domingo, 31 de março de 2019

O longo histórico e os mais recentes serviços prestados pelo Jorge Sousa e pelo Carlos Xistra

Haja vergonha na cara dos dirigentes da arbitragem nacional. Isto já mete nojo! 
Já Basta, Fontelas Gomes!Os adeptos merecem ver pura competição, Basta!  Basta! 

Mas será que eles acreditam mesmo que os adeptos não reparam quando os árbitros demonstram tamanha tendência arbitral, ou será que os dados estatístico não fazem soar nenhum alerta a esses dirigentes que algo não está bem? A obrigação de um arbitro, é de ser equidistante, meus senhores!

Qualquer adepto minimamente conhecedor do futebol português sabe que nas últimas épocas, o rendimento geral do Benfica e do F. C. Porto tem sido muito similar, nesta época estão com os mesmos pontos a 27ª jornada e repartiram irmamente entre si os últimos 10 títulos de campeão atribuídos, foram 5 para cada uma das equipas. Nestes últimos 11 campeonatos, quer o Benfica, quer o F. C. Porto, conquistaram em média 80% dos pontos possíveis nos 343 jogos disputados. Não existe pois, diferença no rendimento geral destas equipas quando consideramos todos os árbitros, logo em princípio ao analisamos o rendimento médio destas equipas nos jogos arbitrados por um determinado arbitro que tenha mais de 20 jogos de cada uma das equipas realizadas não devemos encontrar uma grande diferença entre os clubes, existindo equidade arbitral, mas infelizmente encontramos uma grande diferença entre o rendimento médio do F. C. Porto e do Benfica nos jogos arbitrados por Jorge Sousa ou Carlos Xistra.

Parece incrível mas nas últimas 11 épocas, no total de 343 jogos do campeonato constatamos que:
  • Jorge Sousa ao perdoar  esta semana o penalti contra o Porto aos 87 minutos que as imagens acima documentam, demonstrou mais uma vez a grande dificuldade que tem em assinalar grandes penalidades desfavoráveis ao F. C. Porto (o caso mais flagrante foi no famoso jogo do nevoeiro na Madeira em que por 2 dias seguidos não viu penaltis contra o F. C. Porto, pois o resultado estava em Nacional 1 - Porto 1, logo não lhe dava muito jeito apitar quando faltavam poucos minutos para terminar a partida) ou expulsar jogadores do F. C. Porto (o maior exemplo disso, é no jogo da final da final da Taça da Liga, Benfica 3 - F. C. Porto 0, em que os jogadores do F. C. Porto já estavam completamente de cabeça perdida a aproveitar todos os lances para agredir os adversários e o Jorge Sousa foi incapaz de expulsar sequer um deles, tendo que sistematicamente ter que falar com eles a lhes pedir mais calma, sem nenhuma preocupação com os riscos para a integridade física dos jogadores do Benfica). É o mesmo Jorge Sousa, que sistematicamente coloca o Benfica a jogar em inferioridade numérica contra o F. C. Porto, como aconteceu neste último clássico em que arranjou pretexto para exibir um tão excepcional duplo amarelo ao Gabriel, dando ao F. C. Porto 18 minutos em superioridade numérica para tentar evitar a derrota da equipa, também no clássico que arbitrou na época passada também expulsou Zivcovic em apenas 6 minutos em campo, quando permitiu nesse jogo duas entradas assassinas do Felipe ao Jonas, por incrível que pareça sem exibir o amarelo sequer, no clássico que arbitrou na época 2008/09, depois de ter assinalado o penalti que permitiu o golo do Porto no Benfica 1 - F. C. Porto 1, ainda expulsou o Katsouranis aos 59 minutos, inviabilizando quaisquer hipóteses do Benfica de poder vencer esse confronto directo. Alguém se lembra de algum jogo em que o Benfica jogou em superioridade numérica em relação ao F. C. Porto numa partida dirigida pelo Jorge Sousa? Pois, o Fontelas Gomes não sabe desses números, é por isso que está sempre a nomear Jorge Sousa para esses jogos decisivos!
  • Jorge Sousa nestas últimas 11 épocas assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao Benfica Benfica (2 deles assinalados num momento em que o jogo se encontrava empatado, depois disso o Benfica não conseguiu reverter esses jogos e o outro quando o Benfica vencia por 2-0). Pode parecer incrível, mas é um dado estatístico do que é a arbitragem do Jorge Sousa, quando constatamos que nestas últimas 11 épocas só assinalou 3 penaltis favoráveis ao Benfica em 24 jogos arbitrados e que tendo o Benfica falhado um desses penaltis, os únicos golos que permitiu ao Benfica marcar através de grandes penalidades por ele assinalados, foram o 5º golo do Benfica 5 - Guimarães 0 e o 4º golo do Benfica 4 - Nacional 1, jogo em que também já tinha dado um penalti ao Nacional que lhe permitiu marcar o seu único golo na partida. É verdade meus amigos, em 11 épocas na 1ª Liga (24 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa), o Benfica ainda não conseguiu ter a sorte de fazer nenhum golo na sequência de um penalti assinalado pelo Jorge Sousa, num momento em que estavam pontos em disputa directamente, (nem com o jogo empatado, nem estando a perder por 1 golo de diferença), nem sequer encontramos momentos em que está a vencer por 1 golo e através desse penalti conseguiu o golo da confirmação da vitória. Nesses momentos decisivos, Jorge Sousa nunca assinalará penaltis favoráveis ao Benfica, é um padrão bem evidente nos dados estatísticos. Que pouca sorte do Benfica, nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, meus amigos! Os factos são evidentes, não dá para acreditar que os responsáveis pela arbitragem não os conheçam, nem acredito que adeptos que não têm acesso aos dados estatísticos não conhecem de cor e salteado quais são as tendências arbitrais do Jorge Sousa. 
  • Nos jogos arbitrados pelo Jorge Sousa, o F. C. Porto já usufrui de 6 penaltis favoráveis e apenas ainda assinalou 1 penalti desfavorável, tendo conquistado em média 71% dos pontos possíveis (9 dos 24 jogos arbitrados foram contra os outros candidatos ao titulo) e o Benfica apenas 60% dos pontos possíveis (9 dos 23 jogos arbitrados foram contra os outros candidatos ao título). É por demais evidente que Jorge Sousa é prejudicial ao rendimento desportivo do Benfica e favorável ao rendimento desportivo do F. C. Porto, dos 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto que assinalou, 2 foram contra o Sporting, dois contra o Sporting, 1 contra o Benfica e o outro contra o P. Ferreira. Algúém se lembra de, o Jorge Sousa  assinalar algum penalti desfavorável ao F. C. Porto nos 9 jogos do clube que ele apitou contra os outros 3 rivais ao título, Benfica, Sporting e Braga? Pois, ... não se lembra, é mesmo verdade nunca marcou, ele nunca marca, não consegue é mais forte do que ele.
  • Carlos Xistra foi o arbitro mais vezes nomeado para jogos do F. C. Porto, apitou o clube por 28 vezes (tem graça que é logo aquele com o qual o F. C. Porto tem um melhor rendimento médio, o que o Conselho de Arbitragem mais vezes premeia com nomeações para os jogos do F. C. Porto). Mesmo sendo árbitro internacional, ou seja apitando os jogos mais difíceis do F. C. Porto, nesses jogos o F. C. Porto conquistou em média 85% dos pontos possíveis, quando nos restantes 315 jogos realizados pelos restantes árbitros, o rendimento médio do clube foi de 79% dos pontos possíveis conquistados. Já o Benfica que nos 322 jogos arbitrados por todos os outros árbitros, conquistou em média 80% dos pontos, nos 21 jogos arbitrados pelo Carlos Xistra apenas conseguiu conquistar 73% dos pontos possíveis, ou seja menos 12% que o F. C. Porto. 
  • Carlos Xistra já assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto (6 deles assinalados ainda com o jogo empatado e curiosamente 5 dos 7 penaltis que assinalou já foram na 2ª parte, quando é imperioso marcar para se somar os 3 pontos) e apenas assinalou 3 penaltis favoráveis ao Benfica (2 deles assinalados na 1ª parte do jogo, com o jogo empatado, o único penalti favorável ao Benfica que assinalou na 2ª parte foi num Benfica 2 - Académica 2 em que assinalou 2 penaltis favoráveis à Académica, nos únicos 2 remates que o clube conseguiu fazer a baliza nesse jogo). 
  • Carlos Xistra já penalizou o Benfica com 2 penaltis desfavoráveis, os mesmos 2 que assinalou contra o  F. C. Porto, mas a grande diferença é que os 2 que assinalou a castigar o Benfica foram ambos assinalados na 2ª parte com o resultado empatado nesse momento, enquanto que o único penalti que assinalou contra o F. C. Porto ainda com o jogo empatado, foi logo aos 7 minutos, ou seja havia muito tempo ainda para jogar/corrigir o resultado e o outro penalti desfavorável que assinalou já foi quando o F. C. Porto vencia por 2 golos de diferença.
  • Se no que toca, as decisões de assinalar grandes penalidades nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra do Benfica e do F. C. Porto já é por demais evidente a tendência arbitral favorável ao F. C. Porto, quando analisamos as expulsões então as diferenças se tornam gritantes. pois o F. C. Porto jogou em superioridade numérica 222 minutos (em 4 dos 5 jogos em que ocorreram essas expulsões o jogo ainda estava em 0-0 tendo jogado cada um desses 4 jogos em média 53 minutos em superioridade numérica, vencendo 3 deles por apenas 1-0) enquanto o Benfica apenas conseguiu jogar 52 minutos em superioridade numérica no acumulado de 2 jogos com adversários expulsos, sendo que num desses jogos já estava a vencer e o outro foi o Benfica 2 - Académica 2 em que assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao Benfica. Nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, o  F. C. Porto no total jogou 50 minutos em inferioridade numérica (em média jogou 10 minutos em inferioridade em cada um desses 5 jogos, mas na realidade 3 dessas expulsões aconteceram já depois dos 87 minutos de jogo), já o Benfica foi obrigado a jogar em inferioridade numérica durante 95 minutos, no acumulado de 3 jogos (média de 32,5 minutos em inferioridade em cada um desses 3 jogos), sendo que na realidade uma destas expulsões foi já à 1 minuto do fim, logo sem grande influência no resultado final, mas nos restantes 2 jogos (94 minutos), as expulsões aconteceram quando o Benfica estava a vencer por apenas 1 golo de diferença, tendo mesmo num desses jogos, o Braga aproveitado essa expulsão injusta do Javi Garcia para inverter o marcador, terminando dessa forma com uma serie de 18 vitórias seguidas do Benfica e entregando assim o titulo de campeão ao F. C. Porto nessa época 2010/11.
Carlos Xistra como é seu timbre, com 0-0 no marcador não assinalou penalti favorável ao Benfica neste lance.

Jorge Sousa, em tempos já havia assinalado 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto no mesmo jogo, foi na época 2011/12, no F. C. Porto 2 - Sporting 0, agora voltou a assinalar 2 penaltis favoráveis ao F. C. Porto num so jogo, permitindo ao clube transformar um 1-2 num 3-2 final. Sendo que o 1º desses penaltis que permitiu ao F. C. Porto fazer o 2-2 aos 69 minutos resulta do lance que se segue:
A sensibilidade do Jorge Sousa varia muito dependendo da área ser a defendida pelo F. C. Porto ou não, como se prova pela comparação deste lance acima com o do minuto 87 em que ele deixou passar um penalti por assinalar, ou na 24ª em que deixou por assinalar duas infracções na área do F. C. Porto e o golo do F. C. Porto obtido em fora-de-jogo, tala como deixou por assinalar penalti desfavorável ao F. C. Porto na 21ª jornada, as imagens são elucidativas.

Para que conste, Jorge Sousa esteve a esmagadora maioria desta temporada 2018/19 lesionado, somente regressou a competição a 21ª jornada, mas chegados a 27ª jornada (apenas 6 jornadas após)
é inconcebível/inaceitável a quantidade de vantagens competitivas que o Jorge Sousa foi capaz de dar ao F. C. Porto em apenas 6 jornadas decorridas. Ao Benfica resta rezar aos Deuses, para que os responsáveis pela arbitragem ganhem vergonha na cara e não voltem a nomear Jorge Sousa para mais nenhum jogo do F. C. Porto ou do Benfica até ao final da época. É por demais evidente que aos olhos do Jorge Sousa, o F. C. Porto terá sempre melhores condições para ter sucesso desportivo que o Benfica, os números a muitos anos que são demasiados evidentes.

Estatisticamente é fácil provar que aos olhos do Jorge Sousa e do Carlos Xistra o F. C. Porto seria claramente mais bem sucedido que o Benfica nas últimas 11 épocas. Só o Conselho de Arbitragem finge não perceber isso, mas é claro para todos que eles também sabem o que se passa nos jogos arbitrados por estes 2 árbitros. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom trabalho Hugo Gil, as imagens estão perfeitas, e nem foram "marteladas", muito bom...

Duarte Calabote

Francisco disse...

Os fantoches saíram dos fios e pensam que sao humanos, mas em breve ficarao amarrados nos seus próprios fios, e serao esquecidos no sótão junto com teias e muito pó, os FANTOCHES.