quinta-feira, 4 de abril de 2019

Os penaltis decidem quem tem mais sucesso desportivo

Todos os adeptos sabem, se não sabem deviam saber que, existe uma grande diferença no rendimento médio das equipas, entre os jogos a equipa não penalizada com um penalti desfavorável e os jogos em que o arbitro assinala um penalti desfavorável a sua equipa.


Neste 2º jogo da meia-final, o Braga reclama um golo mal invalidado e 2 penaltis por assinalar.
Alguns dias antes já tinham ocorridos erros arbitrais flagrantes entre estas 2 equipas, já que esta última jornada, Jorge Sousa assinalou 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto que permitiram virar o Braga 2 - F. C. Porto 1, para um 2-3, num jogo em que estavam em confronto 2 dos clubes candidatos ao título, que a 26ª jornada estavam separadas por apenas 5 pontos. Usufruir de 2 penaltis favoráveis ao mesmo clube num confronto directo entre os candidatos ao título é algo muito raro, nestas últimas 11 épocas, apenas aconteceu por 2 vezes, a primeira no F. C. Porto 2 - Sporting 0 a época 2011/12 e o Braga 2 - F. C. Porto 3. Curioso constatarmos que por coincidência, o arbitro desses 2 jogos foi o mesmo (Jorge Sousa) e o clube que beneficiou dos 2 penaltis favoráveis também foi o mesmo (F. C. Porto). Alguém acredita que é mera coincidência? Logo com o Jorge Sousa que nos 23 jogos do F. C. Porto para o campeonato que arbitrou nas últimas 11 apenas assinalou 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto, isto num F. C.Porto - Rio Ave em que ele não foi capaz de mostrar o 2º amarelo ao Layun nesse lance do penalti e também perdoou um vermelho ao Felipe,




Para se ter uma ideia no efeito que tem o facto do arbitro assinalar um penalti num jogo, utilizando os dados estatísticos das últimas 11 épocas no campeonato português (343 jogos de cada uma das 4 equipas candidatas ao título), podemos afirmar que:

  • Dos 343 jogos, o Benfica usufrui de penaltis favoráveis em 77 desses jogos (conquistando em média 82,3% dos pontos possíveis nesses jogos), sofreu penaltis desfavoráveis em 30 desses jogos (conquistando em média 53,3% dos pontos possíveis nesses jogos) e nos restantes 236 jogos sem penaltis conquistou 82,2% dos pontos possíveis. Já o F. C. Porto nos 86 jogos em que usufruiu de penaltis favoráveis conquistou 86,0% dos pontos possíveis, nos 26 jogos em que sofreu penaltis desfavoráveis conquistou 71,8% dos pontos possíveis e nos restantes 231 jogos conquistou em média 77,6% dos pontos possíveis. O Sporting nos 81 jogos em que usufruiu de penaltis favoráveis conquistou 83,5% dos pontos possíveis, nos 37 jogos em que sofreu penaltis desfavoráveis conquistou 44,1% dos pontos possíveis e nos restantes 225 jogos conquistou em média 66,1% dos pontos possíveis. Como se vê sempre que são assinalados penaltis, as probabilidades de conquistar pontos variam significativamente. Assim, considerando apenas os jogos sem penaltis assinalados nas últimas 11 épocas, temos que a equipa com o melhor rendimento médio é o Benfica, que conquista em média 82,2% dos pontos possíveis (582 pontos em 236 jogos), segue-se o F. C. Porto, que conquista em média 77,6% dos pontos possíveis (538 pontos em 231 jogos) e a 3ª melhor equipa em Portugal é o Sporting, que conquistou em média 66,1% dos pontos possíveis (446 pontos em 225 jogos).
  • No que toca aos penaltis favoráveis ao F. C. Porto, já foram assinaladas 93 nesses últimos 343 jogos, (ou seja em média usufrui de 1 penalti em menos de cada 4 jogos disputados), já foram assinalados 90 penaltis favoráveis ao Sporting e 86 e favoráveis ao Benfica foram assinaladas 86 penaltis. Além de ser o clube que usufruiu de mais penaltis favoráveis no total das que são assinaladas, quando nos concentramos somente nos penaltis mais decisivos (ou seja, nos penaltis que são assinaladas ainda com o jogo empatado), a vantagem do F. C. Porto é ainda maior, pois já usufruiu de 45 penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado, enquanto desses penaltis importantes os rivais, Benfica, Sporting e Braga, apenas usufruíram de 34, 33 e 23 respectivamente. Assim, só para se ter uma ideia da vantagem que é fazer o golo de vantagem no marcador através de grandes penalidades, basta referir que para o Benfica conquistar o mesmo número de Pontos do F. C. Porto teria de conseguir conseguir marcar só por si sem nenhum penalti mais 11 golos da vantagem no marcador que o F. C. Porto foi obrigado a marcar (45-34=11) e o Braga teria de conseguir marcar só por si sem nenhum penalti mais 22 golos da vantagem no marcador que o F. C. Porto foi obrigado a marcar (45-23=22).
  • F. C. Porto é de longe a equipa menos penalizada pelos árbitros com grandes penalidades desfavoráveis, no total somente foram assinaladas 26 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto nestas 343 jornadas, (ou seja em média só após cada 13 jornadas é assinalada nova grande penalidade contra o F. C. Porto). Os árbitros já penalizaram o Benfica com 31 penaltis desfavoráveis (ou seja em média só após cada 11 jornadas é assinalada nova grande penalidade contra o Benfica), já penalizaram o Sporting com 40 penaltis desfavoráveis (ou seja em média só após cada 9 jornadas é assinalada nova grande penalidade contra o Sporting), já foram assinaladas 49 penaltis desfavoráveis ao Braga (ou seja em média só após cada 7 jornadas é assinalada nova grande penalidade contra o Braga).
Em seguida vamos demonstrar através de um quadro todos os penaltis favoráveis que foram assinalados ao Benfica, F. C. Porto e Sporting, com a discriminação do resultado que se verificava quando foram assinalados, assim teremos uma noção mais exacta de quais os clubes que tem mais sorte em usufruir de penaltis favoráveis.






Sem comentários: