quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

A verdade sobre a influência arbitral, que escondem dos adeptos

O F. C. Porto, Benfica e Sporting nestas últimas 13 épocas usufruíram em conjunto de 323 penaltis favoráveis nos 1188 jogos (396 de cada equipa), em que marcaram 2.484 golos, ou seja, os 3 grandes usufruem em média de 1 penalti favorável a cada 7,7 golos marcados e os 3 em conjunto também sofrem 1 penalti desfavorável a cada 7,7 golos sofridos, pois em conjunto os 3 sofreram 116 penaltis desfavoráveis, tendo 895 golos sofridos. 

Os 8 penaltis de diferença, entre o F. C. Porto e o Benfica no 1º terço da época 2020/21 (em apenas 12 jogos), é uma anormalidade estatística, que deixa evidente a enorme INFLUÊNCIA ARBITRAL existente na Liga Portuguesa. 8 penaltis de diferença, só é expectável encontrarmos, entre equipas que tem uma diferença de 62 golos, o que nunca ocorre à 12ª jornada, nem entre o 1º e o último!  

Desde a 27ª jornada de 2019/20 até hoje, estamos a viver o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, pois nos últimos 20 jogos para o campeonato (as 12 jornadas de 2020/21 juntamente com às últimas 8 jornadas de 2019/20), o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis para o Benfica! Se acrescentarmos o jogo, entre as 2 equipas ocorrido na semana passada para a Supertaça, em que mais uma vez, com o jogo empatado, o F. C. Porto usufruiu de mais 1 penalti favorável e o Benfica sofreu mais 1 penalti desfavorável, então temos em Portugal, uma diferença de 15 penaltis entre as 2 principais equipas, nos últimos 21 jogos!  Como na 27ª jornada de 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica em relação ao F. C. Porto, o Fontelas Gomes ou quem conseguir, que explique como o mesmo plantel do Benfica que, só conseguiu marcar mais 4 golos que o seu principal rival em 27 jogos, conseguiria anular uma desvantagem de 15 penaltis nos 21 jogos seguintes? Pois, ...

Incompreensivelmente mesmo neste período de descomunal diferença arbitral, ainda assistimos a pressão da comunicação social, tentando enganar os Benfiquistas que, a solução está ai a mão de semear, seria só despedir o Jorge Jesus, que o Benfica conseguirá ganhar a corrida por este campeonato ao F. C. Porto, mesmo nas atuais condições arbitrais tão adversas. Aparentemente na MDCSDQT pelos vistos, ainda ninguém reparou que nos últimos 21 jogos, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 15 penaltis em relação ao Benfica! Essa é a cruz que, nem Jesus conseguirá carregar sozinho, sem ajuda dos que verdadeiramente querem o sucesso desportivo para o Benfica e dispensa os que atualmente fazem o papel de Judas, negando o seu amor ao Benfica atual porque não ganha. Jorge Jesus é um enorme treinador, mas nem ele nem nenhum outro, conseguiria vencer nas atuais condições arbitrais tão adversas. Jesus precisa da ajuda incondicional dos Benfiquistas, para ultrapassar este PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS e se o conseguir com sucesso, entrará seguramente para a História no futebol mundial, pois será um feito que, mais nenhum outro treinador conseguiu no mundo, desde que existe futebol. Para a MDCSDQT, a alegada solução que melhor defenderia os interesses desportivos do Benfica, seria o despedimento do JJ, ele há com cada Judas na MDCSDQT, com cada intrujão! Esses "especialistas da especialidade", consideram, que é possível encontrar por aí muitos treinadores, que já conseguiram anular, uma diferença de 8 penaltis num campeonato (que a prepósito já agora, não me conseguem nomear, nenhum desses maravilhosos milagreiros, mas eles acham que conseguem fazer essa mudança de treinador para outro capaz de melhorar as probabilidades de sucesso desportivo, nas atuais condições arbitrais adversas). O que seguramente, ninguém consegue escrever ou dizer publicamente, é o nome do treinador que encontrou, que já tivesse obtido sucesso desportivo, com uma desvantagem de 15 penaltis para o principal rival nos últimos 21 jogos! Se não encontram esse milagroso treinador, então qual é o objetivo de tentar destabilizar/despedir o atual treinador do Benfica (Jorge Jesus)? 

Desafio os leitores a encontrar na história do Futebol Português ou em qualquer outra Liga Profissional de Futebol, tamanha diferença entre os 2 principais candidatos ao titulo! Em apenas 21 jogos, é muito difícil encontrar uma Liga, em que existe uma diferença de 15 penaltis entre o 1º e o 10º classificado, quanto mais entre os 2 principais candidatos (entre 1º e 2º). É algo que nunca deve ter acontecido, em nenhuma outra Liga Profissional de Futebol, pelo menos é inimaginável numa Liga, que decorre em condições arbitrais normais de equidistância. Como normalmente acontece 1 penalti a cada 7,7 golos, uma diferença de 15 penaltis, só é expectável de acontecer, entre equipas que tem mais de 115 golos de diferença, ora isso não ocorre numa temporada, nem entre o 1º e o último classificado num campeonato de 34 jogos, logo como pode ocorrer entre o 1º e 2º!

Acredito que só aconteceu na atual Liga Portuguesa porque, o Benfica começou o campeonato com 5 vitórias seguidas e após o F. C. Porto perder na 6ª jornada, havia o risco de à 6ª jornada ficar com 8 pontos de atraso para a liderança e já com 7 golos de diferença, caso o Benfica vencesse o Boavista, logo para o Fontelas Gomes havia que criar uma grande vantagem arbitral favorável ao F. C. Porto, forçando o reequilíbrio na competição (utilizou o Hugo Miguel, que nunca poderia ser nomeado para um jogo do Benfica, antes de uma explicação publica aos adeptos dos motivos deste acto discriminatório perante Gedson Fernandes). A nomeação do Hugo Miguel para o jogo do Benfica na 6ª jornada e a forma como ele conduziu esse jogo, é o reconhecimento publico, que o objetivo nessa altura era fazer de tudo para evitar, que o Benfica disparasse isolado na classificação, logo no 1º terço do campeonato. Hugo Miguel cumpriu o seu objetivo nesse jogo, permitindo faltas constantes sem exibir os correspondentes amarelos (é o 2º jogo com mais faltas assinaladas, em todas as Ligas Europeias, até ao momento nesta temporada, só o Boavista fez 31 faltas assinaladas, fora as outras que deixou passar e o 1º amarelo para os jogadores do Boavista, só foi exibido aos 59 minutos, depois disso, o Sow ainda conseguiu fazer outra falta para amarelo antes de ser substituído aos 68 minutos) e ao ter assinalado o penalti desfavorável ao Benfica com 0-0 no marcador, que viria a levar a 1ª derrota do Benfica na 6ª jornada (na jornada seguinte apitou a deslocação do Sporting a Guimarães, onde amarelou o médio defensivo do Guimarães aos 3 minutos, obrigando a sua substituição aos 24 minutos). Para que conste do efeito favorável que é, usufruir de 1 penalti desbloqueador do marcador, este jogo se converteu nestas primeiras 12 jornadas, na única vitoria do Boavista! É necessário ser o artista! 

A seguir a Hugo Miguel, foi nomeado o Artur Soares Dias (responsável por 11 dos 25 penaltis de diferença entre F. C. Porto e Benfica) que garantiu como é-lhe normal a 2º derrota do Benfica, assim, tal como interessava ao atual C. A. do Fontelas Gomes, foram sendo disputadas estas jornadas iniciais do 1º terço, com a diferença de penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica a aumentar de jornada para jornada, consequentemente a diferença de pontos e golos foi-se diminuindo, até que ao 8º penalti de diferença, finalmente os 2 rivais ficaram empatados em termos de pontos já conquistados, passando até o F. C. Porto, a ter vantagem no saldo de golos, coisa que o Benfica de JJ conseguiu ir evitando estoicamente, até ao 7º penalti de diferença! 8 penaltis de diferença num terço de campeonato é de longe a maior diferença de sempre, como podem ver no quadro resumo das últimas 13 épocas que se segue:


Normalmente, a equipa com melhor saldo de golos sem o efeito de penaltis se sagra campeão no final da época, mas neste momento, o Benfica mesmo apresentando uma vantagem de 5 golos para o F. C. Porto, marcados só pelo mérito dos seus avançados, oficialmente já leva um desvantagem de 3 golos para o F. C. Porto. Quando detalhamos a informação estatística das últimas 13 épocas, facilmente compreendemos que algo de errado se passa com a arbitragem em Portugal! Não dá para entender como os responsáveis do C. A., que tem acesso a estes dados estatísticos, como nós temos aqui no Blog, ainda não perceberam que os 2 únicos clubes que repartiram os títulos entre si nas últimas 13 épocas, inexplicavelmente registam uma diferença de 25 penaltis entre si, quando apenas registam uma diferença de 6 golos favoráveis ao Benfica, que até é a equipa que leva uma desvantagem de 25 nos penaltis assinalados. Meus amigos, podem registar, uma diferença de 25 penaltis entre 2 clubes, é algo que só é expectável ocorrer entre equipas que tem mais de 192 golos de diferença entre si! Não é o caso do F. C. Porto e o Benfica seguramente como todos sabemos nas últimas 13 épocas! 

Por isso, todos nos admirávamos com o facto de existir uma diferença de 25 penaltis, entre o F. C. Porto e o Benfica nas últimas 13 épocas, já que são equipas que obtiveram o mesmo rendimento pontual médio nesse período (conquistam em média 80% dos pontos possíveis) e oficialmente o saldo de golos do Benfica (624 golos favoráveis) é muito similar ao saldo de 618 golos favoráveis do F. C. Porto. Mas os 6 golos de diferença em 396 jogos, que nos dá a ideia de muito equilíbrio entre os 2 rivais, ao ponto de ambas terem conquistado 6 dos últimos 12 campeonatos já concluídos, foi um equilíbrio forçado pelo C. A., ao conceder ao F. C. Porto uma vantagem de 25 penaltis. Pois sem esse efeito arbitral direto, a diferença entre os 2 rivais seria de 31 golos. 



Subdividindo os campeonatos por terços de campeonato, facilmente chegaremos a conclusão que o 1º terço da época 2020/21, é de longe o período arbitral em que o Conselho de Arbitragem concedeu a maior vantagem arbitral ao F. C. Porto em relação ao Benfica. O F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 8 penalti nestas 12 jornadas. Outro dado estatístico, que demonstra claramente que a atual diferença de 25 penaltis, entre o F. C. Porto e o Benfica, é fruto da INFLUÊNCIA ARBITRAL que existe na Liga portuguesa, é o facto de 22 desses 25 penaltis de diferença terem acontecido precisamente nos 126 jogos do último terço do campeonato, mesmo no 3º terço quando é necessário decidir quem será campeão. Ou seja, os mesmos planteis, os mesmos jogadores que jogaram o 1º e o 2º terço, em que existem diferenças aceitáveis no número de penaltis concedidos as 2 equipas (sem o efeito extraordinário de 2020/21 no 1º terço as 2 equipas teriam o mesmo numero de penaltis e no 2º terço uma diferença de 5 penaltis, pois também tem uma diferença de 36 golos entre elas), no 3º terço já ocorre uma enorme diferença arbitral! 

Inexplicavelmente é nesse último terço, onde se decide quem é campeão, que encontramos as maiores diferenças de penaltis, entre o F. C. Porto e o Benfica (em 7 das últimos 12 épocas, o F. C. Porto obteve uma vantagem de 3 ou mais penaltis, nesses últimos 10 ou 11 jogos do campeonato)! Inacreditável dado estatístico, existir este padrão arbitral e o C. A, não fazer nada para corrigir esta situação! Da mesma forma, também não se corrigiu os 8 penaltis de diferença no 1º terço de 2020/21, que é a maior diferença de sempre! A 2ª maior de sempre num terço de campeonato foi no 3º terço de 2013/14, com 5 penaltis de diferença em 11 jogos. Em todos os restantes terços analisados a diferença entre o F. C. Porto e o Benfica não ultrapassou os 4 penaltis, em cada um desses terços de campeonato.

Aqui está o quadro resumo dos dados estatísticos divididos por terços de campeonato:
Inacreditável encontrarmos, uma vantagem de 22 penaltis para o F. C. Porto nos jogos do último terço, ou seja em apenas 126 jogos! Esta é a verdade estatística que a Liga esconde! 

O Benfica e o F. C. Porto têm sido as 2 equipas que tem lutado ombro a ombro pelos títulos de campeão em Portugal nas últimas épocas, se o vencedor não é o Benfica, é certo que será o F. C. Porto ou vice-versa. Nas 13 últimas épocas foram as 2 equipas que usufruíram de melhores condições arbitrais para ter sucesso desportivo, pois o F. C. Porto é destacadamente a equipa Portuguesa que jogou em melhores condições arbitrais, usufruindo de um saldo favorável de 88 penaltis, seguido do Benfica que usufruiu de um saldo favorável de 63 penaltis e em 3º aparece o Sporting, que usufruiu de um saldo favorável de 56 penaltis. Ou seja, com uma desvantagem de 25 penaltis, o Benfica foi obrigado a repartir os títulos com o F. C. Porto, tendo usufruído de menos 25 penaltis do que o F. C. Porto e o Sporting usufruindo de menos 32 penaltis do que o F. C. Porto, não conseguiu conquistar nenhum dos 12 títulos já atribuídos. Alguém acredita que, se o Sporting tivesse jogado com uma vantagem de 32 penaltis em relação ao F. C. Porto, ou seja, se tivesse usufruído de mais 64 penaltis, não tinha conquistado nenhum titulo nas últimas 13 épocas? Pois, ..., os penaltis fazem mesmo muita diferença, para se obter sucesso desportivo, não há como negar! É um facto comprovável e comprovado estatisticamente!



11 comentários:

Pedro disse...

Venho aqui tal como abrando quando passo por um desastre de automovel.
Faz parte da condição humana. Escrevo isto, para ti, independentemente de o apagares. Vais lê-lo. É suficiente.

Ponto de honra. Sou Portista. Segundo ponto de honra. És um avençado ignorante e mentiroso.

Na epoca de 2001/2002, o Sporting foi campeão. O Porto ficou em terceiro. Sabes qual foi a diferença em penaltis?
15 para 2. Leste bem, QUINZE PARA DOIS. TREZE PENALTIS de diferença. Alguém chorou? Claro que não. Aqui, quando perdemos, lutamos para voltar melhor no ano seguinte.

o cunhado do acutilante disse...

Está tudo muito bem explicitado, correcto e acho que não subsistem dúvidas para ninguém.
Contudo, se o Benfica, tal como lhe competia, tivesse ganhado ao Boavista e logo de seguida não tivesse enfardado do Braga, nem com cem penaltis à favor do Porto a matemática se alteraria e estávamos com seis pontos à maior.

Anónimo disse...

"Os 8 penaltis de diferença entre o F. C. Porto e o Benfica no 1º terço da época 2020/21 (em apenas 12 jogos), é uma anormalidade estatística, que deixa evidente a enorme INFLUÊNCIA ARBITRAL existente na Liga Portuguesa."

A estatística, é como o bacalhau, dá para cozinhar de várias maneiras. Mas vamos por partes, o Benfica no jogo da Supertaça com o FC Porto, teve apenas 4 acções dentro da grande área do FC Porto, as equipas que pouco "frequentam" a área adversária, tem grandes probabilidades de ter penaltis a seu favor? Nos Açores, o Benfica na meia hora final, não fez um remate à baliza do Sta Clara, esta também é uma anormalidade estatística, ou não? Querem que os Calabotes comecem a apitar penaltis fora de área, a favor do Benfica?

Todavia, o Bruno Esteves do C. Santos(mais um extraordinário exemplar da margem sul), mas o BE é VAR titular e cativo do Benfica, se como árbitro era mt mau, como VAR é péssimo, mas já lá vamos.

Bem, o Benfica Portimonense, com o VAR que não "Esteves" na Cidade do futebol foi surreal, falta de Weigl sobre o Boa Morte, na sequência, 1º golo do Benfica, quanto ao penalti COMBOIO cometido sobre o Beto, é um erro desumano... Estes dois erros desumanos do Esteves com clara e óbvia influência no resultado final, dava irradiação ...

Curiosamente, a carreira do Esteves do C Santos em mais de 10 anos a apitar na I Liga, o Benfica teve sempre o pleno de vitórias, sempre que foi apitado pelo Esteves (primo da mulher do labrego iletrado que ainda é presidente do Benfica), um registo imaculado do Esteves que até faz corar de vergonha, outro exemplar da margem sul, o outro Bruno que apitava com_Paixão

Duarte Calabote Gomes (o pedagogo do apito_encarnado)

Luke Skywalker disse...

ao anónimo das 16:09...
Sabes que estás a mentir em relação ao Calabote, até me admira não teres dito que o SLB era o clube do regime de Salazar.
Uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade. Esquece isso, pá!
Já ninguém acredita.
Acredita sim nos penaltis oferecidos por ex-jogadores do teu clube como o Nahuel Ferraresi.

Anónimo disse...

Grandes Burros terme o calabote e nem campeoesforam... corre duarte Gomes que o baia pose Johan com as maos fora da areaou sera Maicom bel em vigo de 3 métros atras do ultime defesa...

Influência Arbitral disse...

Resposta ao Pedro,
Para comentares neste blog, não serão permitidos insultos, que seja a última vez, de futuro não será publicado comentários desse tipo.

A informação que me transmites, que eu não sei se é correta, pois não tenho na minha base de dados informações dessa época 2002/03, mas só vem provar, o que é aqui defendido no Blog, com uma vantagem de 13 penaltis sobre o F. C. Porto é obvio que o Sporting ou qualquer outra equipa terminaria o campeonato a frente do F. C. Porto com essa vantagem arbitral.

Se além de Portista também fores desportista, amante do espetáculo desportivo que é o futebol, seguramente partilharas a nossa luta para que não ocorram diferenças dessa magnitude na competição, pois assim não é uma luta leal pelo titulo de campeão. Seguramente se avisassem os adeptos no início do campeonato que iria haver diferenças tão grandes entre os 2 principais candidatos, restariam poucos interessados em acompanhar essa Liga.

Influência Arbitral disse...

Para que conste, os dados estatísticos comprovam que, uma diferença superior a 5 penaltis, entre F. C. Porto e Benfica num campeonato inteiro, permitiu sempre ao clube favorecido arbitralmente, aproveitar essa enorme vantagem arbitral para se sagrar campeão, quer em 2008/09, quer em 2019/20, as 2 únicas épocas em que ocorreu uma extraordinária diferença de penaltis, superior a 5 penaltis de diferença entre estes 2 principais candidatos (os 2 primeiros classificados na Liga).
O futebol é um jogo em que se instituiu o castigo máximo para proteger quem ataca, quem procura a vitória, de modo a fomentar a marcação de mais golos. Empiricamente, todos sabemos que a forma mais direta da arbitragem interferir no rendimento desportivo de uma equipa, é assinalando 1 penalti, que normalmente permite a equipa beneficiada marcar mais 1 golo e ao seu adversário sofrer mais 1 golo. Todos os clubes usufruem de penaltis, ninguém se pode queixar que nunca usufruiu de penaltis, pois todos os clubes atacam, mesmo que consoante os objetivos desportivos de cada clube, os grandes clubes vêem-se mais obrigados a atacar, do que outros clubes mais modestos. Tendem a marcar mais golos, as equipas que mais atacam, as equipas que penaltis usufruem, pois em condições arbitrais normais, existe uma correlação direta entre os penaltis e os golos marcados. É por isso, que em 100 jogos, encontraremos sempre mais penaltis favoráveis assinalados, aos 3 grandes portugueses do que ao Rio Ave, Tondela e Moreirense, pois nesses 100 jogos, todos sabemos que é praticamente impensável, o F. C. Porto, Benfica e Sporting marcarem menos golos que o Rio Ave, Tondela e Morense.
É por isso que, quando perguntas a qualquer adepto, se acredita ser possível ocorrer uma diferença de 15 penaltis num campeonato de 30 jogos entre os 2 principais candidatos ao titulo, 99% das respostas será, é impossível ocorrer tal situação, pois em condições arbitrais normais, a diferença nunca será superior a 5 penaltis e uma diferença de 6 penaltis somente seria expectável caso houvesse mais de 36 golos de diferença entre as 2 equipas rivais, o que já é de todo improvável. Em condições arbitrais normais, quanto mais atacam as equipas, mais vezes os seus avançados jogam a bola na área adversária, mais faltas na área sofrem, logo mais penaltis favoráveis usufruem e mais golos marcam. Em equipas com nº de golos muito semelhantes, não é expectável encontrarmos grandes diferenças no nº de penaltis, que cada uma das 2 equipas rivais usufrui. Estatisticamente entre equipas semelhantes em 10 jogos até pode acontecer uma diferença de 3 penaltis, mas numa amostra maior, por exemplo em 30 jogos em condições arbitrais normais, já não encontraremos uma diferença de 9 penaltis, entre equipas que lutam pelo mesmo objetivo, muito menos em 100 jogos encontraremos uma diferença de 30 penaltis.
A longo prazo, estatisticamente em condições arbitrais normais, não é expectável encontrarmos diferenças significativas, entre equipas que apresentem rendimentos médios muito semelhantes, entre equipas que lutam pelos mesmos objetivo.

Vejam informações detalhadas por penaltis em http://influenciaarbitral.blogspot.com/2020/12/os-penaltis-favoraveis-assinalados-no-1.html

Mark Trencher disse...

Parabéns pelo post, Influência Arbitral, isto sim é defender o Benfica.

Agora para o Pedro, sim é verdade que o Sporting teve bastantes penalties nessa época 2001/2002, sinceramente não me lembro de quantos teve, nem dos penalties que o Porto teve, pois nem sequer me lembro dos penalties que o Benfica teve nessa época.

Do que me lembro bem, é que o Jardel foi o melhor marcador nessa época e se a memória não me trai, pelo menos 30% dos golos dele foram de penalty. Claro que segundo a contabilidade dos sportinguistas, esses muitos penalties até foram poucos pois ficaram quase tantos por marcar segundo eles. Claro que se os penalties que eles reclamam forem do tipo daquele que eles tiveram na Luz porque o Jardel se desequilibrou com o vento, então ficaram talvez uns 150 penalties por marcar a favor deles e outros 150 para Benfica e Porto cada um. Atenção que nesse jogo do tal penalty (LOL) do Jardel, que ficou 2 a 2, nós também marcámos um golo num penalty discutível. Estamos a falar da época em que o João (Vieira) Pinto deixou de ser um mergulhador para passar a ser um mártir.

Quanto ao facto do Porto não ter protestado a quantidade de penalties a favor do Sporting, aí o Pedro está enganado. Tanto o Porto como o Benfica protestaram, e muito. Nessa época os treinadores do Porto e Benfica não foram o Luís Castro, ou o Nuno Espírito Santo, ou o Bruno Lage, ambos trocaram de treinador durante a época, o Porto trocou o Otávio Machado pelo Mourinho, e nós o Toni pelo Jesualdo, escusado será dizer que tirando o Toni, nenhum destes quatro treinadores alguma vez foi de se calar.

O que talvez tenha gerado o equívoco do Pedro, foi que à entrada para a última jornada, Porto e Benfica estavam na luta pelo último lugar de acesso à Europa pela via do Campeonato, o 3º lugar, numa das raras épocas em que o 4º lugar não deu acesso à Europa. Mas se a memória não me trai até cerca de 5/6 jornadas do fim do Campeonato, quer Porto quer Benfica ainda tinham aspirações a ser campeões... só que os dois primeiros foram o Sporting com os tais "muitos" penalties e o Boavista que defendeu o seu único campeonato nessa mesma época.

Influência Arbitral disse...

Imaginem agora uma Liga, em que é o Benfica a jogar nas mesmas condições arbitrais, que o F. C. Porto usufruiu, ou seja, com uma vantagem de 25 penaltis para o seu principal rival. Compreendem que teria de usufruir de mais 50 penaltis, para assim competir na Liga, com uma vantagem de 25 penaltis em relação ao F. C. Porto, certo! Logo nesse cenário, em vez de 6 golos de diferença estaríamos a falar de, 56 golos de diferença e em vez de repartirem os campeonatos em 6 para cada equipa, seguramente estaríamos a falar de uma clara vantagem do Benfica, no que toca a campeonatos conquistados nestas últimas 13 épocas, se tem jogado nas condições arbitrais, que o F. C. Porto jogou, ou seja com mais 50 penaltis do que efetivamente usufruiu.

Sem surpresa os 3 grandes são os reis dos penaltis na Liga Portuguesa, mas também podemos confirmar que nestas últimas 13 épocas (396 jogos), o Benfica marcou 920 golos, o F. C. Porto marcou 873 golos, o Sporting marcou 691 golos e o 4º clube que mais golos marcou foi o Braga, que só conseguiu marcar 662 golos. Se o ataque do Benfica foi capaz de marcar mais 258 golos que o Braga, não são comparáveis, logo é expectável que também tenha usufruído de muitos mais penaltis do que o Braga, mas já podemos comparar os golos marcados pelo Benfica aos do F. C. Porto, pois apenas apresentam 47 golos de diferença nessas 13 épocas.

Nos jogos dos 3 grandes, em média ocorre, 1 penalti a cada 7,7 golos, isto é o que se conclui da análise estatística dos dados das últimas 13 épocas, quanto maior é a nossa amostra, mais próximo estaremos dessa média de 1 penalti a cada 7,7 golos. Em condições arbitrais normais, por cada 100 golos marcados (ou sofridos), ocorrem 13 penaltis favoráveis (ou desfavoráveis). Esta é a norma! É o que é expectável ocorrer por cada 100 golos marcados (ou sofridos) e pela lei dos grandes números, se alargarmos a amostra para 1.000 golos, é suposto encontrarmos desvios menores aos expectáveis 130 penaltis para cada clube em 1.000 golos, do que se diminuirmos a amostra para 70 golos que normalmente, um candidato ao titulo marca numa época desportiva, em que é expectável que ocorram 9 penaltis favoráveis em média.

Obviamente numa época desportiva, nem sempre são assinalados exatamente 9 penaltis favoráveis a um candidato ao titulo que marcou 70 golos, há que considerar uma tolerância de 25% na variação dos golos marcados (18 golos), uma vez que, os candidatos ao titulo numa época, tanto podem marcar só 52 golos numa má época, como numa boa época marcar 88 golos, são números aceitáveis. Pois, há temporadas em que ocorrem mais goleadas e outras em que os jogos são mais equilibrados, mas no final da temporada, os penaltis que cada candidato ao titulo usufrui andará normalmente entre 7 e 11 penaltis, excecionalmente no máximo entre os 6 (num ano em que se marcou pouquíssimos golos) e os 12 penaltis favoráveis (num ano em que se marcaram muitos mais golos do que é normal). Mais de que 12 penaltis já é para equipas que marcam mais do que 88 golos, são bem poucas, agora imaginem o que é usufruir de mais 15 penaltis do que o principal rival!

sergiosousa12 disse...

Entretanto mais um penalty para o Porto...

JP disse...

20 anos! De benefícios.
Tenham vergonha!