domingo, 4 de novembro de 2018

Carlos Xistra e o que a estatística torna evidente

Para aqueles que ainda acredita que não existe influência arbitral no rendimento das equipas.

Nesta dificil deslocação a Madeira, o Carlos Xistra ainda com o jogo empatado assinalou um penalti favorável ao F. C. Porto aos 64 minutos, tal como também com o jogo empatado em Belém já tinha assinalado um penalti favorável ao F. C. Porto aos 95 minutos, que permitiu o golo da vitória na 2ª jornada, nesta 9ª jornada de 2018/19 aos 82 minutos também expulsou um jogador do Marítimo. Desde a época 2011/12 que jogadores do F. C. Porto nunca são expulsos pelo Carlos Xistra antes dos 88 minutos, mas o Danny foi expulso nesta jornada aos 82 minutos, tal como no Marítimo-F. C. Porto do ano passado também arbitrado pelo Carlos Xistra, o Amir tinha sido expulso ainda na 1ª parte, aos 41 minutos, com 0-0 no marcador, também na 12ª jornada da época 2016/17, Carlos Xistra já tinha expulsado, o Artur Jorge do Braga ainda na 1ª parte, aos 35 minutos num jogo que estava também 0-0. Esses momentos em superioridade númerica em jogos que se encontram empatados são uma clara vantagem competitiva para o rendimento desportivo do F. C. Porto.

Nós aqui no blog analisamos estatisticamente os números totais de penaltis e expulsões assinalados por cada um dos árbitros. Além da quantidade de penaltis favoráveis que são assinalados convem também sabermos se esse penalti foi assinalado num momento em que o jogo se encontrava empatado, ou se o foi já com o resultado feito, ou seja em que ja existia 2 ou mais golos de vantagem.


Estatisticamente, o F. C. Porto conquistou 85% dos pontos disputados nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra enquanto o Benfica só conquistou 70% dos pontos nos jogos com Carlos Xistra, quando o rendimento médio dos 2 clubes nas últimas 11 épocas com todos os outros arbitros é bastante semelhante, conquistam aproximadamente 80% dos pontos disputados. Conseguir um rendimento com um arbitro internacional superior a esses 80% é uma anomalia estatistica, pois em príncipio os arbitros internacionais dirigem os jogos mais difíceis do clubes, logo o rendimento tende a ser inferior ao normal contra todos os adversários da liga, até poque 21 dos 28 jogos do F. C. Porto que dirigiu foram nas condição de visitante, por isso é bastante improvavél um clube que em média conquista 80% dos pontos conseguir conquistar 85% dos porntos praticamente só em jogos fora de casa.

Curiosamente ao vermos os dados agregados do Carlos Xistra nestes últimos 11 campeonatos, constatamos que assinalou 7 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, 6 penaltis favoráveis ao Sportning, e apenas 3 penaltis favoráveis ao Benfica. O incrível é que quando vamos ver verificamos que 6 dos 7 penaltis assinalados a favor do F. C. Porto foram assinalados num momento em que o jogo se encontrava empatado. Já dos 6 penaltis favoráveis ao Sporting apenas 2 foram assinalados com o jogo empatado, 3 foram assinalados num momento em que o Sporting perdia por 1 golo e o outro foi assinaldo num momento em que o Sporting já vencia por 2 golos. Já no que toca ao Benfica 2 os 3 penaltis assinaldos, o foram com o jogo empatado e um num jogo que estava a perder por 1 golo.

Já no que toca a prandes penalidades a punir esses grandes clubes, Carlos Xistra assinalou 2 desfavoráveis a cada clube (F. C. Porto, Sporting e Benfica), sendo que as 2 desfavoráveis ao Benfica foram assinalados com o jogo empatado, 1 dos 2 penaltis desfavoráveis ao Sporting foi assinaldo com o jogo empatado e o outro num jogo que o Sporting vencia por uma bola de diferença, 1 dos 2 penaltis ddesfavoráveis ao F. C. Porto foi assinalado com o jogo empatado e o outro num jogo em que vencia por 2 golos de diferença.

Para um clube que em média geral com todos os árbitros conquista 80% dos pontos será sempre um sinal que o arbitro favorece o rendimento desse clube quando encontramos um arbitro com o qual em 28 jogos esse clube consegue conquistar 85% dos pontos possíveis, ainda mais extraordinário será quando constatamos que 21 desses 28 jogos foram disputados em condição de visitante. Qual é o clube que obtem em média um melhor rendimento médio nos jogos fora do que na sua própria casa?
Só os responsáveis da nosso Conselho de Arbitragem não conseguem detectar estes árbitros que claramente favorecem o rendimento desportivo de um dos clubes em competição em prejuizo do seu principal rival.

1 comentário:

Nau disse...

É rapaz (o inefável Xistra) para ter um lugar reservado na comissão de arbitragem ou na Liga. Favores geram favores.