Em condições arbitrais normais, as equipas que mais atacam/marcam são as que também conquistam mais penaltis. É por isso que depois de mais de 100 jogos, normalmente se deteta isso nos dados.
Incerteza até a última jornada sobre qual será a equipa Portuguesa a obter mais penaltis em 2022/23. Neste momento, temos o Benfica e o FCP empatados com 12 penaltis cada e o Sporting com 10 penaltis! O Benfica com 79 golos marcados é o melhor ataque da competição, o 2º melhor ataque é o Braga com 72 golos marcados (para tal usufruíu de apenas 6 penaltis), segue-se o FCP com 70 golos e o Sporting com 69 golos marcados.
Na atual temporada existe equilibrio na luta pela liderança de penaltis, depois de nas 2 últimas temporadas, o Benfica ter estado praticamente privado de penaltis, nesse período de 68 jogos agregados, em média usufruiu de 1 penalti a cada 21 golos que conseguia marcar (beneficiou de apenas 7 penaltis, mesmo tendo marcado 147 golos!), enquanto o FCP em média usufruiu de 1 penalti a cada 6 golos marcados (beneficiou de 25 penaltis, para marcar 160 golos) e o Sporting em média usufruiu de 1 penalti a cada 6,6 golos (beneficiou de 21 penaltis, para marcar 138 golos).
Nas últimas 3 épocas, foram assinalados 37 penaltis favoráveis ao FCP (conquistou 1 campeonato, usufruíndo de oporunidade de acrescentar 42 pontos diretamente com os penaltis), 31 penaltis favoráveis ao Sporting (conquistou 1 campeonato, usufruíndo de oporunidade de acrescentar 40 pontos diretamente com os penaltis) e 19 penaltis favoráveis ao Benfica (ainda procura conquistar 1 campeonato nas últimas 3 épocas, só teve a oportunidade de acrescentar 19 pontos diretamente com os penaltis). É evidente, que a arbitragem, diretamente com penaltis, permitiu ao FCP uma vantagem de 23 pontos sobre o Benfica (42-19=23).
Se analizarmos estatisiticamente os penaltis assinalados que os quais se pode acrescentar diretamente pontos, temos que nas últimas 3 épocas, os árbitros Portugueses concederam ao:
- F. C. Porto, a oportunidade de acrescentar 42 pontos diretamente com os penaltis (19 assinalados com o jogo empatado e 4 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
- Sporting, a oportunidade de acrescentar 40 pontos diretamente com os penaltis (18 assinalados com o jogo empatado e 4 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
- Benfica , a oportunidade de acrescentar 19 pontos diretamente com os penaltis (9 assinalados com o jogo empatado e 1 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
Se analizarmos estatisiticamente os penaltis assinalados que os quais se pode acrescentar diretamente pontos, temos que nas últimas 15 épocas, os árbitros Portugueses concederam ao:
- F. C. Porto, a oportunidade de acrescentar 158 pontos diretamente com os penaltis (69 assinalados com o jogo empatado e 20 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
- Sporting, a oportunidade de acrescentar 130 pontos diretamente com os penaltis (54 assinalados com o jogo empatado e 22 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
- Benfica , a oportunidade de acrescentar 116 pontos diretamente com os penaltis (49 assinalados com o jogo empatado e 18 quando estava a perder por 1 golo de diferença).
Se mesmo se detetando 23 pontos de diferença nas últimas 3 épocas, diretamente com o momento em que são assinalados os penaltis, não conseguem comprender que é imperativo uma mudança dos responsáveis pela Arbitragem em Portugal, então jamais se obterá equidade desportiva na Liga Nacional. A bem do uma verdadeira competição desportiva saudável é obrigatório mudar!
1 comentário:
Já pensaste em relacionar o número de penalties com o número de golos sem ser de penalty?
Tens aí pequeno um viés (favorável a quem anda a roubar) ao não tirares os golos de penalty dessa equação.
Enviar um comentário