos longe.

Influência Arbitral disse...

Obrigado pelos comentários, caro Fernando Lima,

Realmente seria muito interessante que houvesse algum sitio no qual pudéssemos confirmar qual é o tempo total que é despendido entre o momento em que o golo é marcado e o momento em que o arbitro autoriza o reinicio do tempo de jogo. Daquilo que se vê empiricamente, sinto que posso afirmar sem ter a mínima probabilidade de erro, que o Benfica é o que apresenta o maior nº de minutos perdidos até que sejam validados os seus golos na Liga Portuguesa.

Se perguntares a qualquer adeptos se se recorda de 3 golos sofridos pelo Benfica que tenham sido anulados, vai ter muita dificuldade em os enumerar. Já os golos marcados que são anulados, assim de repente basta recordar que:
Neste último clássico foram anulados 2 golos ao Benfica (o 1º por 4 cm!).
No último Derby contra o Sporting foi anulado 1 golo (6 cm!).
No último Derby contra o Belenenses foi anulado 1 golo ao Darwin (supostamente por ter a mão nas costas do Defesa, quando contra o Estoril o Gonçalo Ramos é claramente empurrado com as 2 mãos no lance do golo do empate do Estoril aos 92 minutos e o VAR nada corrigiu.
Na 1ª derrota do Benfica na Liga, aos 50 minutos contra o Portimonense, foi anulado o golo com que o Benfica se adiantaria no marcador.
Em Guimarães foi anulado o 1º golo marcado pelo Benfica
Em Barcelos, contra o Gil Vicente foi anulado o golo que o Benfica marcou aos 10 minutos, voltaram a anular outro aos 56 minutos, até que aos 84 minutos finalmente o Benfica consegue o 1º golo oficial desta partida.
No jogo contra o Arouca, foi anulado um golo supostamente por um fora-de-jogo quando não é Rafa quem faz o passe mas sim o defesa que corta para em direção a sua baliza.

Fernandes Lima disse...

Influência Arbitral.

Ainda bem que tem esse historial de golos anulados. A minha sugestão é que através deste historial também fiquemos a saber/denunciemos os «artistas» que nos roubam. Quem foram os VAR nesses jogos? Não há nomes que se repetem? São vários artistas diferentes? É preciso começar a denunciar os casos e os artistas! Não apenas os casos! Entende? Por exemplo, escutei há dias a «lixívia» de Pedro Henriques quando comentava o trabalho da arbitragem. Não poupou elogios ao VAR Godinho considero-o um dos melhores VAR´s. Fiquei muito curioso em conhecer o seu «historial» nos jogos grandes para perceber a razão dos elogios...
A demora no tempo de análise dos golos do Benfica serve muitas vezes de estratégia: queimar tempo e, sobretudo, desestabilizar emocionalmente os jogadores do Benfica. No jogo contra o Porto, por exemplo, apesar de só entrarmos na área deles através dos cruzamentos, antes da jogada do golo metemos muitas bolas na área deles e o Porto praticamente teve poucas saídas de «contra golpe». Depois de anulação do golo de Otamendi, emocionalmente fomos abaixo: ficámos mais perto do 4-0 do que 3-1.
Gostaria de lhe dar parabéns pelo trabalho que está a fazer. As «pregações» (propaganda) da imprensa actualmente são de que as decisões do VAR são isentas, tenta-se passar a ideia de que os 4 cm ou 6 com são reais, objectivos, «tecnológicos», isentos de erros ou de qualquer (má)intencionalidade. É preciso continuar a fazer uma contra-narrativa: divulgando mais imagens sobre os roubos e, se possível, trabalhar com especialistas que nos ajudem a compreender e a desmitificar a subjectividade na colocação das linhas de fora de jogo.
A manipulação das imagens de que fala companheiro Influência Arbitral é uma realidade cada vez mais presente como mostraram os blogs de benfiquistas no jogo contra o Braga no lance do golo de Horta.

Viva Benfica!

Fernando Lima

Fernandes Lima disse...

Influência Arbitral,

Achei muito curioso que a ideia de que os árbitros também participaram na construção da história do 3-0 tenha «aparecido» no blog lateral esquerdo. Apareceu de forma disfarçada, mas apareceu. Como? Como se sabe, o blog ocupa-se de questões tácticas (que é em muitas ocasiões servem de «lixívia» para questões arbitrais e estas podem fazer o mesmo serviço para questões tácticas. É a complexidade das análises!). No blog, falava-se do posicionamento defensivo do Benfica no terceiro golo do PORTO e do posicionamento defensivo do Porto no golo anulado de Darwin. A ideia do autor é cercear as emoções nas análises que nos levam a ver a perfeição em tudo o que o Porto fez. Através do golo de Darwin mostra alguns erros de posicionamento da defensiva do Porto. Até aqui tudo bem. Para ele, assim como para mim, bastava que o golo de Darwin tivesse sido validado para que o jogo fosse outro. A diferença é que ele enquadra a sua posição nas questões tácticas e da sorte do jogo. Mas Eu vejo os árbitros a contribuíram também para história do jogo.

PS: Peço-lhe desculpas por encher o seu espaço de comentários desnecessários.

Viva o Benfica!

Fernando Lima

Luis disse...

O Benfica tem esbulhado de golos anulados inacreditavelmente e sofremos golos em que o var não intervém caso do do 1º golo do Porto e o golo do Maritimo na luz que é em claro fora de jogp ,os golos do Benfica são analisados ao pormenor os golos do Porto são validados sem necessidade de VAR o 2º golo do Porto o Helton dis puta a bola em cima do bico da pequena area com um umdversário e o lancs náo é analisado.