terça-feira, 5 de janeiro de 2021

JORNADA APÓS JORNADA A DIFERENÇA DE PENALTIS ENTRE OS 2 PRINCIPAIS CANDIDATOS VAI AUMENTANDO

Mais uma jornada disputada e como tem sido norma ultimamente, voltou a aumentar a diferença entre os penaltis que, o F. C. Porto usufrui em comparação aos que são concedidos ao Benfica. 

O PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS é agora composto pelos últimos 20 jogos para o campeonato (as 12 jornadas de 2020/21 juntamente com às últimas 8 jornadas de 2019/20), em que o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis para o Benfica! Se acrescentarmos o jogo entre as 2 equipas ocorrido na semana passada para a Supertaça, em que mais uma vez, com o jogo empatado, o F. C. Porto usufruiu de mais 1 penalti favorável e o Benfica sofreu mais 1 penalti desfavorável, então temos em Portugal, uma diferença de 15 penaltis entre as 2 principais equipas nos últimos 21 jogos. Deve ser record mundial, ou será que por esse mundo fora, é possível se encontrar uma diferença arbitral maior entre 1º e 2º? 

Quando começou este PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, na 27ª jornada de 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica em relação ao F. C. Porto (o F. C. Porto tinha apenas uma vantagem de 1 penalti nesses 27 jogos, o tal penalti no confronto direto entre os 2 rivais na 20ª jornada, assinalado também com o jogo empatado, partida que viria a terminar 3-2 e com os 3 pontos atribuídos ao F. C. Porto, que permitia as 2 equipas terem o mesmo nº de pontos à 27ª jornada). O Fontelas Gomes ou quem conseguir, que explique como o mesmo plantel do Benfica que, só conseguiu marcar mais 4 golos que o seu principal rival em 27 jogos, conseguiria anular uma desvantagem de 15 penaltis nos 21 jogos seguintes? 

Nestas condições arbitrais, é obvio que o insucesso desportivo, é o que espera qualquer equipa que, tem uma desvantagem de 15 penaltis para o rival nos últimos 21 jogos. Se alguém conhecer um grande clube, que tenha vivido um período de tamanha desvantagem arbitral e que mesmo assim, conseguiu obter sucesso desportivo nesse período, que me indique o nome dessa heroica equipa, que terá a minha admiração eterna, justamente merecem ser enaltecidos, como o Jorge Jesus merecerá seguramente uma estátua, se conseguir fazer o Benfica 2020/21 campeão, nestas atuais condições arbitrais tão adversas.

Pelo que o histórico estatístico nos demonstra, num campeonato inteiro (34 jornadas), não ocorre uma diferença superior a 6 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica. Nas 2 vezes que ocorreu essa diferença máxima de 6 penaltis, em 2008/09 e 2019/20, o F. C. Porto aproveitou sempre essa enorme vantagem arbitral de 6 penaltis para se sagrar campeão. Infelizmente para quem acompanha a Liga Portuguesa e para os Benfiquistas, com apenas 12 jornadas disputadas na época 2020/21, o C. A. já criou uma diferença de 8 penaltis do F. C. Porto para o Benfica e também para o Braga. Logo, na atual temporada, a única equipa que ainda sonha poder lutar pelo titulo de campeão 2020/21 com o F. C. Porto até ao último terço, é o Sporting (que neste momento usufruiu de metade do saldo de penaltis que o F. C. Porto usufruiu em 2020/21, ou seja, em princípio tudo indica que é a equipa que obterá o 2º melhor saldo de penaltis, mesmo sendo apenas metade do F. C. Porto é muito melhor do que as condições concedidas aos outros 2 candidatos. Usufruirá das mesmas condições que haviam sido dadas ao Benfica na época anterior, que foi apenas o 2º classificado em 2019/20). 

Como sabemos, os penaltis são muito importantes para fazer uma equipa campeã, em média um candidato ao título usufruiu de um saldo favorável de 4,3 penaltis por época (53 no acumulado das 13 épocas). Nestas últimas 13 épocas, o F. C. Porto tem sido sucessivamente, a menina dos olhos bonitos do C. A., nunca houve uma temporada em que tenha terminado as 30 ou 34 jornadas, com um saldo inferior a 4 penaltis favoráveis, logo usufruiu sempre das condições arbitrais necessárias, para poder lutar pelo titulo de campeão até ao último terço do campeonato. No polo oposto, vemos que o Braga, é dos 4 candidatos ao titulo, aquele que sistematicamente não é contemplado com os penaltis necessários, para poder lutar pelo titulo, na única época em que usufruiu de um saldo de penaltis superior a média dos 4 candidatos, em 2009/10, com um saldo favorável de 5 penaltis, lutou por esse titulo até a última jornada, nas restantes 12 temporadas nunca mais voltou a ter outro bom saldo de penaltis, consequentemente viu-se sempre arredado da luta pelo titulo. Ao Braga não lhe tem sido concedido penaltis como aos seus rivais (no acumulado das 13 épocas tem um saldo favorável de 4 penaltis, quando o Sporting, Benfica e F. C. Porto obtiveram um saldo favorável de 56, de 63 e de 88 penaltis  respetivamente). Veja-se o caso da atual temporada 2020/21, em que a 12ª jornada, já se encontra a 8 pontos da liderança, uma vez que, regista neste momento um saldo negativo de 2 penaltis desfavoráveis, tal como o Benfica que também foi colocado fora da corrida pelo titulo pelo C. A, pois ambos já levam uma desvantagem de 8 penaltis para o F. C. Porto. Inacreditável, o F. C. Porto já usufruiu de uma vantagem de 8 penaltis para o Benfica e para o Braga, em apenas 12 jornadas disputadas! O Sporting também já leva uma vantagem de 5 penaltis para o Benfica e o Braga, em apenas 12 jogos disputados! 

O C. A. sabe que ao ter concedido 4 penaltis favoráveis ao Sporting ainda com o jogo empatado, está a criar condições para que diretamente com essas decisões arbitrais, o Sporting consiga conquistar mais 8 pontos, que o Benfica e o Braga. O C. A. também criou condições para, o F. C. Porto conquistar diretamente com as decisões arbitrais, mais 7 pontos que o Benfica e o Braga, ao conceder 3 penaltis favoráveis ao F. C. Porto ainda com o jogo empatado, 2 para permitir garantir definitivamente a vitoria quando já vencia por 1 golo de vantagem, 1 penalti assinalado quando estava a perder por 1 golo de diferença e outro na 1ª primeira parte quando perdia por 2 golos. Por aquilo que os dados estatísticos de penaltis assinalados demonstram, em 2020/21, só a equipa que usufruiu de uma vantagem de 8 penaltis para o seu principal rival (Benfica) e também sobre o Braga, tem condições arbitrais para se sagrar campeão. O Sporting, usufruindo de 4 penaltis, quando o F. C. Porto já usufruiu de 7, ainda acalenta algumas esperanças de poder lutar pelo titulo até ao último terço, desde que a diferença de penaltis não aumente do atual saldo de 3 para 6, pois como todos sabemos, com tamanha diferença de 6 penaltis, o C. A. conseguirá só por esse facto garantir a equipa campeã em Portugal. Historicamente 5 penaltis é a máxima diferença, em que ainda é possível ter alguma expectativa de sucesso desportivo, mesmo para as equipas que obtém um saldo de penaltis superior a média de um candidato ao titulo, que é de 4,3 penaltis por época. Logo mesmo que, o Sporting venha a terminar a temporada com um saldo favorável de 5 ou 6 penaltis, caso o F. C. Porto usufrua de um saldo favorável de 11 ou 12 penaltis, não restam duvidas sobre a equipa que se sagrará campeã nacional. Os dados estatísticos históricos, assim o comprovam. Quem acompanharia com expectativa de saber quem será campeão numa Liga de futebol, em que existem 13 penaltis de diferença entre os 2 primeiros classificados?

Aqui estão os dados agregados das últimas 2 épocas, em que o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 14 penaltis, obteve um saldo de 10 golos superior ao do Benfica (68-58), onde também se discrimina o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, dos últimos 20 jogos do campeonato em que, ocorreu uma diferença de 13 penaltis entre o Benfica e o F. C. Porto, existe uma vantagem de 14 golos do F. C. Porto em relação ao Benfica nestes 20 jogos (34-20). O que prova que sem o efeito direto dos penaltis não haveria a clara vantagem nos golos.





Nas últimas 20 jornadas, existe uma clara vantagem arbitral do F. C. Porto em relação ao rivais, foram 13 penaltis de diferença para o Benfica e Braga e 7 penaltis para o Sporting. O F. C. Porto aproveitou essa enorme vantagem arbitral para ser a equipa que conquistou mais pontos nas últimas 20 jornadas (47 pontos), mas temos que realçar o extraordinário espirito de resiliência dos seus rivais (Sporting e o Benfica), que mesmo nas atuais condições muito adversas, ainda assim conquistaram 46 e 44 pontos respetivamente nesses últimos 20 jogos!

Só na Liga Portuguesa, é possível haver uma diferença de 13 penaltis, entre os 2 principais candidatos ao titulo. Nunca na história de uma Liga Profissional de Futebol ocorreu uma diferença de 13 penaltis, entre os 2 principais candidatos ao titulo em Portugal, também não conheço nenhuma situação semelhante entre os 2 primeiros classificados de qualquer outra Liga do mundo! 13 penaltis de diferença entre o 1º e o 10º, OK já tinha assistido, agora entre o 1º e o 2º nunca tinha visto numa Liga Profissional. Em apenas 20 jornadas, o Conselho de Arbitragem liderado pelo Fontelas Gomes, deixa evidente aos olhos de todos que, só o F. C. Porto tem condições arbitrais para se sagrar campeão em Portugal! Na história do futebol não conheço nenhum caso, em que uma equipa, com uma desvantagem de 13 penaltis em relação ao seu principal rival, ainda assim conseguiu discutir o titulo até ao final e se sagrar campeão! Esta temporada 2020/21 é verdadeiramente um caso arbitral único que, merece ser partilhado com o mundo do futebol e no futuro com os filhos, netos, bisnetos, por todos os adeptos que viveram este período de extraordinária diferença entre os 2 principais rivais.

Para que melhor se possa compreender a anormalidade  estatística, que tem sido o atual PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, pode consultar os dados estatísticos gerais das últimas 13 épocas.


O F. C. Porto nestas 12 jornadas de 2020/21, leva uma vantagem de 8 penaltis em relação ao Benfica e finalmente neste momento, já consegue apresentar um saldo de golos melhor que o do Benfica! Até aos 7 penaltis de diferença, o Benfica ainda foi conseguindo que tal não se refletisse no saldo de golos das 2 equipas, mas ao 8º penalti de diferença, o efeito arbitral já está vincado também no saldo dos golos das 2 equipas. Verdade seja dita, só muito excecionalmente seria possível, uma equipa conseguir anular totalmente, o efeito de 8 penaltis no saldo de golos, comparativamente ao do seu rival. O único dado estatístico que, ainda permite aos Benfiquistas acreditar, num milagre de Jesus fazer do Benfica 2020/21 campeão, é o facto de normalmente todas as equipas do Benfica e do F. C. Porto, que obtiveram uma vantagem de golos em relação ao rival superior a 2 golos sem o efeito dos penaltis, todas essas equipas acabaram se sagrando campeãs nacionais e neste momento até a 12ª jornada, sem o efeito dos penaltis, o Benfica ainda mantém uma vantagem de 5 golos em relação ao F. C. Porto, mas nos últimos jogos a equipa já vem dando sinais de que não consegue continuar a resistir a esse aumento sistemático da diferença de penaltis em relação ao seu principal rival. Se virem a linha da DIFERENÇA DE GOLOS DESCONTANDO OS PENALTIS (BENFICA - F. C. PORTO), vemos que normalmente a equipa que se revela mais forte sem o efeito dos penaltis a longo prazo acaba vencendo a Liga, isto se a diferença de penaltis no final da temporada não for enorme, ou seja superior a 5 penaltis de diferença! 


Sem comentários: