domingo, 28 de maio de 2023

Parabéns aos Campeões


O grande Benfica de futebol de ataque de Roger Schmidt conquistou o 38, o titulo de 2022/23! 

Conseguiu o reconhecimento com o troféu oficial que faltava, pois só ser a equipa que praticou melhor futebol durante toda a temporada (liderou o campeonato desde a 1ª jornada, teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição, chegando mesmo a determinada altura da temporada a fazer sonhar os adeptos de que poderia até se sagrar campeão Europeu (pela 2 época seguida foi uma das 8 melhores equipas Europeias), não chegaria para ficar na história, tal somente é possível com a conquista do 38º campeonato. Teve de conquistar 87 pontos para ser campeão, conseguiu manter os 11 golos de vantagem sobre o FCP, equipa que nesta última jornada, jogou em superioridade numérica 96 minutos! Expulsão aos 2 minutos na última jornada, na mesma Liga que também aos 2 minutos da 1ª jornada no mesmo estádio do Dragão teve este pisão no pescoço, que não deu origem a correspondente cartão vermelho. 

Os adeptos que viram a 1ª e a última jornada, tem de reconhecer que a lei não é aplicada a todos!
Não é inteletualmente honesto defender que o lance dos 2 minutos na 34ª é para expulsão e o da 1ª jornada não coloca em risco a integridade fisica do adversário! Queres ver que, o jogador do Guimarães também poderia não ter sido expulso aos 2 minutos, caso tivesse calcado o pescoço em vez da perna! 

O futebol português é mesmo sui-generis, quando parecia rídiculo a hipotese académica de o 2º poder vencer o 5º por 11 golos, não é que o Artur Soares Dias, relembra-nos a todos, logo aos 2 minutos que afinal, na Arbitragem da Liga da VARgonha tudo é possível ao FCP, é que jogar 96 minutos em superioridade numérica pode perfeitamente permitir a épica goleada de 2 digitos que o FCP necessitava. Em 2022/23, o FCP usufruiu de 11 jogadores adversários expulsos, o Benfica de apenas 3 adversários expulsos. Conseguir ganhar o titulo em Portugal ao FCP, clube no mundo inteiro que beneficiou de mais penaltis na sua Liga Nacional nesta década é obra! O 2º clube com mais penaltis é o  CS Herediano da Liga da Costa Rica e eu a pensar que o campeonato Português era uma das 6 principais campeonatos da Europa, mas pelos vistos, os responsáveis da Liga não se importam que se assemelhe mais a uma qualquer Liga da Costa Pobre, do que a um dos principais campeonatos do 1º mundo.

Não é facil fazer mais pontos do que o campeão mundial de penaltis nesta década! Parabéns!

Parabéns Benfica! Parabéns aos treinadores e jogadores do Benfica! O principal obreiro é indiscutivelmente o Roger Schmidt, que aproveitando o talento dos reforços, Alexander Bah, Fredrik Aursnes, David Neres e Petar Musa, conseguiu elevar muito a qualidade do futebol praticado pelo Benfica, recorrendo aos jovens oriundos da formação, António Silva, Florentino Luís, Gonçalo Ramos e João Neves. Os 9 destaques que utilizou como núcleo base que do sucesso desportivo 2022/23, são: Odysseas (29 jogos sem sofrer golos), Alexander Bah (incrível desempenho em 42 jogos, dos quais venceu 33, empatou 7 e participou em somente 2 derrotas, sendo que numa delas quando saiu por lesão aos 26 minutos o Benfica estava a vencer o FCP por 1-0 e no empate 2-2 com o Sporting nos 45 minutos que esteve em campo venceu 2-0), António Silva (enorme 1º ano sénior, depois de ter conquistado a YOUTH LEAGUE no ano anterior), Otamendi (4.941 minutos em campo aos 35 anos, conseguindo ser Campeão Mundial e Português no mesmo ano), Grimaldo (54 vezes titular nesta temporada e 8 golos marcados), Fredrik Aursnes (Campeão onde quer que jogue, aliás este ano foi campeão Português e Holandês), João Mário (foi médio ofensivo que marcou 23 golos na Liga), David Neres (o maior desequilibrador), Rafa Silva (talento temível mesmo para adversário Champions), Gonçalo Ramos (incansável avançado moderno, jovem que na sua 1ª época a titular foi o maior goleador da equipa e o maior goleador da Liga Portuguesa sem o efeito dos penaltis). A esmagadora maioria dos jogadores estiveram muito bem nesta temporada, mas na minha opinião o atleta do ano, foi o sub-capitão João Mário, que fez a melhor época da carreira, assumiu o papel de um dos lideres desta jovem equipa do Benfica, foi médio ofensivo que marcou 23 golos em todas as competições. Enorme temporada do João Mário!

Aqui estão ordenados os 20 jogadores que marcaram golos pelo Benfica em 2022/23:



Sem comentários: