domingo, 26 de setembro de 2021

Benfica é a única equipa sem nenhum penalti assinalado a seu favor com 7 jogos realizados na Liga Portuguesa

Quais são as razões, para o Benfica ser tal como na época anterior, a última equipa em Portugal a usufruir de algum penalti assinalado a seu favor? Já na temporada passada a estratégia do C.A. foi o de não assinalar penaltis favoráveis ao Benfica enquanto se disputava o título de campeão, só depois de matematicamente ser impossível ao Benfica alcançar esse objetivo, é que foi assinalado o 1º penalti favorável ao Benfica. O Benfica depois de na temporada passada ter sido a equipa, que usufruiu de menos penaltis assinalados a seu favor, entre os 116 clubes que disputaram as 6 principais Ligas, caminha novamente para ser a equipa Portuguesa com menos penaltis assinalados a seu favor! 

Inacreditável dado estatístico! O Benfica com 111 golos marcados em todas as competições em 2020/21 foi o melhor ataque em Portugal, incompreensivelmente acabou sendo a equipa com menos penaltis em 2020/21 e é novamente esta temporada o clube, que marca mais golos e o único candidato que continua sem nenhum penalti assinalado a seu favor! Continua sendo proibido assinalar penaltis a favor ao Benfica nesta temporada também? Será possível chegar tantas vezes a área sem sofrer nenhuma infração? Porque não são assinalados as infrações na área? Como é possível chegar tantas vezes a área adversária e não ocorrer/ser sancionado nenhuma infração? Será que existe na Liga Portuguesa, alguma outra equipa que chega mais vezes a área adversária do que o Benfica, que marque mais golos, ou que já tenha mais do que os 5 golos anulados pelo VAR que o Benfica leva nestas 7 jornadas? Nesta jornada contra o Guimarães também foi anulado o 1º golo marcado pelo Benfica!

Benfica sofre faltas na área! Aqui, o quadro dos penaltis assinalados na Liga até ao momento.

Como é que chegamos as anormalidades estatísticas da época passada em que o FCP usufruiu de 1 penalti a cada 4 golos marcados e o Benfica de 1 penalti a cada 35 golos marcados, quando em média nas últimas 14 épocas, ocorre 1 penalti a cada 7,7 golos marcados, pois em conjunto os 3 grandes marcaram 2.653 golos usufruindo de 344 penaltis (FCP 127 penaltis, Sporting 114 penaltis e Benfica 103 penaltis, apesar de ter sido claramente o melhor ataque com 982 golos, mais 50 que os 932 golos do FCP e mais 243 golos do que os 739 golos que o Sporting conseguiu marcar nestas últimas 14 épocas)! Não dá para compreender, como olhando para estes números, os dirigentes da arbitragem não tem um pingo de vergonha na cara. É por demais evidente que existe viciação arbitral através dos penaltis!

Tomemos por exemplo a falta que o Darwin sofre na área nesta jornada aos 28 minutos, ainda com 0-0 no marcador e que não foi sancionada. Darwin num sprint a alta velocidade entra na área, decidiu mudar de direção, de modo a poder rematar a baliza com o seu pé dominante, a essa velocidade é difícil ao defesa conseguir rodar a tempo de evitar o remate, o defesa para não ser batido utiliza os braços para não o deixar rodar (estamos na área de proteção dos atacantes, o defesa impediu-o de mudar de direção claramente com os braços e isso é falta, é penalti). A Liga não pode instituir que, uma forma eficaz de travar este movimento clássico do Darwin é utilizar os braços para impedir que ele consiga mudar de direção, quando as leis do futebol dizem que quando os defesas utilizam os braços para parar os atacantes tem de ser assinalada falta. As imagens são claras, o Boreskovic não se virou para correr atrás daquela bola, ele recorreu aos braços para não deixar o Darwin mudar de direção.

Os defesas tem de correr atrás da bola não utilizar os braços para impedir os atacantes de jogar a bola. A velocidade que o Darwin está a correr, nunca pode ser permitido ao defesa utilizar os braços para o impedir de mudar de direção, toda a gente percebe que, se for permitido defender com os braços de forma a impedir os atacantes mudar de direção, jamais os atacantes conseguiriam rematar. Se for permitido aos defesas defender utilizando os braços, então é fácil evitar que os atacantes rematem a baliza.


Na comunicação social, ao analisar este lance do Darwin querem nos fazer crer que, os defesas podem defender com as mãos (que o Boreskovic utilizando as mãos não errou, não infringiu). Desde que seja para evitar que um atacante do Benfica marque golo, então será permitido, tal é o anti-Benfiquismo, num dos próximos jogos, o Boreskovic volta a utilizar os braços para parar um avançado, ai os comentadores vão dizer em unanimidade que cometeu penalti! Já em qualquer lance em que a bola entre na área do Benfica, eles conseguem ver motivos para penalti, mesmo em lances como o que levou o Benfica a sofrer o único golo que sofreu nesta jornada. Olhando para as imagens, todos conseguem que o atacante, já vai a se atirar para a piscina e é ele que vendo o pé do Lucas Veríssimo já claramente apoiado no chão (não rasteirou o adversário), arrasta o pé no sentido de embater na perna do Lucas Veríssimo e assim enganar o arbitro que este o rasteirou. As imagens a que o VAR tem acesso são claras e evidentes, que o atacante está-se a atirar para a piscina muito antes de ocorrer qualquer contacto, contacto esse que é claramente forçado por ele e não provocado pelo defesa. Aos 76:45 o atacante já vai em queda, aos 76:46 ainda não houve o contacto e o pé do Lucas Veríssimo está no chão, estando praticamente ajoelhado, só aos 76:47 o atacante consegue embater com o seu pé no do Lucas Veríssimo. 

Alguém conhecedor das leis do jogo (arbitro ou VAR sentado em frente a uma TV), tem de ver que neste lance o atacante já vai em queda, muito antes de haver qualquer contacto! Para os anti-Benfiquistas mesmo nesses lances, em que o atacante está claramente a se atirar para a piscina, o Benfica tem de ser castigado com penaltis desfavoráveis. Aos olhos deles é perfeitamente plausível que ocorram mais infrações na área defendida pelo Benfica do que na dos seus adversários, mesmo sabendo eles que, isso é uma completa anormalidade estatística, pois não tem como negar que o Benfica chega muito mais vezes à área adversária do que ocorre o inverso. É impossível uma equipa só por si, sem penaltis conseguir marcar tantos golos sem chegar muitas vezes à área.


A situação no sector da arbitragem tem de ser denunciada pelos Benfiquista, como está não pode continuar, com todos a assobiar para o ar, como se não vissem nenhuma anormalidade uma diferença de 14 e 10 penaltis dos outros 2 grandes em Portugal para o Benfica (nem os super-plantéis do campeão e vice-campeão Europeu (Chelsea e Manchester City), conseguiriam marcar golos suficientes para anular uma desvantagem de 14 penaltis em relação ao F. C. Porto e 10 em relação ao Sporting em 34 jogos dum campeonato, é neste cenário horrível que o Benfica é obrigado a competir em Portugal). Permitir que se repita o que aconteceu no brutal desnível de penaltis, é permitir o decreto arbitral, que o Benfica não pode vencer a Liga 2021/22.  O elevado nível de anti-Benfiquismo nos órgãos de comunicação social é tal, que na cabeça deles, o normal é que sendo o Benfica a equipa que mais ataca e mais golos marca, também que seja a única equipa que nunca possa usufruir de penaltis (por exemplo ao conceder 3 penaltis favoráveis ao Sporting e punir o Benfica com 1 penaltis desfavorável, diminuiu-se em 4 a diferença de golos entre as 2 equipas, logo neste momento o Benfica apresenta um saldo positivo de . A verdade é só uma, à data de hoje, já foram assinaladas 23 penaltis na Liga Portuguesa, sendo que o Benfica é a única equipa com 7 jogos realizados, que ainda não teve nenhum penalti assinalado a seu favor, o Sporting já beneficiou de 3 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado, o F. C. Porto já beneficiou de 1 penalti com o jogo empatado, ao todo já são 14 equipas na Liga Portuguesa que já beneficiaram do seu 1º penalti. Além do Benfica, existem outras 3 equipas que ainda não usufruíram do seu 1º penalti, mas também ainda não disputaram a 7ª jornada, que são o Belenenses (3 golos marcados), o Boavista (8 golos marcados) e o Braga (9 golos marcados). As infrações na área acontecem a todos e estatisticamente as equipas que mais atacam, mais golos conseguem marcar, são as que também acabam obrigando os adversários a cometer mais infrações na área. É por isso que, é expectável no final dos campeonatos, encontrarmos uma correlação positiva entre as equipas que ocupam as primeiras posições da tabela classificativa e as equipas que mais penaltis usufruíram e no fundo da tabela as equipas que menos penaltis usufruem (também são as que marcam menos golos). 

Como é que se chega a anormalidade estatística que está a assolar o Benfica desde à 27ª jornada de 2019/20 até ao momento, pois nesses últimos 48 jogos para o campeonato, o Benfica regista uma desvantagem de 20 penaltis em relação ao FCP e 15 em relação ao Sporting (nesses últimos 48 jogos, o FCP conquistou 116 pontos, o Sporting 116 pontos e o Benfica apenas 113 pontos). O Benfica só conquistou menos 3 pontos que os rivais que conquistaram os últimos 2 campeonatos, jogando com menos 20 e 15 penaltis que esses 2 rivais. Nestas condições arbitrais tão adversas é impossível ter sucesso desportivo. Brevemente publicaremos a atualização do quadro resumo do PERÍODO ARBITRAL MAIS NEGRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS que ainda não terminou infelizmente para o futebol! Os Benfiquistas tem a obrigação de lutar para por fim a isto, o Benfica necessita de ser defendido na praça pública! Desenganem-se aqueles que pensam que o FCP e Sporting com mais 14 e 10 penaltis do que o Benfica algum dia iriam permitir que o Benfica os ultrapassa-se na classificação.

PS: Então o jogo perigoso com contacto do guarda-redes sobre o atacante não dá falta e cartão?

O Darwin para tentar defender a sua integridade física chutou a baliza apressadamente, de seguida aconteceu o contacto, a bola não entrou na baliza, logo a falta tem de ser assinalada e o correspondente cartão exibido. 


7 comentários:

Anónimo disse...

Em contraste, já teve dois penaltis perdoados, recordo: na jornada 5 nos Açores, com o resultado a zero, e na jornada 6 com o Boavista, com o Benfica a vencer 2-1 aos 60 minutos. Dois erros grosseiros que desvirtuaram o resultado final, tendo em conta o momento em que ambos aconteceram. Com dois erros imperdoáveis do VAR, nos Açores do pasteleiro internacional, com o Boavista, do incompetente Vasco Santos, se como árbitro era péssimo, será melhor como VAR? Nessa restrita coutada, também incluo o medíocre Bruno Esteves, o VAR titular do Benfica!

Esses dois penaltis não assinalados contra o Benfica, resultam da análise feita pelos especialistas, nomeadamente o Duarte Gomes, e o Pedro Henriques, entre outros. Qual a excepção? O árbitro jubilado, António Rola que prima naturalmente pela isenção.

Influência Arbitral disse...

Pois é Anónimo, campeonato verdadeiro aos teus olhos é conceder uma vantagem de 14 penaltis ao FCP e 10 ao Sporting. É isso, que os anti-Benfiquistas primário pensam que deve acontecer num campeonato de 34 jornadas. Os olhos deles os penaltis só acontecem favoráveis ao teu clube ou na área defendida pelo Benfica, nunca favoráveis ao Benfica. Aos olhos listados, cada vez que a bola entra na área do Benfica deve-se aproveitar para assinalar penalti contra o Benfica.

Onde está o mérito desportivo em ficar a frente de um rival, usufruindo uma vantagem de 14 penaltis em 34 jogos? Atacando e marcando um nº de golos muito aproximado ao Benfica, acharias que existe equidistância arbitral se o Benfica tivesse mais 14 penaltis do que o teu clube?

Se as regras do jogo fossem aplicados, consoantes os teus interesses/especialistas que dizes, então todas as épocas, o FCP e o Sporting teriam direito a mais 14 penaltis que o Benfica e não vês aqui nada de anormal que isso ocorra! É isso que está a acontecer na Liga Portuguesa e só vai ver a anormalidade no dia que tiveres que competir pelos mesmos objetivos que um rival que usufrua de mais 14 penaltis. Na tua ótica numa competição justa, com equidistância arbitral, o Benfica só pode ser campeão em temporadas em que é capaz de marcar mais 20 golos do que os seus rivais, se só conseguir uma vantagem de 8 ou 9 golos não deve ter oportunidade de poder ser campeão em Portugal. Sabes qual é a equipa que teve mais golos anulados na Liga 2020/21 e qual é a que tem mais golos anulados em 2021/22? Não me venhas dizer que até compreendes que assim seja, porque se o Benfica é o que marca mais golos, então é normal que também seja a que tem mais golos anulados (Famalicão lamenta que dos poucos que consegue marcar também sejam anulam, principalmente quando é no último minuto, para garantir que o FCP não perca 2 pontos). Também deves acreditar que o Diogo Costa não cometeu penalti contra o Famalicão, nem o Pepe cometeu penalti quando deu um muro nos queixos do Coates. A titulo de comparação, o Taarabt ainda está castigado e que falta fez ao JJ ontem, quando foi preciso substituir o João Mário, agora imagina o castigo que Taarabt teria apanhado, caso tivesse dado um muro nos queixos do Eduardo. Provavelmente para a atual Liga, um muro nos queixos visto em direto por todos os adeptos em plana grande área, é menos grave (é isso, ou é a cor das camisolas, que faz com que quem esteja de vermelho seja mais severamente castigado).

Anónimo disse...

Boa resposta ao "riscado" de serviço, Influência Arbitral.

PAULO SANTOS disse...

Louvo o trabalho que faz em prol da verdade no Futebol. De facto somos, invariavelmente, o Clube mais prejudicado em relação ao critério técnico e disciplinar das equipas de arbitragem. No que diz respeito a grandes penalidades não assinaladas, a favor, tenho a minha visão sobre o assunto. Antes de mais, penso que os Jogadores do Benfica são "passarinhos" na abordagem a alguns lances, vide o caso do Veríssimo no ultimo jogo onde tinha a ajuda de dois colegas e além disso estava de frente para o adversário, bastando dar um passo atrás para ganhar/reforçar posição e temporizar para chegada de ajuda...mas ajoelhou (!!!!) colocou-se a jeito. Eu no lugar do jogador Vimaranense teria feito o mesmo...provocava o contacto, apesar de eu achar que é o contacto do joelho do Lucas que provoca o desequilíbrio e a queda posterior. Na jornada anterior os alegados lances para penaltis reclamados pela maioria de comentadeiros e analistas paineliros, afectos a sapos e corruptos, seriam lances evitáveis se Otamendi deixasse a bola correr até sair, bastando fazer cobertura pois tinha o lance controlado, e o Diogo não levantasse o pé até á altura da cabeça do adversário que está dentro da área mas de costas para a baliza e rodeado de Benfiquistas....não havia qualquer perigo. Como já disse, há muitos lances mal abordados, acompanhados de alguma precipitação, gerando perigo para a nossa baliza.

Em contraponto, no plano ofensivo, raramente nos é assinalado um penalti a favor porquê ? Talvez porque ao contrário dos adversários, não treinamos/ensaiamos as quedas como deve ser...por vezes chega a ser ridícula a forma de cair dos nossos jogadores dentro da área...é como a história de "Pedro e o Lobo" quando acontece mesmo o apitadeiro de serviço desconfia...somo sérios demais!!

O lance do Darwin, concordo. Seria livre directo e amarelo ao GR. Até porque temos um exemplo de um lance parecido, embora dentro da área, no jogo dos sapos. O lance que dá penalti salvador ás osgas, o GR toca no jogador verde quando este já cabeceou fraco para a baliza e só acontece o contacto posteriormente...dentro da ÁREA DO GR. Deu livre direto ( dentro da área penalti) e amarelo.

Castigo do Taarabt: Ao contrário do que acontece aos rivais diretos, o castigo temporal ( dias de castigo) não saiu durante as férias...
No total, o Marroquino levou com 5 (cinco) jogos de castigo !!! O Jogador do Braga, Piázon, que o pontapeou no braço levou 1 (um) jogo !!!!! E o merdas do Eduardo que foi lá lançar mais confusão, pedir satisfações e dar uns empurrões que castigo teve ???

O Benfica recorreu do castigo ou comeu e calou ??? Pois...comeu e emitiu uma newsletter qualquer, ou comunicado que tem o mesmo valor para o destinatário...bola, a dizer que acha estranho o timing...Tudo muito pacifico, sem fazer cócegas, como o poder instituído gosta .
Assim não vamos lá...passarinhos em tudo.

Arbitragem esta época ??? Ainda não começaram a 100% os "trabalhinhos" arbitrais contra o Benfica, estão-se a preparar...o assalto dos irmãos metralha vai começar brevemente.

Anónimo disse...

Será que li mal?

Não está escrito pelo autor do blogue que "Neste blogue simplesmente se contabiliza os penalties e as expulsões efcectivamente assinalados pelos arbitros, não existe a pretensão de catalogar como boas ou más as decisões, removendo assim, essa subjectividade deste trabalho estatistico.."?

dezazucr disse...

Desde que começou o confinamento de Março de 2020, fruto da pandemia, estes são os penaltis a favor assinalados para cada um dos 3 grandes:
Porto: 23
Sporting: 15
Benfica: 3

Sendo que os 2 penalties que nos foram concedidos o ano passado foi numa altura em que o Benfica já não podia almejar a nada.

MP disse...

Hoje tivemos um penalti! Na liga dos campeões. Parece que nesta é permitido...