Ex-Arbitro da A.F. Lisboa. Ex-Arbitro que ostentou o estatuto de internacional que terminou a carreira no fim da época 2012/13.
QUERES CONHECER SE O TEU CLUBE TEM UMA % DE APROVEITAMENTO MELHOR OU PIOR COM O ARBITRO NOMEADO PARA ESTA JORNADA DO QUE O RENDIMENTO MÉDIO DO CLUBE COM TODOS OS RESTANTES ARBITROS? Neste blog terás essas respostas, com a indicação de todos os penaltis e expulsões assinalados.
PONTO ESSENCIAL: O ARBITRO NUNCA DEVERIA SER UM ELEMENTO DETERMINANTE NO PROCESSO DE REPARTIÇAO DOS PONTOS EM DISPUTA NUMA PARTIDA DE FUTEBOL.
Comparando a % pontos conquistados com um determinado arbitro com a % média do clube com todos os restantes árbitros, conheceremos o posicionamento do arbitro perante esse clube. Diferenças maiores que 20% ou 20% menores em relação ao rendimento médio do clube indiciam que o arbitro beneficia(+) ou prejudica(-) o rendimento dessa equipa, ou seja este arbitro interfere tendencialmente no rendimento médio do clube e por isso não deve ser nomeado para arbitrar jogos desse clube.
Nos links que se seguem estão todos os jogos dos 4 grandes clubes com cada um dos seguintes árbitros nos últimos 9 campeonatos.
Link com os dados do Pedro Proença
Link com os dados do Jorge Sousa
Link com os dados do Artur Soares Dias
Link com os dados do Duarte Gomes
Link com os dados do João Capela
Link com os dados do Hugo Miguel
Link com os dados do Olegário Benquerença
Link com os dados do Bruno Paixão
Link com os dados do Rui Costa
Link com os dados do Bruno Esteves
Link com os dados do Carlos Xistra
Link com os dados do Paulo Baptista
Link com os dados do Cosme Machado
Link com os dados do Marco Ferreira
Link com os dados do Vasco Santos
Analisando as % de aproveitamento dos clubes nos jogos dirigidos pelo João Ferreira conclui-se que com a arbitragem deste arbitro a classificação destes últimos 9 anos seria:
1º Benfica (conquista 80%dos pontos disputados com este arbitro)
2º F.C. Porto (conquista 71% dos pontos disputados com este arbitro)
3º Braga (conquista 64%dos pontos disputados com este arbitro)
4º Sporting (conquista 44%dos pontos disputados com este arbitro).
Os dados estatísticos discriminados dos 4 clubes nos jogos arbitrados pelo João Ferreira são os seguintes:
Seguindo um critério estabelecido aqui no Blog, quando um arbitro influência o rendimento de uma equipa em mais de 20% esse arbitro não reune condições para dirigir jogos importantes desse clube.
Os números demonstram que João Ferreira não deve ser nomeado para jogos importantes do Sporting, uma vez que, que ele diminuiu drasticamente a capacidade de conquistar pontos do Sporting. Nos 6 jogos arbitrados por João Ferreira, o Sporting conquistou menos 22% dos pontos do que é o rendimento médio do clube com todos os restantes árbitros! O rendimento médio de um clube nunca deveria variar tanto só pela intervenção de um arbitro em concreto.
Pelos critério seguidos neste blog, este arbitro não tem condições para apitar jogos do Sporting, reconhecendo tal facto o Conselho de Arbitragem não o nomeou para nenhum jogo do Sporting nas 3 ultimas épocas que antecederam o final da sua carreira de arbitro.
Em todo o atual quadro de arbitros somente existem 2 casos evidentes em que um clube baixa consideravelmente de rendimento quando encontra um determinado arbitro, que são o do Jorge Sousa no caso do Benfica e o do João Capela no caso do Sporting (sendo que o João Capela arbitrou apenas 8 jogos do Sporting).
Qual ou quais são os clubes em que os números revelam uma tendência?
Agradecemos o teu comentário/análise aos números estatísticos desde arbitro nos jogos em que dirigiu o teu clube, ou algum dos 3 rivais ao teu.
Sem comentários:
Enviar um comentário