domingo, 29 de agosto de 2021

Incompreensível como o VAR é utilizado em Portugal

 No ano passado, com o Benfica e o FCP a lutarem diretamente pelo acesso direto a Champions, aos 55 minutos do jogo da 31ª jornada que o Benfica estava já a vencer por 1-0 sofre obstrução na área (o arbitro assinala penalti), mas o VAR ao ver que o Diogo Gonçalves pisou o pé do Zaidu decide reverter a decisão do arbitro, anulando o penalti e assinalando falta contra o Benfica. O VAR para tomar uma decisão favorável ao FCP é um instrumento recorrentemente utilizado na nossa Liga, mas sempre que é para uma decisão desfavorável ao FCP, incompreensivelmente o VAR é incapaz de corrigir os erros arbitrais. 

O VAR perante 2 lances em que se os atletas calcam o pé do adversário e o arbitro deixa passar, num deles a 4 jornadas do fim da época 2020/21 decide intervir, obrigando o arbitro a reverter o penalti e noutro ao 4º jogo da época 2021/22 decide não intervir, deixando que seja validado um golo obtido pelo FCP de forma irregular. Tanta diferença/incoerência arbitral em apenas 8 jornadas decorridas. É assim tão difícil manter os mesmos critérios arbitrais quanto as situações em que o VAR deve corrigir ou não.
Será que o Conselho de Arbitragem não se sente na obrigação de defender o futebol em Portugal? Os adeptos não conseguem compreender, como os critérios que orientam os protocolos do VAR podem ser tão flexíveis, ao ponto de dar a completa ideia, que o objetivo principal do VAR é apenas, o de garantir o resultado que se pretende atingir e não garantir a verdade desportiva. Pois, nestes 2 decisões que o VAR teve de tomar, não podem estar as 2 intervenções corretas, o pisão ou é falta que tem obrigatoriamente de levar o VAR a reverter a decisão do arbitro nos 2 casos ou em nenhum dos 2. O critério que não pode ser aplicado é que a decisão do arbitro só pode ser revertido se tal decisão arbitral beneficiará o rendimento desportivo do FCP e prejudicará o do Benfica.

Como pode um arbitro (elemento neutro no jogo), sentado em frente a um monitor da TV, tranquilamente e longe dá pressão dos adeptos dentro do Estádio, pode dizer que não viu que, o Marcano calcou o pé do adversário, derrubando-o e só após este ter caído ao chão, é que a bola fica disponível para que, o Marcano possa iniciar o ataque rápido que culminou no 2º golo na partida contra o Arouca. Como o VAR Luís Ferreira não foi capaz de verificar que houve falta e anular este golo ao FCP? É que nestas 4 jornadas, mesmo com os reservas na Liga Portuguesa, o Benfica já marcou 12 golos, mas como o VAR já anularam 4 golos ao Benfica, oficialmente a equipa ainda só tem 8 golos marcados. Qual é outra equipa Portuguesa que já leva 4 golos anulados pelo VAR ou chegará primeiro aos 4 golos anulados pelo VAR? Ao Famalicão já anularam 2 golos nos descontos que dariam o empate contra o F. C. Porto e Arouca, mas a mais ninguém foram anulados 4 golos nestas 4 jornadas.

Isto é um padrão de utilização tendenciosa do VAR que tem de ser denunciado, já na temporada passada, o Benfica foi de longe a equipa Portuguesa que teve mais golos/penaltis anulados pelo VAR, é por isso que acabou terminando a temporada como a equipa que usufruiu de menos penaltis assinalados a seu favor entre as 116 equipas que disputaram as 6 principais Ligas da Europa. O Benfica foi o 116º e ultimo da Europa e o FCP o vice-campeão Europeu de penaltis, ao usufruir de 16 penaltis assinalados a seu favor, 1 penalti por cada 4 golos que marcou. A época 2020/21 foi a que criou a maior diferença arbitral de sempre entre o FCP e o Benfica, foram 14 penaltis de diferença em apenas 34 jornadas, vamos ver como será a atual época!

Ainda neste jogo de hoje do Benfica contra o Tondela, o Rafa é derrubado na área e o arbitro Tiago Martins (5 cêntimos) nada assinalou como sempre fez nos jogos do Benfica e o VAR Hugo Miguel também não o corrige. Um caso de estudo é que nesses lances de possíveis penaltis favoráveis ao Benfica, nem sequer ocorre uma indicação para retardar o reinicio do jogo, para que o lance possa ser analisado convenientemente pelo VAR, as instruções parecem ser para apressar o reinicio. Não vá terem de olhar para o lance com a atenção devida e terem de confirmar que há que assinalar um penalti favorável ao Benfica. Quase que aposto que esta temporada 2021/22, o Benfica será outra vez, a última equipa da Liga a conseguir usufruir de penalti assinalado a seu favor. O Sporting, o Tondela, o Moreirense, o Guimarães, o Paços Ferreira, o Santa Clara, o Estoril, o Portimonense e o Arouca já usufruíram de penaltis nestas 4 primeiras jornadas, agora ser assinalado 1 penalti favorável ao Benfica é que é quase impossível nesta Liga do Fontelas Gomes. Esta é uma situação deverás estranha de assistir!



Na sua opinião, em 2021/22, o Benfica vai ser outra vez a equipa que usufruirá de menos penaltis ou esse estatuto que ninguém quer passará para outro clube desafortunado com as arbitragens?

6 comentários:

David Gonçalves disse...

A nossa opinião?, Toda a gente sabe a resposta 🤔

Anónimo disse...

Espero que sim. Era sinal que atacavam pouco e mal

MP disse...

Depende. Se conseguirmos muitos pontos de vantagem até roubam para o Benfica para começarem a preparar a cama para o ano seguinte.

Red Sea disse...

O que o Benfica devia fazer era uma exposição firme aos árbitros onde pretenderia que lhe explicassem o porquê das decisões do VAR diametralmente opostas entre os lances da época passada (do pisão do Diogo Gonçalves) e desta (pisão do Marcano). No VAR não colhe o argumento de errar é humano...

RN disse...

E o silêncio da Direção continua...

Mário disse...

Uma outra forma de ver a coisa:
Porque razão mantêm Vasco Santos e Luís Ferreira (olha quem) e correram com o Bruno Paixão?
Vamos ver se não será reproduzida a situação 1994/2005. Ninguém duvida que a situação atual do ponto de vista da arbitragem está muito pior que nesses tempos. Agora, além do Var, temos o maior impacte da comunicação social e das redes sociais e...a estranha (ou nem tanto) subserviência do Benfica.
Ainda ontem assisti à promoção de um árbitro do Porto realizada na Sport tv pelo Paulo Sérgio (o mesmo que na RTP tentou a reabilitação do Tavares-Teles).
O caso em apreço foi num jogo do Benfica B. O árbitro perdoou o 2º amarelo a um jogador do Casa Pia ainda na 1ª parte. O Paulo Sérgio não parou de elogiar o árbitro até ao final do jogo. E assim se perpetua este casamento perfeito.