quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Na Liga Portugesa nas últimas 15 épocas em média ocorre 1 penalti a cada 8 golos marcados

Desde a temporada 2008/09 até 2022/23, temos uma base de dados de 15 épocas, no total os 4 candidatos ao titulo marcaram 3.738 golos, usufruíndo de 479 penaltis favoráveis e sofream 1.517 golos, tendo sido assinalados 198 penaltis desfavoráveis aos 4 candidatos ao titulo. Uma vez que, estamos a falar de 468 jogos realizados por cada equipa, agregados já temos uma amostra significativa de 1.872 jogos para podermos concluir, que em média na Liga Portuguesa acontece 1 penalti a cada 8 golos, pois emos candidatos ao titulo usufruiram de 1 penalti a cada 8 golos (3.738/459=8 golos) e em média sofrem 1 penalti desfavorável a cada 8 golos (1.517/198=8 golos). 

Se em média ocorre 1 penalti a cada 8 golos em geral, quando analisamos o caso concreto de cada candidato ao titulo, vemos que o F. C. Porto e o Sporting usufruem de 1 penalti mais rapidamente do que a média, pois nestas últimas 15 épocas, usufruíram 1 penalti a cada 7 golos marcados, enquanto o Benfica e o Braga foram o parente pobre dos candidatos ao titulo demorando mais do que a média para lhe serem concedidos penaltis favoráveis, pois o Benfica em média usufruiu de 1 penalti a cada 9 golos marcados e o Braga usufruiu de 1 penalti a cada 10 golos marcados. Agregando 15 épocas, em condições arbitrais normais, sendo o jogo de futebol o mesmo, seria expetável encontrarmos todas as equipas a usufruir de 1 penalti a cada 8 golos marcados.

É estatisticamente incompreensível como a equipa que nestas últimas 15 épocas mais atacou, mais golos marcou (Benfica com 1.081 golos), não é nem a 1ª nem a 2ª equipa com mais penaltis favoráveis! Nestas 15 épocas foram assinaldos 139 penaltis favoráveis ao FCP (63 deles ainda com o jogo empatado), destacadamente a equipa com melhores condições arbitrais em Portugal, também foram assinalados 125 penaltis favorávis ao Sporting (50 deles ainda com o jogo empatado) e ao Benfica que é a equipa que mais ataca na Liga, só foram assinalados 114 penaltis favoráveis (46 deles ainda com o jogo empatado). No geral o Benfica por si só tem de marcar mais 25 penaltis para que nos golos marcados não se note a vantagem do FCP ter usufruido de mais 25 penaltis assinalados a seu favor. Dos penaltis que podem desempatar um encontro, levar as equipas a vitória, foram assinalados mais 17 destes penaltis a favor do F. C. Porto do que do Benfica, ou seja, só diretamente com estes penaltis está-se a criar uma diferença de 34 pontos entre o FCP e o Benfica (17*2=34).


Quando se analisa os penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo, vemos que em média sofrem 1 penalti a cada 8 golos sofridos, sendo que também aqui é o F. C. Porto a equipa que usufrui de melhores condições arbitrais, pois demora mais de que todos os candidatos a ser penalizado com penaltis desfavoráveis, em média sofre 1 penalti a cada 9 golos sofridos, enquanto o Benfica está na média geral do candidatos de sofrer 1 penalti a cada 8 golos sofridos, já o Sporting e o Braga, ambos em média sofrem 1 penalti a cada 7 golos sofridos.

Após 16 jornadas disputadas na atual temporada 2022/23, infelizmente se denota que já foram assinalados 6 penaltis desfavoráveis ao Casa Pia, que estoicamente está a fazer uma 1ª volta espetacular, com apenas 13 golos sofridos em 16 jogos (sofreu em média 1 penalti a cada 2 golos sofridos)! Com 13 golos sofridos é expectável que o Casa Pia tivesse sofrido pelo menos 1 penalti ou eventualmente 2 penaltis desfavoráveis como acontece com o Benfica que tem 12 golos sofridos. Neste momento todos os clubes da Liga Portuguesa já sofreram mais do que 8 golos, dai todos além de um caso de tratamente especial já terem visto os árbitros a assinalar penaltis desfavoráveis ao seu clube.

Qual é a unica equipa portuguesa que ainda não foi castigada com nenhum penalti desfavorável?

As infrações na área não são analisadas da mesma forma independentemente das cores da camisola!

1 comentário:

Rui dos Santos disse...

Falta 1 post sobre a diferença de amarelos/vermelhos em relaão ás faltas, dos DRAGARTOS em relação ao S.L.B.