Destacadamente, é na Liga Fontelas Gomes onde encontramos o campeão Europeu de penaltis!
É o 60º penalti favorável ao FCP em 173 jogos e ainda temos em 2º o Sportnig com 54 penaltis!
Gonçalo Borges, descreve a situação deste penálti assinalado que permitiu o empate ao FC Porto, num lance com Costinha, que considerou não ter havido contacto suficiente para queda. «Faz parte do jogo, ele disse-me que não me tocou e que não foi nada, mas obviamente que tocou e dentro da área já sabemos como é quando há um toque, dá sempre para qualquer coisa e neste caso tocou mesmo para cair». Quando os próprios já admitem como fazem na Liga da VARgonha!
A Liga portuguesa continua sendo a única, em que acumulados dados dos últimos 6 campeonatos, se deteta que em média, ocorre 1 penalti a cada 6 golos que um candidato ao titulo consegue marcar! A Liga Portuguesa está mesmo bastante influenciada pela enorme quantidade de penaltis assinalados a favor do FCP (60 penaltis, destacadamente a equipa Europeia que usufrui de mais penaltis na sua Liga Domestica) e do Sporting, a 2ª equipa que mais penaltis usufruiu entre todas que participaram nas 6 principais Ligas de futebol da Europa! É incrível! É contra estas 2 superpotências dos penaltis, que o Benfica tem de lutar para tentar ser campeão em Portugal, o Benfica que em média usufruiu de 1 penalti a cada 11 golos marcados (durante 6 anos, ter de marcar quase o dobro de golos em média para obter 1 penalti comparativamente ao FCP e Sporting, que usufruem de 1 penalti a cada 6 golos).
É incrível! Como Portugal consegue ter as 2 equipas com mais penaltis assinalados a seu favor entre todos os clubes dos 6 principais campeonatos Europeus, mesmo tendo disputado apenas 173 jornadas, enquanto em Espanha, Ingaterra, França e Itália foram disputadas 193 jornadas e nesses campeonatos não vemos nenhum candidato ao titulo a usufruir em média de 1 penalti a cada 6 golos marcados, pois:
- Em Espanha, o Real Madrid usufruiu em média de 1 penalti a cada 8 golos marcados e o Barcelona usufruiu em média de 1 penalti a cada 13 golos marcados.
- Em Inglaterra, o Manchester City usufruiu em média de 1 penalti a cada 11 golos marcados (além do Benfica, é o único clube no Top-25, que em média só usufruiu de 1 penalti após 11 golos marcados) e o Chelsea usufruiu em média de 1 penalti a cada 8 golos marcados.
- Em França, o PSG usufrui em média de 1 penalti a cada 9 golos marcados, o Lyon e o Marselha usufruem em média de 1 penalti a cada 8 golos marcados.
- Em Itália, o Inter Milão e a Juventus usufruem em média de 1 penalti a cada 8 golos marcados, o Nápoles usufrui de 1 penalti a cada 9 golos e o AC Milão usufruiu em média de 1 penalti a cada 7 golos marcados.
- Na Alemanha, o Bayern Munique usufrui em média de 1 penalti a cada 16 golos marcados, o Borrussia Dortmund usufruiu em média de 1 penalti a cada 14 golos marcados e o RB Leipzig usufrui em média de 1 penalti a cada 9 golos marcados. Daqui se comprova, que em todos os outros campeonatos, os candidatos ao titulo em condições normais tem de conseguir marcar bastantes golos só por si, sem recorrer sistemaricamente aos penaltis para serem campeões. A influência arbitral existente em Portugal não é normal, pois dos 3 grandes, apenas o Benfica necessita de marcar em média 11 golos para poder usufruir de 1 penalti, já que ao FCP e ao Sporting, é lhes concedido 1 penalti a cada 6 golos que conseguem marcar. Nenhum outro candidato ao titulo na Europa consegue beneficiar de 1 penalti a cada 6 golos marcados. O Bayern, o melhor ataque nas últimas 6 épocas, com 483 golos marcados, se uusfruisse de penaltis na mesma proporção do que o Sporting usufruiu teria beneficiado de 78 penaltis em vez dos 31 que efetivamente beneficiou no seu campeonato. Este ao menos pode dizer que conquistou todos os últimos titulos sem a ajuda extra dos penaltis, mas também verdade seja dita nenhum dos seus concorrentes também usufruiu de 1 penalti a cada 6 golos marcados, senão provavelmente também teria perdido titulos para esse concorrente vitaminado com sucessivos penaltis.
De penalti em penalti se vão construindo os candidatos ao titulo em Portugal! Temos os 2 clubes com mais penaltis entre todas as equipas que participam nas 6 principais Ligas de Futebol da Europa. Temos o campeão Europeu de penaltis e o vice-campeão Europeu de penaltis e em 3º aparece o PSG, crónico campeão Francês nas últimas épocas, mesmo que nas décadas anteriores não tivesse conquistado nada. PSG com 449 golos marcados, marcou muitos mais golos que o FCP (+62 golos) ou o Sporting (+113 golos que o Sporting e mesmo assim nem sequer consegue usufruir do mesmo nº de penaltis!). Nas últimas 6 épocas, apenas o Manchester City e o Bayerm Munique marcaram mais golos do que o PSG, daí que que o Manchester City e Bayern Munique tenham monopolizado os titulos ingleses e Alemães neste período. Em Portugal o Benfica com 410 marcados foi de longe a equipa mais ofensiva, mas uma vez que não conseguiu usufruir dos penaltis concedidos ao FCP ou Sporting não conseguiu conquistar muitos titulos nas últimas 6 épocas. Este é o efeito desportivo de ter a sorte de usufruir de penaltis ou não ter a mesma sorte que bafeja os outros 2 rivais que competem pelos titulos nacionais!
Só o Fontelas Gomes saberá explicar, porque nestas 6 épocas, as condições concedidas ao Benfica foram praticamente as mesmas do V. Guimarães (que marcou 225 golos), usufruindo de 38 penaltis, sendo que o Benfica teve 39 penaltis assinalados para um ataque que conseguiu marcar 410 golos!
Sem comentários:
Enviar um comentário