domingo, 3 de janeiro de 2021

Conselho de disciplina rejeitou recurso pelo 5º amarelo do Otamendi

Otamendi cumprirá castigo pelo 5º amarelo acumulado, ao seu 8º jogo pelo Benfica no campeonato! 

A não despenalização de um amarelo ao Otamendi num lance evidente de simulação do Douglas Tanque, fere a verdade desportiva na Liga Portuguesa (neste momento nem os portistas, nem os Sportinguistas, nem os restantes clubes se uniram na luta da defesa da integridade da sua competição, salvaguardando que nenhum jogador seria castigado em resultado de uma grotesca simulação do adversário) e abriu-se um precedente grave na Liga. Daqui em diante, em defesa da igualdade, equidade e integridade da competição, nenhum outro jogador jamais poderá vir a beneficiar de uma despenalização de um cartão amarelo mal exibido, pois o Conselho de Disciplina não consentiu a despenalização do Otamendi, mesmo que as imagens comprovem cabalmente que no lance não existe nenhum contacto! É uma grotesca simulação! E nem assim, o Conselho de Disciplina conseguiu despenalizar o amarelo que o arbitro Rui Costa exibiu ao Otamendi, ninguém acredita que visionadas as imagens o arbitro possa continuar a defender que houve falta neste lance, mas a realidade é que o cartão foi mantido. Otamendi tornou-se assim, o primeiro jogador dos 4 candidatos ao titulo a atingir o 5º amarelo na competição e a ser obrigado a cumprir um jogo de castigo, numa altura da temporada em que o seu substituto natural Jardel se encontra em isolamento por ter testado positivo ao Covid-19. O Benfica vem numa sequência de vitórias seguidas no campeonato, vamos ver como a equipa reagirá no Santa Clara - Benfica na próxima jornada. Será que o castigo do Otamendi terá alguma influência na integridade e verdade desportiva na Liga Portuguesa?

O mesmo Otamendi que no ano passado, em 39 jogos pelo Manchester City viu apenas 5 amarelos, o mesmo que na temporada em que viu mais amarelos, nas 5 épocas que esteve no Manchester City (época 2015/16 em que se estreou em Inglaterra), apenas na 24ª jornada atingiu o 5º amarelo no campeonato, que na sua época de estreia no Valencia também só atingiu o 5º amarelo na 26ª jornada, que na sua época de estreia no F. C. Porto em 2010/11 apenas atingiu o 5º amarelo na 25ª jornada, que na sua 1ª época no Velez Sarsfield em 2008/09 apenas viu 4 amarelos em 24 jogos. Como os dados estatísticos históricos comprovam, esta época de estreia no Benfica, é aquela em que o Otamendi tem sido mais penalizado disciplinarmente (além dos 5 amarelos, também já foi punido com um penalti desfavorável)! 

Jogar com a camisola do Benfica na atual Liga liderada pelo Fontelas Gomes, é muito diferente do que jogar com a camisola do Manchester City, Valencia, Velez Sarsfield ou F. C. Porto. Que os árbitros Ingleses, Espanhóis ou Argentinos sejam mais tolerantes com defesas agressivos, até acredito que é um argumento compreensível, agora o que é indesculpável, é a diferença do que está a viver atualmente, em relação a sua anterior passagem por Portugal. Tendo jogado anteriormente num dos candidatos ao titulo em Portugal e tendo regressado para representar outro candidato ao titulo, não é compreensível a enorme diferença no tratamento, que o Otamendi está a ter na atual temporada em relação ao que viveu anteriormente. Não tem explicação, que o mesmo jogador, seja punido de forma tão diferente, consoante esteja a defender as cores do F. C. Porto ou do Benfica, na mesma Liga Portuguesa!


Não fez nenhum sentido este 4º amarelo exibido, pois as imagens televisivas demonstram claramente, que ele nem sequer tocou no seu adversário. Este era um caso evidente, pelos quais os recursos devem existir, como se pode impedir um trabalhador de exercer as suas funções, acusando-o de uma infração que todo o mundo viu que não cometeu. Corrigir erros evidentes como neste caso do 4º amarelo, não diminuiria a autoridade dos árbitros, simplesmente ajudariam a Liga a defender a verdade desportiva. 

Em 534 jogos, um defesa central que foi expulso apenas por 2 vezes, não é seguramente um jogador violento ou especialmente indisciplinado, que mereça ficar de castigo ao seu 8º jogo! 

Que Otamendi é um defesa agressivo, todos os adeptos de futebol já sabiam, pois aos 32 anos já tem no currículo um histórico de 534 jogos realizados, com 104 amarelos em 460 jogos pelos diversos clubes que passou na sua carreira e 17 amarelos em 74 jogos realizados pela seleção da Argentina. Para quem assiste aos seus jogos, é por demais evidente que é um verdadeiro guerreiro, muito competitivo, dai ter sido escolhido para envergar a braçadeira de capitão na Seleção da Argentina, no Manchester City e agora também no Benfica. Normalmente até se diz, que os capitães são menos vezes admoestados disciplinarmente, mas no caso do Otamendi, nem com a braçadeira de capitão se livrou de ser o 1º a cumprir um jogo de castigo pela acumulação de amarelos esta temporada! 

Qual é a sua opinião, estará Otamendi a ser mais uma vitima das cores que defende atualmente?


3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Benfiquista muitos já viram sabem patrocinam o Benfica é um alvo a abater em que os CORRUPTOS são sempre mas sempre beneficiados seja nos amarelos ou nos vermelho, seja nos penaltis a seu favor ou contra, a mafia que comanda os organismos de poder são portistas uns bem conhecidos no caso APITO DOURADO o famoso caso de que os CORRUPTOS fora condenados por praticas de CORRUPÇAO, mas como o crime compensa dá títulos estão lá os paus mandados, fontelas Proença Fernandinho e muitos mais nos bastidores.
Só uma nota: o Amaral comentou o caso de Tiago Pinto quando afirmou que avia casos de Covide escondido, disse o cartilheiro que tem que meter os nomes ou boi, pois no caso do túnel no Jamor os Bois e Ratos ficaram sem nomes, cartilheiros a mando da mafia de palermo.

sergiosousa12 disse...

E sai mais um penalty para os do costume...
Sérgio Oliveira a caminho da bola de prata!

Anónimo disse...

Não vejo porque não devia ser assinalado