domingo, 7 de abril de 2024

ARTUR SOARES DIAS (ARBITRAGEM)

ARTUR SOARES DIAS - DADOS ESTATÍSTICOS DOS ÚLTIMOS 16 CAMPEONATOS
Artur Soares Dias foi o 1º classificado da época passada (2022/23).
Artur Soares Dias foi o 2º classificado da época passada (2021/22).
Artur Soares Dias foi o 3º classificado da época passada (2020/21).
Artur Soares Dias foi o 1º classificado da época passada (2019/20).
Artur Soares Dias foi o 6º classificado da época passada (2018/19).
Não foram anunciadas publicamente as classificações dos árbitros da época 2017/18.
Arbitro da A. F. Porto, com as insígnias de arbitro internacional, foi o 2º classificado da época 2016/17 e tinha sido o 1º classificado em 2015/16.

QUERES CONHECER SE O TEU CLUBE TEM UMA % DE APROVEITAMENTO MELHOR OU PIOR COM O ARBITRO NOMEADO PARA ESTA JORNADA DO QUE O RENDIMENTO MÉDIO DO CLUBE COM TODOS OS RESTANTES ÁRBITROS? Neste blog terás essas respostas, com a indicação de todos os penaltis e expulsões assinalados.

Última atualização dos dados deste arbitro já incluem o Sporting 2 - Benfica 1, da 28ª jornada da época 2023/24, em que expulsou 1 jogador do Benfica, exibiu 2º amarelo ao jogador mais correcto desta Liga de entre todos os que estavam em campo (Aursnes que aos 73 minutos tinha sido ceifado de proposito sem qualquer cartão exibido ao infrator). Artur Soares Dias antes de expulsar o corretíssimo Aursnes podia ter expulsado Di Maria ou o Hjulman, mas preferiu antes perdoar por 2 vezes o 2º amarelo ao Hjulman aos 67 minutos quando pisa o Tengstedt e depois quando varre o Aursnes aos 73 minutos, sem qualquer intenção de jogar a bola, cujo único objetivo era travar um ataque rápido do Benfica.
A análise de Duarte Gomes: 68' Tengstedt caiu e ficou lesionado após dividida com Hjulmand. Não houve repetições do lance, mas ficámos com a sensação que o médio do Sporting fez falta (pisão).  
73' Segundo amarelo por exibir a Hjulmand. A rasteira do dinamarquês não foi negligente, mas taticamente deliberada para travar o ímpeto atacante de Aursnes. A sua ação antidesportiva devia ter sido sancionada com (segundo) amarelo e consequente expulsão. 
Coitado do Otamendi, foi derrubado na área do Sporting aos 81 minutos e novamente aos 95 minutos!
Aos 95 minutos Otamendi quando vai cabeçear é derrubado e tal como a 3 dias atrás, mais uma vez, não foi assinalado grande penalidade. Está dificil os jogadores do Benfica conseguir aos 95 minutos cabecear uma bola na área sem serem ostensivamente empurados/derrubados (pelos vistos, quer arbitro quer VAR Luis Godinho nenhum deles sabe que a grande área e a zona de terreno de proteção do atacante, é precisamente onde não podem ser empurrados/derrubados quando estão a tentar finalizar).
Da dó de ver as cargas faltosas que os atletas do Benfica sofrem dentro da área impunemente!

Artur Soares Dias que expulsou o jogador do V. Guimarães contra o FCP aos 2 minutos é o mesmo arbitro que na época passada, mesmo alertado pelo VAR João Pinheiro (1º classificado 2020/21), para ir ver as imagens da infração para vermelho, decidiu contrariar a indicação do VAR, insistindo que não foi uma entrada perigosa para a integridade fisica, esta pisadela do Mbemba no tendão de aquiles do Boavisteiro.
Inacreditável, como neste pisão do Mbemba, o VAR João Pinheiro avisou o arbitro que devia mostrar o cartão vermelho e mesmo assim, o Artur Soares Dias claramente em defesa dos interesses do FCP e não da arbitragem decide manter o cartão amarelo. É vergonhoso, a incapacidade de ser neutral na partida.

Aqui se vê, o efeito do Artur Soares Dias (o arbitro que garante a maior diferença de penalti entre FCP e Benfica dentro de todos os árbitros que apitaram nas últimas 16 épocas) no rendimento desportivo do Benfica e do FCP. Já ninguém acredita num Artur Soares Dias isento num jogo envolvendo Benfica ou FCP. Em média num campeonato de 34 jornadas apitado pelo Artur Soares Dias, em que mais de metade desses jogos foi contra os outros 3 candidatos ao titulo, o F. C. Porto conquista 80 pontos (jogou beneficiando de um saldo favorável de 10 decisões arbitrais favoráveis), o Sporting 64 pontos e o Benfica 62 pontos (jogou com um saldo nulo de decisões arbitrais revelvantes c/Artur Soares Dias)!


 O Benfica apenas terminou uma partida dos últimos 30 jogos dirigida pelo Artur Soares Dias, com vantagem no nº decisões arbitrais (mais penaltis/expulsões favoráveis que o adversário)! A norma com este arbitro é serem assinalados sistematicamente mais decisões desfavoráveis ao Benfica. Os jogadores, treinadores, Sócios ou simples adeptos do Benfica, é por demais evidente, que a arbitragem do Artur Soares Dias deixa todo o estádio da Luz numa pilha de nervos! Será que o Fontelas Gomes sabe porque se chegou a este ponto? Será que ainda não se apercebeu que Artur Soares Dias não consegue ser um elemento neutral em jogos envolvendo o Benfica, o principal rival do seu querido FCP. Por alguma razão é o arbitro que garante a maior diferença de penaltis entre o FCP e o Benfica nas últimas 16 épocas, sozinho é responsável por uma vantagem de 12 penaltis do FCP em relação ao Benfica. Percebe-se que, o Artur Soares Dias conduz o jogo como quer, é capaz de errar mesmo quando é avisado pelo melhor arbitro 2020/21 que deveria corrigir um erro, persistiu no erro, pois foi melhor forma que encontrou de defender os interesses do FCP. Este é o estado em que está a arbitragem nesta Liga da VARgonha!



No Braga 0 - Sporting 1, da 29ª jornada da época 2020/21, expulsou o Gonçalo Inácio logo aos 18 minutos na 2ª falta do Sporting neste jogo. É o Artur Soares Dias a fazer o que pode para contribuir para o sucesso desportivo do seu Porto, desta vez teve azar, porque mesmo em inferioridade numérica durante muito tempo, o Sporting acabou por vencer. Só com essa sorte conseguiu ser campeão e não o FCP!
 


No F. C. Porto 3 - Benfica 2, da 20º jornada da época 2019/20, assinalou a grande penalidade favorável ao F. C. Porto que permitiu fazer o 2-1 aos 38 minutos e mais uma vez não conseguiu assinalar uma decisão arbitral relevante que possa punir jogadores do F. C. Porto, fechou os olhos inexplicavelmente a duas agressões ao soco de Marega (3  minutos) e do Pepe (34 minutos) e ao empurrão do Soares nas costas do Ferro no lance em que assinalou penalti pela bola ter batido nas mãos do Ferro estando ele de costas a tentar se equilibrar do empurrão sem ter feito nenhum movimento no sentido de ir ao encontro da bola. Artur Soares Dias nas últimas 15 épocas já assinalou 55 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos (dos quais, só houve 3 penaltis e 3 expulsões desfavoráveis ao F. C. Porto, todos as outras 49 decisões penalizaram o Benfica, o Sporting ou o Braga, 15, 14 e 18 decisões desfavoráveis respetivamente. Com estes números agregados de 12 épocas, facilmente se compreende que aos olhos de Artur Soares Dias, o F. C. Porto disputou um campeonato completamente diferente dos seus 3 rivais diretos).

Artur Soares Dias continua a demonstrar que nos jogos que arbitra, o F. C. Porto é de longe a equipa portuguesa com melhor rendimento desportivo nas últimas 16 épocas, quer o seu principal rival (Benfica), quer o Sporting ou Braga estão sistematicamente a ser penalizados com penaltis desfavoráveis, em contraste com o F. C. Porto que apenas foi penalizado por 3 vezes (1 deles assinalado aos 90 minutos já com o Porto a vencer por 3-0, enquanto os outros 3 candidatos foram castigados por 7 vezes o Sporting, 9 penaltis desfavoráveis (Benfica) e 10 vezes o Braga. Chegados incrivelmente a estes números totais, ainda nos querem fazer acreditar, que este arbitro é dos mais isentos ou melhores da arbitragem na Liga Portuguesa!

No Benfica 0 - F. C. Porto 1 da 30ª jornada, jogo que decidiu o título da época 2017/18, em que o próprio Sérgio Conceição reconheceu que Sérgio Oliveira poderia ter visto o 2º amarelo aos 68 minutos, Artur Soares Dias mais uma vez, provou que não é capaz de tomar decisões arbitrais relevantes desfavoráveis ao F. C. Porto, em momentos da partida em que os pontos ainda estão em disputa. Aos 91 minutos voltou a demonstrar que não tem condições de imparcialidade para apitar jogos do F. C. Porto, quando Zivcovic é ostensivamente empurrado na área. Imagens do blog A minha chama. Artur Soares Dias com este jogo conseguiu dar o titulo dessa época 2017/18 ao seu F. C. Porto.


Artur Soares Dias só engana quem anda mesmo muito distraído ou é parvo de todo, ele sabe que o que Sérgio Oliveira fez aqui é comportamento anti-desportivo, só que já tinha um amarelo, logo...!
Na mesma a época, já em Chaves ele não foi capaz de assinalar nenhuma das infrações cometidas na área durante a 1ª parte do jogo. O titulo dessa época é também dele ao não expulsar o Brahimi no intervalo com Guimarães a vencer por 1-0 que chamou maluco com gestos que todo o mundo viu.
E também no F. C. Porto 2 - Sporting 1, da 25ª jornada da época 2017/18, em que mais uma vez Artur Soares Dias demonstrou porque nas últimas 15 épocas, ainda só assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, mas já foi capaz de assinalar 9 penaltis desfavoráveis ao Benfica e 7 penaltis desfavoráveis ao Sporting. Aos olhos do Artur Soares Dias, estas são as faltas que acontecem nas áreas na Liga Portuguesa.


Não assinalar infrações na área do F. C. Porto com o resultado em aberto, é algo que já tinha acontecido ao Artur Soares Dias na 22ª jornada da época 2020/21, no Chaves-F. C. Porto, em que ignorou 4 possíveis lances de infrações na área portista como se pode ver aqui. Ao vermos também algumas dessas imagens, podemos compreender melhor que o facto do Artur Soares ainda só ter assinalado 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto nas últimas 16 épocas, não quer dizer que na realidade os jogadores do F. C. Porto não cometeram infrações na sua área. Pois, estes são apenas alguns dos lances na área portista, em que Artur Soares Dias decidiu nada assinalar.


Os erros vão se acumulando, mas o que chama a atenção e a tendência de quem é o beneficiado recorrente desses erros. Mesmo na época 2016/17. em que Artur Soares Dias não viu diversos penaltis no Sporting-Benfica, o maior beneficiado por esses erros foi o F. C. Porto, que em resultado do empate final que se verificou, poderia ficar a apenas 1 ponto do Benfica no final da 30ª jornada, (faltavam apenas 4 jornadas para o fim do campeonato em 2016/17).

Talvez os adeptos de futebol compreendem agora finalmente, a razão pela qual com a arbitragem do Artur Soares Dias, o rendimento médio do F. C. Porto (78%) tem sido bastante superior ao do Benfica (62%) e ao do Sporting (65%) nas últimas 15 épocas. Atenção que, em média com todos os outros árbitros, o rendimento do Benfica (80%) é similar ao do F. C. Porto (80%) nesse mesmo período. É inexplicável estatisticamente, como é que o F. C. Porto nas últimas 16 épocas, com todos os árbitros conquista em média 80% dos pontos (isto jogando apenas 6 vezes contra os outros 3 rivais ao título por cada 34 jogos no campeonato) e os mesmos jogadores conseguem nos 39 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias manter os aproximadamente o mesmo rendimento % dos pontos possíveis conquistados, mesmo 19 desses 39 jogos sido contra os 3 rivais diretos (Benfica, Sporting e Braga)! Incrível, para o F. C. Porto jogar contra o Benfica ou Sporting arbitrado pelo Artur Soares Dias, é exatamente igual a jogar contra o Feirense, Moreirense, Aves, Tondela, Chaves ou Belenenses, com qualquer outro arbitro! Aos olhos do Artur Soares Dias, é evidente que o F. C. Porto tem sido destacadamente a equipa com melhor rendimento desportivo no campeonato português nas últimas 16 épocas, estes dados estatísticos acontecem no mesmo campeonato em que no total geral com todos os árbitros, o rendimento médio dos dois melhores clubes tem sido muito similar. Não houve rival para o F. C. Porto nas 16 épocas!
Compreende agora amigo, a vantagem que é para o F. C. Porto, este arbitro ter sido nomeado para tantos confrontos diretos Benfica-Porto nas últimas épocas, foram 8 clássicos!


PONTO ESSENCIAL: O ARBITRO NUNCA DEVERIA SER UM ELEMENTO DETERMINANTE NO PROCESSO DE REPARTIÇÃO DOS PONTOS EM DISPUTA NUMA PARTIDA DE FUTEBOL.  Comparando a % pontos conquistados com um determinado arbitro com a % média do clube com todos os restantes árbitros, conheceremos o posicionamento do arbitro perante esse clube. Diferenças superiores em  mais de 20% ou inferiores em 20% em relação ao rendimento médio do clube indiciam que o arbitro influencia positivamente ou negativamente o rendimento da equipa, ou seja este arbitro interfere tendencialmente no rendimento médio do clube e por isso não deve ser nomeado para arbitrar jogos desse clube.
Nos links que se seguem estão todos os jogos dos 4 grandes clubes com cada um dos seguintes árbitros nos últimos 16 campeonatos.
                                                                             Link com os dados do Pedro Proença
                                                                             Link com os dados do Jorge Sousa
                                                                             Link com os dados do João Capela
                                                                             Link com os dados do Duarte Gomes
                                                                             Link com os dados do Paulo Batista
                                                                             Link com os dados do Hugo Miguel
                                                                             Link com os dados do Olegário Benquerença
                                                                             Link com os dados do Bruno Paixão
                                                                             Link com os dados do Rui Costa
                                                                             Link com os dados do Bruno Esteves
                                                                             Link com os dados do Carlos Xistra
                                                                             Link com os dados do Cosme Machado
                                                                             Link com os dados do Marco Ferreira
                                                                             Link com os dados do Vasco Santos

Analisando as % de aproveitamento dos clubes nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias conclui-se que com a arbitragem deste arbitro a classificação destes últimos 16 anos seria: 
1º F. C. Porto (conquista 79% dos pontos disputados com este arbitro)
2º Sporting (conquista 63% dos pontos disputados com este arbitro)  
3º Benfica (conquista 61%dos pontos disputados com este arbitro) 
4º Braga (conquista 49%dos pontos disputados com este arbitro) 

F. C. PORTO!
O F.C. Porto conquistou 79% dos pontos em disputa nos 39 jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias, enquanto que oficialmente a % de aproveitamento dos pontos em disputa pelo F.C. Porto com todos os outros árbitros nos restantes jogos analisados conquistou em média 79% dos pontos possíveis, ou seja, como este arbitro arbitrou vários jogos importantes do F.C. Porto (19 dos 39 jogos foram confrontos diretos contra os outros 3 candidatos ao título), logo seria expectável constatarmos que o F. C. Porto obteve um rendimento médio inferior nesses 39 jogos em relação a sua média geral. Uma vez que, na média geral do clube, por cada 34 jornadas, normalmente o F. C. Porto enfrenta apenas 6 jogos verdadeiramente difíceis contra os outros 3 candidatos (Benfica, Sporting e o Braga), enquanto defrontou rivais diretos em 19 dos 39 jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias, em condições arbitrais normais seria expectável que o rendimento médio do clube baixasse significativamente nesses 39 jogos arbitrados por Artur Soares Dias. Afinal jogar contra os rivais direto não é o mesmo que contra os Rio Aves, Portimonenses, Aroucas, Estoril, etc. Incompreensivelmente tal não aconteceu! Porquê razão o rendimento médio do FCP não baixou, mesmo enfrentando maioritariamente os outros candidatos ao titulo? Porque é um arbitro que claramente favorece o rendimento desportivo F. C. Porto!
Este arbitro potencia o rendimento desportivo do F. C. Porto, é um facto, são dados claros e evidentes!

BENFICA!
Nos 47 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o Benfica conquistou apenas 61% dos pontos em disputa, ou seja com esse arbitro, o Benfica piora consideravelmente de rendimento desportivo, comparativamente com a média de 81% pontos conquistados pelo Benfica nos restantes jogos com todos os outros árbitros, nestes últimos 16 campeonatos. Com Artur Soares Dias, Benfica é dos 4 candidatos ao titulo aquele que mais diminuiu o seu rendimento comparativamente ao que é o seu rendimento médio geral (diminui 19%). Realce também para o facto de ser o arbitro em atividade que mais penaltis desfavoráveis ao Benfica assinalou nas últimas 16 épocas, tendo mesmo assinalado mais penaltis desfavoráveis ao Benfica (-9) do que favoráveis (7) nestas últimas 16 épocas! Muito estranho, verificarmos este saldo desfavorável de penaltis assinalados a um clube grande em 47 jogos, pois normalmente os grandes atacam mais que os seus adversários no campeonato, como todos sabemos! Deve ser consequência da extrema sensibilidade do arbitro na área do Benfica!

BRAGA!
Com o Artur Soares Dias, o Braga conquista 49% dos pontos disputados, que é bastante inferior ao rendimento pontual médio do Braga (61%) com todos os outros árbitros nestes últimos 15 anos.

SPORTING!
63% de aproveitamento dos pontos em disputa para o Sporting nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias. Nesses 44 jogos dirigidos estão incluídos 9 jogos contra o Benfica e 3 contra o F. C. Porto, sendo que a percentagem geral do Sporting com todos os restantes árbitros, é de 70% dos pontos em disputa conquistados nos últimos 16 campeonatos, ou seja, com este arbitro o Sporting diminui ligeiramente o seu rendimento médio (em 7%).
Artur Soares Dias já assinalou 16 penaltis favoráveis ao Sporting (25% deles para castigar o Benfica nos 9 Derbies apitados). Com esses 16 penaltis, é o arbitro que assinalou mais penaltis favoráveis a um dos candidatos ao titulo nos últimos 15 campeonatos!
                                                                                                                                                                                                                                            















Aqui estão os dados estatísticos discriminados do F.C. Porto nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias:









Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Benfica nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias:










Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Braga nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias:















Aqui estão os dados estatísticos discriminados do Sporting nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias:








Está demonstrado, o porquê de o Artur Soares Dias ser, aquele que garante a maior diferença de penaltis entre o FCP e o Benfica, de entre todo o quadro de árbitros da Liga Portuguesa que apitou nas últimas 16 épocas. O Artur Soares Dias sozinho é o responsável por uma vantagem de 12 penaltis do FCP em relação ao Benfica! Se em vez, de 39 jogos do FCP tivesse apitado 10 vezes mais jogos do FCP, proporcionalmente a diferença de penaltis do FCP para o Benfica seria de 120 penaltis, só nesses 390 jogos. Ridículo, tamanha diferença entre 2 equipas que neste mesmo período conquistaram, 7 e 6 campeonatos respetivamente! Será que ninguém vê o ridículo, que os dados estatísticos deste arbitro deixam a vista de todos querem ver! Aos olhos dele, o Benfica que marcou 102 golos e sofreu 53 nos 47 jogos que apitou, cometeu mais infrações na sua área do que obrigou os adversários a cometer (assinalou 7 penaltis favoráveis e 9 desfavoráveis ao Benfica). Inacreditável! Um candidato ao título em Portugal, em 47 jogos cometer mais penaltis do que as que são assinaladas a seu favor. Inacreditável!


Mesmo sendo Artur Soares Dias um arbitro internacional, logo daqueles que controla os jogos mais difíceis, o F. C. Porto conseguiu obter nos jogos dirigidos por este arbitro nos últimos 16 campeonatos um rendimento praticamente semelhante ao rendimento médio do clube com todos os árbitros, enquanto que o Benfica piora consideravelmente (conquista menos 19% do que é o seu rendimento médio com todos os outros árbitros) e o Sporting também piora 7%. Comparando os 4 candidatos, os dados indiciam alguma tendência do Artur Soares Dias em prejudicar o rendimento do Benfica, que é o principal rival do clube da sua preferência (F. C. Porto).


Queremos saber a tua opinião. Este arbitro não revela condições de imparcialidade para apitar algum dos 4 clubes analisados? Qual ou quais são os clubes em que os números revelam uma tendência?
Agradecemos o teu comentário/análise aos números estatísticos desde arbitro nos jogos em que dirigiu o teu clube, ou algum dos 3 rivais ao teu.

Na anterior temporada 2022/23 o Artur Soares Dias arbitrou os seguintes jogos envolvendo os candidatos ao título:
  • Benfica 3 - P. Ferreira 2, da 4ª jornada, em que assinalou 1 penalti favorável ao Benfica.
  •  F. C. Porto 4 - Braga 1, da 8ª jornada da época 2022/23, em que expulsou o guarda-redes do Braga. 
  • Santa Clara 1 - Sporting 2, da 9ª jornada
  • Santa Clara 1 - F. C. Porto 1, da 11ª jornada
  • Famalicão 1 - Sporting 2, da 13ª jornada da época 2022/23, em que assinalou 1 penalti favorável ao Sporting
  • Benfica 2 - Sporting 2, da 13ª jornada da época 2022/23, em que assinalou 1 penalti favorável ao Sporting. 
  • Sporting 1 - F. C. Porto 2, da 20ª jornada
  • Benfica 2 - Famalicão 0, da 23ª jornada
  • Vizela 0 - Braga 4, da 24ª jornada 
  • Chaves 1 - Braga 2, da 26ª jornada
  • Benfica 1 - F. C. Porto 2, da 27ª jornada
  • Portimonense 1 - Benfica 5, da 32ª jornada

Nesta temporada 2023/24, o Artur Soares Dias já arbitrou os seguintes jogos dos candidatos ao título:
  • Braga 4 - Boavista 1, da 6ª jornada em que expulsou 1 jogador do Boavista e concedeu 1 penalti favorável ao Braga. 
  • Benfica 2 - Sporting 1, da 11ª jornada em que expulsou 1 jogador do Sporting. 
  • Portimonense 0 - F. C. Porto 3, da 25ª jornada da época 2023/24.
  • Sporting 2 - Benfica 1, da 28ª jornada da época 2023/24, em que expulsou 1 jogador do Benfica.


12 comentários:

71460_5/8 disse...

Provavelmente se retirares o Benfica nas contas do Sporting, a % ficará mais parecida com a % global... é que os jogos do Sporting contra o Benfica deviam contar nos do Porto ;) E mesma assim a percentagem do Porto continuaria nos 100%.

Pedro disse...

É um trabalho interessante, mas todos sabemos que uma boa/má arbitragem vai muito para além do dos penaltis/expulsões. Aliás penso que neste campo só mesmo os maus árbitros ou corruptos sem escrúpulos é que entram.
Existem muitos outros dados que poderiam ser interessantes para se analisar mais objectivamente o fenómeno da arbitragem, como por exemplo Nº de faltas Vs Cartões Amarelos/Vermelhos.
Objectivamente, penso que os grandes são de uma forma global beneficiados face aos pequenos, agora que há grandes mais beneficiados isso é mais que claro.

Influência Arbitral disse...

Bem-vindo Pedro,

Efetivamente tens razão quando afirmas que "uma boa/má arbitragem vai muito para além dos penaltis/expulsões" e que existem outras formas de através de decisões arbitrais influenciar o rendimento desportivo dos clubes, como os nºs de cartões amarelos/vermelhos que um arbitro exibe por cada falta de uma determinada equipa.
Neste blog como pretendíamos quantificar a efetiva influência arbitral na pontuação das equipas, apenas consideramos o PENALTI E A EXPULSÃO, pois são as duas únicas situações em que podemos objetivamente contabilizar todos os PONTOS ACRESCENTADOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA, pois sempre que existe algum ultimo golo de uma equipa que seja obtido de penalti e tenha efeito na repartição dos pontos nesse jogo, ou variação nos pontos após uma expulsão então esses pontos acrescentados dependem diretamente duma decisão arbitral relevante no jogo.
Sim, nos últimos 157 jogos analisados de cada um dos clubes candidatos ao título todos tem um saldo positivo de PONTOS ACRESCENTADOS COM INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA, os 4 em média acrescentaram 20 pontos, mas quando quantificamos em concreto os PONTOS ACRESCENTADOS COM INFLUENCIA ARBITRAL DIRETA que cada um dos clubes tem nos últimos 157 jogos, temos que:
F.C. PORTO: 36 PONTOS C/INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA E 358 PONTOS S/INFLUÊNCIA
BENFICA: 12 PONTOS C/INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA E 346 PONTOS S/INFLUÊNCIA
BRAGA: 14 PONTOS C/INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA E 279 PONTOS S/INFLUÊNCIA
SPORTING: 16 PONTOS C/INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA E 264 PONTOS S/INFLUÊNCIA

Elisa Marques disse...

O Artur Soares Dias é um árbitro do sistema.
No próximo Domingo contra o Estoril o Porto tem o jogo ganho de caras.
Sou apostador em futebol e já ganhei muito dinheirinho à custa deste e de outros que andam por aí a apitar.

Joe disse...

O autor do blogue deve ter fumado umas coisas.

Se não fosse o VAR a salvar o arbitro, este teria assinalado 2 penalties inexistentes a favor do Benfica e teria validado um golo em fora-de-jogo. E não sou eu que o digo. São todos os ex-arbitos que o dizem

Joao disse...

Árbitro sem condições para arbitrar jogos do Benfica e do fcp.

O fcp-Benfica de 2019-20 parecia um daqueles jogos dos anos 80... roubos de Igreja à vista de toda a gente ... nem a integridade física dos jogadores se dignou a defender... e sem quisquer consequências para o próprio.

Anónimo disse...

Consideremos os dados apurados pelo autor do blogue para os seguintes 10 árbitros:
1. Artur Soares Dias
2. João Pinheiro
3. Luis Godinho
4. Fabio Verissimo
5. Helder Malheiro
6. Manuel Mota
7. Nuno Almeida
8. Tiago Martins
9. Manuel Oliveira
10. 10. Rui Costa

Estes 10 árbitros apitaram 600 jogos do Porto, Benfica e Sporting.

Segundo os dados apurados pelo autor do blogue com estes 10 árbitros:
o Porto conquistou sem influencia arbitral direta 460 pontos
o Benfica conquistou sem influencia arbitral direta 483 pontos
o Sporting conquistou sem influencia arbitral direta 383 pontos

Ainda segundo os dados apurados pelo autor do blogue e com estes 10 árbitros:
o Porto conquistou com influencia arbitral direta (IAD)10 pontos
o Benfica conquistou com influencia arbitral direta (IAD) 32 pontos
o Sporting conquistou com influencia arbitral direta (IAD) 31 pontos

Ou seja:
Porto conseguiu mais 2% em pontos como resultados de decisões com IAD : 10/460=2%
Benfica conseguiu mais 8% em pontos como resultados de decisões com IAD : 32/483=7%
Sporting conseguiu mais 7% em pontos como resultados de decisões com IAD : 31/383=8%

Se detalharmos um pouco mais a análise, o que é que temos?

O acréscimosmáximo de pontos (em %) conseguidos pelo Porto com decisões resultantes de IAD foi com Manuel Mota. Mais 10%. Com todos os outros árbitros esta percentagem foi sempre inferior a 10%. Um árbitro em 10 árbitros com um valor igual ou superior a 10%

E o que se passa com os outros 2 clubes?
Benfica
Benfica com João Pinheiro: +16%
Benfica com Fabio Verissimo:+16%
Benfica com Manuel Mota:+12%

3 árbitros em 10 árbitros com um valor igual ou superior a 10%

Sporting com Manuel Mota:+14%
Sporting com Tiago Martins:+10%

2 árbitros em 10 árbitros com um valor igual ou superior a 10%

E se olharmos para a outra face da moeda (diminuição de pontos como resultados de decisões resultantes de IAD), o que é que temos?

No caso do Sporting o pior resultado foi com Luis Godinho: -4%
No caso do Benfica o pior resultado foi com Manuel Oliveira: -3%
E no caso do Porto?

Espanto dos espantos foi com…… Artur Soares Dias: -4%

E esta, hem?

Anónimo disse...

Esta observação ao árbitro Soares Dias é repugnante, pois logo se percebe que é comentários de Benfiquista e anti Portista. Tem vergonha antes de escreveres qualquer trampa.

Influência Arbitral disse...

Ridiculo, quando se chega ao ponto de alguém não aceitar que se critique o Artur Soares Dias, afirmando mesmo que só um anti-Portista, o criticaria. Cregamos mesmo a um ponto que ela já nem é visto como um arbitro (elemento neutro), que nunca um Portista iria criticar o arbitro Artur Soares Dias, pois ele é destacadamente o arbitro que garante a maior vantagem de penaltis favoráveis ao FCP em relação ao Benfica. Sozinho, Artur Soares Dias criou 12 penaltis de vantagem do FCP para o Benfica.

Nestas últimas 15 épocas, Artur Soares Dias apitou 36 jogos do FCP, em que o clube usufruindo de um saldo favorável de 10 penaltis, marcou 75 e sofreu 35 (saldo oficial positivo de 40 golos) e apitou 43 jogos do Benfica em que obrigou o Benfica a competir com um saldo desfavorável de 2 penaltis, em que o clube marcou 93 golos e sofreu 37 (saldo oficial positivo de 44 golos). 12 Penaltis de diferença em condições arbitrais normais nunca acontecerá num campeonato de 34 jornadas entre o 1º e o 10º classificado!

Anónimo disse...

Ó Bruxoempatafada, também comentas aqui? Lol

Anónimo disse...

Nos 20 minutos iniciais do jogo Benfica Porto, 2022/2023, o Octávio fez 3 faltas para cartão amarelo; aos 8m44” sobre Otamendi, aos 15m58”” sobre Chiquinho e aos 16m30” sobre Otamendi e não disputou a bola em nenhum dos lances. Quando o Florentino vê cartão amarelo aos 13m40”, o Octávio pede várias vezes amarelo e o ASD não lhe mostra amarelo. O Pepe atinge o Rafa nas costas com o joelho e também não leva amarelo. É evidente a intimidação ao Gilberto quando lhe mostra amarelo e o tempo que demorou a mostrar amarelo ao Manafa no lance sobre o Aursnes. É preciso mais?

Miguel Carvalho disse...

Peço a atenção para um lance em que houve uma mão reclamada pelos jogadores do SLB cujas imagens a Sport TV sonegou. Parece que no meio da molhada, há um jogador do scp que levanta o braço intencionalmente e corta a bola que poderia ir para a baliza. Mas como a imagem que deram foi de uma câmara a 3 km e não deram qq repetição, a maior parte do pessoal nem reparou. Tenho que rever o jogo com o relato da BTV (conforme vejo os jogos da Sport TV), pq a Sport TV com certeza há-de ter omitido para ver a que minuto isto aconteceu.