quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Qual é a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor nas últimas 2 épocas?

Conseguirá o Benfica ou alguma outra equipa no mundo, marcar golos suficientes para anular completamente, uma desvantagem de 15 para o FCP e 14 penaltis para o Sporting em 45 jogos? Uma desvantagem superior a uma dezena de penaltis para 1 rival é muito difícil de ultrapassar, agora de 2 rivais, é completamente impossível! O Fontelas Gomes que informe, 1 clube que já conseguiu sucesso desportivo em condições arbitrais tão adversas, em qualquer Liga do Mundo que conheça. Aos olhos dos nossos árbitros, o Benfica não tem sequer as condições arbitrais mínimas para obter sucesso desportivo. 


As últimas 2 épocas, envergonham os responsáveis da Liga de Futebol, como envergonhariam qualquer competição profissional, em que ocorre tamanha diferença de 15 penaltis, entre equipas com os mesmos objetivos desportivos, que lutam pelas mesmas posições na tabela, com saldos de golos muito semelhantes. O Benfica foi obrigado a competir, com uma desvantagem de 15 penaltis para o F. C. Porto e 14 penaltis para o Sporting, brutal diferença! Basta consultar o Saldo de Penaltis, para constatarmos que os árbitros obrigaram o Benfica neste período (45 jornadas), a jogar com uma desvantagem de -3 penaltis, mas concederam ao FCP um saldo favorável de 12 penaltis e concederam ao Sporting um saldo favorável de 11 penaltis! Só resta aos Benfiquistas, lutarem com todas as suas forças, para acabar com esta enorme desvantagem competitiva que a Liga Fontelas Gomes promove. Qualquer campeonato, perde por completo o interesse competitivo, ao concederem uma vantagem de 15 penaltis a um dos candidatos ao titulo sobre o seu principal rival, 15 penaltis de diferença não deveria acontecer nem entre o 1º e o último classificado! Só os Benfiquistas unidos a manifestarem-se em frente a Cidade do Futebol no horário de cada jogo da equipa, podem salvar o Benfica dos efeitos nefastos desta Liga Fontelas Gomes. 


Os dados estatísticos da Liga Portuguesa necessitam de uma devida analise por parte dos responsáveis pela arbitragem e posterior esclarecimento público das conclusões retiradas. O Benfica e o FCP tem sido as equipas com o rendimento mais equiparáveis nos últimos 14 anos. Todos os adeptos de futebol sabem empiricamente, a equipa em Portugal que tem usufruído de mais penaltis favoráveis tem sido o F. C. Porto e que o Benfica e o Sporting se vão alternando como a 2ª equipa com mais penaltis assinalados a seu favor, mas incompreensivelmente nas últimas épocas, o Conselho de Arbitragem liderado pelo Fontelas Gomes, decidiu claramente impedir que o Benfica possa ter qualquer hipótese de se sagrar campeão, privando os Benfiquistas de poder usufruir de golos de penaltis. Quando analisamos o TOP10 das equipas com o melhor saldo de golos sem o efeito dos penaltis, vemos que, em toda a Europa, apenas o Bayern Munique foi capaz de ter um rendimento médio sem penaltis superior ao do Benfica. Todas as equipas, com um rendimento desportivo aproximado ao Benfica, usufruíram em média de 11 penaltis favoráveis, como se pode comprovar no quadro que se segue:

É uma completa vergonha, o sistema arbitral português, ter conseguido colocar a 2ª equipa na Europa com o melhor desempenho médio sem penaltis, completamente fora da luta pelo título português, ao transformar o Benfica na última no ranking de penaltis, entre as 116 que disputam as 6 principais Ligas Europeias. A 2ª equipa que revela maior capacidade de vencer os adversários só por si, é a obrigou os adversários a cometer menos faltas entre todas as 116 que disputaram a competição, alguém acredita?


O Benfica para marcar 96 golos teve os mesmos 2 penaltis que foram assinalados a favor do último classificado da Liga 2020/21 (o Nacional cujo ataque marcou 30 golos), que obviamente desceu de divisão, juntamente com o Rio Ave (beneficiou de 5 penaltis para marcar 25 golos) e o Farense (beneficiou de 8 penaltis para marcar 31 golos), 3 equipas que em conjunto marcarem 86 golos! Incrível, o Benfica usufruiu de menos penaltis, do que todas as equipas que participaram na Liga Portuguesa e 96 golos é ainda superior ao agregando destas 3 equipas que desceram (cada uma das 3 piores equipas da 1ª Liga conseguiram mais penaltis em 34 jogos, do que o Benfica em 45 jogos)! Aos olhos dos árbitros portugueses, o Benfica é o principal candidato a descida divisão!

Estes dados estatísticos saltam a vista de qualquer observador minimamente atento, alguma coisa estranha se passa na Liga Portuguesa! Não está a acontecer aquilo que é expectável em qualquer Liga de Futebol, que é haver uma correlação positiva entre os penaltis e os golos marcados. Em condições arbitrais normais nunca uma equipa vai conseguir marcar 96 golos (para marcar 1 golo em média é necessário fazer 4 remates dentro da área enquadrados com a baliza), sem os adversários serem obrigados a cometer diversas infrações na sua área (em média ocorre 1 penalti a cada 7,7 golos marcados). O responsável pela arbitragem (Fontelas Gomes), já deveria ter analisado e explicado, as razões que levaram, uma equipa que conseguiu marcar 96 golos, a não conseguir usufruir de nenhum penalti assinalado a seu favor, enquanto o título ainda está em disputa? Os penaltis que o Benfica teve assinalados a seu favor não lhe permitem sequer evitar a despromoção de divisão, quanto mais sonhar com o título. Porque o Benfica usufruiu nesses últimos 45 jogos, de menos penaltis do que todas as outras 13 equipas das BIG 5 que desceram de divisão, que no máximo realizaram apenas 38 jogos na 1ª divisão neste período analisado? 

Chegamos ao cumulo do Benfica ter no agregado das últimas 2 épocas menos penaltis assinalados de que todas as 116 equipas que disputam as 6 principais Ligas da Europa, os penaltis do Benfica não são comparáveis as equipas do TOP10 que apresentam um saldo de golos equiparáveis ao Benfica, nem sequer são comparáveis a das 16 equipas que desceram de divisão nas 6 Ligas! 

Ou seja, o ataque do Benfica que foi capaz de marcar 96 golos, mas usufruiu de menos penaltis do que:

  • Sheffield United (4 penaltis em 20 golos marcados), West Brownwich (4 penaltis em 35 golos marcados) e Fulham (6 penaltis em 27 golos marcados), que desceram de divisão em Inglaterra. 
  • o histórico Schalke 04 (3 penaltis em 25 golos marcados) e o Werder Bremen (5 penaltis em 36 golos marcados), que desceram de divisão na Alemanha.
  • Huesca (4 penaltis em 34 golos marcados), Valladolid (8 penaltis em 34 golos marcados) e Eibar (9 penaltis em 29 golos marcados), que desceram de divisão em Espanha.
  • Parma (5 penaltis em 39 golos marcados), Crotone (7 penaltis em 45 golos marcados) e Benevento (9 penaltis em 40 golos marcados), que desceram de divisão em Itália.
  •  Dijon (5 penaltis em 25 golos marcados) e Nimes (8 penaltis em 40 golos marcados) que desceram de divisão em França.
Aos olhos dos árbitros portugueses, o Benfica é mais equiparável a estas equipas que lutam para não descer de divisão (cada uma das 16 equipas que desceram usufruíram em média de 6 penaltis favoráveis), do que das equipas que pertencem ao Top 10 (que usufruem de 11 penaltis em média)!

Sem comentários: