domingo, 12 de setembro de 2021

Como os penaltis podem influenciar o sucesso desportivo

 Hoje, a comunicação social afirma que pela 1ª vez na sua história, equipa do Jorge Jesus vence nas 5 primeiras jornadas em 2 temporadas seguidas. Na época 2020/21, o Benfica à 5 jornada também tinha conquistado os 15 pontos possíveis e apresentava um saldo positivo de 12 golos, enquanto o Sporting tinha menos 2 pontos e apresentava um saldo positivo de 7 golos (FCP também apresentava um saldo positivo de 7 golos). Ou seja, à 5 jornada, o Benfica já apresentava uma vantagem de 5 golos em relação aos 2 principais rivais, a mesma diferença de golos que se verifica nesta temporada também. Sem o efeito dos penaltis, o Benfica terminou a temporada com um saldo positivo 44 golos, enquanto o Sporting e F. C. Porto apresentam um saldo positivo de 37 e 33 golos respetivamente, mas como tiveram uma vantagem arbitral de 14 e 10 golos respetivamente em relação ao Benfica, acabaram apresentando oficialmente um saldo final de golos melhor do que o do Benfica. O Benfica tinha uma vantagem de 5 golos na 5ª jornada de 2020/21, mas no final da temporada, ao ser obrigado a jogar numa desvantagem de 14 e 10 penaltis em relação aos rivais, acabou a temporada com um saldo de golos inferior em 3 golos aos dos rivais, como é óbvio. Os penaltis são muito importantes no rendimento desportivo.

O Benfica ao ter sido obrigado a disputar a temporada 2020/21, com uma desvantagem de 14 penaltis para o FCP e de 10 penaltis para o Sporting, obviamente não conseguiu ter a mínima hipótese de poder obter sucesso desportivo nessa época. Mantendo o mesmo histórico arbitral, ou seja, sendo obrigado a competir com menos 14 e 10 penaltis para os outros 2 rivais diretos na luta pelo titulo em Portugal, o Benfica voltará inevitavelmente a ter uma temporada de completo insucesso desportivo, independentemente de quanto possa ter investido na contração de novos jogadores. Conhecendo o campeonato Português, em que todos sabemos que, os grandes vencerão a maioria dos seus jogos, logo se concedermos uma vantagem de 14 e 10 penaltis ao FCP e ao Sporting, nem o Tuchel com o excelente plantel do campeão Europeu Chelsea conseguiria se sagrar campeão em Portugal, nem o super plantel do Man. City comandado pelo Guardiola, conseguiria anular por completo desvantagens de 14 e 10 golos resultantes do efeito arbitral (penaltis assinalados) numa mesma edição da Liga Portuguesa, entre equipas com o mesmo objetivo. Qualquer um dos grandes portugueses não se deixaria ultrapassar, usufruindo de uma tão clara vantagem de penaltis. Alguém conhece alguma equipa que já tenha conseguido ultrapassar na classificação um rival, que tenha usufruído de mais 14 penaltis?

Em 2020/21 é por demais evidente que mesmo uma equipa como a do Benfica, que sem o efeito dos penaltis apresenta um saldo positivo de 44 golos, terá muita dificuldade em obter sucesso desportivo mesmo com uma vantagem de 7 e 11 golos em relação ao Sporting e FCP (que apresenta um saldo de 37 e 33 golos sem o efeito dos penaltis). Pois, se o Conselho de Arbitragem liderado pelo Fontelas Gomes consegue obrigar o Benfica a ser a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor, entre as 116 equipas que disputam as 6 principais Ligas da Europa e a competir com uma desvantagem de 14 e 10 penaltis para o FCP e o Sporting, então é evidente que os 5 golos de vantagem que o Benfica leva neste momento não chegam para anular completamente essa enorme desvantagem arbitral de 14 e 10 penaltis.




É certo que passados 5 jornadas, apesar de o Benfica ser de longe a equipa em Portugal com mais golos anulados pelo VAR (foi anulado o 1º golo que marcou contra o Moreirense na 1ª Jornada, na 2ª jornada inacreditavelmente foi anulado um golo por fora-de-jogo, quando claramente é o defesa que corta a bola ao Rafa, na 3ª jornada foram anulados os 2 primeiros golos marcados contra o Gil Vicente, na 4ª e 5ª jornada não foram anulados, apesar do elevado tempo de espera para que sejam confirmados os 1ºs golos do Benfica nessas partidas). Dos 17, oficialmente foram validados 13 golos. Neste momento o Benfica apresenta um saldo positivo 11 golos (menos 1 do que os 12 golos que apresentavam no ano passado), o Sporting e o F. C. Porto apresentam um saldo de 6 golos (menos 1 do que os 7 golos que apresentavam no ano passado). Assim, comprova-se que o cenário passados 5 jornadas nesta temporada, é exatamente igual a da temporada passada (o Benfica tem um saldo de golos superior aos dos rivais em 5 golos disputadas que estão 5 jornadas). Será que vamos ter mais uma temporada, em que a enorme diferença dos penaltis vão alterar completamente o rendimento desportivo dos candidatos ao titulo? 

Obviamente que se ocorrer o inverso da temporada passada, ou seja, se neste caso o Benfica 2021/22 usufruir de uma vantagem de 14 e 10 penaltis para os seus rivais, seguramente terminará a temporada com melhor saldo de golos que os seus rivais e aumentaria significativamente a probabilidade de se sagrar campeão no final da temporada.


5 comentários:

Anónimo disse...

Esperava uma alusão honesta ao penalty na área do SLB ontem e à expulsão perdoada antes disso. Ou não conta para estas estatísticas?
Ernesto

TuMats Magnusson disse...

À 5ª jornada o Benfica tem 13 golos marcados e 2 sofridos, não os 14/3 que estão no quadro.

Anónimo disse...

Ernesto,

pode esperar sentado.

aguiaalentejana disse...



ERNESTO,NÃO SEJAS ERNESTO. NÃO FALAS DA AGRESSÂO DO PEPE- MAIS UMA- PORQUE^?

Anónimo disse...

Conta exactamente o mesmo que as expulsões perdoadas quer a fruteiros quer a sapos, que são um dos teus clubes, ou és vigem seria? O Benfica vai pagar esses lances com língua de palmo, é uma táctica velhinha, pelo teu comentário se vê que já começa a choradeira, mas descansa que vocês ficam de rabadilha cheia e consolada no fim do campeonato.