terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Penaltis na Liga Portuguesa: Comparação estatísticas das últimas 14 épocas (Porto, Benfica, Braga e Sporting)

 Temos os dados atualizados desde a época 2008/09 até a 15ª Jornada da época 2021/22.

 Queres saber quantos penaltis o teu clube já beneficiou nos últimos 14 anos (433 Jogos)?

       E sabes quantos pontos conquistou diretamente com esses penaltis assinalados?

         Queres saber quantos penaltis o teu clube já sofreu nos últimos 14 anos?

         E sabes quantos pontos perdeu diretamente com esses penaltis sofridos?

Estás no sítio certo para ficares a conhecer as condições arbitrais com as quais os clubes competiram em Portugal nos últimos 14 campeonatos.

Nestas últimas 14 temporadas, o F. C. Porto beneficiou de 127 penaltis favoráveis em 433 jogos, o Sporting já beneficiou de 115 penaltis favoráveis e o Benfica beneficiou de 104 penaltis favoráveis. O ataque do F. C. Porto nesse período marcou 954 golos (ou seja, beneficiou de 1 penalti favorável por cada 8 golos que conseguiu marcar), o Benfica marcou 1009 golos (ou seja em média só após cada 10 golos marcados é lhe assinalado 1 penalti favorável) e o Sporting tem 755 golos marcados (ou seja, beneficiou de 1 penalti favorável por cada 7 golos marcados)!

O Benfica conseguiu conquistar 1031 pontos e o F. C. Porto conquistou nestes últimos 14 campeonatos, 1043 pontos, em média estas 2 equipas apresentaram rendimentos desportivos muito semelhantes neste período aqui analisado, conquistam em média cerca de 80% dos pontos possíveis!

O Benfica conquistou mais 131 pontos que o Sporting (1031-900 pontos) e marcou mais 254 golos que o Sporting! Inacreditavelmente foram assinalados mais penaltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica! Ou seja, se o Benfica tivesse jogado nas mesmas condições que o Sporting e F. C. Porto (beneficiando em média de 1 penalti por cada 7 golos marcados, para os 1009 golos que marcou teria usufruído de 154 penaltis assinalados a seu favor, em vez dos 104 penaltis que efetivamente foram assinaladas)!

É claro que existe viciação arbitral na Liga Portuguesa, doutra forma seria impossível serem assinalados muito menos penaltis favoráveis a uma equipa cujo o ataque, é capaz de marcar mais 254 golos que o seu rival! Afirmo isso, da mesma forma como também afirmaria que houve viciação arbitral, se nestas 14 épocas, verificássemos que o Sporting tinha usufruído de menos penaltis assinalados a seu favor que o Braga, que tem menos 37 golos marcados (Sporting com 755 golos marcados e Braga com 718 golos marcados)! Oficialmente nestes últimos 433 jogos, o Sporting marcou mais 37 golos que o Braga e obviamente usufruiu de mais penaltis (115 para o Sporting e 74 favoráveis ao Braga, ou seja, existem 41 penaltis de diferença)! Só os penaltis justificariam 41 golos de vantagem do Sporting em relação ao Braga, não os 37 golos de diferença que existem!

Este é o quadro estatístico dos penaltis assinalados nos últimos 14 campeonatos nacionais:







A 1ª grande anormalidade estatística que salta a vista: Nas últimas 14 épocas (em 433 jogos), mesmo tendo um ataque que marcou menos 53 golos que o ataque do Benfica, o F. C. Porto teve a sorte de terem sido assinalados mais 23 penaltis a seu favor que o Benfica (20 desses 23 de diferença foram com o jogo empatado)! Para piorar ainda mais, até o Sporting usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor que o Benfica, mesmo tendo um ataque que marcou menos 254 golos que o ataque do Benfica! Como uma equipa consegue usufruir de mais penaltis assinalados a seu favor que o seu rival, cujo ataque foi capaz de marcar mais 254 golos que essa equipa! Inacreditável!


Não adianta tentar esconder o sol com a peneira, os dados estatísticos são demasiado transparentes! Qualquer adepto que olhe para os números, tirará a conclusão que existiu viciação arbitral na Liga Portuguesa nas últimas 14 épocas. As condições arbitrais não foram equidistantes entre os candidatos.

Uma vez, que a longo prazo tende sempre a existir uma correlação positiva entre os golos marcados e os penaltis usufruídos, em condições arbitrais normais, nunca chegaríamos ao ponto do melhor ataque da Liga nesses 433 jogos (o Benfica), ser apenas a 3ª equipa com mais penaltis assinalados a seu favor, acabando sendo ultrapassado no ranking de penaltis assinalados a favor quer pelo FCP (que marcou menos 53 golos que o Benfica), quer pelo Sporting que, imagine-se marcou menos 254 golos que o Benfica! 

É impossível que a Liga Fontelas Gomes não veja tamanha anormalidade estatística, que está a vista de todos! Os adeptos de futebol em Portugal mereciam que alguém lhes explicassem como chegamos a algo tão grotesco, em que o Benfica é a equipa da Liga com menos penaltis nos últimos 50 jogos!

  

Sem comentários: