quinta-feira, 1 de junho de 2023

Os penaltis nas últimas 10 épocas

Terminada a Liga 2022/23, em que o Benfica finalmente viu serem assinalados penaltis a seu favor na mesma proporcionalidade que o FCP e o Sporting tem obtido nas últimas épocas, ou seja, os 3 grandes usufruíram nesta época em média de 1 penalti a cada 6 ou 7 golos marcados, pois em 2022/23:

  • O Benfica marcou 82 golos e usufruiu de 13 penaltis favoráveis, ou seja, obeve 1 penalti a cada 6,1 golos marcados. Nas últimas 10 épocas, o Benfica marcou 787 golos usufruíndo de 78 penaltis, daí que em média o Benfica tem usufruido de 1 penalti a cada 10,1 golos marcados.
  • O F. C. Porto marcou 73 golos e usufruiu de 12 penaltis favoráveis, ou seja, obteve 1 penalti a cada 6,3 golos marcados. Nas últimas 10 épocas, o FCP marcou 732 golos usufruíndo de 99 penaltis, daí que em média o F. C. Porto tem usufruido de 1 penalti a cada 7,4 golos marcados.
  • O Sporting  marcou 72 golos e usufruiu de 10 penaltis favoráveis, ou seja, obteve 1 penalti a cada 7,2 golos marcados. Nas últimas 10 épocas, o Sporting marcou 661 golos usufruíndo de 103 penaltis, daí que em média o Sporting tem usufruido de 1 penalti a cada 6,4 golos marcados.
Em média, nas últimas 10 épocas (336 jogos agregados de cada uma das equipas), é assinalado 1 penalti a favor do Sporting a cada 6 golos marcados, 1 penalti a favor do FCP a cada 7 golos marcados, mas só tem sido assinalado 1 penalti a favor do Benfica a cada 10 golos que o Benfica consegue marcar! Que grande diferença, o que é concedido aos candidatos ao titulo em Portugal! Só considerando os penaltis que permitem acrescentar pontos diretamente com essa decisão arbitral, vemos que nas últimas 10 épocas, a arbitragem concedeu 109 pomtos ao FCP, 105 ao Sporting e apenas 72 ao Benfica! Se o rendimento dependesse apenas da arbitragem, o FCP teria conquistado mais 37 pontos que o Benfica nas últimas 10 temporadas só com os penaltis, como se pode ver no quadro resumo que se segue:


Na perspectiva dos penaltis favoráveis que são assinalados em momentos que podem valer pontos diretamente, vemos que o FCP e o Sporting obtiveram oportunidades de sucesso desportivo, que o Benfica não tem beneficiado nas últimas 10 épocas. Só com penaltis criar 37 pontos de diferença é uma barbaridadae!

É com estranheza que se constata que em 5 das últimas 10 épocas, o Benfica é entre os 3 grandes aquele que apresenta o pior saldo de penaltis. Nas 2 épocas anteriores o Benfica foi literalmente colocado fora da luta pelo titulo ao ter sido privado de usufruir de penaltis, já que em 2021/22 foi obrigado a competir com um FCP e Sporting que tinham usufruído do dobro e triplo dos 3 penaltis de saldo que o Benfica obteve e em 2020/21, incompreensivelmente acabou mesmo sendo obrigado a sofrer mais penaltis do que os que usufruiu, -2 penaltis desfavoráveis é mesmo o pior registo da década, nem o F. C. Porto nem o Sporting jamais terminaram uma temporada com um saldo desfavorável de -2 penaltis. É mais que evidente que nessa temporada o Benfica não podia ser campeão, tendo sido até o 116º e último no ranking de penaltis entre todas as equipas que disputaram as 6 princiapais Ligas de futebol da Europa. Só por milagre é que o último em penaltis veio a conseguir se classificar para a Champions, através das pré-eliminatórias e conseguiu mesmo terminar as 2 últimas edições da LC entre as 8 melhores equipas da Europa. É obra!

Aqui está o quadro resumo da última década, discriminando os penaltis época por época, em que fica evidente que a equipa que usufruiu de melhor saldo de penaltis é o FCP com saldo de 73 penaltis favoráveis, seguido do Sporting com saldo de 65 penaltis favoráveis e por último o Benfica com saldo favorável de 51 penaltis, ou seja, menos 18 do que os que o FCP teve na luta por estes 10 titulos nacionais. 


Quem vè o quadro resumo de penaltis da última década, não estamos a falar de 10, 20 ou 30 jogos , mas sim de um agreagado de 336 jogos em que já não seria expetável encontrarmos grandes diferenças entre as equipas. Com os 3 grandes em conjunto marcaram 2.180 golos e usufruíram de 280 nas últimas 10 épocas, é evidente que em média seria esperado que ocorresse 1 penalti a cada 7,8 golos marcados. Os penaltis assinalados a favor de cada equipa deveriam estar muito próximos desta média, não deveriamos nunca constatar que existe uma grande diferença entre as condições em que obrigam o Benfica a jogar e as que são concedidas os rivais, que beneficiam de penaltis muito mais rapidamente. Mesmo nestas condições arbitrais bastantes adversas nas últimas 10 épocas, o Benfica conseguiu ser de longe o que marca mais golos e se sagrar campeão por 6 vezes, o F. C. Porto por 3 vezes e o Sporting por 1 vez.


1 comentário:

Anónimo disse...

Esta na hora de tirar os golos de penalty das contas…

O Benfica marcou 73 golos e beneficiou de 13 => 1 penalty a cada 5,6 golos
O FCP marcou 62 golos e beneficiou de 12 => 1 a cada 5,25