quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Qual é o efeito das grandes penalidades assinaladas nos jogos dos candidatos ao título?

Se alguém conhece alguma equipa do Benfica que tenha sido campeão, competindo contra um F. C. Porto, que tenha usufruído de uma vantagem de 11 penaltis em 17 jogos (equivalente a meio campeonato), por favor, nos comentário informe-me a época em que aconteceu tal feito histórico. 

Enquanto durar o atual PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, todos os Benfiquistas sabem que o apoio aos jogadores não pode faltar, por pior resultados que se obtenha (nunca ninguém ultrapassou tamanha desvantagem na história do futebol), nestas condições arbitrais esse apoio não pode ser negado. Uma vez que, se em 2020/21 conseguir conquistar o campeonato ultrapassando as atuais condições arbitrais, o atual elenco entrará na História do futebol Português e Mundial seguramente, pois seria a 1ª equipa sujeita a uma desvantagem de 11 penaltis em meio campeonato, a conseguir virar o campeonato a seu favor. Seguramente depois desse extraordinário feito histórico, ao lado da Estátua do Eusébio teria de ser erguido outra estátua aos que hoje em pleno PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS estão a sofrer injustamente as maiores críticas na imprensa (ou ao treinador Jorge Jesus ou ao Darwin Nuñez, se for ele o avançado doutro planeta, capaz de anular uma desvantagem de 11 penaltis dos últimos 17 jogos para o F. C. Porto e guiar o Benfica ao titulo).

Todos nós sabemos que em condições arbitrais normais não encontraremos grandes diferenças nos penaltis entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos. Será que é isso que acontece no campeonato Português? Não, em Portugal, com as condições arbitrais das últimas 17 jornadas, o F. C. Porto levaria uma vantagem de 11 golos em relação ao seu principal rival (o Benfica), só com os penaltis assinalados.

Analisando os dados estatísticos dos 4 candidatos ao titulo nas últimas 13 épocas, sabemos que em média os candidatos ao titulo terminam cada campeonato usufruindo de um saldo favorável de 4 penaltis. Em média, espera-se que um candidato ao título numa época inteira consiga usufruir de mais 4 penaltis favoráveis do que as que sofre. O anormal está temporada é vermos que a 9ª jornada, já o F. C. Porto leva uma vantagem de 6 penaltis para o seu principal rival, o Benfica.

Nas últimas 13 épocas, os 4 candidatos ao titulo marcaram 2.466 golos, usufruindo de 319 penaltis, ou seja, em média a cada 7,7 golos marcados, é assinalado um penalti favorável aos 3 grandes e também os 4 em conjunto já sofreram 890 golos, tendo sofrido 190 penaltis desfavoráveis. Ou seja, também sofrem um penalti desfavorável a cada 7,7 golos sofridos. Assim sendo podemos então considerar que nos jogos envolvendo os 3 grandes é expectável ocorrer 1 penalti a cada 7,7 golos, quer seja nos marcados, quer seja nos sofridos. Comparando esses rendimento médio expectável, com o que está a acontecer nesta temporada 2020/21, vemos que:

  • O F. C. Porto, já marcou 23 golos esta temporada, em condições normais um ataque que é capaz de marcar esse nº de golos teria conseguido obrigar o adversário a cometer 2 penaltis, mas na realidade já foram assinalados 5 penaltis favorável ao F.  C. Porto nestas 9 jornadas. O F. C. Porto, já sofreu 13 golos esta temporada, em condições normais uma defesa que sofre esse nº de golos já teria cometido 2 penaltis, mas na realidade apenas foi assinalado 1 penalti desfavorável ao F.  C. Porto nestas 9 jornadas. As condições arbitrais do F. C. Porto são melhores do que é a média dos 3 grandes quer na área ofensiva, quer na sua área defensiva.
  • O Benfica, já marcou 21 golos esta temporada, em condições normais um ataque que é capaz de marcar esse nº de golos teria conseguido obrigar o adversário a cometer 2 penaltis, mas na realidade ainda foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica nestas 9 jornadas. Aos olhos dos árbitros portugueses o Benfica caminha a passos largos para ser a única equipa da Liga que ainda não conseguiu obrigar os adversários a cometer falta na área. O Benfica, já sofreu 11 golos esta temporada, em condições normais uma defesa que sofre esse nº de golos já teria cometido 1 penalti, mas na realidade já foram assinalados 2 penaltis desfavoráveis ao Benfica nestas 9 jornadas. As condições arbitrais do Benfica são claramente piores do que é a média dos 3 grandes quer na área ofensiva, quer na sua área defensiva. 
  • O Sporting já marcou 23 golos esta temporada, em condições normais um ataque que é capaz de marcar esse nº de golos teria conseguido obrigar o adversário a cometer 2 penaltis e corresponde com a realidade, pois já foram assinalados 2 penaltis favoráveis ao Sporting nestas 9 jornadas. O Sporting, já sofreu 7 golos esta temporada, em condições normais uma defesa que sofre esse nº de golos já teria cometido 1 penaltis, mas na realidade ainda não foi assinalado nenhum penalti desfavorável ao Sporting nestas 9 jornadas. As condições arbitrais do Sporting são melhores do que é a média dos 3 grandes na sua área defensiva e normais nas sua área ofensiva.
Aqui está o quadro resumo das últimas 13 épocas, divididos em 2 grandes blocos, os primeiros 6 anos e os últimos 7 campeonatos (o F. C. Porto venceu 4 vezes nas 6 primeiras épocas usufruindo de uma vantagem de 13 penaltis para o Benfica e já só conseguiu vencer 2 dos últimos 6 campeonatos concluídos, usufruindo de uma vantagem de 5 penaltis para o Sporting e 10 para o Benfica nas últimas 7 épocas). Moral desta história, quanto maior é a vantagem de penaltis para os rivais, maior é o nº de títulos dessa equipa e com penaltis semelhantes ambas as equipas podem vencer o campeonato.
Nos primeiros 6 campeonatos, o F. C. Porto foi o clube que usufruiu de mais penaltis, teve um saldo favorável de 44 penaltis, o Benfica um saldo de 31 penaltis e o Sporting um saldo de apenas 18 penaltis. Já nas últimas 7 épocas, o F. C. Porto continuou sendo a equipa que usufrui de mais penaltis, mesmo sendo o Benfica o clube que tem vencido mais nesse período, mas ultimamente até é o Sporting, o 2º clube com melhor saldo de penaltis (já que o F. C. Porto usufruiu de um saldo de 42 penaltis, o Sporting usufruiu de um saldo de 37 penaltis e o Benfica usufruiu de um saldo de 32 penaltis). O Sporting que nos primeiros 6 campeonatos apenas tinha usufruído de um saldo favorável de 18 penaltis (e conquistou 61% dos pontos possíveis nessas 6 épocas), nas últimas 7 épocas melhorou exponencialmente o seu rendimento desportivo, passando a conquistar 73% dos pontos possíveis, usufruindo de um saldo favorável de 37 penaltis nessas últimas 7 épocas, mais do dobro dos 18 penaltis que usufruiu nas primeiras 6 épocas. 

Analisando o saldo de golos de cada época, expurgando o efeito dos penaltis nos golos, verificamos que nas últimas a diferença no saldo de golos do Benfica para o do F. C. Porto seria de 32 golos, se não houvesse o efeito dos penaltis. Como o F. C. Porto neste período usufruiu de uma vantagem de 23 penaltis para o Benfica, nos números homologados dos campeonatos, só existe uma vantagem de 9 golos para o Benfica, pois o saldo de golos do Benfica é positivo em 621 golos, enquanto o do F. C. Porto é positivo em 612 golos. Nas primeiras 6 épocas o F. C. Porto obteve oficialmente uma vantagem de 36 golos (282-246) e mesmo sem o efeito dos penaltis teriam uma vantagem de 23 golos em relação ao Benfica, já nas últimas 7 épocas, o Benfica obteve oficialmente, uma vantagem de 45 golos em relação ao F. C. Porto e sem o efeito dos penaltis teria obtido 55 golos de vantagem em relação ao F. C. Porto.  Podemos também confirmar que, em todas as épocas em que existe uma diferença, entre o Benfica e o F. C. Porto superior a 10 golos, então, essa equipa invariavelmente acabou se sagrando campeão nessa temporada. Em todas as épocas em que a diferença de golos entre as equipas é inferior a 10, são épocas em que, claramente os árbitros podem decidir, quem será o campeão se concederem a um dos candidatos uma vantagem superior a 10 penaltis. Grandes diferenças no nº de penaltis de cada candidato influenciam claramente quem será campeão, nas épocas em que as equipas tem forças goleadoras equiparáveis (quando não existe uma diferença de 10 golos entre elas) e nestas últimas 13 épocas, apenas ocorrem diferença inferior a 10 golos nas 4 seguintes épocas:
  • 2012/13, em que o Benfica teve um saldo de 57 golos e o F. C. Porto de 56 golos. O F. C. Porto sagrou-se campeão usufruindo de uma vantagem de 1 penalti em relação ao Benfica (11-10), ou seja, sem o efeito dos penaltis nesta temporada, o Benfica só teria uma vantagem de 2 golos em relação ao F. C. Porto, sinal que qualquer das 2 equipas poderia ser campeão nessa temporada sem que seja necessário uma grande influência arbitral. A sorte sorriu ao F. C. Porto, que usufruiu de mais penaltis nessa temporada e F. C. Porto fez 78 pontos e o Benfica conquistou 77 pontos.
  • 2016/17, em que o Benfica teve um saldo de 54 golos e o F. C. Porto de 52 golos, sagrando-se o Benfica campeão numa temporada em que as 2 equipas usufruíram do mesmo nº de penaltis (6 para cada equipa). Como o Benfica só teve uma vantagem de 2 golos em relação ao F. C. Porto, é um sinal que qualquer das 2 equipas, poderiam ter sido campeã nessa temporada.
  • 2019/20, em que o Benfica  teve um saldo favorável de 45 golos (usufruindo de saldo de 6 penaltis) e o F. C. Porto de 52 golos (usufruindo de saldo de 12 penaltis). O F. C. Porto sagrou-se campeão usufruindo de uma vantagem de 6 penaltis em relação ao Benfica (16-6), ou seja, sem o efeito dos penaltis nesta temporada, o F. C. Porto só teria uma vantagem de 1 golo em relação ao F. C. Porto, sinal que qualquer das 2 equipas poderia ter sido campeão em 2019/20, caso não houvesse a grande influência arbitral, que ocorreu. A sorte sorriu ao F. C. Porto, ao usufruir do dobro de penaltis do Benfica nessa temporada, o F. C. Porto conquistou 82 pontos e o Benfica conquistou 77 pontos.
  • 2020/21, em que o Benfica  apresenta um saldo de 10 golos e o F. C. Porto de 10 golos, com o F. C. Porto usufruindo de uma vantagem de 6 penaltis em relação ao Benfica. Ou seja, sem o efeito dos penaltis na atual temporada, o Benfica já teria uma vantagem de 6 golos em relação ao F. C. Porto em apenas 9 jornadas disputadas. 
Moral da história em 4 das últimas 13 épocas uma grande vantagem no nº de penaltis assinalados, seguramente desequilibraria a balança entre estes 2 rivais, que apresentaram rendimentos médios muito semelhantes neste período analisado. 

Sem comentários: